Clorose de plantas: tipos, sintomas, tratamento

Pin
Send
Share
Send

A clorose é uma doença acompanhada por uma diminuição acentuada na atividade da fotossíntese. Devido à insuficiência de clorofila, as folhas ficam amarelas e caem. Os arbustos afetados por esta doença sofrem com a morte do sistema radicular e a secagem dos topos. A lista de características distintivas da doença também inclui folhas pequenas.

A necessidade de tratamento urgente é indicada pela torção das bordas das placas jovens, a deformação e o movimento dos gomos. Se você recusar medidas oportunas para salvar a planta, é improvável que tenha sucesso. Você pode determinar o tipo de clorose em laboratórios especializados. Na maioria das vezes, os proprietários de grandes fazendas usam esse método. Jardineiros comuns são guiados por manifestações externas.

Causas da Clorose Vegetal

A lista de fatores que podem provocar uma doença é bastante extensa. A clorose é infecciosa e não infecciosa (funcional). O último é chamado:

  • clima adverso;
  • erros cometidos ao cultivar colheitas;
  • má drenagem;
  • falta de espaço livre;
  • os efeitos negativos do dióxido de enxofre;
  • ajuste muito grosso;
  • deficiência mineral no solo.

Uma quantidade insuficiente de proteína, ferro, nitrogênio e magnésio é frequentemente uma conseqüência da alta acidez do solo. Uma planta plantada em tal solo não é capaz de absorver minerais. Note-se que a doença pode ser herdada. Essa propriedade é usada ao criar novas variedades variegadas.

Você pode entender a falta de uma substância que causou clorose pela aparência da planta:

  • nitrogênio - crescimento lento, lignificação das hastes, desbotamento das placas;
  • fósforo - brotos desbaste, retalhando folhas, mudando a cor e a forma da borda;
  • potássio - a borda "queimada" das folhas, dentro das tiras de frutas de tonalidade marrom-preta;
  • cálcio - necrose das placas superiores, podridão apical nos frutos;
  • cobre - voando em torno de inflorescências subdesenvolvidas, cortando folhagens jovens, caules enfraquecidos;
  • Boro - um grande número de brotos laterais;
  • magnésio - a folhagem antiga é coberta com manchas amarelas esverdeadas, que depois adquirem uma cor marrom;
  • enxofre - as veias e o espaço interveio sofrem;
  • zinco - manchas de diferentes tonalidades na superfície da folha.

A clorose infecciosa pode ser causada por vírus, fungos e bactérias. A infecção ocorre através de insetos.

As principais características distintivas de uma doença não transmissível de uma doença infecciosa são que as veias das folhas, quando amareladas, permanecem verdes.

Clorose no jardim

A doença é frequentemente confundida com crosta. Isto é devido à semelhança dos sintomas. As culturas suscetíveis à clorose incluem vegetais como tomates e pepinos. Um jardineiro que não se esqueça da prevenção reduzirá significativamente o risco de clorose.

Clorose de Tomate

Mais do que muitas outras culturas, o tomate é suscetível à clorose não infecciosa. A rega excessiva causa estagnação de fluido no sistema radicular, o que dá impulso à podridão. A falta de minerais é interrompida com a introdução de preparações especiais e fertilizantes.

Os arbustos afetados pela infecção viral são descartados e a terra é imediatamente cultivada. Para fazer isso, você pode usar uma solução de permanganato de magnésio (permanganato de potássio) ou fungicida. Caso contrário, ocorrerá infecção de plantas próximas.

Clorose de Pepino

Mudar a forma das lâminas das folhas e amarelar as veias é um sintoma que indica muitas doenças. Isso pode explicar as dificuldades que podem surgir durante o tratamento.

Em qualquer caso, é mais fácil prevenir a clorose do pepino do que eliminar. Para isso, duas semanas antes do plantio, é necessário introduzir húmus vegetal no solo preparado. Ele contém todas as substâncias necessárias.

Clorose de arbustos de frutas

Os jardineiros costumam chamar a doença de pálida. Arbustos infectados (groselhas, framboesas, groselhas, etc.) crescem lentamente e produzem frutos pobres. O agente causador do mosaico amarelo (clorose infecciosa) é um nemátodo. Após medidas preventivas oportunas, o jardineiro se protegerá da maioria dos problemas possíveis.

Clorose da uva

O desenvolvimento da patologia é indicado pelo aparecimento de manchas localizadas entre as veias nas folhas. Sua cor varia de creme a limão. Pratos antigos são fornecidos, novos são pintados de amarelo cáustico. As frutas são pequenas em tamanho.

A clorose tem um efeito negativo na resistência ao gelo. Os sinais da doença se tornam mais pronunciados na primavera e no final do verão. Para revelar uma doença pálida, a folha de uva branqueada é revestida com quelato de ferro.

Um resultado de teste positivo é evidenciado por um padrão verde saturado que aparece na placa durante o dia. Entre as variedades de uvas resistentes à clorose, destacam-se Moscatel, Limberger, Cabernet, Pinot Noir, Saint Laurent, Elebing, Riesling, Pinot Meunier e Trollinger.

Clorose de Framboesa

Este arbusto também pode ser afetado pela clorose funcional e infecciosa. O primeiro sinal da doença é o aparecimento de manchas amarelas pálidas, que com o tempo crescem e se combinam. Após as folhas, caules e brotos jovens são afetados.

