A falta de uma cabana de verão não é motivo para desistir do prazer de plantar vegetais, cuidar deles e colher. Eles podem ser cultivados em casa, sem cansativas viagens ao país. Por exemplo, existem variedades de tomate frutado pequeno para reprodução em um apartamento ou em uma varanda.
Tomate cereja no peitoril da janela trará deliciosas frutas, além de decorar a casa. Eles podem ser cultivados em qualquer época do ano, para que sejam adequados para os jardineiros que sentem falta das camas no inverno.
Descrição de Tomate Cereja
Tomate em miniatura tem o nome geral de cereja, que significa "cereja" em inglês. Hoje, existem mais de 100 variedades de tomates com frutos pequenos, diferindo em tamanho, forma, cor e sabor. Hoje, a cereja é muito popular: eles são consumidos frescos, feitos com saladas, em conserva, salgados e até secos. Essas frutas são armazenadas por um longo tempo sem perder suas qualidades, o que as compara favoravelmente com outras variedades.
O conteúdo de nutrientes nos tomates das variedades de cereja é cerca de 1,5 vezes maior do que nos tomates comuns. 100 g dessas pequenas frutas contêm uma dose diária de vitaminas A, C e grupo B, potássio e ferro.
Que variedades de cereja você pode escolher para cultivar uma casa
As variedades de cereja foram desenvolvidas para apartamentos urbanos, que crescem entre 0,5 e 0,6 m (alguns atingem de 1 a 1,5 m). Em terreno aberto e em condições de estufa, são cultivados arbustos mais altos e mais fortes, que proporcionam uma colheita mais rica. De um arbusto interno, você pode coletar cerca de 1,5 a 2 kg de frutas por estação.
As seguintes variedades de tomate cereja são geralmente recomendadas para cultivo doméstico:
- Lycopa F1;
- Maxik F1;
- Kira F1;
- Milagre da varanda;
- Chapéu laranja;
- Chapeuzinho Vermelho;
- Chapéu amarelo.
O Likopa F1 é uma variedade de tomates cereja, cujos arbustos podem atingir 1,5-2 metros de altura. Os frutos são suculentos, com uma pele densa, a polpa tem um sabor agradável e levemente adocicado, com uma leve acidez. Eles se assemelham a bagas, o peso de cada fruta é de 10 a 40 G. O sabor e os benefícios dos tomates desta variedade são devidos ao alto teor de licopeno (pelo qual recebeu esse nome). Os frutos amadurecem dentro de 90 a 95 dias após a emergência.
A variedade Lycopa F1 é altamente resistente a fungos e outras doenças. Perfeitamente adequado tanto para consumo fresco quanto para preparações de inverno. Os frutos suportam o armazenamento a longo prazo, mantendo o sabor.
Maksik F1 é uma variedade de cerejas reconhecida como uma das melhores para enlatar. Amadurece dentro de 90 dias após a germinação. As frutas podem ficar por um longo tempo, mantendo a frescura e a aparência bonita. Arbustos desta variedade são resistentes a doenças virais, nemátodes, verticilose.
Os arbustos da variedade Kira F1 atingem uma altura de 1,5 a 1,7 metros. O amadurecimento de frutas geralmente ocorre 95-105 dias após a emergência. Em um pincel, existem 18 a 20 peças de forma redonda, ligeiramente achatadas na parte superior. São alaranjados, densos, não racham durante o tratamento térmico e o estresse mecânico. É uma variedade despretensiosa e fácil de cuidar.
Variedades marcadas com híbrido F1. Suas sementes não podem ser coletadas para o plantio subsequente.
Balcony Miracle é uma variedade determinante, cujos arbustos atingem uma altura de 0,6 M. Esses tomates podem ser cultivados mesmo no inverno, obtendo uma colheita cerca de três meses após a emergência. As frutas são excelentes para consumo fresco e para preservação.
Variedades de Chapeuzinho Vermelho, Amarelo e Laranja são distinguidas pela cor da fruta, que é clara nos nomes. Todas essas plantas são muito compactas, crescem de 0,5 a 0,6 m e podem ser cultivadas em vasos ou plantadores relativamente pequenos, no parapeito da janela ou na varanda. Entre as mudas e o amadurecimento dos frutos, leva cerca de 85 a 90 dias. Plantas decorativas, eles podem decorar o apartamento.
O arbusto de cerejeira, cravejado de bagas, colocado na mesa na panela, parece muito impressionante.
Também foram cultivadas variedades subdimensionadas de tomate cereja, como bonsai, morango, monte dourado e contas de Rowan.
Plantar tomate cereja em casa
Se você deseja começar a cultivar tomate cereja em casa, precisa se preparar adequadamente: escolha o material para o plantio, um local para o futuro "jardim" doméstico. Como essas plantas precisam de luz, coloque os vasos em um local bem iluminado, perto das janelas nas quais o sol espreita a maior parte do dia. Também é necessário preparar os suportes que os arbustos cultivados precisarão. Nesta qualidade, você pode usar palitos de qualquer material: madeira, plástico, metal. Os vasos devem ser selecionados com alta e suficientemente volumosa, cerca de 8 a 10 litros.
