Zinia: plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Zinnia ou zinnia na ortografia original é uma planta arbustiva perene cultivada em calor, cultivada em latitudes temperadas anualmente.

Nomeado em homenagem ao diretor do Jardim Botânico, Johann Zinn. O segundo nome popular é Major. Pertence à família dos ásteres, existem mais de 20 espécies, mais de 50 variedades são criadas.

Eles diferem na forma e na cor dos gomos na forma de tampas com uma forma hemisférica ou plana. As variedades altas são cultivadas para buquês, as flores cortadas ficam em buquês por até 20 dias. Arbustos médios e baixos são usados ​​no paisagismo. O cultivo agrícola é simples.

Descrição e características de zinnia

Um arbusto de flores com hastes elásticas ramificadas, eretas ou espalhadas, com uma borda dura floresce desde o meio do verão até o final do outono. A cultura termofílica tem medo de geadas, despretensiosa ao sair. Como muitas plantas da família aster, o zínia não é exigente no solo, gosta de boa iluminação. Dependendo da variedade, cresce de 20 cm a um metro. As folhas das principais são ovóides com uma ponta pontiaguda, verde denso, escuro ou saturado.

Cresça em frente ou em espiral. O fruto é um aquênio de forma triédrica, oblata ou oval.

É usado para decorar jardins e parques como uma cultura anual, embora na natureza o major seja considerado um arbusto perene. Cresce no México, América do Norte e do Sul. Os criadores deduziram abundantemente variedades de flores de diferentes cores e tons, as tampas das flores são planas ou na forma de um hemisfério. As pétalas em forma de cana raramente crescem retas, geralmente se enrolam em um túbulo, formando um broto de terry, às vezes enrolando na ponta.

A floração multicamada, dura até dois meses, começa 50-55 dias após a emergência. Na Rússia, a tecnologia agrícola de mudas é usada.

A primeira fila de brotos grandes ao ar livre são as flores do primeiro estágio, as sementes amadurecem neles, o resto - dentro do mato, floresce no segundo, terceiro turno, nelas as sementes podem não herdar as características das espécies.

Tipos e variedades de zínia

As classificações de jardins existentes agrupam inúmeras variedades de flores em aparência em quatro grupos de espécies de zínias: lineares graciosos, de folhas estreitas, de flores finas e separados, embora externamente pareça uma mirra de folhas finas.

O comprimento da haste é distinto:

  • zinnias altas, são cultivadas para cortar em buquês, são arbustos com uma altura de 60 a 90 cm.Com bons cuidados, iluminação, separam variedades que atingem um metro de altura;
  • de altura média, com uma altura de 30 a 55 cm, são criados para o desenho decorativo de parcelas;
  • anões atrofiados ou canteiros de flores, sua altura varia de 15 a 30 cm, ficam bem em jardins ornamentais, nas colinas alpinas, decoram varandas plantadas em vasos.

Vale a pena considerar a variedade de cores em detalhes.

Gracioso

Uma visão anual da zínia com pétalas densas formando grandes e exuberantes gorros. Floresce do meio do verão até temperaturas congelantes. O grupo possui variedades anãs, médias e altas. As tomadas florais são densas, o diâmetro varia, no mínimo 3 cm, no máximo até 17 cm.Uma paleta de flores diversificada: do branco ao roxo, vários tons de amarelo, do limão ao creme, vermelho do escarlate ao marrom, existem carmim, laranja, roxo e lilás. Variedades:

