Hypoestes é um representante vibrante de flores tropicais, nativas da América do Sul e da ilha de Madagascar, geralmente cultivadas em casa.
Brevemente sobre a história
Não há informações confiáveis sobre quem teve a idéia de tentar fornecer cuidados de hipoestes para o mato em casa. A cultura atrai floristas pelo brilho das cores e facilidade de atendimento, paisagistas - a capacidade de plantar as combinações mais bizarras ao plantar hipoestes em um canteiro de flores.
Descrição geral
A família à qual a planta pertence é Acanthus. Na natureza, as flores hipoestes formam arbustos intransitáveis de vários metros. Durante a estação de crescimento, produz um grande número de brotos, razão pela qual se caracteriza por fortes ramificações. O caule é coberto com uma folhagem muito grossa. A forma da folha é semelhante a um ovo de galinha. Suas bordas costumam ser lisas, mas também podem ser irregulares em algumas variedades.
Hypoestes - uma planta chique nativa dos trópicos
As folhas parecem muito bonitas e incomuns. Em sua superfície, manchas de tamanhos diferentes estão espalhadas em ordem aleatória, que pode ser em tons de vinho, branco, rosa ou chocolate. Nesse caso, a folhagem em si tem verde ou roxo saturado, transformando-se em um tom lilás.
As flores da planta têm uma forma muito interessante. Perianth forma o retalho original, no qual estão localizadas 1 a 3 flores pequenas. Em geral, as flores parecem bastante modestas, porque se perdem em um fundo de folhas brilhantes, e o processo de floração geralmente passa despercebido.
Variedades comuns
Hypoesthes tem um número suficiente de espécies. A maioria deles não é adequada para o cultivo em casa. As seguintes variedades são frequentemente plantadas em peitoris de janelas em uma panela.
Hypoesthes Phyllostachus (brânquia)
Hypoestes phyllostachya é ótimo quando plantado em uma casa. Esta espécie também é conhecida como folha-gipoesthesa. As pessoas chamam um rosto sardento por um grande número de manchas nas folhas. A cor de fundo vermelho-violeta da folhagem confere à planta um efeito decorativo especial, que parece muito incomum.
Hipoestes podem ser cultivados em casa e na rua.
Interessante. As espigas de folhas hipoestésicas podem ser cultivadas com igual sucesso no peitoril da janela e no jardim (em condições climáticas relativamente amenas).
Hypoestes Mix
Hypoestes Mix também é chamado de "Confete". Inclui um grande número de sub-classificações, incluindo:
- Framboesa vermelha;
- Branco
- Carmesim;
- Vinho tinto
A partir do nome da variedade, fica claro que as cores podem ser muito diferentes. Para misturas, caules e folhas suculentas semi-lignificadas com veias bem desenhadas são típicas. O comprimento da folhagem, dependendo das subespécies e condições de crescimento, pode variar de 8 a 10 cm.
Hypoesthes pink
Hipoestesia rosa tem outro nome - Pink Veil. Esta variedade é considerada de crescimento rápido, sua reprodução é geralmente feita a partir de sementes em casa. A folhagem desta espécie é caracterizada pela presença de um grande número de manchas rosa pálido em um fundo verde brilhante. Como a hipoestesia rosa é compacta e raramente cresce acima de 20 cm, é frequentemente plantada em apartamentos.
Recursos de Cuidados
Como qualquer outra cultura, a hipoestesia precisa de alguns cuidados.
Temperatura
No verão, a hipoestesia, tanto no jardim quanto no apartamento, se sente melhor no regime de temperatura de +20 a +25 graus. Se as condições climáticas permitirem, é permitido o cultivo de arbustos de hipoestesia em campo aberto.
Hypoesthes pode crescer até um jardineiro inexperiente
Se não for possível fornecer uma flor + 18 a 20 graus no inverno, é melhor movê-la para casa em tempo frio.
Iluminação
A hipoestesia precisa de boa iluminação ao crescer. Ele se sentirá bem tanto com luz difusa quanto com exposição a curto prazo à luz solar direta. Se a última condição estiver presente, a cor da folhagem se tornará ainda mais brilhante.
Rega
Cuidar de uma flor significa regá-la em tempo hábil. No caso de hipoestesia, isso deve ser feito à medida que o solo seca. No outono, a rega pode ser reduzida.
Importante! A secagem do solo não deve ser permitida sob nenhuma circunstância. A planta é caracterizada por uma propriedade interessante - com um déficit mínimo de umidade, o arbusto começa a descartar a folhagem.
Pulverização
Os especialistas recomendam a pulverização com água tratada (ou destilada) diariamente.
Umidade
A umidade ideal para hipoestesia é de 65 a 80%. O indicador indicado é mantido por pulverização regular da bucha.
Solo
O plantio em casa deve ser feito em uma mistura de solo especialmente preparada, que inclui areia de rio, turfa, solo foliar e composto em proporções iguais. É igualmente importante que a formação das flores ocorra sem problemas, organize a drenagem.
Top vestir
Arbustos decorativos precisam ser alimentados ao longo do ano. No verão, recomenda-se que o procedimento seja repetido duas vezes por mês, no inverno - apenas uma vez. Os fertilizantes podem ser usados do tipo universal.
Importante! Recomenda-se evitar misturas contendo grandes quantidades de nitrogênio. Do excesso dessa substância útil no solo, as folhas começam a desaparecer.