Tomates cereja são cultivados a partir de sementes ou pelo método de beliscar plantas adultas.
Como regra, elas são plantadas no final de agosto ou início de setembro para obter legumes maduros para a mesa festiva do ano novo ou no final de novembro e início de dezembro para a colheita em uma março pobre em vitaminas.
Descrevemos o processo passo a passo:
- preparação:
- seleção de solo e local;
- sementes para plantio;
- plantio de sementes;
- brotos de mergulho.
Depois de comprar as sementes, é necessário separá-las e colocá-las por 12 horas em uma solução para estimular o crescimento (você pode comprar em uma loja especializada). Isso os acordará. Depois disso, enxágüe bem e embrulhe em gaze umedecida com água até que inchem.
Depois disso, as sementes são colocadas em solo previamente preparado, a uma profundidade de cerca de 1 cm da superfície. O solo mais adequado para cereja é uma mistura de solo de jardim e areia de rio em uma proporção de 1: 3, à qual são adicionados turfa e húmus.
Antes do plantio, o solo deve ser descontaminado com uma solução de sulfato de cobre.
Depois disso, para melhor crescimento e desenvolvimento das plantas, é necessário introduzir fertilizantes minerais ou cinzas no solo. Em seguida, despeje com água assente à temperatura ambiente ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Os tanques com sementes plantadas são cobertos com polietileno ou capuz de vidro, criando condições de efeito estufa. Após o aparecimento das filmagens, o filme ou a tampa não devem ser mantidos acima das plantas o tempo todo. Periodicamente, é necessário abri-los para acesso a ar fresco e endurecimento.
Quando duas folhas aparecerem no chão, mergulhe a raiz beliscando-a. Isso ajudará o sistema radicular a se fortalecer e se desenvolver bem. Em seguida, as plantas precisam ser regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio e polvilhar a superfície com uma pequena camada de areia.
Você também pode cultivar mudas em pequenos recipientes e, depois que várias folhas aparecerem no broto, transplante-o em uma panela grande. Nesses casos, duas sementes são semeadas em vasos pequenos (você pode tomar copos de plástico comuns). Após a emergência, elas são avaliadas e um broto mais forte e mais desenvolvido é transplantado para uma panela grande.
Além disso, muitos jardineiros que plantam tomates cereja em casa usam o método de beliscar. De um arbusto adulto, você precisa separar o galho e colocar em um recipiente com água. Cerca de uma semana depois, aparecem raízes finas, após as quais você pode plantar a planta em solo preparado em uma panela grande.
Cuidado caseiro de tomate cereja
Muitas variedades de tomate cereja, como regra, não são muito caprichosas. No entanto, eles precisam de cuidados, caso contrário, uma boa colheita não será. Essas plantas precisam de rega adequada, mantendo uma umidade e temperatura estáveis. Eles precisam de uma certa quantidade de luz e calor.
Para que a cereja cresça bem e traga uma colheita abundante, precisa de uma iluminação boa e duradoura.
No inverno, não há muito sol na maior parte do território de nosso país; portanto, os arbustos de cerejeira precisam criar iluminação adicional; o horário de verão deve ser de pelo menos 16 horas. Se as plantas não tiverem luz suficiente, o processo de fotossíntese será lento: isso é indicado pela cor pálida da vegetação. Os ovários não aparecerão em tal arbusto e a colheita não esperará.
Você também deve manter um certo regime de temperatura: durante o dia - em torno de + 20 ... +25 ° C, à noite - pelo menos +18 ° C. Recipientes com plantas devem ser colocados na luz, em um local onde não sejam perturbados pelo fluxo de ar frio. Se os tomates são cultivados na varanda, em regiões com clima temperado, eles devem ser trazidos para o apartamento à noite, mesmo no verão. Afinal, a temperatura pode cair abaixo de +18 ° C, o que pode danificar seriamente a planta.
É necessário remover regularmente as folhas amareladas ou secas do mato. A maioria das variedades também exige poda periódica. É necessário para que a planta não entre em crescimento, liberando força nos verdes, mas traz mais frutas. Quando os ovários aparecem no mato, restam 4 ou 5 escovas. Ao mesmo tempo, a parte superior é anexada, cortando 3-5 cm.
Galhos cortados, os chamados enteados, podem ser usados para cultivar novos arbustos. Para isso, são colocados em um copo ou jarra de água e, após o aparecimento das raízes, são plantados em uma panela.
Rega
Para que um arbusto de tomate cereja se sinta bem, ele deve ser adequadamente regado. Tanto a deficiência quanto o excesso de umidade são prejudiciais à planta. Se o arbusto for derramado, simplesmente apodrecerá na videira. Isso pode ser evitado se, antes de drenar o solo, colocar uma camada de drenagem na panela. Argila expandida pequena ou média é mais adequada para essa finalidade.