Para evitar esses problemas, você deve:

  • use apenas mudas saudáveis ​​para o plantio;
  • afrouxe regularmente os corredores e remova as ervas daninhas;
  • tratar arbustos com soluções que evitem o aparecimento de insetos sugadores;
  • despeje framboesas com água aquecida ao sol;
  • introduzir fertilizantes contendo nitrogênio, lixo da floresta, turfa, húmus ou composto no solo.

Clorose de morango

As causas da doença nesta planta são as mesmas das framboesas: deficiência de minerais, infecção infecciosa e aumento da acidez do solo.

Com a clorose viral, além da descoloração das lâminas foliares, ocorre a formação de internódios curtos. Nesse caso, livrar-se da doença não funcionará. A única maneira de sair da situação é a destruição dos morangos afetados e o processamento imediato do solo. A clorose não infecciosa é tratada com medicamentos especiais.

Clorose de árvores de fruto

O desenvolvimento da clorose é indicado pelo aparecimento de pigmentação nas folhas. Manchas amarelas pálidas se formam em sua superfície. Note-se que a cor das veias não muda. A falta de tratamento implica uma torção gradual e a morte da folhagem.

Clorose de maçã e pêra

Macieiras e peras afetadas pela deficiência de ferro são pulverizadas com soluções medicinais. Eles também recebem injeções de sulfato de ferro. O furo que é perfurado para isso no porta-malas deve ser coberto com cimento.

Com uma quantidade insuficiente de nitrogênio, a folhagem localizada abaixo começa a perder cor. Nesta situação, os jardineiros recomendam o uso de fertilizantes orgânicos contendo nitrogênio. A deficiência de potássio é manifestada pelo amarelecimento das folhas em brotos jovens.

Borda necrótica e manchas escuras na placa foliar indicam uma deficiência de enxofre e oxigênio no sistema radicular. Portanto, o jardineiro precisará de farinha de dolomita e cinzas de madeira. Quanto mais a clorose não infecciosa progride, mais difícil é identificar a causa de sua ocorrência.

A variedade viral da doença é expressa em duas formas, entre elas um mosaico e um anel clorótico. O primeiro afeta os caules, frutas e folhas. Pontos brilhantes e listras aparecem neles. A lista de sintomas pode ser complementada por um atraso na produção de frutos e uma diminuição no rendimento. A localização do anel é manifestada por um amarelecimento pontudo da folhagem, retardo no crescimento, encurtamento dos brotos. Árvores doentes não toleram temperaturas extremas.

Clorose de flores

Não existem culturas capazes de resistir à clorose, portanto essa doença pode aparecer em qualquer local. Isso se aplica a plantas domésticas e de jardim. Deve-se prestar atenção especial ao estado de clerodendrum, azáleas, gardênias, ficus, hibisco, flox e abutilon.

Clorose de hortênsia

As flores geralmente sofrem com a falta de ferro. E devido ao metabolismo inadequado, a folhagem das plantas desaparece, se enrola e cai. A terapia mais eficaz é a prevenção oportuna. Fonte: ohclip.site

Os meios em que o ferro está presente são usados ​​para pulverização ou aplicados sob a raiz.

Clorose de rosa

Os sinais de infecção são os mesmos: amarelo e veias, que se destacam contra um fundo desbotado por sua cor rica. Entre os fatores que podem provocar uma doença, existem:

  • quantidade insuficiente de ferro;
  • abuso de fertilizantes químicos na última temporada.

Geralmente as plantas enfraquecidas ficam doentes. As rosas, caracterizadas por um sistema radicular desenvolvido e com uma localização mais favorável, provavelmente não sofrerão.

Os arbustos afetados não devem ser abundantemente regados, aparados e alimentados com fertilizantes nitrogenados até que se recuperem. O tratamento começa antes da estação de crescimento. Uma substância mineral é introduzida no solo preparado, da falta da qual a planta está doente e húmus. Este último pode ser substituído por verbasco.

Tratamento da clorose com medicamentos e remédios populares

Para evitar o aparecimento de clorose, você precisa:

  • alimentar plantas com fertilizantes minerais e orgânicos;
  • pragas matadoras oportunas que transmitem a infecção;
  • mulch o corredor;
  • acidificar o solo contendo uma grande quantidade de carbonatos.

Os medicamentos são selecionados com base nos dados obtidos durante a inspeção da planta. As causas e o tratamento da doença, em qualquer caso, estão inter-relacionados.

Item obrigatórioA droga / remédio popular
FerroFerovit
Ferrilene
Quelato de ferro
MagnésioSulfato de magnésio
Farinha de dolomita
EnxofreSulfato de potássio
Kalimagnesia
ZincoÓxido de zinco
Sulfato de zinco
CálcioLimão com casca
Casca de ovo

Com o tipo infeccioso de clorose, o tratamento será uma perda de tempo. A luta por uma planta infectada com vírus e fungos é perdida antecipadamente. De qualquer forma, você precisa se livrar dele.

Uma solução universal para o problema é a destruição de plantas doentes e a pulverização dos demais medicamentos contra a clorose e o uso de fertilizantes complexos para aumentar a imunidade. A lista de opções possíveis inclui cobertura, como Uniflor Micro, Reasil, Kemir Lux.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Prevenção da gomose que ataca o caule dos cítrus (Pode 2024).