Os arbustos coníferos decorativos são amplamente utilizados no paisagismo de jardins, canteiros de flores, terraços, becos, etc. Existem muitas variedades de dados para plantas perenes, e cada jardineiro pode pegar para si o arbusto mais atraente. No artigo vamos dar-lhe fotos e nomes de algumas plantas coníferas, e também fazer uma descrição múltipla para cada um dos representantes.
- Juniper juniperus
- Pinheiro Mugus
- Spruce Maxwellie
- Juniperus virgem
- Microbiota
- Cipreste
- Cipreste
- Abeto balsâmico abeto
- Tees
- Canadense de abetos
Juniper juniperus
Também conhecido como zimbro prostrado. O habitat natural é a parte central e norte da América do Norte.
Arbusto pode ser encontrado no território dos EUA e Canadá, perto de pequenos rios, em florestas de coníferas, nas encostas das montanhas, etc. Juniper é uma horizontal - um arbusto conífero perene, com longos ramos que são pressionados contra a superfície do solo. Os tiros são pintados na cor azul-verde, com o início das primeiras geadas adquirem uma sombra marrom.
As folhas nos brotos reprodutivos têm a forma de uma agulha, espinhosa, retiram-se de ramos não mais do que 6-7 mm.O zimbro também tem folhas na forma de escamas, que têm uma forma oval com uma leve afiação no final.
Essas folhas são pequenas e apertadas contra os galhos. No mato há uma formação constante de pinhas, que têm um tom azul esverdeado. Em cada pinha há 4 sementes.
Introduzido na cultura decorativa e jardim em meados do século XIX. Hoje é freqüentemente encontrado em jardins botânicos e arboretos. Em jardins amadores com um propósito decorativo começou a aparecer mais recentemente, então o zimbro horizontal só começou a ganhar popularidade. O arbusto é muito bonito no início da primavera, porque então suas agulhas adquirem uma tonalidade de aço, que é a principal qualidade decorativa das plantas coníferas. Ficará linda nas encostas, pedras, perto de pequenas lagoas, etc.
Pinheiro Mugus
Pinho da montanha Mugus é amplamente distribuído nas regiões montanhosas dos Alpes e nos Balcãs. No habitat natural, esta planta pode atingir uma altura de 2-3 m, mas a largura de sua coroa excede a altura e é de 3-4 m.
É por causa dessa forma que a planta conífera não é referida às árvores, mas aos arbustos. O pinheiro Mugus tem brotos curtos que são esticados para cima.
Durante o ano o arbusto pode ser adicionado a uma altura de 10-12 cm e uma largura de 12-14 cm. O diâmetro das agulhas nos tiros varia de 3,5 a 4,5 cm. Needles tem uma cor verde escuro muito agradável, com pequena reflexão metal. Os cones conferem ao pinheiro-da-montanha um aspecto decorativo especial, mas só aparecem durante 8 a 9 anos após o plantio. Os cones têm a forma de um cone de corte com 3-6 cm de comprimento, pintados em todos os tons de marrom.
Pinho da montanha Mugus - a planta é resistente à seca, mas com a rega abundante no verão, as agulhas adquirem efeitos decorativos brilhantes. Uma árvore sem perdas ornamentais especiais pode invernar nas regiões centrais da Rússia.
O melhor lugar para plantar um local bem iluminado com solo moderadamente compactado. Lugares obscuros podem levar ao fato de que o pinheiro Mugus se tornará menos resistente a doenças.
A planta não é particularmente exigente na composição do solo, mas quando se planta é desejável adicionar um pouco de areia de rio e turfa ao poço. Os brotos do pinheiro são fortes, então eles podem facilmente suportar a quantidade de neve no inverno.
Pinheiro-anão - Uma planta popular entre os jardineiros que gostam de decorar em seu site uma paisagem no estilo de bonsai. A planta será perfeitamente combinada com outros arbustos e árvores coníferas ao decorar colinas alpinas e jardins rochosos.
Spruce Maxwellie
Esta bela planta conífera decorativa não cresce mais de um metro de altura. O diâmetro de sua coroa pode chegar a 2 m, o arbusto cresce muito lentamente, e seu tamanho máximo pode atingir somente após 15-20 anos.
