Orchid ludisia: regras de cuidados, dicas

Pin
Send
Share
Send

Ludisia ou hemaria é uma planta incomum da família das orquídeas. Ao contrário de outras orquídeas, ela é valorizada não pelas flores (são bastante simples), mas pela extraordinária beleza da folhagem.

Ludisia Orchid Essentials

A pátria da Ludisia são as florestas tropicais do sudeste da Ásia, onde crescem em rochas e terras cobertas de musgo. Por esse motivo, seu sistema radicular se ramifica fortemente para os lados, geralmente formando processos laterais, mas não difere em comprimento.

Um caule grosso e curvo é coberto por muitas pequenas vilosidades. Sua altura raramente atinge mais de 15 cm - a planta prefere crescer em largura.

Grandes folhas aveludadas são coletadas em soquetes. Sua cor é do verde escuro ao bordô, e a superfície é pintada com um padrão de veias prateadas ou avermelhadas. O tamanho atinge 7 cm de comprimento e 4 cm de largura.

A vida de uma folha é de vários anos, após os quais cai, deixando um cinturão marrom no caule.

Hemaria floresce no final do outono e no início do inverno, com pequenas flores brancas (de até 2 cm) espalhadas por longos pedúnculos que crescem nos seios da folha. Essas inflorescências são comparadas com a dispersão de pérolas, razão pela qual essa espécie também é chamada de "orquídea preciosa".

Tipos e variedades de orquídeas ludisia

No ambiente natural, a ludisia é representada por apenas uma espécie - Descolorir (Incolor). Esta é uma planta rastejando no chão, cujo caule termina com uma roseta de folhas e um longo pedúnculo. As folhas são bicolores: verde escuro na frente e avermelhado nas costas, e cinco veias brilhantes se estendem ao longo delas.

Com base nesta espécie, várias variedades decorativas para cultivo doméstico foram criadas.

GrauFolhasVeias
DawsonEscuro, grande.Tonalidade longitudinal, clara e avermelhada.
OdinMuito escuro.Longitudinal, com ramos laterais da veia central.
AlbaFolhas verdes brilhantes, sem tons de vermelho.Rede de luz ramificada.
TletaeQuase preto.Laranja-rosa, longitudinal, às vezes intermitente.
TanlanianaEstreito e alongado, verde escuro.Rede dourada grossa.
VeludoVerde escuro, felpudo.Longitudinal, avermelhado.

Regras para cultivar ludisia em casa

A Ludisia é uma planta que adora sombras, mas ao mesmo tempo exige muita umidade e temperatura.

Para garantir o devido cuidado em casa, lembre-se de que ela adora regar abundantemente, tem medo da luz solar direta e do ar quente e seco e começa a florescer apenas nas condições de resfriamento.

ParâmetroCondições favoráveisCondições adversas
LocalJanelas do nordeste e noroeste.Janelas do sul sem sombreamento. A proximidade dos radiadores. Rascunhos a frio.
IluminaçãoLuz dispersa por pelo menos 12 a 13 horas por dia. Em períodos de falta de luz solar - iluminação adicional com phytolamps.Luz solar direta no auge do dia.
TemperaturaNo verão, + 22 ... +25 ° C durante o dia e + 17 ... +20 ° C à noite. Durante a floração + 18 ... +20 ° C.Abaixo de +15 ° С e acima de +30 ° С. Mudanças bruscas.
UmidadeUmidade 75-80%. Se necessário, use um umidificador de ar elétrico, coloque um copo de água ou musgo úmido nas proximidades.Umidade abaixo de 70%. Pulverizar com uma pistola de pintura.
RegaO substrato é um pouco úmido. Use água filtrada à temperatura ambiente enquanto o revestimento final seca. Como alternativa - regar pelos orifícios de drenagem, imergindo um terço da panela em água por 15 minutos. Remoção obrigatória do excesso de água do poço.Encharcamento ou secagem. Use água bruta ou fria.
FertilizantesComplexos especiais para orquídeas, adicionando-os à água para irrigação. Na primavera e no verão - uma vez a cada três semanas, no outono e inverno - uma vez em cinco. A frequência pode ser aumentada, enquanto reduz a dosagem.Overdose de fertilizantes (leva a danos no padrão das folhas).
PodaRemoção dos pedúnculos imediatamente após a floração. Aparar pedúnculos cedo demais em plantas jovens.Pedúnculos restantes após a floração (faça brotos laterais extras). Floração de ludisia jovem (exige muita força).