Para regar com menos frequência a planta, mas ao mesmo tempo para impedir a secagem da terra, os especialistas recomendam o uso de um hidrogel especial, que também é colocado embaixo da terra.
No verão, o tomate cereja precisa ser regado a cada dois ou três dias, se o tempo estiver ensolarado e quente. Se o verão estiver frio, o tempo estiver nublado, as cerejeiras precisarão ser regadas apenas duas vezes por semana. Para fazer isso, use água bem defendida. O solo deve ser umedecido de manhã ou à noite, quando a atividade do sol não é alta.
A umidade na sala onde estão localizados os arbustos de tomate cereja deve ser de cerca de 70%. Juntamente com a rega, você precisa organizar um pequeno chuveiro para as plantas, pulverizando-as com a pistola. Também é necessário ventilar periodicamente os arbustos, sem deixar que o fluxo de ar seja frio. Para esse efeito, você pode usar um ventilador que os sopre com ar quente.
Top vestir
Para obter uma colheita abundante, os fertilizantes devem ser aplicados nas panelas com tomate cereja. Os mais adequados para eles são superfosfato, cinza de madeira, húmus (não devem ser frescos). Durante a formação dos ovários e o amadurecimento da fruta, os fertilizantes devem ser aplicados aproximadamente a cada 2 semanas, alternando-os.
Fertilizantes contendo nitrogênio também podem ser usados, mas em quantidades limitadas.
Tomate cereja precisa de fertilizantes, mas você não deve abusar deles. Eles são necessários para que a planta se desenvolva bem, e os frutos são saborosos e saudáveis. O excesso de fertilização certamente afetará esses benefícios e as propriedades organolépticas dos tomates não são a melhor maneira.
Algumas dicas sobre cuidados com a cereja
Muitas variedades de cerejeiras para plantar em um apartamento são auto-polinizadoras. Para que a polinização ocorra, são necessários vários arbustos e movimentação de ar no local onde estão localizados os vasos. Você pode colocar um ventilador perto das plantas. Chapéu amarelo
Os especialistas também recomendam ajudar o tomate a polinizar usando uma escova pequena ou um cotonete. É necessário coletar o pólen das flores de uma planta com um pincel e transferir cuidadosamente para outras. Isso deve ser feito no início da manhã, pois o pólen amadurece à noite. O fato de as flores serem polinizadas pode ser julgado pelo fato de as pétalas estarem ligeiramente dobradas para trás.
Como outras plantas de interior, o tomate cereja pode ficar doente ou ser atacado por pragas. Uma planta doente não produzirá uma boa colheita e não agradará aos olhos.
As pragas mais comuns dessas culturas são ácaros e pulgões.
Se forem encontrados insetos nocivos na planta, é necessário ventilar com mais frequência e pulverizar com a pistola. Para o tratamento profilático, o fluido Bordeaux a 1% é adequado. Quando os ovários de frutas aparecem, para evitar infecções, os especialistas recomendam pulverizar as plantas com infusão de alho.
Para prepará-lo, você precisará de 100 g de alho e meio litro de água. Fatias precisam ser picadas, colocadas em uma jarra, despeje água e deixe por 24 horas. Em seguida, coe o líquido através da gaze e dilua em 5 litros de água. Em seguida, adicione 20 g de sabão em pó ralado à solução e misture bem para dissolver. O produto resultante é pulverizado com plantas uma vez por mês.
Se as medidas preventivas não ajudarem, é necessário tratar os arbustos com inseticidas. Em lojas especializadas, você pode pegar os preparativos para a destruição de insetos, projetados especificamente para o tomate cereja. Você também pode usar inseticidas de ação ampla calculando a dosagem de acordo com as instruções da embalagem.
Quando o arbusto cresce, deve ser mantido. Para isso, um suporte é colocado na panela, ao qual o caule está amarrado. Brotos de variadas variedades de cereja podem ser soltos em cordas especialmente amarradas.
Os especialistas recomendam colher frutas do mato depois de amadurecerem totalmente. O tomate, amadurecido em um galho, rico em substâncias úteis, possui sabor e aroma agradáveis. Como regra, os frutos amadurecem uniformemente e podem ser colhidos com pincéis inteiros.
Se os tomates devem ser armazenados por um longo período de tempo, eles podem ser colhidos durante a maturação do leite ou marrom. Ou seja, no momento em que ainda não estão maduros. Da mesma forma, você pode colher uma colheita destinada à fabricação de conservas domésticas.
Jardineiros experientes recomendam plantar tomates cereja em recipientes de metal. Acredita-se que isso reduz o risco de doença fúngica.
Cultivar tomates cereja em casa é bastante simples, se você seguir todas as regras de cuidado. Vale a pena o tempo e o esforço para cultivar frutas saborosas e saudáveis que irão encantar toda a família durante todo o ano.