Zygocactus, Decembrist ou Schlumbergera é um tipo de cacto epifítico que cresce nas florestas do Brasil. Prefere um clima tropical com alta umidade e temperatura constante acima de +20 ° C. Cresce nos troncos de árvores espessas e não gosta da luz solar direta, o Decembrist se sente confortável em áreas sombreadas.
Como cuidar de Decembrist em casa
O zygocactus é uma planta despretensiosa, mas se você negligenciar as condições em que é usado no ambiente natural, pode morrer.
Localização, iluminação
Regras para a manutenção do Decembrist em casa:
- O pote é colocado no parapeito da janela, evitando o lado sul. A luz solar direta causa queimaduras ou vermelhidão dos brotos. A melhor opção é a localização do vaso com uma planta no lado norte ou leste do apartamento. Se isso não for possível, a flor é transferida para as profundezas da sala, e os phytolamps são usados para iluminação adicional. Em casos extremos, a colocação nas janelas do sul é possível, mas se forem fechadas com cortinas opacas ou persianas, serão adquiridos.
- No verão, a planta é levada para salas bem ventiladas, precisa de oxigênio. Varanda ou varanda adequada.
- Durante a floração, não é recomendável se mover, pois durante esse período é especialmente sensível.
Como escolher o solo
No inverno, a flor deve ser transplantada. No ambiente natural, a Schlumbergera cresce em árvores, então você precisa comprar solo especial para cactos.
Temperatura
Para o cacto florescer, ele precisa da temperatura usual - + 18 ... +25 ° C. Antes da floração, o Schlumberger deve ser mantido a + 15 ... +16 ° C, e após os primeiros botões aparecerem em + 20 ... +25 ° C.
Curiosamente, no ambiente natural, o Decembrist pode sobreviver tanto no calor a +40 ° C como a +2 ° C. Além disso, a planta se adapta facilmente às mudanças de temperatura.
Rega
Molhar um cacto durante a dormência é necessário apenas quando a terra está completamente seca.
Durante a floração do dezembrista, a secagem do solo não é permitida, o solo deve estar sempre úmido.
Além disso, os brotos devem ser limpos de poeira e frequentemente pulverizados com água morna e morna (usando um spray fino), pois a flor adora alta umidade. Este método é necessário se a temperatura estiver acima de +26 ° C. A +25 ° C e abaixo, a pulverização não é necessária, pois a umidade é ideal.
Top vestir
Você pode alimentar a planta 3-4 semanas após o transplante durante o período de crescimento ativo (verão, primavera). Use fertilizante complexo para cactos com uma frequência de 2 semanas.
Não é recomendável usar curativos para plantas domésticas, caso contrário, é necessário reduzir a dose em 2-3 vezes. A partir de um excesso de nitrogênio, as raízes do cacto começam a apodrecer.
Transplante
A Schlumbergera é transplantada após a floração, aproximadamente no final de fevereiro a cada 5 anos, se a planta já for um adulto. O transplante de cactos jovens é realizado todos os anos.
O vaso é necessário largo e baixo, uma vez que o sistema radicular do dezembrista é superficial. Antes do transplante, 1/3 da camada de drenagem é derramada no fundo do tanque.
Como o solo utilizado na seguinte proporção:
- turfa - 2;
- solo fértil - 1;
- areia grossa - 1.
Para desinfecção, é adicionado carvão ativado triturado.
Floração e cuidados subseqüentes
Para que o zigocacto floresça, ele precisa de cuidados especiais em casa:
- A flor é transferida de uma sala quente para uma sala mais fria, por exemplo, para uma varanda.
- Dentro de um mês, não regue abundantemente, deixe o solo secar.
- A +10 ° C na rua, os dezembristas são transferidos para uma sala onde a temperatura é de + 15 ... +19 ° C.
- Durante este período, é regado intensivamente.
- No final de outubro, o Schlumberger é colocado em um local iluminado pelo sol por mais de 10 horas por dia. Após 50 dias, o cacto irá florescer. Quando brotos aparecem, a planta é novamente devolvida ao seu lugar e não é mais movida. A temperatura ideal para a floração é de + 17 ... +19 ° C.
Cuidados após a floração
Depois que todos os botões florescem, o cacto é transferido para uma sala fria (período de dormência). Regado moderadamente.
Para que a planta cresça na forma correta, aperte os brotos. Amarelado e seco são removidos. Ao mesmo tempo, os pacientes limpam com as mãos e não cortam com tesouras.
O período de dormência dura até o final de março, depois a planta é transplantada e cuidada como de costume. No início de junho, o cacto é fertilizado.
Reprodução
A melhor época para propagar uma flor é primavera ou verão. Para fazer isso, faça parte do tronco, composto por 2-3 links:
- As estacas são deixadas por vários dias para secar.
- Em uma panela baixa, um terço da drenagem é derramado, a próxima camada é turfa e perlita em proporções iguais.
- Em seguida, a ponta do cabo é tratada com Kornevin e plantada em solo preparado. Planta abundantemente regada.
Para que o cacto crie raízes mais rapidamente, a sala é mantida a uma temperatura confortável de + 20 ... +25 ° C e alta umidade. Periodicamente, o Decembrist é pulverizado e protegido da luz solar direta.
Doenças e pragas
Os dezembristas geralmente sofrem de doenças fúngicas e pragas. Para evitar danos, as folhas e flores do cacto são inspecionadas várias vezes por mês.
Doença ou praga | Danos e recursos | Razões | Tratamento |
Mealybug | Pedaços brancos entre brotos. | Rega incorreta, a flor não é cortada quando folhas secas aparecem. | Tratamento com inseticidas Aktar, Confidor. |
Ácaro aranha | Placa enferrujada nas folhas, teia de ar quase imperceptível. | A aparência da praga é causada por umidade insuficiente. | Pulverizado com drogas Vertimek, Fitoverm e Aktofit. Eles são transferidos para uma sala com alta umidade ou toma um banho quente regular. |
Phytophthora, phytum, fusarium | Raízes doentes, inflorescências murchas e pálidas. | Infecção por bactérias do grupo Erwinia. | Tratamento com furatsilinom ou fitosporinom. |