maçã Aelita Por mais de quinze anos tem desfrutado de alta popularidade entre jardineiros e empresas industriais.
Esta é uma árvore moderada transportando facilmente frio do inverno, regularmente dá saboroso, doce e suculento fruto da forma correta.
O que é necessário conhecer os jardineiros que querem plantar a macieira Aelita em seu site?
Para que tipo de referência?
Aelita refere-se às variedades de outono de macieiras: coleta de suas frutas, até o final do amadurecimento por duas semanas após a remoção, ocorre em início de setembro.
No Janeiro maçãs começam a gradualmente corromper, por isso é aconselhável comê-los antes dos feriados de Ano Novo.
As macieiras de Aelita estão incluídas no registro estadual da região Noroeste. Este tipo de maçãs é melhor adaptado às condições desta parte do país.
Descrição da Variedade Aelita
Considere as características externas da macieira Aelita e seus frutos.
Aelita refere-se a vigoroso árvores, que têm uma coroa larga e densa em forma de pirâmide.
Seus ramos esqueléticos marrons crescem em um ângulo agudo, o que aumenta o risco de quebra de brotos durante a queda de neve.A casca de um tronco forte e grosso é pintada de cinza.
Fotos longas e médias podem ter uma forma curva e reta. As folhas da macieira, que são verde-escuras, têm um tamanho grande e estão cobertas de rugas.
Sua forma é oblonga, levemente apontada para a ponta. No período de floração, grandes flores de branco e rosa aparecem na macieira Aelita.
Aelita maçãs não são muito grandes: o peso médio de cada um é 130 gramas. Todas as frutas são aproximadamente as mesmas e têm uma forma arredondada cônica.
A cor principal das maçãs Aelita é verde-amarelo. Uma blusa listrada ou contínua pode manchar toda a superfície da maçã.
O pedicelo em que a maçã é mantida tem uma espessura e comprimento médios. A carne do feto não é muito firme, suculenta, de cor amarelada. Sementes marrons de maçãs Aelita têm um valor médio e uma forma alongada e pontiaguda.
Os frutos de maçã Aelita têm um sabor doce com uma ligeira acidez. Muito gostoso maçãs duas semanas após a coleta, quando eles já estão totalmente maduros.
Há muitas maneiras de consumir frutas: maçãs podem ser comidas frescas, fazer geléia delas,sucos espremidos na hora ou simplesmente secos.
História da criação
O culto de Aelita foi deduzido pelo professor Sergei Isaev, que passou a maior parte de sua vida criando resistente ao frio e sarna macieiras com frutas deliciosas.
Aelita foi obtida nos 30 anos do século passado como resultado do cruzamento de variedades Canela listrada e Welsey.
O registro oficial da Aelita foi realizado em 1999.
Região de crescimento natural
Após a remoção da maçã, Aelita foi cultivada exclusivamente em parte noroeste do país.
Espalhe gradualmente a variedade em toda a Rússia e até além, porque macieiras dessa variedade adapta-se perfeitamente a quaisquer condições naturais.
Eles despretensioso nem ao solo nem à temperatura, tolera bem o inverno gelado e o verão quente.
Cultivar Aelita macieiras pode ser em qualquer região do nosso país. Mas deve ser lembrado: apesar do fato de que as maçãs são despretensiosas às condições, elas precisam cuidado correto e regular.
Produtividade
As macieiras Aelita são famosas por seu alto rendimento. Rendimento médio de uma árvore por um ano - 30 kg.
De um hectare, que é plantado 350-400 macieiras você pode conseguir até 150 centavos de fruta desde que as árvores sejam adultas.
Frutificar a macieira começa 5-7 anos após o plantio e dá uma colheita anual.
Normalmente maçãs Aelita coletar de setembro a outubro, após o que dão frutos para se deitar por 2 semanas antes da maturação completa.
Plantio e cuidado
Para que as macieiras se tornem bem estabelecidas sob certas condições, quando são plantadas, várias regras devem ser observadas, o que garante a saúde da árvore e boas colheitas.
Vamos considerar as regras de plantio e como cuidar das mudas.
Os segredos do sucesso do plantio da macieira Aelita são os seguintes:
Seleção de mudas. Mudas jovens se adaptam melhor às novas condições e começam a colheita mais rapidamente. Ao escolher uma árvore, você deve prestar atenção ao seu sistema radicular: ela deve estar bem desenvolvida.
Hora do pouso. Comprar mudas, bem como preparar poços para eles é recomendado no outono. O processo de plantio de mudas deve começar no início da primavera e terminar antes do final de março.
Local de plantio. Aelita macieira gosta muito de luz solar, por isso, para plantar você precisa escolher um lugar onde a sombra aparece com menos freqüência.
Preparação de uma caixa de pouso. Os pits de pouso devem estar localizados a uma distância cerca de 4 m de distância. Ótimo o tamanho do fosso é de 80 cm3. A camada superior do terreno escavado deve ser colocada em um lado do poço e a inferior no outro.
Para a camada superior do solo é necessário adicionar turfa, estrume, composto, superfosfato, fertilizantes de potássio e um pouco de cinzas.
