No território de muitas fazendas particulares, você pode ver um quadro tão pastoral: na grama verde pastam galinhas brancas, vermelhas, pretas e malhadas. Para a camada era vigorosa, saudável e na mesa dos proprietários ovos frescos diários foram entregues - você precisa cuidar da dieta das aves correta, fornecendo frangos com valor total feeds com suplementos vitamínicos.
- Por que as galinhas precisam de vitaminas?
- A lista de vitaminas necessárias e os seus valores para o organismo
- Alimentos que contém vitaminas essenciais
- Cereais
- Alimento de proteína
- Grão de Leguminosas
- Forragem em pó
- Culturas de raiz
- Substâncias minerais
- Aditivos alimentares adicionais para galinhas poedeiras
- Aplicação de vitaminas artificiais
- Preparações vitamínicas complexas
- Produtos que não devem ser alimentados com frangos
Por que as galinhas precisam de vitaminas?
Qualquer criador de aves de capoeira que tenha criado um pássaro durante muito tempo sabe que, de uma forma natural, as vitaminas vêm em galinhas com vegetais e ervas. E no inverno, a ingestão de vitaminas é limitada, e os avicultores as adicionam à ração para evitar que a família do frango se machuque.
Proprietário cuidadoso e parcimonioso está envolvido na preparação de misturas de vitaminas no verão. Para fazer isso, as urtigas são coletadas e secas, os caules verdes do amaranto. As vitaminas da dieta das aves conferem resistência às doenças virais, às principais doenças das aves (queda de penas, doenças virais, canibalismo). Com plena alimentação de frangos e no inverno, conteúdo fechado, serão aves sadias.
A lista de vitaminas necessárias e os seus valores para o organismo
Melhorar a postura de ovos galinhas em casa no inverno, você só pode adicionar o feed nutrientes artificialmente derivados, verão pode ser preparado a partir de ambos os legumes ralados (cenoura, beterraba, alcachofra de Jerusalém) e de massa verde esmagado (urtiga, dente de leão, trevo). É necessário entender quais vitaminas são necessárias para as aves em diferentes períodos da vida.
Vitamina A - as aves precisam desde os primeiros dias de vida. Começa a ser dado às galinhas a partir do segundo dia após a eclosão dos ovos (mistura para beber), o que promove o metabolismo normal. O sinal da sua falta em galinhas poedeiras é ovo com gema leve e córnea seca de olhos.Se a vitamina A é suficiente - os ovos serão grandes e a gema amarela brilhante.
Vitamina D - o primeiro sinal de sua falta no corpo: uma casca de ovo fina, macia ou completamente ausente. Esta vitamina é obtida no verão do sol pelo pastoreio livre. Com o conteúdo de inverno, sua ausência leva a uma doença como o raquitismo e a deformação óssea. Para compensar a escassez desta substância, a ave é alimentada com levedura e farinhas de feno, que foram irradiadas com luz ultravioleta.
Vitamina E - em quantidade suficiente é nos grãos germinados (em brotos) de milho, trigo, feijão, óleo vegetal e produtos lácteos. Sua ausência em alimentos provoca o aparecimento de ovos estéreis (não fertilizados). Tais ovos são inúteis para pôr em uma incubadora ou pôr abaixo de uma galinha - deles as galinhas não chocarão.
Vitaminas B1, B2, B6 e B12 - Você pode fornecer um rebanho de frango com essas vitaminas, adicionando à dieta queijo cottage, feijão, feijão, soja, grãos, farelo de peixe, farinha de peixe. As vitaminas do grupo B são responsáveis pelas membranas mucosas, sistema endócrino e digestivo. Sua deficiência no organismo pode causar dificuldade nas galinhas com postura de ovos, doenças musculares e de pele, insuficiência na cobertura de penas e garras macias.
Claro, você não pode confiar na loja de pronto-a-comprado vitaminas, eles precisam ser adicionados aos alimentos para os pássaros, e na forma de cascas de ovos esmagadas secas, esmagadas secas de urtiga, pó, cal apagada e areia fina. Estes componentes são moídos, misturados em proporções iguais, e duas ou três vezes por semana, são colocadas em um recipiente separado na exploração agrícola, para alimentar os frangos.
levedura fresca convencional é um fornecedor de vitamina B, que pode ser adicionada uma colher de chá sobre o peso total (12 kg) de alimentação ralado. Ao comer pequenas galinhas duas vezes por semana adicionado ao óleo de peixe comum comprado na farmácia. Em óleo de peixe contém vitaminas A, B e D, pode ser adicionado à alimentação de grãos pequenos.