Coroa comeu Maxwellie é bastante espessa, tem uma forma ligeiramente piramidal. Os brotos são pequenos, distribuídos uniformemente pela planta. Agulhas muito densamente cobrem brotos, crescem radialmente, têm uma cor verde-amarelada. Nos arbustos são formados shishechki muito pequenos, que, infelizmente, você não pode admirar, porque por causa de seu pequeno tamanho, eles são quase inacessíveis aos olhos humanos.
Spruce Maxwell pode crescer em quase qualquer tipo de solo, é despretensioso à acidez, mas a planta tolera o solo excessivamente úmido e seco com dificuldade. O arbusto é resistente a fuligem e fuligem.
Muitos jardineiros cultivam este abeto em vasos, que adornam becos, terraços e jardins. A planta é resistente ao congelamento, prefere lugares ensolarados, adora alta umidade.
Spruce Maxwellies é frequentemente usado para decorar várias composições decorativas. Parece ótimo ao lado de outros arbustos decíduos e ornamentais.
Este abeto anão vai se tornar uma decoração brilhante de colinas alpinas, jardins rochosos e outras composições de paisagem.
Juniperus virgem
Este arbusto conífero pertence à família Cypress. O habitat natural da virgem de zimbro: montanha e áreas rochosas do Canadá e dos EUA.
Existem cerca de 70 espécies deste arbusto, a maioria das quais pode atingir uma altura de 30 M. A esperança média de vida de um zimbro virgem em condições normais é de cerca de 500 anos.
As plantas jovens têm uma coroa verde densa, em forma semelhante a um ovo.As agulhas da planta são escamas rasas, densamente crescentes. Durante o verão, as agulhas difere extraordinária beleza da cor verde, mas com a chegada do inverno, ele se torna marrom.
Na zimbro território russo foi de cerca de 200 anos atrás, desde então, começou a ser utilizado no projeto decorativo dos palácios e quintas.
Hoje esta planta de coníferas é muito popular entre as pessoas envolvidas na paisagem e design decorativo. Juniper Virginian será um excelente ornamento de um beco de coníferas, um jardim rochoso ou colinas alpinas.
No entanto, depois de atingir o arbusto por 40 anos, seu valor decorativo tende a zero, já que os galhos mais baixos começam a secar. Neste caso, os zimbros, que serviam de decoração para jardins e parques, começaram a cortar e em seu lugar plantaram novas plantas jovens.
Microbiota
Uma planta de coníferas verdadeiramente bonita e muito antiga. Referências históricas dizem que a microbiota é uma das mais antigas plantas coníferas.
Este arbusto é frequentemente confundido com o zimbro, mas por características biológicas é mais próximo do oriental.
A microbiota possui uma magnífica coroa exuberante, que alcança uma altura de 50 a 60 cm, cujos galhos finos se elevam ou caem nas extremidades.
Os ramos do arbusto conífero têm a forma de um oval achatado e alongado, lembrando um pouco os brotos da thuja. As agulhas têm uma forma escamosa. É densamente crescente, superficial (1-2 mm), de cor verde brilhante.
Hvoinki estreitamente contíguo aos ramos, em lugares obscuros pode ser um pouco ottopyrivatsja. No outono eles adquirem uma tonalidade amarronzada. A microbiota é uma planta dióica, pois em um arbusto, os cones feminino e masculino podem se formar. Shishechki masculino menor, muitas vezes formado nas extremidades das brotações.
Os cones da fêmea são ligeiramente maiores, formados em brotos curtos, enquanto amadurecem durante o amadurecimento. Os caroços de ambos os sexos aparecem no mato não anualmente, além disso, eles são pequenos o suficiente, então eles não serão capazes de contemplar.
O crescimento anual da microbiota é apenas 2-3 cm. No habitat natural de arbustos comuns em áreas montanhosas e nas costas das montanhas, por isso, decorativo e da paisagem é mais frequentemente usado para decorar jardins de pedra, montanhas alpinas, jardins rochosos, etc.
Além disso, microbiota são os convidados de honra de muitos jardins botânicos no mundo. Como a altura da microbiota é pequena, ela pode ser vista nos becos, nos limites das plantações de gramados, terraços e.
