Decorar um terreno é um passatempo favorito para todos os jardineiros. De fato, recentemente eles vieram ao país para não fornecer vegetais e frutas, embora esse aspecto não deva ser esquecido. Mas, ainda assim, o prazer estético de se comunicar com a natureza está gradualmente surgindo. Um design inovador notável, diretamente relacionado ao design paisagístico do site, pode ser considerado um relógio floral. Este elemento original não é apenas uma verdadeira decoração para qualquer jardim, é também uma coisa prática que permite ao jardineiro navegar no tempo. Obviamente, as versões clássicas dos relógios de rua têm muitas vantagens, enquanto as florais têm um charme único e sempre lembram que o jardineiro as criou com as próprias mãos.
Da história da criação de relógios de flores
Muitas grandes cidades têm relógios de flores. Como regra, eles estão localizados em algum lugar perto da praça central. As flores nelas desempenham um papel exclusivamente decorativo. A base de tais estruturas é formada por um mecanismo especial que move as setas. De fato, este é um dispositivo mecânico que difere do que cada casa possui, apenas em tamanho.
Relógios florais reais apareceram pela primeira vez na Roma antiga muito antes da invenção de sua versão mecânica. Os cientistas já naquela época notaram a interdependência da hora do dia e do comportamento da planta. Os biorritmos de cores naturais tornaram possível dividir o dia com bastante precisão em períodos de tempo. Do início da primavera ao final do outono, as pessoas podiam ser guiadas pelo conhecimento adquirido.
Como invenção, os relógios florais apareceram pela primeira vez na Suécia. A idéia foi completada pelo brilhante biólogo Karl Linney, que dedicou muito tempo à botânica. O pensamento do cientista foi incorporado em um design que tinha a forma de um círculo dividido em setores.
Cada setor foi ocupado por uma planta, cujas inflorescências foram abertas em um horário específico do dia. A floração passou de setor para setor da mesma maneira que uma hora sucedeu a outra.
Características dos biorritmos vegetais
No início da manhã, um dente-de-leão alegre se abre em direção ao sol. A hora do almoço acabou e os nenúfares, fechando os brotos, estão imersos na água. No crepúsculo do jardim, desperta uma festa noturna - uma violeta noturna. Biorritmos diurnos claros são inerentes a muitas plantas. Elas florescem e deixam de florescer dependendo da iluminação e, consequentemente, da hora do dia. Cada flor tem seu próprio horário.
Como se viu, o segredo das cores está nos pigmentos que estão em cada uma delas. Dois pigmentos do fitocromo, dependendo da hora do dia, são transformados um no outro. Ao absorver a luz do dia, um pigmento se transforma em outro. Com o início da escuridão, a transformação inversa ocorre. Assim, a flor "entende" exatamente a que hora do dia está realmente localizada.
Curiosamente, uma mudança nas condições de detenção praticamente não afeta os biorritmos internos da planta. Mesmo no porão escuro, o botão se abre quando seria necessário fazê-lo à luz. E após um certo período de tempo, ele será fechado. Embora, se exposto à luz artificial por um longo período de tempo, os biorritmos podem ser perturbados. Mas isso não acontecerá imediatamente.
Fazendo você mesmo um relógio de flores
Fazer relógios de flores com as próprias mãos não é tão fácil quanto parece. Embora a ocupação seja interessante e extremamente informativa. É altamente recomendável envolver crianças neste trabalho. O caminho receberá uma lição visual da astronomia solar e da botânica divertida.
Não se esqueça que os biorritmos das plantas da mesma espécie dependem das condições climáticas, da latitude geográfica da área em que o site está localizado e do nível de luz natural. É possível que suas informações preliminares exijam ajustes.
Um relógio floral precisa de tempo claro e ensolarado para funcionar. Confiar no fato de que na chuva eles mostrarão a hora exata não vale a pena, isso não acontecerá.
Precisamos do sol e das flores
Para criar um verdadeiro relógio floral ensolarado, você precisará de vários tipos de flores. O princípio geral do trabalho é o seguinte: as flores devem abrir e fechar em um determinado momento, mostrando quanto tempo é.
Determinado com os principais parâmetros:
- Escolhemos um local para os futuros canteiros de flores em nossa horta. Precisamos de um espaço aberto que não seja obstruído pela luz solar. Certifique-se de que a sombra de qualquer edifício, árvore ou arbusto não caia no local.
- Se você deseja que o design futuro execute não apenas uma função decorativa, mas também seja usado para a finalidade pretendida, construa-o em um local visível. Por exemplo, na encruzilhada de vários caminhos de jardim.
- A forma redonda do mostrador é tradicional e confortável. Depois de preparar o solo para o plantio de mudas, é necessário dividir nossa plataforma redonda em 12 setores. Cada um deles simbolizará uma hora.
- O círculo do "dial" deve ser separado do resto do gramado. Você pode isolá-lo cobrindo pequenos seixos de uma cor contrastante ou preenchendo o cascalho.
- Lembre-se de que, na chuva, os botões podem não abrir. O mau tempo derruba as plantas daqueles biorritmos naturais que são inerentes a elas, portanto, não confie na precisão do "movimento".
