Balsam Waller (Waller) (Impatiens walleriana), também conhecido como "impatiens" - uma planta herbácea da família balsâmica, com largas folhas serrilhadas sucessivas de cor verde escura ou avermelhada, com cerca de 60 cm de altura.
A pátria do bálsamo são as zonas tropicais da África e da Ásia; desde 1596, se espalhou pela Europa e pela América. Suas flores, simples ou duplas, estão localizadas isoladamente, possuem uma paleta brilhante de todos os tipos de tons, exceto amarelo e azul. Depois que o broto floresce, uma fruta em forma de caixa é formada na planta, que se abre facilmente, liberando um grande número de pequenas sementes.
Impatiens é uma planta perene com altas taxas de crescimento, florescendo a maior parte do ano. Ao propagar já no terceiro mês após o surgimento das mudas, o bálsamo dá a primeira floração.
Também não deixe de ver como cultivar a aptenia em casa.
A taxa de crescimento é alta. | |
Floresce do início do inverno ao início da primavera. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
É uma planta perene. |
Cuidar de bálsamo em casa. Brevemente
O bálsamo em casa é uma flor de tratamento bastante simples e não exigente. Regras básicas para o conteúdo de bálsamo:
Modo de temperatura | Nos meses de verão - não mais que 21 ºС, no inverno - de 10 a 16 ºС. |
Humidade do ar | É preferível alta umidade de até 80%. |
Iluminação | Hidratação regular e abundante em qualquer época do ano. |
Rega | O substrato deve sempre estar molhado. |
Solo | Mistura permeável de nutrientes de turfa, húmus, turfa e areia com uma camada de drenagem. |
Fertilizantes e fertilizantes | Na fase de vegetação, precisa de fertilizantes minerais líquidos. |
Transplante de Bálsamo | Realizado anualmente, toda primavera. |
Reprodução | É facilmente produzido por estacas e mudas. |
Características do bálsamo crescente | Todos os anos, é necessária uma poda periódica ou beliscão de brotos. Sujeito a pragas frequentes, não tolera uma queda acentuada de temperatura. |
Bálsamo: cuidados em casa
Bálsamo de florescência
Em condições favoráveis, a floração de bálsamo continua quase todo o ano, desde o início da primavera até dezembro. Suas flores, com um diâmetro de 4 a 6 cm, dependendo da variedade, podem ser solteiras, com esporas, com flores baixas, na forma de inflorescências axilares e, às vezes, localizadas em pedicelos alongados. A rica paleta de cores da planta permite que você a use como decoração decorativa de quartos, varandas e terraços.
Além disso, o bálsamo é frequentemente plantado no local como uma horta anual.
Antes da chuva ou após rega pesada, as folhas de bálsamo emitem gotas transparentes de suco, que, após a secagem, são convertidas em cristais de açúcar. Sob condições naturais, isso protege o pólen da planta das formigas.
Flores de variadas variedades de bálsamo ficam ótimas em vasos e vasos de flores pendurados.
Modo de temperatura
O bálsamo caseiro é mais confortável em condições moderadamente quentes - sem correntes de ar, temperaturas quentes e ar seco. No verão, é favorável para ele estar em galhos e varandas ensolaradas e ensolaradas, no inverno é melhor colocar em uma sala com iluminação moderada e temperatura de 15 a 18 ºС.
Pulverização
A planta balsâmica em casa adora alta umidade e é possível fornecê-la em verões quentes apenas com a ajuda da pulverização regular da planta. Para fazer isso, use água macia e assente, pulverizando umidade no chão e nas folhas, evitando o contato com as flores.
Iluminação
Esta é uma planta extremamente fotófila, mas deve ser protegida do sol escaldante. Janelas orientais, lugares com luz solar suave são perfeitos. No inverno, a iluminação adicional é organizada por pelo menos 14 horas por dia usando lâmpadas especiais.
Com o início do período de descanso, a iluminação deve ser reduzida.
Molhar o bálsamo
Regue a flor exatamente o necessário para umedecer completamente o solo. Se permitirmos a secagem de um coma de terra com o sistema radicular - o bálsamo cai brotos, as bordas das folhas secam. No inverno, a quantidade de água deve ser reduzida, mas ainda não permitindo que o solo seque.
