Ameixa por definição, é uma cultura termofílica ("sulista").
Mas atualmente, pode ser visto nos jardins da Sibéria e do Extremo Oriente, cujas condições climáticas, como é bem sabido, estão longe de ser "balneares".
No entanto, muitas variedades deliciosas e suculentas destes frutos de pedra, originários longe dos jardins russos em um ambiente natural mais favorável, estão bem estabelecidos nas regiões duras, e o mérito disso é o criador doméstico de cientistas.
Um desses "recém-chegados" tornou-se uma variedade "A beleza manchu".
Ameixa descrição "Beleza Manchurian"
Isso variedade pode ser reconhecido entre outras culturas de ameixa pelas seguintes características:
- A árvore É uma planta anã (muitos até consideram um arbusto).
O tronco desta ameixa não é muito pronunciado. - Coroa, ramos. Este anão natural cresce durante a idade adulta sob a forma de uma forma predominantemente redonda (mais frequentemente oval).
O latido em ramos de esqueleto é colorido em marrom ou em uma cor cinza-marrom.
- Textura da casca - principalmente esquisito. Mesmo no viveiro, as mudas estão ativamente ramificadas devido ao alto despertar dos rins.
- Shoots Basicamente, tem uma aparência ligeiramente curva.
Em brotos relativamente finos, pintados em tons de vermelho-marrom, você pode distinguir muitas iscas de cor clara.
Brotos vegetativos formados em brotações diferem em tamanhos pequenos, enquanto brotos de frutas são na sua maioria de aparência grande.
- Folhas. O comprimento da folha padrão desta classe é de cerca de 10 cm e a largura é de 4 cm.
As folhas formam uma elipse. Cor verde escuro, a superfície da folha dá um brilho leve.
Chapa de folha um pouco côncava, a ponta é pontiaguda. As folhas são mantidas em pecíolos escuros.
- Inflorescência Formada por 3 pequenas flores. Cor de flores brancas.
- Frutas Normalmente Peso ameixa atinge 15 g A base da fruta arredondada é achatada, o funil é estreito e profundo.
Há uma costura fracamente pronunciada. A cor base da fruta é amarelo-laranja, com um toque de vinho e blush azul.
- Cor de carne - amarelo-verde, a polpa difere em uma densidade suficientemente alta e aumenta a suculência. O osso de tamanho médio tem a silhueta de um oval pontiagudo, é facilmente separado da polpa. Ameixas são firmemente mantidas nas hastes encurtadas.
Fotos
Ameixa "Manchurian Beauty" foto:
História da criação e da região de distribuição
Variedade "Beleza Manchu" foi criado na primeira metade do século XX, selecionando mudas de seleção chinesa de ameixa. O trabalho foi realizado pelo criador russo Ivanov em Ya-Ming (Manchúria), que deu motivos para chamar a nova variedade de seu nome atual.
Depois de algum tempo, no final da década de 1920, a ameixeira apareceu no Extremo Oriente, onde foi estudada e propagada pelos criadores A. Taratukhin e N. Tikhonov.
No momento, as variedades que participaram da criação de "Beleza" não são exatamente conhecidas, mas de acordo com uma versão, as mudas absorveram as características de três espécies de ameixeira - chinesa, Ussuri e "Simon".
Em 1947 "A beleza manchu" foi incluído no sortimento para as regiões do Extremo Oriente, Leste da Sibéria, Oeste da Sibéria e Ural. Além da Sibéria e do Extremo Oriente, esta variedade de ameixa é atualmente cultivada em fazendas de horticultura nas regiões européias da Rússia.
Depois do "reconhecimento" oficial variedade graças às suas qualidades valiosas foi ativamente utilizado na seleção de muitas outras ameixas, incluindo variedades como Zarya, Zarya, Kolkhoznitsa, Skazka, memória de Dutov, Katerina, Khabarovskaya precoce e pr.
Características da variedade
Ameixa "Beleza Manchu" pertence à categoria de culturas de frutas de auto-frutas. Isto significa que, com o seu próprio pólen, não pode fornecer auto-fertilização eficaz.
Assim, para reprodução normal precisa de árvores de outras variedades que "ajudem" a "Beleza" na fertilização.
O melhor polinizador para esta ameixa é a variedade "Ussuriyskaya".