  1. O grupo da dália de zinnias altas com flores grandes e capas densas de forma hemisférica é o mais numeroso. Pétalas de junco com borda redonda, coletadas na forma de ladrilhos, inflorescências felpudas, grandes, de 10 a 14 cm, cultivadas para buquês, retêm sua apresentação por até 3 semanas. Variedades populares: gigante da Califórnia, Denaris Giants, tamanho híbrido russo F1. Notícias de criação: Urso polar com inflorescências brancas como a neve, lavanda surpreendentemente delicada sombra azul-lilás. Monarch Carmesim tem uma cor carmim de chapéus de flores, Dream tem uma cor lilás, saturada e brilhante, Hallo com inflorescências cor de rosa coral. Príncipe púrpura gigante ou Ginny com tampas do tamanho de um pires com um tom lilás, pétalas brilhantes, brilho.
  2. O zínia gigante, semelhante a um cacto, com pétalas pontiagudas refere-se a espécies altas, os chapéus estão soltos, as pétalas estão mesmo na base, formam um tubo denso na ponta. A popular série Giant Cactus Flowers é criada para buquês, arbustos são altos, até um metro de altura, chapéus de flores são laranja, escarlate, ensolarado e cor carmim escura.
  3. Crisântemos são considerados de altura média. As pétalas são grandes, coletadas em botões de terry. Pétalas de cor lisa formam um tubo ou têm a forma de um cacho.
  4. Pompons - zínias ramificadas e atrofiadas, caracterizadas por um aumento da bushiness, flores hemisféricas. Resistente ao frio, tolera pequenas geadas no solo, florescendo de junho a final de outubro. Variedades populares: Chapeuzinho Vermelho, na versão original chamada Rotcopchen. arbustos de tamanho médio com chapéus florais de cor vermelha saturada, as pétalas não desaparecem ao sol; Tom-Thumb, uma variedade anã que se assemelha a Chapeuzinho Vermelho, mas a flor não é tão densa.
  5. Fantasia - zínias de arbusto de tamanho médio, com flores soltas com diâmetro de 8 a 10 cm, pétalas estreitas com ponta bifurcada e irregular, em muitas variedades são torcidas, monofônicas e variegadas. A popular variedade Short-Staf de tamanho reduzido ramifica bem, os tampões de flores são pequenos, com 3,5 a 4 cm de diâmetro, as cores são suculentas: vermelho, coral, ensolarado, branco, cereja.

De folhas estreitas

Trata-se de um grupo de zínias de tamanho médio, cuja altura é de 45 a 55 cm. Os chapéus florais são pequenos, de até 3,5 cm de diâmetro, achatados ou soltos, como terry. Pétalas de densidade média, dobre em um tubo. têm uma cor amarela ou laranja lisa, as fileiras de pétalas pequenas no núcleo são mais escuras do que as demais. O zínia de folhas estreitas externamente lembra calêndulas.

Popular, frequentemente usado em variedades de projetos paisagísticos:

  1. Tapete persa, em um arbusto denso ao mesmo tempo, existem botões de diferentes tons, do amarelo ensolarado ao açafrão.
  2. KandyStrip, uma versão regionalizada do tapete persa, é distinguida pelas pétalas de flores listradas, o segundo nome da variedade é Tiger.
  3. Glorinshayn, uma variedade com um arbusto limpo, cheio de chapéus felpudos de cor laranja brilhante, às vezes uma borda estreita marrom escura é visível nas pétalas.
  4. Cereja - um híbrido anão com brotos ramificados, usado para o cultivo doméstico durante todo o ano em vasos, hemisféricos, brotos de terry, transição de cor de pétala, laranja na base, açafrão na ponta.
  5. O tapete persa em forma se assemelha a um tapete persa, a cor das pétalas é branca ou limão, os arbustos são densos e maciços.

Híbridos

Os criadores receberam muitas espécies decorativas cruzando zínias de folhas estreitas e graciosas, as variedades mais populares usadas no projeto da paisagem:

  1. "ProfusionMixed", lançou uma série de variedades de cores e crescimento sob esta marca. Os arbustos se ramificam bem, repletos de flores multicamadas. Pétalas de zínia híbridas são semelhantes à camomila.
  2. A mistura de cores “Carrossel” é uma variedade de zínia de flores grandes de tamanho médio, os chapéus são densos, as pétalas são estreitas até a ponta, variam em cores, pequenas, crescendo no centro de uma tonalidade diferente.
  3. A variedade Svizl é representada na Rússia por duas variedades de Ivory Cherry com botões densos em creme branco; as pétalas mudam de tonalidade para a ponta; Yelou escarlate com chapéus de cor vermelha saturada, pétalas cercadas por uma pequena borda marrom.
  4. Shaggy Dog - um arbusto alto com brotos soltos, pétalas tubulares estreitas e torcidas.
  5. "Magalhães" é uma variedade de baixo crescimento com botões densos de até 10 cm de diâmetro. Cores híbridas: coral, salmão, laranja, cereja suculenta, vermelho brilhante, saturado e amarelo pálido.
  6. Peppermint Stick é um híbrido de tamanho médio com uma cor de transição suave das pétalas do ensolarado para o vermelho.
  7. A inveja é um arbusto com ramos de flores hemisféricas de diferentes tonalidades, usado para paisagismo dos parques da cidade.