Regras de solo e transplante

O transplante de Hemaria é realizado na primavera, quando o crescimento ativo começa. Deve ser realizado conforme necessário, assim que o sistema radicular se aproximar de uma panela. Sinais são pontas de raiz que se projetam dos orifícios de drenagem. Isso geralmente acontece a cada dois ou três anos, às vezes com menos frequência.

Outro motivo para o transplante é o dano ao substrato (endurecimento ou deterioração), doença das plantas.

Como solo, é recomendável escolher substratos especializados para orquídeas ou misturar você mesmo os componentes do solo na proporção de 4: 4: 4: 4: 1: 1, respectivamente:

  • terra de folha;
  • turfa alta;
  • agulhas de pinheiro;
  • esfagno triturado;
  • carvão de bétula;
  • espuma de poliestireno.

Ao escolher um vaso, você deve levar em consideração as peculiaridades do sistema radicular: na Ludisia, ele cresce mais para os lados do que em profundidade, o que significa que a capacidade precisa de um amplo, mas raso.

Um pré-requisito é a presença de grandes orifícios de drenagem no fundo e nas paredes, proporcionando troca de ar adequada.

O transplante é realizado em várias etapas:

  1. A drenagem (argila expandida ou cascalho) e uma camada de solo são preenchidas no fundo da panela.
  2. As raízes da planta são removidas da panela e cuidadosamente limpas do substrato e depois lavadas em água limpa à temperatura ambiente.
  3. Ludisia é colocada no centro da panela e coberta com um substrato no nível do solo anterior.
  4. Ao redor do caule, as plantas são dispostas pré-embebidas em musgo de água quente.
  5. A rega imediatamente após o transplante não é realizada, o solo é umedecido antecipadamente.

Métodos de criação

É mais conveniente propagar ludisia por estacas, segmentos do caule ou divisão do mato.

As estacas são recomendadas durante a vegetação ativa - no final da primavera e no verão. Neste momento, os brotos são mais propensos a enraizar.

Algoritmo:

  • Corte a parte superior do caule com dois ou três pontos de crescimento.
  • Trate as feridas com carvão ativado.
  • Coloque o caule no musgo umedecido para que as folhas fiquem na superfície do musgo.
  • Após o enraizamento, transplante em uma panela com substrato e cuide de uma planta adulta, cortando primeiro os pedúnculos que aparecem.

A reprodução por segmentos de caule também é uma maneira fácil. Para fazer isso, pegue um segmento do caule com cinco a seis pontos de crescimento, limpo de folhas e colocado horizontalmente em musgo úmido. Você pode aprofundar suavemente os segmentos, mas a parte superior deve permanecer aberta. Após o aparecimento das raízes, é plantada em uma panela.

A divisão do mato é combinada com um transplante. Deve-se ter em mente que apenas os fragmentos de uma planta que possuem pelo menos dois processos são viáveis.

Os floristas geralmente não praticam o cultivo de hemaria a partir de sementes, porque esse é um processo muito demorado e pouco confiável.

Pragas e problemas do cultivo de ludísia

Ludisia é uma planta suscetível a ataques de doenças e pragas. Se você encontrar os seguintes problemas, deverá tomar medidas imediatamente para que a flor não morra.

Sinais nas folhas e outras partes da plantaRazãoTratamentoPrevenção
Murcha e amarelecimento. O cheiro está apodrecendo. Escurecimento das raízes.Podridão da raiz.Extraia as raízes da panela, corte as áreas danificadas, lave com água e permanganato de potássio e seque. Transplante para um substrato completamente renovado. Não regue por vários dias.Observe o regime de rega correto.
Molhe manchas marrons, inclusive no caule.Podridão da haste.Limpe a área danificada, trate com carvão ativado. Transplante a planta em um novo substrato desinfetado. Em casos graves, corte as partes superiores não afetadas pela podridão e enraize-as pelo método de estacas. Jogue fora o resto da planta.
Murcha das partes superiores, branqueamento, às vezes - placa branca e muco nas raízes. Formações brancas nas seções das hastes.Podridão branca.Geralmente não é passível de tratamento. Recomenda-se jogar a planta junto com a panela.Molhe, mantenha o nível necessário de umidade, aplique sistematicamente fertilizante ao substrato.
Teia fina nas costas.Ácaro.Trate com um pano macio umedecido em água e sabão. Se não houver efeito, use inseticidas (por exemplo, Mospilan, Fitoverm ou Aktaru). Em casos avançados, repita o tratamento todas as semanas durante um mês.Mantenha o nível de umidade necessário.
Amarelecimento e queda. Formações adesivas semelhantes a algodão, inclusive em caules.Mealybug.
Amarelecimento e queda. Brown cresce também nas hastes.Shield.

Pin
Send
Share
Send