Rosa caseira em uma panela - cuidados, cultivo e reprodução, foto

Pin
Send
Share
Send

Rose Home (Rose) - um arbusto lindamente florido da família Rosaceae. Uma das plantas mais antigas. Na "História" de Heródoto (V aC aC), as rosas são mencionadas nos magníficos jardins do palácio do rei Midas. Dentro de casa, uma flor é cultivada desde o século XIX. Rosa doméstica - uma planta perene, cresce até 65 cm.

Arbustos compactos de 15 cm de altura são populares e convenientes para o cultivo interno.. Com boa iluminação e uma quantidade suficiente de umidade, ele se desenvolve intensamente. Floresce do final de março, até 3 vezes por ano, durante 2, 5 semanas.

No outono, o arbusto se prepara para a hibernação e floresce não tão magníficas quanto na primavera, mas as flores do outono também se deliciam com uma aparência elegante e um aroma delicado. Com boa iluminação adicional, é possível florescer no inverno.

Taxa média de crescimento.
Floresce do final de março, até 3 vezes por ano, durante 2, 5 semanas
A planta é cultivada com pouca dificuldade.
Planta perene.

Propriedades úteis de rosas caseiras

A rosa doméstica é uma matéria-prima valiosa para a preparação de agentes terapêuticos que melhoram o funcionamento de todo o organismo. As pétalas são um armazém de vitaminas e minerais. Destes, preparam-se infusões, decocções, pomadas, chás, extratos. Aplicado na culinária e vinificação.

O óleo de rosa melhora a imunidade, restaura as células e é usado em cosmetologia e perfumaria. Inalar o aroma acalma e relaxa. A contemplação de uma rosa florescente causa prazer estético.

Cuidando de uma rosa em casa (brevemente)

Uma rosa em casa se desenvolve lindamente se as condições de sua manutenção forem atendidas.

TemperaturaNo verão - não superior a + 26 ° C, no inverno - mais frio, dentro de + 6 - 16 ° C.
Humidade do arO meio, 50%, é mantido pulverizando a parte inferior das folhas.
IluminaçãoPermite luz solar direta por várias horas por dia.
Regando rosasQuando o solo seca a 2, 5 cm - no inverno - 1 e no verão - 2 - 3 vezes em 7 dias.
SoloSolo de flores neutro ou ligeiramente ácido; preparado independentemente a partir de areia (perlita), turfa e húmus (1: 2: 2).
Fertilizantes e fertilizantesDa primavera ao outono - com fertilizantes líquidos complexos após a rega (uma vez a cada 14 dias), você pode usar produtos orgânicos.
Transplante de rosaQuando as raízes enchem a panela; arbustos jovens - todos os anos, em uma nova panela de tamanho maior (2,5 cm), adultos - à medida que crescem, na mesma panela, podando as raízes.
ReproduçãoDe agosto a março - enraizamento na mistura de topos de areia e turfa ou estacas da parte central dos brotos (temperatura + 18 - 20 ° C).

Cuidar de uma rosa é simples, mas há características de cultivar uma rosa. Para obter belos arbustos, eles são cortados regularmente - após a floração e na primavera. No verão, os banhos de ar são úteis para a planta, levam-na para o jardim ou para a varanda (escolha um local protegido de correntes de ar).

Cuidando de uma rosa em casa. Em detalhe

A flor que decora jardins do sul há milhares de anos tem sido cultivada com sucesso nos últimos 200 anos como planta de casa. Uma rosa em casa se desenvolverá harmoniosamente se estiver cercada de atenção e cuidado.

Rosa de florescência em casa

Rosas florescendo - uma bela e longa vista. Em hastes longas, decoradas com folhas verdes brilhantes com bordas serrilhadas, flores delicadas são formadas com pétalas aveludadas pintadas em cores diferentes.

Rosa em casa - uma beleza inexpugnável, guardando seu charme, cobre os caules com espinhos. Mas essa proteção não interfere em admirar a beleza da planta e em apreciar sua fragrância. Arbustos floridos começam no final de março e passam em ondas. Em jardineiros experientes, a rosa floresce três vezes durante o ano.

Estimular o surgimento de novos botões de flores após a graduação floração de 7 - 10 cm encurtar a sessão com um pedúnculo ou flores desbotadas podadas com pedúnculos. Logo, novas flores aparecem nos locais de corte. No outono, elas são formadas menos e em tamanho são menores que as rosas da primavera. Para que a rosa da casa floresça no inverno, uma luz de fundo brilhante adicional é instalada.

O período de descanso da rosa

A rosa doméstica floresce exuberantemente durante a primavera e o verão, conscientemente dando força. Mas como qualquer coisa viva, ela precisa descansar. O período de dormência de uma rosa cai no inverno. Nesse momento, para de crescer e não floresce, às vezes perdendo folhas.

Para que a planta descanse e restaure totalmente sua força, ela é mantida em um local fresco a uma temperatura de cerca de 0 ° C, depois de encurtar os brotos para 15 - 10 cm.

A rega não para, mas não mais que uma vez em 7 dias.