Cipreste
Cypress é um gênero de coníferas e arbustos perenes. Em latim seu nome soa como Chamaecyparis.Existem sete espécies de plantas principais no gênero, que são encontradas no habitat natural na América do Norte e no leste da Ásia.
Até à data, os criadores trouxeram mais de 200 tipos de ciprestes, que diferem em uma variedade de qualidades decorativas. Algumas das árvores podem atingir uma altura de 70 m.
Ciprestes são frequentemente confundidos com ciprestes, mas estes últimos têm ramos e agulhas maiores. Entre os ciprestes artificialmente eclodidos, existem muitos tipos de arbustos ornamentais que atingem uma altura de apenas 0,5-0,8 m.
As saliências da planta são pequenas com uma pequena quantidade de sementes. Os ciprestes toleram facilmente até mesmo as geadas mais rigorosas do inverno, mas superam uma seca excessiva no verão com grande dificuldade. O arbusto tem folhas verde-azuladas ou verde-amarelas (agulhas). As plantas jovens têm folhas em forma de agulha, as árvores adultas são escamosas. Ciprestes decorativos vêm em diferentes formas, cada um deles é distinguido pela forma da coroa, tons de agulhas e a velocidade de crescimento.
Kiparisovik Endelaensis - uma planta popular entre os amantes do design decorativo e paisagístico. Este arbusto pode atingir uma altura máxima de 2,5 m, com ramos muito densos e ligeiramente em forma de leque. A endelaíte tem belas agulhas, uma cor azul-esverdeada, com o crescimento oposto das folhas.
Nos jardins botânicos, parques paisagísticos, nas colinas alpinas, você pode encontrar esses tipos de ciprestes de baixo crescimento na forma de arbustos: Sandery, Albopikta, Contorta, Blue Seprise.
Todas estas plantas distinguem-se por uma densa madeira piramidal ou em forma de barril, cor verde-azulada de agulhas, crescimento lento e uma bonita cor violeta-violeta no período de outono-inverno.
Cipreste
Ciprestes - uma grande família de coníferas e árvores perenes, que no habitat natural só podem ser encontradas no hemisfério norte. Cypress evergreen tem crescido na Criméia desde os tempos antigos, e foi trazido para lá pelos antigos gregos.
Essa planta de coníferas pode ser encontrada nas margens do Mar Mediterrâneo, na parte norte e leste da Ásia, e também na América do Norte (da Guatemala ao Canadá).
Há muitos tipos de cipreste, que são encontrados como ornamentos decorativos em becos, terraços e parques paisagísticos.
Esses tipos de cipreste, que em condições naturais podem crescer até uma altura de 25 m, crescem lentamente em casa, e com os devidos cuidados podem crescer apenas 2 m de altura.
Muitas vezes estes arbustos coníferos decorativos são plantados em grupos para criar paredes verdes e sebes decorativas. As agulhas nos arbustos lembram a forma das escamas. Prende firmemente contra os tiros, devido a que uma coroa piramidal esbelta e magnífica é formada.
Alguns paisagistas comparam a harmonia de um cipreste com a harmonia de uma bela figura feminina. No segundo ano na planta, formam-se cones, que são de cor verde azulada.
Um ano depois, os cones se tornam marrom-oliva, cada um contendo cerca de 20 sementes marrons. O diâmetro das saliências torna-se de 3 a 4 cm, mas elas são muito densas e espessas.
Nos parques você pode observar os ciprestes de esquilos ágeis, que tentam roubar mais cones, porque suas sementes são um excelente alimento para os animais pyshnohvostyh.
Os ciprestes são pouco exigentes para a composição do solo, por isso são frequentemente encontrados em estradas de beira de estrada e vielas em filas longas e delgadas. Seus ramos são densos e praticamente não se dobram sob a neve ou em ventos fortes.
A madeira de cipreste é usada na construção naval, e seus óleos encontraram sua aplicação em farmacologia e medicina.
Abeto balsâmico abeto
Esta planta de coníferas será uma excelente cobertura entre os gramados de plantação. Devido ao fato de que o abeto balsâmico tem uma coroa exuberante e harmoniosa, muitas vezes é plantado em grupos em becos, terraços, etc.
Fir você pode formar uma coroa elegante e atraente, que se tornará uma decoração única de qualquer quintal, parque ou jardim.
