Orquídea é uma das mais belas plantas de interior. Agrada jardineiros amadores com uma aparência espetacular e se encaixa perfeitamente em qualquer interior, criando um ambiente romântico e aconchegante em casa. Infelizmente, esta planta é freqüentemente afetada por todos os tipos de doenças. Na maioria das vezes, as doenças são causadas pela atividade de insetos e parasitas.
Causas de Pragas
Acontece que uma orquídea de repente, sem motivo aparente, começa a murchar e murchar. Nesse caso, faz sentido verificar se "convidados não convidados" estão no chão. As seguintes causas de parasitas são conhecidas:
As orquídeas têm muitos parasitas perigosos
- Rega excessiva e alta umidade no ambiente;
- Predisposição da planta para infecções fúngicas e virais, imunidade fraca;
- Falta de minerais (devido a cobertura irregular);
- Infecção por outra flor de interior, com a qual Phalaenopsis é a próxima.
A causa mais comum é a deriva de insetos do lado de fora. Normalmente, isso acontece quando um cultivador inexperiente coloca o solo em uma panela de um canteiro de flores de rua ou de uma casa de veraneio.
Espécies de parasitas
Phalaenopsis é uma planta que tem muitos "inimigos jurados". Os insetos nocivos mais comuns são:
- Tripes;
- Ácaros;
- Mealybug;
- Shield.
Pragas geralmente aparecem devido à alta umidade
Se você levar a planta para fora, especialmente em um dia chuvoso e nublado, piolhos e lagartas podem rastejar no chão.
Mealybug
Insetos brancos em orquídeas não são incomuns. Mealybug é bem conhecido pelos cultivadores domésticos como a praga mais comum de Phalaenopsis. Nas pessoas, esse inseto recebeu o apelido engraçado "piolho peludo" por sua grande mobilidade e pilha branca, que cobre o corpo do parasita do lado de fora. O inseto vive no chão.
Insetos adultos não se alimentam, o crescimento jovem suga o suco das hastes e folhas de Phalaenopsis. É fácil reconhecer o "convidado não convidado": quando o verme se move pela superfície da flor, deixa para trás uma marca branca e viscosa. Se insetos brancos forem encontrados no chão em uma orquídea, você precisará agir imediatamente.
Se forem encontrados pequenos insetos esbranquiçados, as folhas secas devem ser removidas e a rega deve ser intensificada, porque o verme não gosta de umidade.
Escudo
Também é recomendável limpar regularmente as folhas da Phalaenopsis com um pano embebido em água morna e borrifar.
Carrapatos
Nas orquídeas, os parasitas são frequentemente carrapatos. Existem muitas variedades desses parasitas, sendo o mais comum o ácaro. Ele sobe profundamente no chão, alimentando-se das raízes da planta e também suga ativamente o suco das folhas. A aparência do carrapato é sinalizada por folhas douradas e secas. A principal insidiosidade desta praga é que é muito difícil de detectar, porque o comprimento de um carrapato adulto não ultrapassa 0,5 mm.
Geralmente, os cultivadores de flores notam uma infecção de carrapato quando uma teia de aranha aparece na orquídea, esse é o último estágio da doença. Para controle, recomenda-se o uso de inseticidas industriais. Diferentes tipos de drogas devem ser alternados, porque o carrapato se acostuma rapidamente e desenvolve imunidade estável.
O carrapato suga todos os sucos da planta, drenando a orquídea
Perceber um carrapato em uma planta adulta é bastante difícil. Se manchas marrons começarem a aparecer nas folhas da orquídea, você deve olhar cuidadosamente para elas. Os pontos móveis são colônias de carrapatos. Nesse caso, você deve agir imediatamente, pois esse inseto se multiplica muito rapidamente.
O processamento com qualquer inseticida deve ser feito várias vezes, em intervalos de 5 a 10 dias. Deve-se ter em mente que os produtos químicos não agem nos ovos dos insetos; portanto, a maneira mais confiável de combater os carrapatos é transplantar a planta em um novo solo e queimar a antiga terra afetada por pragas. Alguns venenos projetados para combater parasitas podem ser muito perigosos para crianças e animais de estimação.
Escudo
A bainha é uma das pragas mais perigosas das orquídeas, por causa disso as plantas, especialmente as jovens, podem morrer completamente. Este inseto recebeu esse nome porque é coberto com uma casca dura, como um escudo ou armadura.
Os indivíduos adultos e as larvas se alimentam de caules de orquídeas, privando a planta de nutrientes e drenando-a. Folhas amareladas com uma camada de muco pegajoso falam de uma lesão sarna.
A melhor maneira de controlar em casa é coletar pragas manualmente e depois destruí-las.
Importante! Este procedimento deve ser realizado repetidamente. Sabe-se que a bainha não gosta do cheiro de sabão de alcatrão; portanto, uma solução baseada nela pode ser usada em casa para a pulverização.
Outras pragas
Além do carrapato, cochonilha e insetos, existem outras pragas de orquídeas. Primeiro de tudo, isso é pulgão das folhas. Também em Phalaenopsis muitas vezes parasita:
- Tripes (pequenos vermes semelhantes a gravetos);
- Nemátodo;
Nematóide
- Borboletas de mosca branca;
- Lesmas e caracóis.
O método mais confiável de lidar com eles é coletar e queimar, além de substituir o solo afetado. Durante o transplante de Phalaenopsis, você deve inspecionar cuidadosamente o solo em busca de insetos. Larvas e ovos podem se esconder nas camadas inferiores do solo, mais perto das raízes, e mordê-las. As raízes afetadas são cuidadosamente cortadas e destruídas. A inspeção das flores deve ser realizada regularmente, para não perder o aparecimento de uma doença perigosa e iniciar o tratamento a tempo.
