Phalaenopsis é uma das variedades de orquídeas, que goza de grande popularidade e se distingue pela sua despretensão e facilidade de atendimento. As flores da planta são incrivelmente bonitas. No final do período de floração, o espigão da flor permanece nu. Muitas pessoas não sabem o que fazer com isso. Se vale a pena fazer uma poda ou este procedimento é supérfluo e como produzi-lo corretamente, você pode ler abaixo.
O que a poda envolve?
Orquídeas Poda - Removendo o Pedúnculo. Quando seca, é limpo. Às vezes acontece que após a floração, a filmagem fica instantaneamente amarela e seca. As razões podem ser diferentes - falta de nutrientes ou velhice natural.
Nesse estado, a haste da flor não é mais necessária para a planta, portanto, você pode cortá-la com segurança. No site do corte, depois de um tempo, um novo processo aparecerá.
Como entender se é necessário remover o caule da flor?
Primeiro você precisa fazer uma inspeção visual do pedúnculo. Recomenda-se prestar atenção à sombra, condição geral, comportamento. Os sinais de secagem são:
- Mudança de cor: palidez, amarelo, parecendo ainda marrom ou marrom.
- A forma está perdida.
- Tsvetonos se assemelha a um galho seco.
- O murchamento ocorre.
- Por 6-7 meses, o caule da flor está no mesmo estado.
Na dessecação total, a poda é permitida. Mas, se a flecha não secou até o final, então é necessário esperar com o procedimento. Ele ainda desempenhará seu papel, como fornecedor de umidade e várias substâncias.
A ponta verde é um sinal possível da futura floração. Se estiver disponível, a remoção não é recomendada. O processo de floração também não pode ser tocado se tiver brotos inchados. Só é possível remover a parte seca.
Três opções para lidar com o restante da floração verde:
- Há jardineiros que cortam a flecha do pedúnculo e colocam num copo de água. Depois de algum tempo, as crianças são formadas.
- Há uma variante de poda estimulante, mas é realizada na primavera. Esse tipo de procedimento leva a phalaenopsis à continuação do gênero.
- Também é possível uma opção que não inclua a seta de corte. Brotos de flores verdes muitas vezes formam novas flores. A formação não ocorre rapidamente, dentro de 2-3 meses após a queda das flores anteriores.
Quando processar?
Após o florescimento, vem a fase do chamado repouso. É durante esse período que os floricultores são podados. Muitas vezes, o procedimento é feito no final de outubro - início de novembro. Embora haja um certo período de tempo, mas você pode remover o caule da flor após a secagem completa, de modo que não há um único rim vivo.
O abate é impossível, como isso vai causar phalaenopsis dano muito grave e enfraquecê-lo. Ele gastará toda a sua energia em curar feridas.
Instrução passo-a-passo
Preparação das ferramentas necessárias
Vai levar uma faca bem afiada, não deve prejudicar a flor. De preferência, vai levar um podador de jardim. É considerado mais confiável. A chance de o podador ferir a planta é mínima, além disso, com sua ajuda, são feitas seções finas e perfeitas.
As bordas não apertam. Antes de iniciar o procedimento, o instrumento deve ser desinfetado. Pode ser tratado com tintura de álcool ou calcinado em fogo.
Selecione um local
Você precisa ter uma ideia clara de onde o corte será feito. Às vezes, o caule da flor cresce muito tempo e os botões após a floração são colocados apenas na ponta. Neste caso existem duas variantes de poda da haste da flor:
- Normalmente, é cortado 1-2 cm acima do rim bem desenvolvido, de modo a não causar a secar.
- Se o florista se adequar a tudo, você pode deixá-lo como está.
Muitas vezes, a poda é feita no segundo ou terceiro rim localizado no caule da flor.
Selecionando um método
Às vezes, depois de um exame visual, no pedúnculo, você pode ver os botões da cama, que depois se transformam em botões ou crianças. Neste caso, a opção ideal seria fazer um corte 2-3 cm acima dos rins. No entanto, não há garantia de que os rins viverão e a floração será retomada. Tal poda irá desacelerar o crescimento do novo pedúnculo. A força principal que Phalaenopsis gasta na manutenção da flecha antiga. A escolha do que fazer é para o dono do animal: não toque nos rins ou diminua o desenvolvimento do novo processo.
Aparar
Como cortar uma haste de flor:
- Ferramentas pré-preparadas, corte suavemente a parte seca da flor.
- Lápis, que permaneceu após a poda, deve ser de cerca de 2 centímetros.
- Coloque a ferida derramada com carvão, canela em pó.
- Quando a fatia seca, ela é cauterizada com cera derretida.
- Toda a folhagem seca, as raízes são removidas exatamente da mesma maneira, mas a cera não é aplicada.
- Por 14-16 dias não precisa de rega, porque o período de restauração está passando e você não precisa perturbar a planta.
Mais cuidado para a planta
Depois de podar o pedúnculo atrás de phalaenopsis, é cuidada como segue:
- A rega é regular, uma vez por semana. A entrada de água nas folhas e a estagnação nos seios são estritamente proibidas. Isso pode levar a doenças podres e diversas.
- Spray Phalaenopsis todos os dias.
- O líquido para irrigação é levado à temperatura ambiente, sem quaisquer impurezas, sais.
- A aplicação do fertilizante é feita uma vez em 30 dias.
- O solo é trocado uma vez em 2-3 anos, mas não com mais frequência.
- A umidade ideal está dentro de 50% -60%.
- A iluminação é difusa, a luz solar direta é inaceitável.
- A temperatura diária adequada é de +23 ... +25 graus.
- Não coloque a panela perto de radiadores.
Conclusão
O procedimento para a phalaenopsis de poda parece um processo bastante complicado.De fato, não difere do aparamento de outras plantas de casa. Embora este seja um estresse para o animal de estimação, mas o cuidado competente garante uma floração precoce. É necessário apenas aderir às regras básicas e recomendações, então tudo correrá bem.