No inverno
Cuidados especiais durante a dormência não são necessários para a planta. Você só precisa reduzir a quantidade de rega, proteger a flor de correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura e não colocá-la próxima a aparelhos de aquecimento, certificando-se de que a temperatura na sala não exceda +20 graus.
Quando e como floresce
Hypoesthes começa a florescer desde o início do verão e continua quase até o início do inverno. A floração em si é bastante abundante. Como o florescimento da hipoestesia não é o processo mais místico e fascinante, os cultivadores de flores experientes preferem beliscar os botões. O fato é que a formação abundante de flores retira muitas forças da planta e pode morrer.
Recursos de propagação
A reprodução da hipoestesia é possível de duas maneiras:
- Germinação de sementes;
- Enraizamento de estacas.
Germinação de sementes
A germinação de hipoestesia a partir de sementes em casa é praticada com muita frequência. As mudas brotam bem e não requerem cuidados especiais. O procedimento é o seguinte:
- Prepare o tanque e o solo.
- Hidratar a mistura do solo.
- Plante as sementes.
- Polvilhe um pouco as sementes com o chão.
- O recipiente é coberto com um filme e deixado por vários dias até a germinação.
- Após o aparecimento das filmagens, o filme é removido.
- À medida que crescem, as mudas são transplantadas para vasos separados.
- Quando a planta jovem atingir um crescimento de 15 cm, aperte a parte superior para estimular o crescimento de brotos laterais.
Mudas de enraizamento
As estacas são outra maneira popular de propagar a cultura das flores.
Importante! Ao usar esta técnica, você precisa levar em consideração algumas nuances. Por exemplo, o fato de o caule dar raízes mais rapidamente na água do que no solo.
O processo de enxertia se parece com isso:
- Na primavera, as estacas são cortadas em um ângulo de 45 graus.
- A haste deve ter de 7 a 10 cm de comprimento.
- Coloque as mudas em um recipiente com água.
- No dia seguinte, as estacas são reorganizadas em um recipiente opaco e cobertas com um filme.
- O recipiente é colocado em um local quente e claro, evitando a luz direta do sol.
- Após o aparecimento das raízes, as mudas são transplantadas para vasos.
- O topo está cortado.
Transplante
Um transplante é recomendado na primavera. Você não precisa fazer isso com muita frequência. A planta deve ser substituída a cada três anos por uma jovem, pois com o tempo a flor perde sua beleza, passando a ficar nua e se esticar por muito tempo.
Plantar uma flor não é o procedimento mais difícil
O pote deve ser escolhido não muito profundo, mas amplo.
Como beliscar corretamente
Apertar os brotos é necessário periodicamente ao longo do ano. Isso deve ser feito de maneira que a altura total da flor não ultrapasse 40 centímetros. Depois de beliscar, o arbusto começa a ramificar-se intensamente e é obtida uma planta bonita e exuberante.
Problemas crescentes
No processo de cultivo de um arbusto decorativo, algumas dificuldades podem surgir. Na maioria das vezes, estamos falando sobre os seguintes pontos.
Folhas caindo
A cultura começa a deixar cair ativamente as folhas com falta de umidade, temperatura ou calado muito baixos. Fazer os ajustes apropriados ao cuidado da planta resolverá o problema com facilidade.
Folhas de branqueamento
O branqueamento da folhagem é mais frequentemente associado a um excesso de nitrogênio no solo. A luz solar direta no modo constante também pode causar um problema. As folhas voltarão a brilhar se a flor for transplantada para um novo solo adequado ou reorganizada no local com luz difusa.
Pontas de folhas de secagem
Normalmente, as folhas começam a secar devido à falta de água ou a um indicador de umidade muito baixo. Aumentar a frequência da irrigação e pulverização diária resolverá o problema.
Folhas caindo
A queda das folhas inferiores na maioria dos casos está relacionada à idade da colheita. Talvez tenha chegado a hora de rejuvenescer a hipoestesia.
Pragas
Na maioria das vezes, o mato sofre com o ataque de um ácaro ou escutelo. O uso periódico de inseticidas (inclusive para fins profiláticos) permitirá não lembrar insetos nocivos.
Hypoesthes e Coleus: diferenças
Alguns confundem hipoestes com coleus. De fato, são plantas completamente diferentes, que até pertencem a famílias diferentes (Acanto versus Espongiforme (Iasnatkovye).
Hypoestes - a decoração perfeita para sua casa ou escritório
A única coisa que une essas duas plantas é a folhagem variada. A forma das folhas do coleus não é ovóide, mas se assemelha a uma urtiga. A cor contrastante de suas folhas nunca é formada na forma de manchas simples, como é o caso da hipoestesia. Como regra geral, são aros, veias, manchas, padrões listrados, etc. Portanto, existem tantas diferenças entre hipoestesia e coleus que não faz sentido comparar essas duas flores.
Hipoestes e fittonia: diferenças
Entre hipoestesia e fittonia, as diferenças não são tão significativas. Os cultivadores de flores não muito experientes, em princípio, não diferenciam esses dois arbustos. Há uma diferença, no entanto. Assim, na hipoestesia, a folhagem é maior e mais macia ao toque. Além disso, as hipoestes são uma planta ereta, enquanto a Fittonia sem poda periódica começa a rastejar. É frequentemente usado como cobertura de solo.