Regras de cuidado de gardênia em casa e o que fazer com ele depois de compra: instrução de principiantes

Pin
Send
Share
Send

Gardenia é um maravilhoso arbusto compacto, decorativo e espetacular. Esta fábrica vem dos países do sul, por isso, é bastante caprichosa na partida: as gardênias é necessário fornecer e temperatura aceitável de ar e umidade, a tempo de fertilizar, proteger de pestes.

No artigo, consideraremos as peculiaridades de cuidar dessa beleza tropical: descobriremos quais regras devem ser observadas para tornar a gardênia feliz com sua aparência saudável e florescente. Veja também um vídeo útil sobre o tema.

Como cuidar de uma flor no quarto?

Considere os principais pontos sobre o cuidado desta planta caprichosa.

O que fazer depois da compra?

DICA: Quando você trouxe gardenia da loja, você não precisa transplantar a planta imediatamente. O arbusto deve se adaptar às novas condições. Imediatamente coloque a panela em um "lugar de residência" permanente - no peitoril da janela, onde a gardênia vai morar.

Esta planta muito não gosta de movimentos, cruzamentos, transplantes, por isso, é melhor encontrar imediatamente um lugar permanente para ele. Transplante de gardênia em outro pote alguns dias após a compra, quando a flor se acostumou a um novo lar.

Iluminação

Gardenia é uma planta tropical, o que significa que adora calor e precisa de iluminação suficiente. Luz deve vir no pote durante todo o dia. É melhor escolher, por isso, um peitoril de janela do Sul ou Ocidental da manutenção de fábrica.

No inverno a planta da luz pode não ser suficiente, por isso muitas vezes é necessário fornecer a beleza do sul com a luz adicional, atraindo para esta finalidade lâmpadas artificiais. Coloque fontes de luz artificial a uma distância de 60 a 70 cm da panela.

No verão o meio-dia de gardênia requer proteção contra a luz solar direta. Para proteger esta proteção, sombrear a janela com um pano leve ou papel translúcido. Esta medida ajudará a salvar as delicadas flores e folhas da planta.

Não vire a panela com a planta, como muitos fazem, tentando fornecer luz suficiente para todo o mato. Gardenia não gosta de permutações, incluindo uma simples virada do pote em torno de seu eixo. Para reagir a tal reviravolta os arbustos podem ser muito tempestuosos: inclusive folhas e flores podem ser jogadas fora.

Temperatura

A planta é termofílica, portanto, será necessário manter a temperatura ideal na sala.No verão, o arbusto tropical é adequado para + 22-24 graus e no inverno - a + 18-20 graus.

Temperatura do solo deve coincidir com a temperatura do ar. Especialmente importante é o regime ótimo de temperatura durante o período de floração da planta.

Humidade do ar

Uma planta tropical precisa de alta umidade. Especialmente importante neste momento no período de amarrar botões: a alta umidade fornecerá uma quantidade abundante do último. A falta de umidade no ar pode levar à queda dos botões, a sua moagem, deformação, a perda de suas plantas decorativas.

Para garantir a umidade ideal, a planta deve ser pulverizada antes da floração e após a floração. Uma vez que os botões estão florescendo, a pulverização deve ser interrompida, uma vez que gotas de água podem deixar pontos indesejáveis ​​nas pétalas. No verão, a pulverização deve ser feita várias vezes ao dia, no inverno - o suficiente e uma vez por dia.

Para a pulverização, é melhor comprar um pulverizador com os menores orifícios - para que a planta não tenha sequer uma gota, mas apenas pó de água.O procedimento para umedecer o ar é recomendado de manhã e à noite - mas não muito tarde, já que as folhas devem secar completamente antes de escurecer.

Rega

A planta precisa de um substrato suficientemente umidificado. A rega é feita no topo do solo. Se, após a rega, o excesso de água escorrer para o tabuleiro, deve ser removido após 20 minutos. O solo no vaso deve estar sempre um pouco úmido: não permita o encharcamento ou a secagem do substrato.

Em água para irrigação, recomenda-se dissolver alguns grãos de ácido cítrico ou injetar suco natural de limão (2 gotas / grãos por litro). Então você amacia a água e a torna otimamente ácida.

A planta vai se sentir melhor se você colocar claydite úmido ou sphagnum no fundo do pote - esta drenagem natural irá fornecer a hidratação ideal da planta.

Solo

Gardenia ama o solo com uma acidez suficientemente alta - é necessário fornecer à planta esse substrato. Alterar o solo no pote é recomendado uma vez um par de anos na primavera antes do crescimento ativo da flor. Durante o período de floração, é proibido trocar o substrato no morro, pois isso pode levar à queda dos brotos.

No fundo da panela sob a camada de solo deve necessariamente haver uma boa drenagem de argila expandida ou esfagno: essa camada fornecerá à planta o nível ótimo de umidade. Não cultive gardênia em solo com alto teor de calcário.

Idealmente, neste caso, a seguinte composição do solo:

  • folha de terra - 1 parte;
  • substrato conífero - 1 parte;
  • turf ground - 1 parte;
  • turfa - 1 parte;
  • areia grossa do rio - 1 parte.

Você pode misturar tal composição sozinho, ou você já pode adquirir um solo pronto para azáleas.

Adubação adicional

Para fornecer à gardênia em casa todos os minerais necessários, é melhor usar fertilizantes na forma líquida. Se você comprar um complexo pronto, então escolha um em que não haverá cálcio - este mineral é contra-indicado para a gardênia, afeta gravemente o crescimento e desenvolvimento desta planta.

