Açafrões plantando e cuidando em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Os açafrões são plantados em vasos, em terreno aberto e para destilação. Eles se distinguem por uma ampla paleta de cores: lilás, amarelo, lilás, etc. Eles decoram o jardim com flores por duas ou mais semanas. Mas nem todo mundo sabe como cuidar de flores, mais sobre isso abaixo.

Informações Gerais sobre Cultura

Açafrão, ou açafrão - um representante da família Iris. Pertence ao gênero de plantas bulbosas tuberosas perenes. Em altura atinge até 15 cm.

O tamanho da lâmpada pode ter até 3 cm de diâmetro.Um deles com menos 2-3 flores cresce. Por cor, eles são divididos em dois grupos:

  • flor amarela - de amarelo a laranja;
  • flor azul - do lilás claro ao roxo escuro.

Atividades externas de cuidados com açafrão

As folhas de açafrão são lineares e basais, cobertas com escamas por baixo. Presente durante e após a floração.

As sementes da planta são de forma angular e pequenas, a fruta é uma caixa de três ninhos.

História de origem

No Oriente, os açafrões começaram a crescer mesmo antes de nossa era. Eles foram mencionados nos escritos de Hipócrates, Salomão e Homero. Introduzido na Europa durante as Cruzadas. Primeiro eles começaram a cultivar nos países do Mediterrâneo ocidental.

Para informação! As primeiras espécies decorativas apareceram nos jardins botânicos da Europa no século XVI. Açafrões de primavera, folhas estreitas e amarelos criaram as bases para um grande número de variedades.

A posição de liderança em termos de sucesso comercial foi assumida pelos híbridos holandeses. A formação durou vários séculos. A contagem regressiva para as variedades comerciais modernas é do início do século XX.

Benefício

Açafrão é usado em cosmetologia. Faz parte de bálsamos, cremes e géis. Você pode preparar seus próprios produtos de cuidados em casa. A planta nutre, rejuvenesce e melhora a estrutura da pele.

As propriedades curativas do açafrão:

  • acalma o sistema nervoso;
  • ajuda a se livrar de uma dor de cabeça;
  • o melhor remédio para vermes;
  • melhora a atividade cerebral;
  • impede que as células cancerígenas se espalhem;
  • é um forte antioxidante;
  • melhora a função hepática;
  • eficaz para o CDI;
  • tem um efeito positivo na função sexual masculina.

Preste atenção! Estigmas secos de sementes de açafrão foram usados ​​como tempero aC até hoje. Para dar um sabor especial, cor e aroma, é adicionado aos pratos de pilaf, peixe e carne.

Características do cuidado de açafrão no jardim

Ásteres pousando e cuidando em campo aberto

Não é difícil cuidar da planta, é despretensioso, mas as regras da tecnologia agrícola devem ser observadas.

Seleção do solo

Os açafrões preferem áreas com solo leve e bem drenado. O barro arenoso é adequado, pois absorve bem a umidade durante o derretimento da neve. Não cresça em terras com alta acidez.

Tipos de açafrão crescendo em campo aberto

Se o solo não passa bem pela água, é necessária a drenagem. Durante a escavação, argila expandida pequena ou areia grossa é adicionada.

Rega e umidade

Os açafrões precisam de umidade se o inverno estiver sem neve e não chover na primavera. Molhe o solo quando este seca após o aparecimento de brotos. Antes de cada evento, o afrouxamento é realizado para que a água a seque bem. Verter líquido deve ser sem afetar as folhas.

Água estagnada prejudicará as lâmpadas. A quantidade de umidade produzida afeta a altura das plantas.

Importante! A pulverização não é necessária.

Top vestir

Os açafrões precisam de fertilizantes minerais, especialmente fósforo e potássio. O nitrogênio, por outro lado, é prejudicial. O excesso de umidade pode causar doenças fúngicas.

No início da primavera, adubos minerais complexos são adicionados à taxa de 30 g por 1 m². O seguinte é produzido durante o período de floração com fertilizantes com menor teor de nitrogênio. Se você produzir nutrientes no outono durante o plantio nos poços, não precisará se alimentar após o inverno.

Plantar e cuidar de açafrão não leva muito tempo. O principal é evitar a estagnação da água e fazer fertilizantes a tempo.

Espécies de açafrão

Ipheon flowers - plantio e cuidado ao ar livre

A maioria das variedades de primavera floresce em abril.