Bem florido

Externamente se assemelha a cosmea. O arbusto é solto, de tamanho médio, o tronco é fino, levemente avermelhado, dividido em joelhos pequenos. O diâmetro das flores é pequeno, de até 3 cm, e as pétalas raramente são plantadas, estreitas, curvas, roxas.

Linearis

Uma pequena variedade de zínia, com a forma de um pequeno arbusto chegando a 30 cm, esférica. Esta espécie é às vezes chamada de folhas estreitas, mas se ramifica mais. As pétalas são densas, estreitas, afiadas, amareladas. Diversas variedades reprodutivas:

  1. Ai dourado - branca como a neve, uma roseta floral como uma margarida, no centro uma fileira densa de pétalas pequenas.
  2. O arbusto compacto de caramelo é coberto de pequenas flores com centros escuros e largos, as pétalas são densas, foscas e amarelo pálido.
  3. Estrela amarela - flores amarelas saturadas.

A Linearis é cultivada em apartamentos como uma cultura perene em vasos, as zínias são despretensiosas ao sair, apreciadas pela abundante floração longa.

Plantando zínia

A planta é termofílica, não tolera geadas, apenas algumas variedades de seleção toleram temperaturas abaixo de zero.

Eles cultivam mudas de zínia. É mantido em casa ou em estufa até o final das geadas de retorno. A semeadura é realizada em março ou abril; é conveniente plantar zínia em xícaras individuais ou pastilhas de turfa. O solo é adquirido pronto, universal ou para tomate. O solo é produzido de forma independente, misturando em proporções iguais a terra turfa, a areia do rio e o húmus.

Antes do plantio, as sementes são verificadas quanto à germinação, os brotos aparecem dentro de cinco dias. As datas de chegada são selecionadas de acordo com o calendário lunar. É mais conveniente usar pastilhas de turfa, elas são embebidas sem remover a malha de reforço. Para plantar zínia, escolha comprimidos com um diâmetro de 4 cm. Em segundo lugar, por conveniência, copos individuais, você pode comprar blisters cilíndricos de 6-8 peças. Aprofundar as sementes a uma profundidade de 0,5 a 1 cm Quando plantar em grupo, observe um intervalo de pelo menos 4 cm entre as plantas. Para o rápido surgimento de brotos de zínia, são criadas condições tropicais: os recipientes de plantio são bem derramados, apertados com um filme, limpos em local quente, a temperatura de germinação recomendada é de + 25 ... +27 ° С.

Os tiros aparecem em 5-7 dias. O filme é removido, as mudas são transferidas para um local quente e iluminado.

Características do cultivo de zínia

Durante o período de crescimento ativo, as mudas são fertilizadas com o fertilizante complexo Agricola para plantas de interior. Com um plantio geral de sementes em grande capacidade, o mergulho das plantas é realizado após o aparecimento da terceira folha cheia.

A temperatura ótima de crescimento não é superior a +22 ... +24 ° С, não é inferior a +17 ° С. Se as mudas se esticarem muito, elas a iluminam, aumentando o horário de verão para 14 horas. A planta floresce 2,5 meses após o surgimento dos brotos, as mudas são transplantadas com 4 a 6 semanas de idade. No processo de crescimento, beliscar é feito para o aparecimento de brotos laterais, o ápice é removido do caule. Você pode cortá-lo com uma tesoura, eles são pré-desinfetados.

A fertilização durante a estação de crescimento é realizada não mais do que 1 vez por mês. É aconselhável escolher complexo, que inclui potássio, cálcio, fósforo. Os fertilizantes nitrogenados tornam-se limitados, para não provocar apodrecimento das raízes. Para a alimentação, o superfosfato, a amofoska, o sulfato de potássio, o fertilizante pré-fabricado "Flower", "Rainbow" são usados. Antes de plantar no solo, as mudas são temperadas - elas são levadas para um local fresco, podem passar a noite ao ar livre, primeiro sob um abrigo de tecido e depois sem ele.

