Como coletar e preparar sementes de tomate

Pin
Send
Share
Send

Gostei muito da variedade de tomate que encontrei este ano. Quero cultivar esses tomates a seguir, mas não tenho certeza de que posso encontrar as sementes, então decidi colher as minhas.

Nuances varietais

Em primeiro lugar, quero observar que, se você gostou de algum tipo de híbrido, não poderá cultivar os mesmos frutos, eles serão diferentes. Mas se você gostou de algum tipo, prossiga com ousadia.

A escolha certa para frutas

Para as sementes, escolha melhor os primeiros frutos, nos galhos mais baixos, que não tiveram tempo para polinizar. Eles florescem no início do verão, quando as abelhas ainda não estão ativas e não podem transferir o pólen de uma variedade para outra, portanto, há menos risco de cruzamento. Mas, se você quiser algo novo, experimente, este é seu direito.

Portanto, colhemos os tomates, se eles não amadureceram, e os deixamos em um local escuro, em nenhum caso você deve deixá-los ao sol. Nós escolhemos mesmo, sem danos e deterioração.

Processo passo a passo

Corte ao longo do feto. Extraímos as sementes em um recipiente de plástico ou vidro. Cobrimos com gaze limpa ou um pedaço de papel no qual você pode escrever ao mesmo tempo o nome da variedade.

Colocamos em um local escuro e seco por 2-3 dias. O líquido com as sementes fermenta levemente, fica transparente, enquanto as sementes se separam. Quando isso acontecer, lave-os em uma peneira com água corrente e deixe secar um pouco.

Deite em uma folha limpa e deixe secar por mais 5-7 dias, misturando periodicamente. Quando secarem, coloque em sacos de papel pré-preparados com o nome da variedade, suas características e o horário da coleta. Esses sacos podem ser armazenados em local seco por até 5 anos, enquanto a germinação das sementes é preservada. Vá em frente, espero que tudo dê certo.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: COMO OBTER SEMENTES DE TOMATE PARA PLANTAR (Abril 2024).