No habitat natural, o abeto balsâmico ocorre nas margens rochosas de pequenos rios e lagos. Devido à predisposição genética, a planta pode ser plantada perto de pequenos reservatórios artificiais, caso em que a harmonia estará no nível mais alto.
Mas existem outras variedades que diferem nas diferentes cores das agulhas (do azul ao prateado), a forma da coroa (pináculo, piramidal, cônico), a velocidade de crescimento.
Agulhas têm um arranjo de pente nos galhos. É ligeiramente sem brilho, tem um tom esverdeado e na parte inferior há pequenas tiras brancas. O comprimento das agulhas varia de 20 a 25 mm.
Os cones de abeto balsâmico têm a forma de um cilindro, que se estreita na base. Seu comprimento atinge 10 cm, largura - 25 mm. A cor shishechek varia do roxo escuro ao marrom-oliva.
Planta conífera com bom atendimento traz valor decorativo por 40-50 anos. No habitat natural, o abeto balsâmico vive cerca de 200 anos.
Tees
Este é outro representante de coníferas sempre-verdes, que se distingue pela sua excepcional longevidade. No habitat natural (América do Norte, Ásia Oriental e Europa), os arbustos podem crescer por 3000 anos! Existem muitas variedades de teixos, alguns dos quais têm formas decorativas belas e exuberantes, os segundo - grandes tamanhos, não de interesse para paisagistas.
Nas artes decorativas, os teixos são frequentemente usados na forma de arbustos ou árvores anãs que não crescem mais de 3 metros de altura.
Isso simboliza a força do espírito, é também um símbolo de superação da morte. Guias no jardim botânico de Yalta muitas vezes lembram que o teixo guardava a entrada do reino do Hades por muitos milhares de anos, ele parecia tão magnífico e gracioso quanto um cerber ardente com uma montanha de músculos.
O teixo parece chique e em um único pouso, e em uma composição complexa. Ele se tornará uma decoração brilhante e o herói principal de qualquer jardim, jardim de rochas, parque. Agulhas de pinheiro decorativas serão um cenário perfeito para jardins de pedra requintados e colinas alpinas incomuns.
Este arbusto conífero decorativo tem uma coroa densa e ramos whorled. Suas agulhas têm rigidez moderada, alternadamente em pecíolos curtos.
Frutos de teixo são shishkoyagody, que possuem um pericarpo vermelho-cereja. Espécies decorativas de arbustos são exigentes para a composição do solo, mas estas são as únicas coníferas que podem facilmente crescer em locais obscuros.
Canadense de abetos
O abeto é canadense ou cônico - uma forma decorativa de uma planta conífera, que por causa de seu baixo tamanho é mais parecida com um arbusto. Na literatura, muitas vezes há outros nomes que refletem com precisão a cor brilhante das agulhas: abeto cônico glauca, abeto sika cônico, abeto branco cônico.
Spruce canadense é um híbrido em miniatura de abetos, por isso é frequentemente usado para ornamentos de jardins de pedra, jardins pedregosos, terraços, becos. A planta foi descoberta pela primeira vez nas montanhas canadenses no início do século XX.
Desde aquela época, a árvore em miniatura começou a preencher rapidamente as propriedades, pátios, parques e jardins ao redor do mundo. Devido ao seu tamanho compacto, a planta é usada na arte do bonsai. Além disso, o abeto canadense é plantado em vasos e colocado em varandas e até mesmo peitoris.
O abeto canadense cresce lentamente e em um cuidado regular e poda regular atinge uma altura de 1-1,5 m.Sua coroa é densa e muito bonita, o diâmetro varia de 1,5 a 2 m. A forma da coroa se assemelha a um cone estreito, é densamente preenchida com pequenas agulhas, que não ultrapassam 1 cm de comprimento. Agulhas de madeira de coníferas têm uma cor cinza-esverdeada e não são espetadas, portanto, são seguras para crianças e animais de estimação.
Cones no abeto canadá - um fenômeno raro o suficiente, eles não serão capazes de contemplá-los anualmente.
Nem todas as espécies e espécies de coníferas estão listadas no artigo. No entanto, fizemos uma descrição dos arbustos mais populares entre os amantes da decoração de jardins pedregosos, jardins de pedra e terraços.