Árvore variedades "Manchu Beauty" começa a dar frutos regularmente após 3 anos a partir do momento da aterrissagem da muda - um ano de idade. Ao mesmo tempo, produz um rendimento médio de até 8 kg de um indivíduo.
As culturas do início do outono são geralmente cobertas com frutas maduras do final de agosto até o início de setembro.
Caso contrário, a árvore despejará sua doce riqueza no solo no menor tempo possível.
Aliás, esse fator de amadurecimento precoce do outono torna essa cultura bastante procurada nas duras condições da Sibéria e do Extremo Oriente.
Na categoria de resistência à geada, "a beleza manchuriana" ocupa uma posição média. Em qualquer caso, a geada abaixo de -35 ° C tolera a planta com dificuldade.No entanto, a ameixa ainda se dava bem com os Montes Urais, já que amadurece mesmo na estação quente.
Se o produtor cumprir todos os requisitos agrotécnicos associados ao cultivo desta variedade, então, ao sair, ele receberá colheita de frutas finalidade universal, distinto atraente sabor doce com uma suavidade suave e aroma excelente.
A composição química do feto é a seguinte:
- açúcar - 15%;
- ácidos titulados - 1,7%;
- taninos - 0,41%;
- substâncias secas - 24%;
- ácido ascórbico 9 mg / 100 g;
- Substâncias P-ativas - 350 mgs / 100 g.
Plantio e cuidado
Plum "Manchurian Beauty" plantio e cuidado. Antes de plantar, escolha o lugar certo para a árvore. Deve ser bom iluminado pelo sol e removido da água subterrânea mais próxima em pelo menos 1,5-2 m.
Também neste lugar deve haver solos férteis soltos. Deve ser lembrado que a ameixa não vive em solos ácidos.
Neste caso, uma quantidade mínima de neve e umidade se acumulará perto do tronco e, portanto, o sistema radicular não será banido.
Plante uma ameixa este grau é melhor em abril, enquanto os botões ainda não floresceram. Prepare uma cova com uma profundidade de 50 cm e um diâmetro de 70 cm.Até o momento da aterrissagem, a fossa deve ficar vazia por duas semanas.
Quando instalação de mudas no poço, suas raízes devem ser espalhadas e enterradas de modo que o pescoço da raiz se projete do chão por 4-5 cm.
O aterro é produzido pelo solo extraído do furo, que é misturado com húmus, nitrato de amônio, superfosfato, areia, cloreto de potássio, cascalho.
Na primeira rega deve ir pelo menos 4 baldes de água. Depois de absorver a umidade, o coto é polvilhado com cobertura de turfa, húmus ou simplesmente terra seca.
Eles cuidam da ameixa "beleza da Manchúria" habitual para todas as outras ameixas no caminho - formam a coroa no tempo, regularmente alimentam fertilizantes, cortam ramos mortos e crescidos demais. Apesar de sua tolerância à seca geneticamente determinada, essa variedade precisa de irrigação periódica.
Doenças
Descrito afundar demonstra resistência aumentada a rubéola e klyasterosporiosis. No entanto, pode estar doente monolitose.
Quando moniliose (queimadura monilial), muitos órgãos da planta são afetados pelo fungo Monilia.Como resultado, as partes doentes secam rapidamente e as frutas começam a apodrecer.
A doença é carregada por gorgulhos e penetra nos tecidos da planta através de rachaduras e lesões na pele.
O rápido desenvolvimento da doença é frequentemente promovido pela forte umidade do ar.
Para poder prevenir a infecção ameixas com este fungo, é necessário realizar profilaxia na forma de poda de desbaste, colheita e queima de folhas caídas e frutas podres, em que os esporos de Monilia permanecem.
Se a árvore ainda estiver doente, deve ser pulverizada com um líquido Bordeaux 4% antes do florescimento, 1% de fluido Bordeaux - durante a floração, e novamente com uma solução de 1% de fluido Bordeaux - 16-20 dias após o término da floração.
Deve-se ter em mente que um spray de três vezes é suficiente apenas para as estações secas. Se o ano acabou por ser molhado, será necessário pulverizar 5 a 6 vezes.
Se um jardineiro atencioso está atento a esta pia, ela certamente dará um homem muitas sensações gustativas boas e agradáveis.