Plantas murchas são possíveis não apenas na estação seca. Pode ser causada por fungos que parasitam o sistema radicular e impedem o desenvolvimento normal de arbustos, vegetais ou árvores. Eles são encontrados mesmo quando a planta é completamente destruída. Especialmente perigoso para as culturas é considerado verticillium wilt. Na maioria das vezes, afeta pequenos arbustos e raízes. Não é uma exceção e morangos. Portanto, é necessário conhecer os sinais de derrota e os métodos de prevenção do murchamento do verticillium dos morangos.
- Qual é a doença e de onde vem?
- Sinais de derrota
- Medidas preventivas
- Métodos agrotécnicos de luta
- Preparações de murchar
- Fungicidas
- Biopreparações
- É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento
- Variedades Sustentáveis
Qual é a doença e de onde vem?
Verticillium wilt é doença fúngica, que se desenvolve no solo. A morte rápida da planta é causada por fungos fitopatogênicos do gênero Verticillus, ou seja, Verticillium dahliae. Graças ao esclerócio - parte do micélio em repouso, esse tipo de fungo pode se desenvolver nas condições mais desfavoráveis. O parasitismo abrange todos os navios que transportam água. Eles formam um micélio do fungo.Inicialmente, acreditava-se que a planta é morta pelo entupimento dos vasos com um micélio. Mas a pesquisa descobriu que o micélio do verticillium secreta substâncias tóxicas que são espalhadas pela planta com água. A maior área que afeta a planta hospedeira é a raiz. Removendo o morango danificado, você notará uma mudança na cor do sistema radicular, bem como seu estado frouxo e tamanho pequeno.
A doença pode ser transmitida por esporos, podendo ser transferida em estoque ou em outra planta.
Sinais de derrota
Um dos principais sinais de murcha verticiliar é tanto morangos como morangos folhas secas. Quando você só descobre um arbusto nesse estado, parece que é necessário regar mais frequentemente. Mas então, regando a planta, você notará que não há melhorias, e o mato se enfraquece ainda mais. Por este tempo, as bagas são marrons, e as folhas do arbusto inteiro secam completamente.
Também um sinal da doença é o tamanho anão do mato e a cor vermelha dos pecíolos da planta.Não confunda a doença com outros tipos de murchamento fusarium e ferrugem tardia. No primeiro caso, revelou necrose das folhas e um mês e meio de perda total de morangos. No segundo caso, o cilindro axial adquire uma cor vermelha, e sob a forma crónica as folhas são formadas como o copo e tem um matiz cinzento. Quando Bush fitoftoroznom murcha não dá fruto ou trazer uma pequena quantidade de frutas, mas Verticillium derrota não afeta a quantidade da colheita, afetando apenas a sua qualidade (bagas cobertos com mofo).
Medidas preventivas
Para que os arbustos de morangos não sejam afetados pelo fungo, é necessário escolha cuidadosamente um lugar para plantar. Você não pode plantar arbustos, onde antes cresciam culturas pesadas, por exemplo, beterraba. Também não é recomendado afrouxar morangos. É com a ajuda de ferramentas de jardim no solo pode transferir o fungo. Mulching será uma boa alternativa.
Jardineiros experientes recomendam pulverizar fungicidas ou produtos biológicos antes do florescimento do mato ou durante o mesmo.Você não pode fazer isso durante o amadurecimento das bagas, porque algumas drogas têm um "período de espera" ou "último período de tratamento". Este é o tempo entre o último tratamento e a colheita, quando a quantidade de substâncias nocivas da droga usada é reduzida a um nível seguro. O tempo de espera de cada droga é diferente. Geralmente é descrito nos regulamentos de aplicação. Transplante de morangos a cada 3-4 anos para evitar a verticilose murcha. Ao mesmo tempo, para retornar ao seu lugar original é somente após 6 anos.
Recomende escolher e variedades resistentes de bagas, ou antes de plantar, tratar o sistema de raízes de morangos com várias soluções.
Métodos agrotécnicos de luta
Determinar o início da derrota do fungo é difícil, por isso os jardineiros costumam encontrar plantas mortas. Às vezes acontece que a doença do verticillium é confundida com o dano da praga. Por exemplo, um ácaro ou gorgulho.Portanto, o tratamento com inseticidas começa. Mas os morangos não reagem às medidas de controle de pragas e desaparecem ainda mais. Essa reação tardia permite que o fungo não apenas parasite uma planta, mas também seja transferido para outros. O tratamento da murcha de verticillium de morangos inclui remoção completa da planta, bem como o tratamento da terra com fungicidas. A planta afetada e o solo não podem ser adicionados ao composto. Todo o material colhido é queimado.
Preparações de murchar
As preparações do murchamento são aplicadas como uma forma de medidas preventivas. Eles permitem proteger o solo de fungos verticillium, e também têm um efeito desinfetante. Eles não podem ser usados durante a colheita. As preparações do murchamento podem ser de dois tipos: fungicidas e biológicos. Qual deles irá atender você depende do tipo de solo e condições climáticas. Vamos ver os mais populares.