Tudo isso deve ser misturado e preenchido com o poço de plantio de fertilizantes recebido após soltá-lo com forcados. Você pode começar a plantar uma maçã por mês depois de encher o buraco com fertilizantes para que eles possam se estabelecer.
Aterragem. Antes de plantar as mudas, o poço fertilizado deve ser preenchido até o topo com o solo. Então nesta terra deveria fazer um buraco, de forma que o sistema de raízes da macieira poderia facilmente se encaixar nela.
As raízes da muda devem ser cuidadosamente colocadas no fundo do poço, regadas e cobertas com terra. 10-15 minutos depois disso, você precisa compactar a terra ao redor da muda.
Imediatamente após o desembarque, você pode amarrar plantas, para que no futuro cresçam em linha reta. Para fazer isso, é necessário ficar em torno da macieira três cola e "oito" para amarrar uma muda para eles.
Cuidado com a macieira Aelita precisa começar imediatamente após o desembarque. Para começar, você deve prestar atenção na forma da árvore: encurtar a parte central para 2-3 rins, os outros ramos fazem um pouco mais baixo que o central.
No primeiro ano de vida cuidados com a árvore para isso se resume a proteção contra parasitas e rega regular. Você precisa regar a macieira a partir do cálculo 2-3 baldes de água por temporada.
Uma vez por ano você precisa cortar a filmagem principal em vários rins, para remover ramos que crescem dentro da coroa, para cortar brotos que ultrapassam o crescimento central em seu crescimento.
Coroa formada corretamente garante que a planta crescerá saudável e prolífica.
Bar do Alasca Aelita macieiras não podem ser ignoradas. Antes que a planta comece a dar frutos, é necessário limpar regularmente a terra e soltar a terra ao redor dela.
Após a primeira colheita, você pode semear um gramado. O adubo adicionado durante o plantio é suficiente para permitir que a árvore se desenvolva 20-25 anos de idade.
Depois disso, pode haver uma escassez de elementos como fósforo e nitrogênio.
A falta destas substâncias é indicada por uma mudança nas qualidades gustativas das maçãs, na cor das folhas e na queda dos ovários. Se houver tais sinais, é necessário introduzir no solo ao redor da planta fertilizantes minerais.
Um papel importante na vida das macieiras é desempenhado por passarinhos, protegendo-o de várias pragas de insetos. Portanto, o pomar de maçã precisa envolver o máximo de aves possível.
Para fazer isso, basta para construir alimentadores em galhos de árvores. Então os pássaros vão se acostumar com o fato de que sempre há comida nas macieiras, e elas serão mais frequentes Coma insetos prejudiciais.
No entanto, as aves nem sempre conseguem colar todos os parasitas. Em tais casos, você terá que recorrer a produtos químicos especiais que matam insetos. Para conseguir um bom resultado, tratamento 2 vezes.
Veja um vídeo sobre como cuidar adequadamente de árvores frutíferas.
Doenças e pragas
Existem muitas pragas de insectos que interferem com o desenvolvimento normal da macieira.Considere os 3 mais comuns para eles.
- Traça de espinheiro. Lagartas de traças de espinheiro danificam folhas de macieira, comendo buracos de diâmetros até 9 mm, para combater pequenas lagartas, inseticidas como Zolon, metation, cyanox e outras lagartas grandes terão que ser coletadas manualmente. A principal coisa para destruí-los juntos com bonecos aracnóides para evitar o aparecimento de novos moles.
- Gorgulho da Apple. O gorgulho perfura os rins da macieira, obtendo assim soja Para destruir o parasita, recomenda-se o uso de pulverizadores ambusch, fufanon, corsário. É melhor processar a árvore durante a separação dos botões da planta.
- Mariposa Oriental. Lagartas comem mariposas em brotos de frutas e plantas.Para combater lagartas, eles terão que usar produtos químicos fortes: benzofosfato, clorofos, metafosSe não houver resultados após o primeiro tratamento Depois de 15 dias, você pode repetir o tratamento.
Entre as doenças das macieiras, as mais frequentemente encontradas são as seguintes:
- "A vassoura de bruxa." O sintoma desta doença é a aparência de tiros laterais finos com uma casca vermelha.
Eles crescem de botões de maçã dormindo no final do verão.
Esta é uma doença viral, levando a uma parada no crescimento da maçã e uma diminuição no rendimento.
"A vassoura da bruxa" é impossível curar, então as macieiras afetadas terá que cavar e queimar, para que a doença deixe de se espalhar.
Para evitar esta doença ao plantar maçãs, você precisa usar apenas solo bom e saudável e tratar regularmente a árvore com meios contra insetos sugadores.
- Podridão amarga. Durante o amadurecimento, a podridão amarga afeta os frutos da macieira. Podridão de verão quente e úmido pode afetar os ramos da árvore.Para evitar esta doença fúngica, você pode usar oleokuprit, sulfato de ferro ou nitrafen. O tratamento deve ser realizado antes que os botões floresçam.
Aelita é uma bela variedade de maçã que dá frutos saborosos e doces. Com os devidos cuidados, a macieira Aelita produzirá anualmente grandes colheitas e longas décadas para agradar seus donos.