É muito importante escolher a muda certa para um relógio de flores. Para fazer isso, você precisa não apenas conhecer, teoricamente, os horários de abertura e fechamento dos brotos, mas também como eles se comportam em sua área específica. Dado o período de floração, é necessário colocar mudas nos setores alocados para ela.
Para ajudar você a escolher as flores certas, forneceremos informações abaixo sobre plantas cujos biorritmos diários são mais pronunciados. Observe os objetos selecionados para o pouso, faça sua própria mesa com seus biorritmos. Então o erro com a escolha não ocorrerá.
Se você tem medo de não conseguir lidar com um trabalho em grande escala, pode começar pequeno. Por exemplo, para criar um design simplificado que mostre a hora em que é hora do café da manhã, almoço e jantar.
O fato de que é hora de tomar café será lembrado por violetas, coltsfoot e calêndula, abrindo suas flores das 7 às 10 da manhã. Quando entre 13 e 15 papoulas e sinos encantadores fecham suas pétalas brilhantes, o almoço chega. No período de 20 a 21 flores noturnas são reveladas - jantar e tabaco perfumado. É hora do jantar atrasado. Escolha plantas cujos biorritmos correspondam aos seus. Deixe-os decorar o canteiro e sinalize quando é hora de comer.
Mostrador de sombra
Se os designs anteriores pareciam muito complicados e pouco eficazes, oferecemos uma opção mais fácil de implementar em termos técnicos. A propósito, a aparência do canteiro proposto não será pior e, possivelmente, melhor que o anterior. Aconselhamos que você faça um relógio de sol no qual as flores desempenhem uma função decorativa.
O tempo mostrará a sombra projetada pelo gnomon - uma coluna alta, que pode ser usada como armadura ou suporte de madeira. Marque um círculo que será bem iluminado pelo sol. No centro, configuramos o gnomon para que ele tenha um leve viés para o norte. Para determinar com precisão a direção, você deve usar uma bússola e todo o trabalho é melhor realizado em 12 dias. A sombra do gnomon neste momento deve indicar o ponto superior do nosso mostrador.
No cruzamento da sombra com o círculo, marca 12. Em seguida, a marca precisará ser feita a cada hora. A parte mais importante do trabalho terminará com a colocação da última marca. Das marcas ao centro, denotamos os setores que podem ser decorados ao seu gosto. Os limites dos setores, como regra, são marcados com bordas de cascalho ou flor. Os setores são preenchidos com plantas atrofiadas.
A vantagem desta opção é que você pode usar uma variedade de opções de decoração e flores, sem referência ao momento da floração. Você pode simplesmente fazer um gramado limpo e arrumado, equipado com números bem marcados, impressos em compensado à prova de umidade. Para o plano de fundo do círculo ou setores gerais, você pode usar qualquer cobertura do solo. Para fronteiras - jovens, stonecrops e espécies similares.
Design do vaso
Outro método proposto para a fabricação de relógios é talvez ainda mais simples que todos os anteriores. Sua única dificuldade é encontrar um site adequado. Vamos precisar de 1,5 m². área bem iluminada, que não cairá sombra de árvores ou edifícios altos.
Vamos preparar:
- diferentes vasos (vasos) de diâmetro: 6-10 peças pequenas, 4 peças grandes e uma de tamanho médio;
- uma haste de madeira ou metal com 90 cm de comprimento;
- tinta para trabalhos ao ar livre e pincéis;
- pedras de pavimentação para criar um local em 1 quadrado. m;
- uma mistura de areia e cimento;
- algum cascalho.
Se tivermos todos os materiais e ferramentas, procederemos ao trabalho.
Em vasos grandes com tintas, desenhamos os números 3,6,9,12. Vasos pequenos também terão designações numéricas. Como o relógio de sol não funciona à noite, é lógico começar a numerar potes pequenos a partir das 7 da manhã e terminá-lo às 7-8 da noite. Sim, vamos colocar potes pequenos de cabeça para baixo, aprendendo isso ao marcar. O número exato de pequenos vasos de flores usados dependerá da duração da hora do dia em sua região específica.
Panelas grandes são preenchidas com solo umedecido. Neles colocaremos plantas fotófilas. Não é necessário que sejam da mesma espécie. É melhor escolher aqueles que são do mesmo tamanho e flores brilhantes. Portanto, o design geral será o mais pitoresco.
Vamos preparar a plataforma para o "mostrador", colocando-a com pedras de pavimentação. O design deste edifício depende completamente da sua imaginação. No centro do local, colocamos o único vaso de tamanho médio, que preenchemos com cascalho. Colocamos um eixo nele, cuja sombra desempenhará o papel de uma flecha. Agora, armados com um relógio comum, começamos a colocar os vasos em círculo ao redor do "mostrador" para o local onde a sombra da flecha aparecerá no início de cada hora.
Quando todos os potes são colocados, a estrutura pode ser considerada pronta para operação. Observe que, após várias semanas, a posição dos vasos precisará ser ajustada, porque a posição do sol acima do horizonte muda com o tempo.