O conteúdo das vacas em um ambiente natural para eles, ou seja, em fazendas de gado, etc., muitas vezes dá-lhes uma série de doenças, uma das quais é cetose. Neste artigo iremos aprender o que é, como diagnosticar cetose em bovinos (gado), como tratá-la e que medidas preventivas devem ser seguidas a fim de evitar o aparecimento da doença.
- O que uma doença, do que é perigoso
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Especificidade do tratamento
- Medidas preventivas
O que uma doença, do que é perigoso
Cetose ou acetonaemia - uma doença que é caracterizada pela acumulação de cetonas no corpo de vacas, causando a animais violação do metabolismo de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. As cetonas são devido a uma quantidade excessiva na comida de gado proventrículo com colapso incompleto de proteínas e hidratos de carbono, que por sua vez provoca um retardamento da absorção de amoníaco e formas com base neste elemento ácido oleosa e acético são convertidos em acetona, e ácido beta-hidroxibutírico, estes substâncias e poluem o corpo. vacas acetonemia traz uma grande quantidade de perdas, como um resultado desta doença é reduzida a produção de leite em, pelo menos, 50%, reduziu o período de gado utilizar até 3 anos, interrompido função reprodutiva,o peso do animal diminui.
Cetonas penetrar através da placenta para o feto e causar aborto ou ter nascido bezerro morto, se o bezerro nasceu viva, será muito fraca e altamente propensos a várias doenças.
Causas
Hoje podemos dizer com confiança que a cetose não tem nada a ver com uma determinada época do ano e pode aparecer sempre que você quiser. A única coisa que pode ser notada é que durante o pastoreio em pastagens, a taxa de incidência diminui várias vezes. Na maioria das vezes acetonemia indivíduos susceptíveis com idades entre 4 anos e 7 anos nos últimos meses de gestação e descendentes dentro de um mês e meio após o parto.
A doença pode ocorrer devido ao consumo do silo, o qual contém ácido oleico em grandes quantidades. Alimentando o ácido promove o desenvolvimento de polpa de beterraba, alimentos deteriorados, e concentrados de alimentos gordos (por exemplo, o bagaço).
Nenhum fator menos importante pode ser chamado de deficiência de carboidratos ou proteínas com grandes produções de leite. Com a escassez de carboidratos corpo começa a absorver o glicogênio do fígado e, portanto, desenvolve a hipoglicemia, o que contribui para a cetose.
Violações no sistema endócrino, que são acompanhadas por uma pequena libertação de glucocorticóides, hormona adrenocorticotrópica e da tiróide. Além disso, a causa da acetonemia pode se tornar doenças do estômago e dos órgãos genitais.
Sintomas
A primeira coisa que você deve prestar atenção é a qualidade do leite. Depois da ordenha produtos têm um sabor amargo, e odor estão presentes nas suas notas ásperas de acetona, e a superfície do leite produzido, muitas vezes não é uma espuma típica para ele.O animal torna-se menos móvel, a perda de peso ocorre e a linha capilar perde o brilho. Há uma perda do apetite, e com ele e os rendimentos de leite caem agudamente, até a sua cessação completa, e também da vaca começam a cheirar a acetona.
Nas características fisiológicas, há mudanças óbvias: saliva é abundante na saliva, um arrepio percorre o corpo, há um ranger de dentes inexplorado, a temperatura cai consideravelmente, o gado passa mais tempo deitado. Há uma sensibilidade aumentada a estímulos externos, as vacas estão muito assustadas e constantemente mugidas.
Diagnóstico
Se você notar tais sinais externos da doença, para um diagnóstico mais preciso, você deve recorrer a métodos científicos. Para fazer isso, é necessário testar a concentração de proteína e teor de gordura na matéria-prima obtida - uma diferença de um e meio por cento indica um provável conteúdo de elementos cetônicos. Junto com isso, em condições de laboratório, a análise de produtos lácteos e bovinos na urina é realizada. Na maioria das vezes, eles recorrem a Lestrada, cuja essência é o uso de um reagente seco. Pode ser preparado a partir de sulfato de amônio, nitroprussiato de sódio e carbonato de sódio anidro na proporção de 20: 1: 20 g, sendo que nesta solução são introduzidos 10 ml de leite ou urina.Se a presença de corpos patogênicos for detectada, então todo o reagente adquire uma tonalidade púrpura.
Especificidade do tratamento
Se a cetose for detectada com precisão em vacas, o tratamento em casa deve ser feito sem demora.
Certifique-se de prestar atenção à ração do gado: Se você encontrar comida com mofo, imediatamente se livre dele. É necessário fornecer ao animal forragem fresca, que deve incluir até 10 kg de bom feno, capim, tubérculos, incluindo batatas.
É prescrito medicação para normalização de todas as funções básicas de um organismo enfraquecido. De três a quatro dias injeções com um teor de glicose de pelo menos 20% são injetadas com um intervalo de 12 horas.
Como outra opção de tratamento, recomenda-se que uma mistura da composição de Sharabrin e Shaykhamanov seja administrada na cavidade abdominal, aderindo a uma dose de dois litros. Para colocar em ordem os sistemas endócrinos e sexuais, não é supérfluo o uso de medicamentos hormonais, que incluem medicamentos contendo oxitocina.
Medidas preventivas
A melhor prevenção de cetose em vacas é a frequência com que você pode deixar o animal sair para o ar fresco. É melhor excluir o mesmo tipo e conter um nível mais alto de alimentação ácida. A comida para gado a ser adicionado grama cortada, beterraba, nabo e outras culturas de raízes, uma vez que proporcionam limpeza contínua do tacto gastrointestinal, levando a níveis normais de equilíbrio ácido-base.
Vacas durante a lactação na dieta são adicionados cereais, melaço e também uma gordura especial, destinada a alimentar animais. Mas não dê comida aos animais, pois pode levar a um aumento no teor de proteína no rúmen, o que pode levar a uma violação dos processos do trato digestivo. Além disso, não se esqueça da limpeza dos comedouros, das tigelas e das próprias caixas para o lodo do animal. Ao seguir as regras básicas de alimentação equilibrada de alta qualidade e qualidade dos cuidados, você pode reduzir o risco não só de cetose, mas também muitas outras doenças de bovinos.