Zebrin listrado pertence à família Kommelinov, o gênero Tradescantia. Sua terra natal é a América Central, um território do México à Flórida.
Zebrina tem uma característica: tem uma cor única de folhagem. Se você olhar para a foto, é roxo-púrpura abaixo e duas cores acima: uma faixa verde-púrpura passa ao longo da veia central (uma borda estreita tem a mesma tonalidade), os lados são prateados.
Graças a esses sinais, a planta é fácil de distinguir de outras espécies.
Morfologia da Zefrina:
- Creeping atira 0,6-0,8 metros.
- Os caules são lisos, suculentos, seção cilíndrica, matiz roxo-violeta.
- Os greens são arredondados regulares, sésseis, amplamente lanceolados na base ou ovais com uma ponta afiada. Comprimento cerca de sete centímetros, largura até três centímetros.
- As flores são simples, simétricas, têm três pétalas e um tom lilás. Ocorrem nas axilas das folhas na ponta do caule.
A floração começa na primavera, verão.
Variedades
Uma forma comum é a zebrina pendula (pendurada). Seus brotos pendentes formam torção com pouco enraizamento. Folhas em forma de ovo com uma extremidade alongada, crescem em 2 linhas. São de cor avermelhada, com 2 listras branco prateado por fora e roxas por dentro. As flores são raras, rosadas.
Rodeado por um par de brácteas, branco abaixo, roxo-rosado acima. Pendula vive nas florestas tropicais úmidas da América e do México.
Outra variedade é a Zebrina purpuso. A variedade é cultivada como planta de casa em casa. Não há listras características nas folhas. O caule e os verdes têm um tom vermelho-azeitona-esverdeado. O lado externo é pubescente, o interior exposto, tom púrpura. Na natureza, cresce nas savanas do México, a uma altitude de quatrocentos a quinhentos metros acima do nível do mar.
Existem também espécies: zebrina de suspensão de quatro cores, flocculose, calathea. As folhas da primeira no meio são esverdeadas com um tom de metal. Emoldurado por listras vermelho-esverdeadas ou claras. A folhagem é roxa abaixo. A flocculose é caracterizada por verduras suaves e felpudas e flores roxas. Calathea criado especificamente para uso doméstico. Suas folhas são verde claro, aveludadas com listras escuras. A planta atinge um comprimento de 45 cm.
Cultivo em ambiente interno
A planta é despretensiosa: cuidar de uma zebra em casa não levará muito tempo. É quase impossível arruiná-lo, de modo que mesmo um jardineiro iniciante pode lidar com o cultivo.
Rega e alimentação
A planta tolera bem um clima seco, mas por causa disso, a folhagem diminui. Para que a zebrina não perca sua beleza, ela deve ser regada regularmente enquanto a camada superior da terra seca. Tradescantia não gosta de excesso de água. Portanto, a rega alterna com afrouxamento e irrigação.
Graças à cobertura, as folhas aumentam e os brotos crescem mais rapidamente. Você precisa alimentar a planta a cada duas semanas, de março a setembro. Fertilizantes complexos com minerais para flores de interior são utilizados. Eles não fazem isso no inverno. Zebrin e regada com menos frequência, porque a evaporação é reduzida.
Iluminação, temperatura e umidade
A planta gosta de luz brilhante para entrar na sala. Portanto, é melhor colocar um zebrin no parapeito da janela, de ambos os lados, mas não do norte. O fato é que, com um pouco de luz, a folhagem é esmagada. Ao irrigar no calor de uma planta, é melhor removê-la do parapeito da janela para que não receba queimaduras.
É possível criar iluminação adequada artificialmente: coloque lâmpadas adicionais. O horário de verão em qualquer época do ano deve ser de dez horas.
A umidade da planta não desempenha um papel importante. No verão, recomenda-se irrigá-lo com água para que as folhas não sequem. No inverno, isso não é necessário.
Cresce bem em temperaturas de +10 a +25 graus. Em clima muito quente, é melhor remover a zebrina do sol e pulverizá-la regularmente. No inverno, você não pode baixar a temperatura na sala abaixo de +8 graus. Caso contrário, o comércio não durará muito.