Modo de temperatura

Casa rosa - uma flor delicada. Para que as folhas sejam elásticas e a rosa floresça lindamente, o atendimento domiciliar exige a observação do regime de temperatura. A planta é muito mais fácil de tolerar frio do que calor. Acima de + 26 ° C, pode derramar folhas ou brotos.

Para esfriar o arbusto, ele é pulverizado. No inverno, a flor pode ser mantida em uma varanda isolada ou simplesmente aproximada da vidraça. A temperatura de + 6 - 16 ° C na casa aumentou bem. Neste momento, a rega é reduzida para evitar a deterioração das raízes. É importante arejar regularmente a bucha, mas ela deve ser mantida afastada do calado.

Pulverização

Rose em casa é sensível à pulverização. O procedimento é realizado com água morna parada ou uma solução de fertilizante (você pode usar o "Cascade").

A pulverização é útil para a prevenção de certas doenças das rosas, como cobertura foliar e para manter a umidade do ar em clima quente dentro de 50%. A parte inferior da folha é pulverizada com uma pistola sem cair sobre os brotos. Faça à noite ou com tempo nublado: é importante que as folhas brilhantes não recebam luz solar intensa.

Iluminação

A iluminação adequada é muito importante para as flores. Uma rosa em casa deve receber até 5 horas de luz solar direta por dia. É bom se a janela em que a planta estiver colocada estiver voltada para oeste, sudoeste ou leste. Mas com os raios do sol, é preciso também ter cuidado: a exposição constante ao sol pode levar ao amarelecimento das folhas.

Para que o arbusto se forme simetricamente, não se estique e seja bonito, ele é virado periodicamente no parapeito da janela, substituindo diferentes lados da flor pela luz. Às vezes, na primavera, uma rosa é plantada em campo aberto. Nesse caso, na primeira vez, é coberto com material não tecido, para que seja melhor enraizado e não congele.

Regando rosas

A rosa em casa é uma cultura que ama a umidade, mas a rega só será beneficiada se não houver estagnação de umidade. Para que a água não fique estagnada na panela, você precisa de boa drenagem e solo solto. Só então as raízes podem "beber" e absorver nutrientes.

No verão, geralmente regava até 3 vezes e no inverno - uma vez por semana. Mas, para garantir que a rega seja necessária, um bastão seco é imerso no chão e, se a terra estiver seca a 2,5 cm, é regada (é importante evitar mais ou menos a secagem do solo). Para irrigação, use água morna e sedimentada.

Solo para rosas

Solo para rosas precisa solto, respirável e fértil. A rosa da casa prefere uma mistura de solo com um nível de acidez neutro ou fraco (pH de 6 a 7, 5). Na loja, eles compram um substrato para plantas com flores e o melhoram com areia (perlita).

Você pode fazer o solo sozinho, tomando 3 partes de solo e húmus do jardim por 1 parte de areia (outra opção: 2 partes de turfa e húmus por 1 parte de areia). No fundo da panela, havia uma camada de drenagem de argila expandida ou pedaços de tijolo.

O solo é periodicamente solto e coberto após a rega.

Fertilizantes e fertilizantes

Fertilização e fertilização são necessárias para a vegetação da planta. Da primavera ao outono, uma rosa é alimentada 1 vez em 14 dias com fertilizante líquido mineral para rosas (alternando com orgânico). No outono, o número de curativos é reduzido. Fertilizar com uma composição concentrada diluída 2 vezes após a rega.

Eles garantem que, pouco antes da floração, a rosa doméstica não receba muito nitrogênio; caso contrário, a floração não pode esperar, mas o arbusto crescerá. Às vezes, é realizada a cobertura foliar (em tempo nublado ou à noite, sem brotar). Após o transplante, eles alimentam o mato não antes de 14 dias.

Transplante de rosa

Uma flor de rosa em casa precisa de um transplante. O transplante de arbustos jovens é realizado anualmente - em um contêiner cujo diâmetro é 2,5 cm maior que o anterior. As plantas adultas são transplantadas à medida que crescem, quando as raízes cobrem todo o pedaço de terra.

As raízes são encurtadas um pouco para estimular a aparência de anexos. Você pode deixar o pote da mesma forma. Após a compra, a casa rosa deve se adaptar a novas condições, para que não seja transplantada imediatamente. Trabalhe com a planta com cuidado, tomando cuidado para não danificar as raízes. A rosa plantada é regada, polvilhada com terra seca e adubada. Após 2 semanas, você pode alimentar fertilizantes para rosas pela primeira vez.

Poda caseira de rosas

A poda de rosas é realizada regularmente na primavera - depois de acordar e após a floração. Se o arbusto não foi cortado durante o inverno, na primavera os brotos são encurtados para que pelo menos três gomos sejam preservados (o superior deve olhar para fora). Se a rosa doméstica formar brotos finos direcionados para dentro, ela será removida. Para vegetação normal, basta deixar 5 ou 6 brotos. Após a floração, as flores desbotadas com pedúnculos são cortadas. Os pontos de corte são polvilhados com carvão picado.

Rosa doméstica - uma planta de média complexidade. Mas a rainha de Flora precisa de cuidados cuidadosos para poder mostrar completamente sua beleza.