Alimentos que contém vitaminas essenciais
avicultores inexperientes é melhor consultar com especialistas ou para explorar a literatura relevante sobre a preparação da dieta para galinhas poedeiras.Particular atenção deve ser dada à ração de inverno da ave, já que uma dieta mal balanceada pode ter um efeito ruim na produção de ovos.
Cereais
Grão grande e parcialmente esmagado - - esta é a base da dieta de frango. As forragens mais valiosas para as galinhas são milho e trigoNestes grãos, existem vários nutrientes (fibras, carboidratos, proteínas, minerais).
O trigo pode ser alimentado no rebanho de frango em sua totalidade, e é desejável passar o grão de milho através do triturador. Farinha de trigo também está incluída na dieta de frango, mas deve ser adicionada à mistura de alimentos, consistindo de vegetais esmagados crus e cozidos.
Alimento de proteína
A proteína vegetal e animal é o principal material de construção em qualquer organismo vivo. Um bom hospedeiro recebe as proteínas sob a forma de colecções de ervas desidratadas secas, bolos de óleo, requeijão e soro de leite, peixe ou subprodutos de carne, restos de comida da mesa de uma pessoa.
Se o rebanho de galinhas estiver contido especificamente para a produção de ovos, então os aditivos de peixe não devem ser abusados em alimentos de aves, os ovos podem ter um odor desagradável de peixe.
Grão de Leguminosas
Se as aves são criados para carne (frangos e galinhas Hooke), é necessário incluir leguminosas nos alimentos para animais. Pode ser:
- feijão;
- feijão são preto e branco;
- soja;
- ervilhas;
- lentilhas.
Todos os membros de legumes têm uma concha muito firme e seco, por isso antes de adicionar feijão (feijão) na alimentação de frango, eles são embebidos por 8-10 horas em água fria, e depois cozido em fogo baixo por 30-40 minutos. Os grãos incham e ficam macios.
Forragem em pó
Para frangos de quase qualquer grão, eles estão relutantes em Peck apenas aveia. grãos para convenientemente misturado alimenta com outros ingredientes (vegetais, vitaminas, minerais), grão para fazer farinha. É na forma de farinha do grão no corpo da ave é fibra bem digerida. Na composição de qualquer alimento composto bem equilibrado, o principal componente é a farinha.
Farinha de trigo pode ser feita a partir de:
- trigo;
- cevada;
- centeio;
- milho;
- amaranto;
- soja.
Culturas de raiz
Legumes de raízes frescas e cozidas podem ajudar a aumentar a postura dos ovos das galinhas em casa. Assim que a mistura forrageira, além do grão, farinha de ossos e grãos, for adicionada ração forrageira ou beterraba açucareira, ela afetará a quantidade e a qualidade dos ovos postos pelas camadas dentro de poucos dias.
Um avicultor eficiente faz um suprimento de verduras para o inverno para enriquecer a ração de frango no inverno. Para fazer isso forragem ou beterraba açucareira Colocar em armazenamento nas trincheiras enterradas no solo, ou as coleiras, cobertas de cima com um pano de lona e polvilhadas com uma camada de solo de 30 cm de espessura.
Eles amam frangos e batatas, mas batatas É impossível alimentar as aves em estado bruto, já que em sua pele, quando armazenadas em uma sala insuficientemente escura, uma substância venenosa de solanina pode se formar.
Um alto teor de solanina em batatas pode ser visto a olho nu - a casca será esverdeada. Tal batata é geralmente inútil para comida. Para as galinhas, as batatas são fervidas, amassadas em um estado quente e resfriadas em um alimento misto molhado e úmido.
Substâncias minerais
Quando as galinhas são mantidas fechadas (ou no inverno), em sua comida você precisa adicionar não apenas vitaminas, mas também minerais. Obrigatório na dieta de frango, fósforo e cálcio. Os minerais são muito convenientes para adicionar à popa: eles podem ser comprados prontos em lojas veterinárias, e você mesmo pode fazer esses suplementos.