Para a irrigação, é usada água amolecida ou chuva ou derreter, aquecida logo acima da temperatura ambiente.
Pote de bálsamo
Para a floração abundante e regular do bálsamo, ele é colocado em um vaso de tamanho médio e até ligeiramente apertado. Como regra geral, trata-se de um recipiente com 17 cm de diâmetro, que permitirá à flor direcionar forças precisamente para a formação de gemas, e não para o desenvolvimento do sistema radicular. Além disso, vasos muito grandes causam podridão nas raízes devido à acidificação do solo.
Solo
O bálsamo em casa sobrevive perfeitamente no solo universal, mas também é usado um solo levemente ácido da seguinte composição:
- relvado (1 parte)
- areia ou perlita (1 parte)
- solo foliar (3 partes)
Independentemente do tipo de solo, é necessária uma camada de drenagem composta por carvão ou argila expandida.
Fertilizantes e fertilizantes
Os fertilizantes minerais fósforo-potássio líquidos serão úteis para o bálsamo, que apoiará a planta durante a estação de crescimento, garantirá um crescimento exuberante e a floração. Esses meios são alimentados uma vez a cada 10 dias, por meio de rega ou pulverização. Impatiens não tolera aditivos orgânicos.
Além disso, não fertilize a flor durante a dormência ou durante a doença.
Transplante
O transplante de bálsamo é realizado anualmente na primavera, em pequenos recipientes de tamanho regular. O método de transbordo é frequentemente usado, no qual o arbusto de uma flor é gentilmente removido do vaso sem sacudir o chão até as raízes e depois colocado em um novo recipiente, seguido pelo preenchimento dos vazios formados com novo solo.
O pescoço da raiz da planta não é coberto pelo solo. Após a rega, o bálsamo recém plantado é colocado à sombra e retirado ao local habitual somente após três dias.
Durante a floração, o bálsamo não pode ser transplantado; caso contrário, ele soltará os botões existentes, tendo parado de crescer.
Como podar o bálsamo?
Cuidar de bálsamo em casa também envolve aparar os rebentos da planta, que são realizados simultaneamente com o transplante. Isso é necessário não apenas para formar uma forma esférica pura, mas também para rejuvenescer a planta, estimular seu crescimento e floração.
Além da poda, os brotos alongados são regularmente beliscados, deixando 3 botões no galho. Estacas cortadas podem ser colocadas na água para o enraizamento.
Período de descanso
O período de descanso no bálsamo é frequentemente forçado. Em regiões ensolaradas com clima ameno, a planta pode florescer o ano todo. E em áreas frias, a flor passa o inverno para um local sombreado de outubro ou dezembro a fevereiro.
Condições de detenção durante este período: temperatura do ar não superior a 15-18 ºС, rega moderada, excluindo cobertura e pulverização.
Bálsamo crescente a partir de sementes
Uma das características desta flor é o amadurecimento da caixa de frutas, que racha com qualquer contato externo, liberando muitas sementes para fora, preservando a germinação por até 8 anos. A semeadura deve ser peneirada e desinfetada. Pode ser apenas uma mistura de turfa-areia ou um substrato do solo do jardim misturado com areia. Geralmente, as colheitas são realizadas entre abril e maio, mas algumas variedades de bálsamo, por exemplo, o híbrido da Nova Guiné, podem ser semeadas em janeiro.
Técnica de semeadura de sementes de bálsamo:
- o substrato preparado é disposto em pequenos recipientes umedecidos com uma pistola de pintura;
- as sementes são dispostas na superfície da terra, de modo que a distância entre elas seja de cerca de 3-4 cm;
- não é recomendado polvilhar completamente as sementes, apenas ligeiramente - com areia ou solo peneirado;
- Depois de umedecer as lavouras, são criadas condições de efeito estufa.
Após 5-15 dias, você pode esperar brotos de plantas. Quando atingem um tamanho de 1 cm, ter um par de folhas cheias é um indicador de que é hora de mergulhar.
Para admirar o florescimento do bálsamo jovem no verão, vale a pena plantar mudas já no início de março.