Propagação de rosas por estacas

Obter novas rosas a partir de estacas é uma maneira fácil e acessível de obter um novo arbusto. Os cortes são cortados na parte central da parte desbotada, de modo que a linha de corte fique em um ângulo de 45 ° C e 10 mm abaixo do rim mais baixo. Pelo menos 2 brotos e cerca de 10 folhas são deixadas na alça, o restante é removido.

As estacas são colocadas em uma posição inclinada em uma mistura úmida de areia e turfa. A uma temperatura de cerca de + 19 ° C, o enraizamento ocorre em 2 a 4 semanas. Estacas enraizadas são plantadas no chão com cuidado, para não quebrar as raízes frágeis. O pescoço da raiz não está enterrado. Após o plantio, eles sombream um pouco para ajudar a se adaptar ao novo ambiente.

Doenças e Pragas

Às vezes, uma rosa em casa começa a parecer ruim. Isso sugere que ela foi atacada por doenças e pragas. Sinais comuns de danos nas rosas incluem:

  • pontos amarelos nas folhas, folhas amarelas e de outono da casa das rosas - ataque de um ácaro (aumentar a umidade por pulverização e um banho quente; 3 vezes tratado com Fitoverm com um intervalo de 10 dias);
  • placa branca em folhas de rosa - Danos por manchas pretas ou oídio (pulverizado com fungicidas, solução de refrigerante - 1 colher de chá em 500 ml de água ou a droga "Skor");
  • folhas e botões de rosa caem - ar seco, pouca umidade, a rosa está quente, reação a uma mudança brusca de lugar (borrifada, molhada, tente evitar uma mudança brusca de lugar);
  • as raízes da podridão rosa - transbordamento (se todas as raízes apodrecerem, a planta morrerá; se algumas delas estiverem intactas, as danificadas serão removidas, o todo será lavado em permanganato de potássio e transplantado para novo solo; eles monitoram a irrigação);
  • o caule de uma rosa apodrece - derrotar a perna preta - uma doença fúngica que praticamente não é tratada, o mato morre;
  • a rosa seca - ar seco; fica ao lado da bateria; a planta não absorve a nutrição do solo, porque as raízes estão podres (borrifar, monitorar a rega; reorganizar; remover raízes danificadas);
  • deixa seca, enrola e cai - danos aos pulgões (retire as folhas afetadas; lave a planta com sabão verde, lave-a bem após 20 minutos; use “Spark”);
  • o caule fica preto ou cinza, placas aparecem - lesões fúngicas (tratadas com Fitosporina);
  • deformação da chapa - doença viral (remova folhas e brotos danificados, melhore as condições da rosa).

Um cultivador cuidadoso de flores, que comprou uma planta, tentará imediatamente criar condições ideais para o seu desenvolvimento, para que muitos problemas possam ser evitados.

Tipos de rosas em casa com fotos e nomes

Existem muitos tipos de rosas caseiras. É conveniente cultivar arbustos compactos com flores em miniatura em casa: rosas no pátio (crescem em pátios de paralelepípedos e em casa), rosas de polianto (multi-flores), rosas de Kordan.

Grade "Baby Masquerade" (Baby Masquerade)

Um arbusto não largo, com até 0,3 m de altura, com brotos ramificados. Existem poucos espinhos. Pequenas folhas verdes escuras. Pequenas flores formam inflorescências de 6 a 10 peças. Durante a floração, a cor das pétalas muda (flores de camaleão) de limão para rosa e vermelho. Cheiro sutil de frutas. Resistente a doenças.

Nota "Angela Rippon" (Angela Rippon)

Um arbusto em miniatura (altura - até 40 cm) com brotos ramificados e muitas flores formadas em inflorescências de 5 peças. A largura das flores é de até 4 cm e tem um cheiro forte. Folhas pequenas verde-escuras. Não é necessário cortar; muitas vezes alimentados um pouco. Para prevenção, eles são tratados contra manchas pretas e oídio.

Grade Easter Morning

Em brotos retos grossos, formam-se folhas brilhantes verdes escuras e duras. Flores gustomakhrovye delicadas e cremosas formam inflorescências grandes de até 27 peças. Floresce quase sem interrupção. Tem um aroma delicado. A variedade é resistente a doenças fúngicas.

Arbustos compactos de uma categoria "Princesa do Fogo" (Princesa do Fogo)

A altura dos arbustos compactos é de até 40 cm e os ramos ramificados olham para cima. Folhas verdes brilhantes com bordas serrilhadas. As flores vermelhas e alaranjadas de Terry no topo dos brotos formam inflorescências de 5 peças. Pode ser afetado por oídio, manchas pretas.

As roseiras compactas são populares entre os amantes de flores em ambientes fechados. É conveniente cuidar deles e é agradável de assistir. Apesar da ampla prevalência, a rosa doméstica continua a ser uma flor de beleza única, para encantar e surpreender com uma variedade de espécies.

Agora lendo:

  • Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
  • Oleandro
  • Ahimenez - cultivar e cuidar de casa, espécies fotográficas
  • Duranta - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send