Para este propósito giz esmagado, cal extinta, conchas, casca de ovo seca. Aditivos como fosfatos e sal iodado podem ser adicionados à água potável para aves domésticas. Para picar as galinhas no aviário, um pequeno tanque de cascalho é instalado, seixos ajudam as aves a digerir os alimentos.
Quando você inclui na ração de cal extinta, você precisa observar que o termo para extinguir a água desse mineral não excede seis meses, já que todos os componentes úteis desaparecerão dele. Cal antes da mistura é necessariamente misturado em partes iguais com areia do rio e misturado.
Se o casca de ovo, que é alimentado a galinhas, a partir de ovos comprados, deve ser queimado por 15 minutos em um forno a uma temperatura de 180 ° C. Juntamente com a casca não tratada, é possível colocar doenças virais no galinheiro.
Aditivos alimentares adicionais para galinhas poedeiras
Para garantir que o número de ovos postos não seja reduzido, a comida é adicionada às galinhas farinha de peixe e carne e ossos. Um aditivo muito útil para poedeiras é farinha de galhos de coníferas. Para fazê-lo, triturar ramos secos de coníferas em um triturador de moedores. A farinha de madeira macia resultante é adicionada à ração para aves domésticas a uma taxa de 5 gramas de farinha em cada galinha. Todos os três tipos de aditivos alimentares farinha são uma valiosa fonte de vitaminas.
Aplicação de vitaminas artificiais
Com a devida diligência para fazer agricultores birdseed equilibrada e nutritiva, fornecê-la com suplementos vitamínicos naturais não são sempre obter um bom aproveitamento.
A maneira mais confiável de preservar o caldo de galinha no inverno (fechado) é a adição de vitaminas artificiais à forragem combinada. O caminho para o sucesso da produção avícola é através de uma combinação equilibrada de suplementos vitamínicos naturais e artificiais para se alimentar.
Preparações vitamínicas complexas
Os veterinários desenvolveram vitaminas especiais para galinhas poedeiras. Estas são vitaminas para uma boa postura, projetadas especificamente para aves de capoeira no inverno. Aqui estão os medicamentos mais populares que contêm vitaminas concentradas na forma líquida:
"WITVOD" - um medicamento com vitaminas concentradas que pode ser dissolvido em água e frango ou injetado por via subcutânea com injeções. Destina-se à eliminação de hipovitaminose, facilitando a muda da ave, ajuda a reduzir a produção de ovos.
"WITTRI" - esta é uma solução oleosa de vitaminas A, D3, E. A droga diluída pode ser administrada por via intramuscular ou colocada na ave por via oral. Estas vitaminas aumentam a percentagem de sobrevivência de galinhas de um dia, promovem a prevenção e o tratamento do beribéri e do raquitismo e são utilizadas em surtos de doenças infecciosas nas aves de capoeira.
Produtos que não devem ser alimentados com frangos
Galinhas poedeiras aumentam a produção de ovos alimentando os alimentos de peixe cozidos para suavizar os ossos. O cálcio, contido no peixe, aumenta a espessura da casca e reduz a sua fragilidade. Mas não devemos esquecer que existem alimentos que não devem ser alimentados, ou que devem ser dados em pequenas quantidades. Esses produtos incluem:
- beterraba de sala de jantar;
- peixe salgado;
- peixe cru.
Das culturas de raízes é indesejável dar às galinhas uma beterraba. É a beterraba vermelha que funciona como um laxante, e as galinhas podem adoecer. O suco vegetal mancha o guano em uma cor estranhamente vermelha e isso causa um surto de canibalismo no rebanho de galinhas. É melhor para alimentar o pássaro para a forragem ou beterraba com uma carne leve.
Com base na experiência da prática de avicultura, pode-se afirmar com segurança que a produção de ovos de rebanhos de frango depende de mais da metade dos alimentos. E apenas em menor grau a produtividade das camadas depende da raça das galinhas. É uma dieta de frango bem pensada, com vitaminas, minerais, raízes, vegetais, grãos e leguminosas suficientes para tornar lucrativas e lucrativas as galinhas.