Poda, reprodução, plantio, transplante
A planta tolera bem a poda. É necessário para ele quando os brotos são muito esticados, promove ramificação e rejuvenescimento. Os rebentos jovens se desenvolvem rapidamente e florescem bem. Os brotos cortados são ótimos para o plantio.
Geralmente, um zebrin é trazido de uma loja em uma panela pequena. Algumas semanas após a aquisição, recomenda-se transplantá-lo para um recipiente de pé ou pendurado mais adequado: 2-3 cm a mais, raso, largo. Deve haver orifícios de drenagem na parte inferior.
O plantio de tradescantia é melhor feito em um vaso de cerâmica. Este material é bom para o ar e a água. O plástico não possui essas propriedades; portanto, o afrouxamento terá que ser feito com mais frequência. A capacidade deve ser de tamanho médio, larga e não muito profunda (as raízes da planta estão localizadas perto da superfície).
O zebrin em vaso não é muito exigente no solo, mas prefere luz e fértil. O solo deve consistir em húmus, solo de jardim, areia (de acordo com a fórmula 1: 2: 1). A planta não pode ser superalimentada com produtos orgânicos. Pode parar de olhar como deveria (perderá uma cor especial, a grama ficará verde).
Tradescantia sobrevive perfeitamente. Suas estacas e copas criam raízes após alguns dias.
A reprodução é realizada por sementes e vegetativamente. No primeiro caso, ao plantar, recomenda-se cobrir a planta com vidro ou polietileno até a emergência. Em segundo lugar, de seis a oito sementes em uma panela. Após a rega, você pode cobrir a planta com polietileno para obter um efeito estufa.
Os brotos jovens precisam ser removidos do sol até que fiquem mais fortes. Com a propagação vegetativa, mudas e topos são plantados imediatamente em vaso permanente. Depois de alguns dias, as raízes começam a crescer.
Doenças e pragas
Tradescantia é uma planta forte e resistente. Pragas e doenças raramente a afetam. Na maioria das vezes, apenas uma bainha e um ácaro criam raízes. O primeiro parasita realiza sua atividade vital no interior da folhagem, onde são observadas placas características. Quando atingido por um carrapato, isso é visível ao examinar os internódios. Ao mesmo tempo, parte da vegetação desaparece sem motivo aparente.
Se forem encontradas pragas na planta, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, caso contrário, ele morrerá. Nos estágios iniciais da lesão, o tradescantia é tratado com uma solução de sabão. Depois disso, é bem lavado para que o detergente não fique nas folhas e é seco com um secador de cabelo.
Se os parasitas danificarem gravemente a planta, será necessário tratamento com produtos químicos tóxicos. Eles são vendidos em qualquer loja de flores. Use-os estritamente de acordo com as instruções.
Danos e benefícios, propriedades curativas
Tradescantia limpa bem o ar da sala contra poeira, toxinas e fumaça de cigarro. Além disso, a planta possui qualidades úteis em doenças como resfriado comum, coriza, amigdalite e diabetes mellitus.
A planta possui propriedades cicatrizantes, hemostáticas, anti-diabéticas e anti-inflamatórias. Com a ajuda da zebrina, são tratadas as seguintes patologias:
- Se a planta é pequena, você precisa pegar uma pequena folha e moer na mão até que o suco apareça. Depois disso, aplique verduras no local dolorido e fixe-o com um curativo ou gesso adesivo.
- Com a furunculose, colete as folhas e amasse bem. Isso deve ser feito com cuidado para que todo o suco não saia. Aplique verduras na área afetada, cubra com polietileno, fixe com um curativo. Deixe a compressa por 6-8 horas e depois mude. Repita até que a fervura se abra.
- Com diarréia, você pode preparar uma infusão de zebrina. É necessário levar o caule com 20 cm de altura com vegetação. Moa tudo bem e despeje um copo de água fervente. Insista por várias horas, coe e tome 100 ml por via oral 30 minutos antes das refeições.
- Para tratar a amigdalite dos caules, esprema o suco e misture com um copo de água morna. Gargareje três vezes ao dia.
- Para tratar um resfriado, faça suco a partir do caule da tradescantia. Instile 2 gotas do extrato em cada narina, 3 vezes ao dia.
Qualquer uma das receitas de cura acima deve ser acordada com o seu médico. Isso ajudará a evitar efeitos adversos.