Propagação de bálsamo por estacas
A maneira mais fácil e rápida de propagar bálsamo é a propagação de plantas. Para esse fim, em maio-junho, instâncias fortes e saudáveis de flores são colocadas brevemente na sombra. Assim que o arbusto dá vários rebentos alongados, eles são cortados e enraizados na água.
Em seguida, plantada em recipientes separados com uma mistura de solo ligeiramente ácida. Assim, você pode propagar a flor a qualquer momento do ano. Uma planta cultivada no verão floresce mesmo no inverno.
Vale lembrar que as plantas jovens precisam de iluminação brilhante; caso contrário, os brotos serão fortemente esticados sem ganhar força e cor.
Doenças e Pragas
Ao conter bálsamo, os cultivadores de flores geralmente encontram os seguintes problemas:
- Folhas de bálsamo desbotam e caem. Isso acontece em temperaturas abaixo de 10 ºС, bem como com a falta de umidade.
- Hastes são puxadas. O motivo é uma aguda falta de iluminação brilhante.
- O aparecimento de manchas nas folhas. Causada por doenças fúngicas da flor.
- Os botões de bálsamo caem. Isso ocorre em temperaturas muito altas, no ar quente e também quando o solo seca.
- As folhas enrolam e caem. Falta de minerais, umidade do solo muito alta.
- As folhas ficam pálidas. Esse problema causa uma longa permanência na sombra ou o aparecimento de parasitas de insetos.
- O bálsamo não floresce ou não floresce bem. Ocorre devido à falta de nutrientes ou ao uso de cobertura nitrogenada, causando folhagem abundante.
Pragas de bálsamo são ácaros, insetos falsos, tripes e pulgões e moscas-brancas também são comuns.
Tipos e variedades de bálsamo caseiro com fotos e nomes
Bálsamo de Waller, ou impatiens de Waller, ou bálsamo de Waller, "melindroso", "úmido de molusco", "leve", "fúcsia de água" (Impatiens hostii, Impatiens walleriana, Impatiens sultanii) - todos esses são os nomes de uma espécie de planta, que é fonte de uma grande série de híbridos. Este tipo é caracterizado por floração longa e abundante, inflorescências axilares com cinco pétalas, folhas de dentes finos com 12 cm de comprimento.
Variedades e grupos populares de baller Waller
Série Balsamine 'Accent F1'. Plantas em miniatura com uma altura de 15 a 20 cm, com flores grandes de uma ampla variedade de cores.
Série Balsamine 'Tempo F1 Hybrid'. O comprimento do caule da planta varia de 20 a 25 cm e é caracterizado pela vegetação precoce, com flores alaranjadas e rosa.
Série Balsamine 'Stardust F, Mixed'. Possui inflorescências de uma cor rica, com pétalas nas bordas com vermelho saturado, rosa ou coral.
Série Balsamine 'Bruno F1'. A primeira série de flores com um conjunto duplicado de cromossomos. A variedade é caracterizada por alta resistência a mudanças de temperatura, flores maiores com 6 cm de diâmetro, germinação precoce das sementes.
Série Balsamine 'Firefly'. A planta é um arbusto limpo e abundante com flores roxas, escarlates, tons de pêssego e verdes escondidos.
Série Balsamine 'Fiesta F1'. Possui uma estrutura mais ramificada, bem como flores terry de uma cor ou dois tons de rosa.
O bálsamo da Nova Guiné é um híbrido de bálsamo da Impatiens com uma altura de caule de 30 cm e flores simples com um diâmetro de 7-8 cm com esporas.
Variedades populares de Bálsamo da Nova Guiné
Bálsamo série 'Java'. Possui inflorescências de cores "tropicais" brilhantes no quadro de folhagem verde saturada.
Série de bálsamo 'Jangle Rain'. Produz flores em tons pastel suaves.
Bálsamo série 'Rainforest Exotic'. Variedade de dois tons com folhagem verde escura.
Agora lendo:
- Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Diplomacia - cultivo e cuidados em casa, reprodução, espécies fotográficas
- Hibisco chinês - plantio, cuidados e reprodução em casa, foto
- Amaryllis - plantio e cuidados em casa, espécies fotográficas