Cuidado de canela ao ar livre

O complexo de medidas agrotécnicas inclui a remoção de ervas daninhas de mudas, a rega no período seco, a cobertura durante o período de brotamento, a remoção dos brotos após a floração e novos se formarão em seu lugar. Se o solo for denso, é aconselhável realizar o afrouxamento.

Aperte apenas as variedades decorativas do arbusto As hastes das zínias do buquê são deixadas unárias, mesmo, para que a flor tenha uma apresentação.

Tsiniya não está exigindo sair. Cresce melhor em um local bem iluminado, mas também agradará em áreas sombreadas.

Tsiniya após a floração

Depois de voar ao redor das pétalas do botão, um cone fofo é formado no caule, é um cesto de sementes. É arrancado ou deixado para amadurecer. Os botões mais brilhantes e uniformes da primeira linha são marcados com fios; as sementes são coletadas a partir deles. Se desejado, os arbustos podem ser movidos para um apartamento ou um jardim de inverno.

Como e quando colher sementes de zínia

Cestas de sementes cortadas são adicionalmente secas até desmoronar. Depois disso, eles são amassados ​​nas palmas para que as sementes apareçam. Antes de embalar, eles são classificados. O Zinnia tem uma característica distintiva: diferentes arbustos podem crescer a partir de uma cesta. Isto é devido ao estágio de desenvolvimento das sementes.

Para o plantio, deixe apenas sementes alongadas em forma de lança com uma ponta pontiaguda e estreitas com uma ponta acinzentada. Os marrons em forma de coração são jogados fora, plantas baixas e decorativas crescem a partir deles, mesmo que as sementes sejam coletadas de arbustos terry.

Produtores de flores experientes dividem as sementes em grupos. Eles escolhem a forma de lança para cultivar botões felpudos e planos, alongados com uma cauda acinzentada, geralmente herdam completamente as características decorativas.

As sementes são dispostas em embalagens, assinam o ano de coleta, cor e variedade. Armazene a semente em temperatura ambiente em papel. Com alta umidade, a germinação cai.

Zínia perene no inverno

Em regiões quentes, onde não há geadas fortes, o zínia é coberto com lapnik, folhas secas de ervilhas e outros materiais soltos. Faça proteção para a neve. Arbustos de inverno em campo aberto, ganham vida na primavera, mais uma vez começam a florescer. Se desejado, eles são desenterrados, deixando um pedaço de terra, transferidos para vasos, vasos de plantas e recipientes. Transferido para um jardim ou apartamento de inverno para o inverno. Para não parar de florescer, pedúnculos secos eclodem.

Pragas e doenças de zynia

Zínia proteger de lesmas, insetos voadores com insetos. De doenças fúngicas são usados ​​fungicidas. Zynias raramente fica doente.

O residente do Sr. Summer recomenda: os benefícios da zínia no jardim

A planta é cultivada para fins decorativos; ocupa um lugar fundamental no projeto da paisagem. É apreciado pelos proprietários das parcelas. Benefícios do Zinnia:

  1. Paleta brilhante de cores da forma e tons de amarelo a roxo. A exceção é azul, apenas a variedade de lavanda é criada.
  2. Os botões não desbotam ao sol, ficam bem em um buquê.
  3. Não exige cuidados em campo aberto, resistente à seca, despretensioso à composição e acidez do solo.
  4. As flores atraem insetos polinizadores: abelhas, borboletas. As sementes são comidas pelos pássaros.
  5. Duração e estratificação da floração.
  6. A diversidade de espécies cresce em diferentes alturas.
  7. O Zinnia não oprime as hortas, os verdes, não é difícil escolher um local para o plantio.

Ao escolher um local para o zinnia, considere os conselhos dos designers:

  1. Eles são melhor plantados em grupos; para o plantio único, são preferíveis as variedades de flores grandes.
  2. Undersized - excelente design de fronteiras.
  3. Zinnia é melhor combinado com ásteres, malmequeres, açafrão.

No final da temporada, os arbustos podem ser transplantados para vasos, eles irão deliciar-se com flores o ano todo.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como cultivar e semear a Zinia (Abril 2024).