Descrição das espécies de açafrão:

  • primavera. As flores na forma de um sino em forma de funil são curtas em branco ou lilás. A duração da floração é de três semanas em meados de abril - início de maio;
  • Tomasini. De forma aberta, parece uma estrela. A cor das pétalas é lilás ou rosa, mas pode haver uma borda branca. O início do período de floração é abril, com duração de até 20 dias;
  • duas flores. Difere em formas, dependendo da variedade. As flores podem ser roxas, leitosas, laranja, azuis, e algumas têm manchas nas pétalas. A floração dura três semanas;
  • época de semeadura. A forma é esférica, com um diâmetro de 2,5 cm e as flores grandes são brancas, roxas pálidas e amarelas. Floresce até 20 dias no final de agosto - meados de setembro.

Muitas espécies outonais florescem em setembro.

Descrição de espécies populares:

  • banat. Flores lilás ou lilás pálidas em forma de funil com anteras amarelas. O início da floração em setembro dura mais de um mês;
  • bonito. Flores roxas claras são dispostas em 5 a 10 peças. em uma planta, atinja uma altura de até 10 cm, seu diâmetro é de 6 a 8 cm e a floração ocorre entre setembro e outubro;
  • Sharoyan. As flores são amarelas, cálice. O pico da floração é de setembro a outubro.

Características do plantio de outono e primavera

Quando os açafrões são plantados em campo aberto - no verão ou no outono, depende da variedade. Se eles florescem na primavera, os rebentos são plantados no solo em setembro.

Badan plantando e cuidando em campo aberto

Se a variedade não tolerar umidade, faça canteiros altos. O material de pré-plantio é selecionado e as amostras inadequadas são removidas. A diferença entre as mudas deve ser de 7 a 10 cm. Se não for mantida, em 3-5 anos um grande número de crianças aparecerá sem transplante e a área ficará completamente preenchida.

Quando plantar açafrões florescendo no outono? É melhor fazer isso antes do meio da temporada de verão.

Importante! Plantas com botões digitados ou abertos são difíceis de criar raízes, seu plantio é irrelevante.

Se o botão murchar após ser colocado no solo, o pedúnculo e as folhas murchas serão removidos. O arbusto começará novos no próximo ano, mas florescerá em apenas dois.

Plantando açafrões com sementes

Usando esse método, a floração pode ser observada vários anos após a semeadura. Só será possível coletar sementes de variedades de primavera, uma vez que as de outono não têm tempo para amadurecer.

Preparação de sementes

O estoque de plantio está sendo preparado. Existem três métodos de processamento:

  • deixe de molho por meia hora em um estimulador de crescimento;
  • desinfectar em uma solução pouco concentrada de permanganato de potássio;
  • estratificar. É necessário para o plantio da primavera; no inverno, as mudas passam por esse processo no jardim de forma natural. As sementes são colocadas em um recipiente com areia e colocadas na geladeira por três semanas.

Preparação do solo

Para a semeadura no outono, o lote é preparado em setembro. Cavar o solo, adicionar turfa, o que o tornará absorvente e respirável, o que é necessário para a germinação de mudas. Para que se torne poroso e os pedaços não se formem, é introduzida areia.

Aterragem

Quando é melhor plantar açafrões no jardim, isso ocorre em meados de setembro. As prímulas e suas sementes são caracterizadas pela alta resistência do inverno. A semeadura é realizada no solo preparado a uma profundidade de 1 cm, mantendo um espaço entre as mudas de 4 a 5 cm, e elas florescem no terceiro ano.

Cavar o solo antes de plantar açafrões

Quando transplantar açafrões

É melhor fazer isso de setembro a novembro. Em um só lugar, as flores crescem de 5 a 6 anos. É aconselhável plantá-las uma vez a cada 3-4 anos. Os cormos são desenterrados durante a dormência no meio da temporada de verão após o amarelecimento das folhas. Eles são limpos, selecionados unidades doentes e danificadas e depois secos por uma semana na sombra. As crianças são separadas, desinfetadas por 30 minutos. em uma solução concentrada de permanganato de potássio e deixada até o desembarque em local fresco e seco.

Plantação de bulbos

Antes de plantar em campo aberto para fins preventivos, as mudas futuras são tratadas com permanganato de potássio, estimulante do crescimento ou fungicidas (vitarossomos, máxima, etc.). A solução é preparada de acordo com as instruções do fabricante.

Qual é a melhor maneira de plantar açafrões? Em recipientes especiais, eles não serão derramados sobre o local. É mantida uma distância de 3-5 cm entre o material de plantio e as lâmpadas são enterradas no solo em três alturas: pequenas - 5-6 cm, unidades grandes - 10 cm.

Preste atenção! Se o inverno estiver frio, o local com mudas será coberto por folhagem ou ramos de abeto.

Recursos do processo

Como plantar açafrões no local, para que este seja um local iluminado pelo sol. Na sombra, as flores podem ser pequenas ou nem aparecer.

