As pessoas são amplamente acreditadas que o dente de leão é uma erva daninha, o que é melhor para se livrar de mais rápido. Mas poucos sabem que muitas vezes é usado como remédio. Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do dente-de-leão, seu uso na medicina, culinária e cosmetologia, bem como os possíveis danos em seu uso.
- Descrição e foto
- Composição quimica
- Propriedades farmacológicas
- Aplicação
- Na medicina
- Em cosmetologia
- Na culinária
- Contra-indicações e danos
- Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais
Descrição e foto
Atualmente, o dente-de-leão é uma planta bastante comum que é freqüentemente encontrada em clareiras de florestas, parques e jardins, perto de rios e lagos.
Os frutos do dente-de-leão são aquênios secos sem peso, com uma borda branca, que são facilmente soprados com a mais leve rajada de vento.O período de sua floração cai na primavera - de abril a maio, e frutifica de junho a setembro.
Composição quimica
Na droga dandelion contém substâncias úteis, através do qual ajuda com muitas doenças. Distingue-se por um grande número:
- proteínas, fibras, carboidratos;
- vitaminas A, B4, C, K;
- macroelementos (cálcio, fósforo, sódio);
- microelementos (cobalto, ferro, cobre).
Propriedades farmacológicas
Esta erva contém amargor, o que permite que ela seja usada para melhorar a digestão e normalizar a digestão. Essa ação ocorre pela ativação da produção de suco gástrico, o que leva a um aumento da secreção biliar. Ele também possui um efeito anti-aterosclerótico, impede a absorção de colesterol prejudicial, alivia toxinas e tem um efeito positivo sobre o corpo.
Aplicação
Por causa de suas propriedades medicinais, dandelions são freqüentemente usados em medicina, cosmetologia e culinária. Abaixo damos algumas receitas com base nelas.
Na medicina
O espectro de aplicação de dente de leão é amplo. Tem efeito analgésico, colerético, anti-séptico e laxante. Para fins médicos, o chá é usado a partir de dentes de leão, o que traz benefícios significativos para o corpo.
É usado para icterícia, gastrite, distúrbios digestivos e como remédio para vermes. Você pode usar receitas diferentes para o chá:
- Adicione 250 ml de água fervente a duas colheres de chá de folhas secas e deixe por 10 minutos. Mexa bem, esprema e adicione o açúcar. Tome duas ou três vezes ao dia por uma colher de chá de infusão.
- Uma colher de chá de raízes secas despeje apenas água fervente, deixando em infusão por 20 minutos. Comer um dia não mais de 3 vezes.
Em cosmetologia
A contribuição do dente-de-leão no campo da cosmetologia é inestimável. Tem um efeito anti-inflamatório, limpando o rosto de acne não estética e acne.
Loções e máscaras, que contêm esta planta, dão a elasticidade da pele e reduzem o número de sardas
Depois disso, gentilmente através da gaze, coe o caldo, esfrie e enxugue o rosto.
Na culinária
De dente de leão preparar um grande número de pratos: geléia, alcaparras, geléia, panquecas. Flores amarelas decoram os pratos e os adicionam a saladas. Na culinária, use a raiz, as folhas e as inflorescências desta incrível planta.
Ferva 3 ovos cozidos, picados, adicione as folhas e rabanete ralado. Sal e creme de leite.
Contra-indicações e danos
Mesmo com um grande número de características positivas, em alguns casos, dentes de leão não são recomendados para uso, uma vez que pode trazer prejuízos para o corpo.
Apesar de suas propriedades terapêuticas, raiz de dente de leão e há contra-indicações. na sua medicação base caracterizada por um efeito laxante, para que as pessoas não são recomendados para usá-los com uma predisposição para distúrbios intestinais.
Gastrite com elevada acidez e úlcera gástrica e obrigado a limitar ou parar completamente o uso de medicamentos, como parte de que existe uma planta.
Devem ser tomadas precauções no uso de raiz de dente de leão em caso de problemas com a vesícula biliar.Como o efeito colerético desta planta pode causar bloqueio dos ductos biliares, o tratamento com o seu uso só é possível após uma visita ao médico. As folhas de dente de leão também são famosas por suas propriedades úteis, mas também têm contra-indicações. Estes incluem o bloqueio do trato biliar, gastrite e úlcera gástrica.
Você deve seguir cuidadosamente as recomendações sobre a dosagem desta droga, a não observância do que pode causar náusea e diarréia.
Intolerância individual da planta não é excluída.
Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais
A aquisição de um dente-de-leão é um processo que requer atenção especial. Recolha deve ser em uma manhã ensolarada, depois que as flores são abertas. Caules com folhas finamente picadas, e as raízes são limpas do chão e arrancadas dos processos laterais. Então eles devem ser cuidadosamente lavados, cortados em pedaços 5-10 cm e bem secos. A secagem deve ser feita em salas com boa circulação de ar ou em secadores especiais. Armazenar matérias-primas medicinais são recomendadas em sacos de lona, caixas de madeira ou papelão. A vida útil do dente-de-leão é de até 5 anos.