Frequência de alimentação - bi-semanal. Preste atenção ao bem-estar da flor e aos sintomas que às vezes aparecem em suas folhas e pétalas.

Então, se você vir manchas amarelas na folhagem, então a planta precisa de microelementos, especialmente em ferro. Se um sintoma semelhante for encontrado, a fertilização mineral deve ser feita com mais frequência - a cada 7-8 dias.

Para cobertura, compostos minerais prontos para uso em orquídeas e azaléias. Para fornecer à planta todas as substâncias necessárias, você precisa preparar a composição de nutrientes em plena concentração, e não pela metade, como indicado em quase todos os pacotes com fertilizantes.

Além de fertilizantes complexos prontos, a gardênia também pode ser alimentada com métodos caseiros. Então, você pode comprar uma droga na farmácia, como actiferrina, e diluir sua colher de sopa em um copo de água limpa. O arbusto resultante deve ser regado a cada duas semanas.

O que fazer para acelerar o crescimento?

Para casa gardênia cresceu ativamente, aumentou seu esplendor e decorativeness, é necessário aparar a flor de vez em quando. A poda é realizada depois que o arbusto é desbotado - isto é, no outono.

IMPORTANTE: Para dar nova força à planta, é necessário atacar os brotos espessos e fracos - é necessário encurtá-los pela metade.

Se você arrancar novos brotos durante a estação de crescimento, o arbusto cresce mais luxuriantly, e florescerá também mais abundante. Use os restantes pecíolos saudáveis ​​e resistentes após a poda para a propagação de gardênia - o material de plantação acabado não deve desaparecer.

Transplante em um novo pote

Para transplantar a gardênia, é necessário mostrar consistência e precisão. É importante não danificar o sistema radicular da planta. E primeiro de tudo você precisa escolher um pote adequado. Se você tiver apenas trouxe a planta a partir da loja, não pegar para ele um pote de enorme tamanho - capacidade suficiente, maior em diâmetro de 2-3 cm da loja pote.

  1. A fim de realizar adequadamente o transplante ordenadamente junto com um torrão de terra, remover o arbusto do velho pote. Tente remover o solo de raízes antigas (sem fanatismo), em seguida, coloque em uma solução de planta bioestimulante.
  2. Na parte inferior da panela é necessário colocar um novo vapor de drenagem esterilizado (argila expandida ou de esfagno), em seguida, verter uma camada de areia de rio limpos, em seguida, - carvão, apenas a extremidade - chão. A última camada deve ser mais do que qualquer outra, é compreensível.
  3. Gardenia extrair do bioestimulador, espalhar as raízes um pouco, coloque em uma nova panela. É fácil polvilhar em cima do chão, um pouco de terra no solo.
  4. Uma vez que o arbusto no lugar, coloque no topo da biorastvorom solo, em que foi encharcado. Em seguida, o pote deve ser colocado em um lugar quente e ensolarado, mas protegido dos raios diretos.

Assista a um vídeo sobre o transplante de gardênia:

Possíveis problemas e doenças

O cuidado com a gardênia deve ser correto e completo - essa é a chave para o pleno desenvolvimento e o florescimento abundante da planta. Os principais problemas estão listados abaixo.

Se as folhas se tornam lentas e fracas, então não há umidade suficiente ou muito
. Com folhas amareladas, o problema pode ser a falta de nutrientes: geralmente ferro.

ATENÇÃOSe a planta não tem ferro, você verá que as folhas ficam amarelas, mas suas veias permanecem verdes.

Com o desbotamento e a queda de flores, a causa está frequentemente na rega errada. E às vezes é uma reação ao estresse devido a um rearranjo de maconha, em movimento.

Se as folhas começam a desmoronar, é uma falta de umidade ou uma infecção por ácaros. Folhas pretas são devido a problemas com as raízes. Folhagem seca, cachos, escurece devido ao ar muito seco na sala.

Se a gardênia afetou uma doença como a do fangus, você pode ver as folhas amareladas e sobre elas pequenas manchas marrons. Para curar este problema é possível por meio da aplicação de cobertura de cobre.

Se as folhas da planta ficaram completamente amarelas, significa que, muito provavelmente, nesta sala há temperatura muito baixa para gardênia, ou não se encaixa no solo. Além disso, a razão para o amarelecimento contínuo da folhagem pode ser em água muito dura para irrigação.

Se a gardênia lançou muitos brotos, mas surpreendentemente há poucos rins, a planta é exposta a mudanças indesejáveis ​​de temperatura. Elimine este problema e o número de botões florais é normalizado.

Aparar

Este procedimento permite estender o período de floração da planta, torná-lo mais abundante. Além disso, a poda corretamente executada tornará o arbusto mais exuberante e compacto.

A poda executa-se no outono depois da gardênia florescente. Remova os rebentos parcialmente fracos e espessos. Se, durante o período vegetativo, apertar periodicamente os brotos jovens, a gardênia ficará mais exuberante e será melhor desabrochar.

Conclusão

Assim, consideramos todas as características do cuidado de uma beleza tropical de gardênia. Como você pode ver, o cuidado com esta planta caprichosa não é tão simples - mas a magnífica decoração e um delicioso aroma poderão agradecer ao florista pelo seu trabalho.

Pin
Send
Share
Send