Devido à falta de nutrientes, turfa e húmus foliar são adicionados ao solo arenoso para escavação (5 kg por 1 m²). Turfa, 0,5 kg de cal por 1 m² e estrume apodrecido são adicionados ao solo argiloso.

Importante! Além disso, 40 g de superfosfato são adicionados por 1 m², mas apenas um mês após o cal.

Basta cavar o solo arenoso e argiloso até a profundidade da baioneta.

Crianças, aterragem

Uma lâmpada desbotada pode produzir até 10 filhos. Unidades independentes dividem e plantam ordenadamente o ninho. Eles estão embutidos na terra em diferentes profundidades: rasas - 4-5 cm, maiores - 10-12 cm. Se crescerem no mesmo local por vários anos, um espaço de 6 a 10 cm deverá permanecer entre as plantas, se forem escavadas anualmente - 3-5 cm.

Crocus corm com crianças

Para informação! Com a falta de espaço, as flores crescerão pequenas e a floração não será abundante. Um transplante resolverá esse problema.

Problemas crescentes do açafrão

As plantas infectam doenças fúngicas e virais. No primeiro caso, patógenos:

  • podridão;
  • ferrugem
  • mosaico;
  • clorose.

No segundo caso, as fontes de infecção são nematóides e roedores, que prejudicam a integridade das plantas.

As doenças fúngicas afetam flores, cobertura decídua e cormos.

Podridão da raiz

Devido à falta de aeração, densidade do solo ou excesso de umidade, úlceras marrons aparecem nas lâmpadas. O sulfato de cobre ou o líquido de Bordeaux ajudará a lidar com o problema.

Ferrugem

Quando infectadas, manchas alaranjadas se formam nas escamas dos bulbos e nas folhas verdes - da mesma cor das pastilhas. Existem várias razões para isso:

  • excesso de fertilizantes nitrogenados no solo;
  • muita umidade;
  • a rega está incorreta.

Para informação! Destruir a doença ajudará da mesma forma que a podridão.

Mosaico

Manchas amarelas claras se formam na capa decídua e um revestimento cinza nas flores. Como resultado, eles são deformados. Pode haver duas razões: violação da aeração do solo e danos mecânicos nos cormos. Para combater a doença, sulfato de cobre e Bordeaux são usados.

Clorose

Mudar a cor das folhas para amarelo geralmente provoca falta de nutrientes no solo e drenagem deficiente ou condições inadequadas de cultivo podem afetá-la. Os fungicidas gamair ou fitosporina ajudarão a se livrar da doença.

O plantio e cuidado adequados do açafrão ajudarão a impedir o desenvolvimento de doenças.

Eles combatem roedores e insetos com preparações especiais e métodos manuais.

Scoops

As lagartas de insetos se alimentam das raízes das plantas: danificam as lâmpadas fazendo buracos. Você pode encontrá-los no outono, quando capinar o local.

Quando as lagartas estão prestes a se reproduzir, elas são desenterradas e destruídas.

Ratos

As pragas rompem passagens no solo, roem raízes e podem puxar cebolas para suas tocas. Unidades danificadas apodrecem, as plantas crescem mal e parecem oprimidas na primavera.

Para não aparecer roedores, é necessário:

  • não deixe cortinas;
  • cobrir galhos durante os açafrões de inverno;
  • use repelentes ultrassônicos.

Importante! Para proteger contra roedores, as plantas são plantadas em cestas. Em cormos danificados, os botões não amarram.

Slug

Os mariscos são colhidos em locais, independentemente da presença de açafrão. Você pode combatê-los com preparações especiais ou cercar os bulbos com areia grossa.

Preste atenção! O plantio e o cuidado adequados dos açafrões não garantem proteção contra roedores e insetos; você precisa recorrer a medidas preventivas com antecedência.

Lesmas - pragas perigosas de açafrão em campo aberto

<

Dificuldades no crescimento

Ao comprar, você deve especificar que tipo de material de plantio. Se você plantar o início da primavera no terreno, não poderá ver a floração, pois o açafrão florescerá em março.

Por que os açafrões não floresceram:

  • violação do ciclo de desenvolvimento - as lâmpadas foram desenterradas antes do tempo definido;
  • tampa decídua removida prematuramente - os verdes devem secar completamente;
  • descumprimento do regime durante o armazenamento de material de plantio. Você precisa começar com uma temperatura alta, reduzindo gradualmente a baixa no último estágio;
  • sem floração - a trama renasceu. Os açafrões são plantados se cultivados por vários anos em um só lugar.

Açafrões, plantio e cuidados em campo aberto, para os quais não será um grande aborrecimento, florescem de maneira muito eficaz. Conhecer as regras da tecnologia agrícola ajudará a evitar erros ao crescer. Um canteiro de flores com flores em casa irá decorar o local na primavera ou no outono.

Pin
Send
Share
Send