Fungicidas
Os fungicidas são preparações químicas destinadas a combater doenças fúngicas. Eles devem ser aplicados com cuidado aos morangos.Cada um deles tem sua própria instrução de uso, que deve ser lida.
Mistura de bordeaux - Sua base é sulfato de cobre e cal. Para preparar 3% da droga deve ser diluído 300 g de sulfato de cobre com 450 gramas de cal viva em 10 litros de água.
"Maxim" - fungicida para proteção contra doenças e desinfecção do solo. É produzido em ampolas, em cada uma das quais 2 ml de ingrediente ativo. Para 2 litros de água, uma ampola é adicionada. Uma planta não deve levar mais de 100 ml. Não é tóxico para os seres humanos, mas espera 24 horas. Mas regar ou pulverizar é melhor feito uma semana antes da floração.
"Fundazol" é o medicamento mais controverso. Alguns jardineiros consideram perigoso para as plantas, enquanto outros o reconhecem apenas na luta contra doenças fúngicas. No entanto, é eficaz. Para a pulverização, tomar 10 g de "Fundazol" e diluí-lo com 10 litros de água. A solução preparada é usada para 10 metros quadrados. Seu período de espera é de mais de duas semanas, pois esse processamento é realizado antes do florescimento.
O uso de qualquer fungicida é mais eficaz em condições de tempo nublado, já que a luz solar direta aumenta a toxicidade do fármaco.
Biopreparações
Essas drogas são uma alternativa aos fungicidas tóxicos. Seu uso provoca o acúmulo de substâncias perigosas no solo, e também não prejudica a pessoa.
"Phytocide-r" - a droga lida com sucesso não só com podridão, mas também fungos. Para tratar 100 plântulas, 10 ml da preparação devem ser diluídos em 10 litros de água. A rega é feita à noite ou em dias nublados.
"Phytodoctor" - Biofungicida, utilizado tanto para as culturas hortícolas como para as bagas. Para tratar os morangos, você precisa dissolver 30 g em 10 litros de água. Antes de regar, a solução com a biopreparação é deixada por 1-2 horas em um local escuro. O cultivo do solo é realizado em clima nublado.
Trichophytus (Trichodermine) - uma das melhores drogas, porque inclui cogumelos do gênero trichoderma, que se fixam no micélio de fungos fitopatogênicos, utilizando-o como meio nutriente. A droga é universal, porque pode ser usado imediatamente antes do plantio de morangos (200 ml da droga diluída em 10 litros de água e deixar nas raízes das raízes das mudas por 5-6 horas)e também simplesmente tratar o solo com 30 ml por 1 metro quadrado. "Trichophyte" é usado durante a prevenção, pulverização de plantas (200 ml por 10 litros de água).
"Phytosporin" - esta preparação pode produzir em diferentes formas: pó, pasta, líquido. Droga sistêmica, afeta diretamente os esporos do fungo. Dependendo do formulário, existem diferentes regulamentos de aplicação.
É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento
Na fase ativa do desenvolvimento, quando os vasos do sistema de condução da sarça são infectados apenas com micélio, é praticamente impossível. Isto está relacionado com o fato de que o efeito parasitizante do fungo pode ser discreto. O fungo afeta os morangos já durante a estação de crescimento ou a colheita, portanto, salvar o mato é inútil. Afinal, isso exigirá o uso de drogas altamente tóxicas que podem prejudicar outras plantas e sua saúde.
Variedades Sustentáveis
Para reduzir as chances de verticilose murchar a zero, você deve plantar variedades resistentes de morangos. Estes são:
- "Vima Zanta" - a variedade é resistente não só à vertucilose, mas também ao oídio. Distingue-se pela resistência ao congelamento. Frutificação no início de junho.
- "Lambada" - a variedade é adequada para o transporte, tolera bem baixas temperaturas. Difere de outro arbusto, que cresce e tem frutos grandes (40-50 g). Também resistente a podridão cinzenta.
- "Figaro" - dá uma grande colheita e tem um alto pedicelo. Não é afetado por doenças fúngicas e fungos cinzentos.
- "Mize Schindler" - traz bagas doces, mas pequenas em comparação com outras variedades. Também é resistente ao oídio e ácaros.
- "Festival de camomila" é uma variedade meio madura com pequenas bagas. Não é resistente à podridão cinzenta, mas a planta raramente é afetada por ela.
- "Tsarskoselskaya" é uma variedade de alto rendimento com grandes frutos. Bem tolera o transporte.
- "Favorit" é um morango resistente ao inverno, amadurece no meio do verão. As bagas são grandes vermelhas brilhantes.
- "Gourmand" - variedade doce, frutas médias e densas. Amadurece tarde.
Assim, o verticillium wilt é causado por um fungo que parasita o sistema radicular do morango. Para evitar a morte de planta, é necessário usar várias preparações do solo na forma de medidas preventivas, e também inspecionar os arbustos a tempo.
Se você encontrar um arbusto de morango infectado, remova-o completamente e um pequeno pedaço de terra ao redor. Este lugar terá de preencher-se com preparações, e também não pôr lá nada durante vários anos.