Cuidados Domésticos e Controle de Pragas
Nas orquídeas, os insetos são atraídos principalmente por caules e folhas. A manutenção adequada é a melhor prevenção do aparecimento de insetos nocivos. Lutar contra pragas é mais difícil do que impedir sua ocorrência. As principais medidas de cuidados preventivos incluem:
- Pulverização regular com água de um frasco de spray;
- Limpe as folhas com um pano úmido embebido em água ou sabão;
- Poda oportuna de plantas com remoção de folhas secas e deformadas;
- Exames para detectar doenças.
Preste atenção! Transplantar em uma nova panela também tem um efeito benéfico na orquídea.
Depois de comprar uma orquídea na loja, a flor deve ser desinfetada. Não é difícil fazer isso: a panela é colocada em uma bacia ou panela com água por 10 a 15 minutos. Na presença de insetos nocivos no substrato, eles são rapidamente lavados com água. No entanto, esse método não funciona com insetos que vivem em camadas profundas do solo.
Bons resultados são obtidos com o uso regular do agente inseticida Aktara. Essa droga se dissolve no solo e a orquídea absorve seus componentes ativos do solo. O agente causa distúrbios digestivos em pragas e parasitas, e os insetos morrem rapidamente. A droga é introduzida no solo, você também pode pulverizar uma flor na qual as pragas parasitam.
Grandes danos à planta são causados por caracóis e lesmas. Eles levam um estilo de vida noturno; portanto, à noite, você pode deixar a isca para eles - um pequeno pedaço de maçã, pera, pepino. De manhã, as pragas são coletadas e destruídas. A isca deve ser removida imediatamente para que a terra na panela não fique coberta de mofo.
Para controlar parasitas e tratamento preventivo, a pulverização é frequentemente usada.
Tratamento de plantas
A droga inseticida mais poderosa da nova geração é considerada a Actellik. Destrói rapidamente parasitas perigosos, como:
- Pulgões;
- Tripes;
- Escudo
- Mealybug.
O medicamento está disponível em ampolas, uma ampola é diluída em um litro de água morna. A planta é tratada com um pano úmido embebido em uma solução. Após 10 a 15 minutos, os parasitas começam a morrer.
Se pequenos insetos são enrolados no solo das orquídeas, você não deve recorrer imediatamente à "artilharia pesada" na forma de inseticidas industriais. Primeiro você precisa experimentar os bons remédios populares antigos para controlar parasitas e pragas. Eles certamente ajudarão a se livrar dos insetos brancos das orquídeas; se ainda houver poucos bugs, o principal é processar o Phalaenopsis regularmente.
Para processamento, você pode usar soluções de inseticidas industriais
A maneira mais comum e acessível de controlar pragas sem produtos químicos é uma solução de sabão de alcatrão. Também são obtidos bons resultados por pulverização com cinzas diluídas em água.
Insetos maliciosos não gostam do cheiro de cebola e alho. Você pode pegar a cebola, ralar em um ralador fino e aplicar a pasta resultante nas folhas, caules, flores de Phalaenopsis. Após 15-20 minutos, o mingau é cuidadosamente lavado com uma solução quente e sabão. A planta é saturada com um cheiro de cebola e temporariamente se torna pouco atraente para os insetos. No entanto, este método não funciona em todos os parasitas. Por exemplo, as moscas brancas são completamente insensíveis a odores pungentes.
Atenção! Qualquer planta comprada de comerciantes particulares em casa deve ser imediatamente transplantada de um vaso comprado para um novo vaso com solo fresco. O solo em uma panela velha pode ser infectado com doenças e ovos (larvas) de parasitas.
Controle de pragas sem remoção do solo
Para que os parasitas das orquídeas morram, não é necessário se livrar do solo infectado. Se pequenos insetos são enrolados na orquídea, o solo pode ser tratado com qualquer solução desinfetante. Às vezes, apenas uma camada superficial fina do solo é removida.
Um dos melhores agentes antiparasitários é considerado alho. Com seu cheiro pungente, afasta as pragas, forçando-as a procurar outro refúgio. Portanto, se não for possível transplantar a orquídea em outro solo, tente processar a tintura de alho cáustico.
Para preparar a tintura, tome metade da cabeça do alho em dois copos de água morna. Os dentes são picados e vertidos com água fervente. Após quatro a cinco horas, o líquido resultante é filtrado e aplicado nas folhas com uma escova ou uma escova de dentes velha.
Interessante! Muitos parasitas têm medo da fumaça do tabaco, mas você não deve fumar uma orquídea para combater insetos. Phalaenopsis é uma planta sensível à fumaça; portanto, esses experimentos podem resultar na morte de uma flor.
Há momentos em que você não pode prescindir de uma substituição completa do solo. Uma orquídea deve ser urgentemente transplantada para outro vaso se as raízes forem severamente afetadas. Antes do transplante, as raízes são cuidadosamente lavadas em uma solução de sabão para lavar os insetos adultos, suas larvas e ovos. Esse procedimento produz um bom efeito, mas cada transplante é um estresse para a flor, por isso é melhor prestar atenção à prevenção.
Interessante. Às vezes, um pulgão onívoro ataca uma orquídea. Nesse caso, não use inseticidas de produção industrial, pois afetam adversamente a flor. É melhor usar o velho método da "avó" e coletar os pulgões à mão com um pano embebido em uma solução de sabão em pó.
Para que a flor viva, cresça e se desenvolva por um longo tempo, é necessário criar as condições certas para ela: monitorar a temperatura e a umidade do ar na sala, observar o regime de rega, alimentar a orquídea a tempo e afrouxar o solo da panela e também transplantar a planta em um vaso mais espaçoso. Então, com o tempo, uma orquídea desenvolverá uma imunidade estável a pragas e parasitas.