Se as folhas do antúrio ficarem pretas, isso pode indicar cuidados inadequados, bem como o aparecimento de pragas e doenças. Inicialmente, são pequenas manchas, e depois as folhas escurecem completamente e caem. Se você não identificar a causa e não iniciar o tratamento, o processo pode levar à morte da flor.
Antúrio: por que as folhas e as flores ficam pretas e secas
As causas do escurecimento das folhas podem ser diferentes: de doenças a má nutrição e rega. Se forem encontradas manchas, você precisa determinar o mais rápido possível por que as folhas do antúrio ficam pretas. O curso de ação adicional dependerá disso.
Escurecimento de folhas
Doença
Na maioria das vezes, a flor é suscetível às seguintes doenças:
- Murcha de Fusarium. Esta doença afeta adversamente folhas e caules e também afeta o sistema radicular. Inicialmente, a forma natural do caule muda. Mais tarde, as folhas começam a escurecer.
- Antracnose. A doença é causada por um fungo. O início nas folhas aparecem pequenos pontos - esporos do fungo. Em seguida, eles se transformam em manchas marrons, que crescem com o tempo e podem ficar pretas. Os furos aparecem no centro dos pontos. Um pré-requisito para o desenvolvimento da doença é a umidade excessiva do solo e a alta temperatura ambiente (cerca de 27-29 ° C).
- Septoria Esta doença fúngica também se desenvolve ativamente na presença de umidade e altas temperaturas. O desenvolvimento da doença é indicado pelo aparecimento de manchas amarelas com bordas marrons. As folhas escurecem e secam rapidamente, e os esporos de crescimento rápido podem facilmente infectar as plantas próximas.
Fusarium on Antúrio
Ataque de pragas
Além de doenças, as pragas podem ter um efeito negativo na planta. Na maioria das vezes, o antúrio afeta pulgões e insetos escamados.
O pulgão é uma praga minúscula que se multiplica em alta velocidade, formando grandes colônias. O inseto come suco de vegetais e perfura o tecido. Os pulgões se depositam no interior da folha, portanto não podem ser detectados imediatamente. As conseqüências de sua atividade são folhas retorcidas, partes secas da planta, atraso no crescimento.
Preste atenção! Para combater os pulgões, são utilizados pesticidas biológicos e químicos - Fitoverm, Actellik, Karate e Decis. Dos remédios populares, uma infusão de cebola e alho pode ajudar.
As bainhas são pequenas pragas sugadoras que são confiavelmente protegidas por uma casca densa. Eles sugam suco e inibem o desenvolvimento de flores. Quando os insetos aparecem, as folhas do antúrio são cobertas com nódulos elípticos convexos marrons ou bege, que podem ser levantados com uma agulha ou um palito de dente.
Os inseticidas de contato não ajudam a lidar com os pulgões; portanto, eles destroem pragas com medicamentos sistêmicos - Confidor, Bankol ou Biotlin. Suas substâncias ativas penetram na planta e envenenam o suco, que quando entram em insetos os mata.
Manchas de lenço
Ar seco
Devido à umidade insuficiente do ar, as folhas do antúrio são primeiro enroladas e depois mudam de cor. Como resultado, isso pode causar a morte da planta. Para evitar problemas, você deve borrifar água regularmente (de preferência todos os dias) nas folhas e no ar.
Erros de fertilizantes
Uma superabundância de fertilizantes nitrogenados é perigosa para as folhas e o sistema radicular do antúrio, pois retarda o amadurecimento da flor e todos os nutrientes vão para a formação de massa verde. Se houver muito cálcio na cobertura, isso leva à falta de magnésio, potássio, ferro e outras substâncias úteis. Nos dois casos, as folhas do antúrio começam a escurecer. Para evitar a ocorrência de um problema, ao usar a cobertura, você deve seguir claramente as instruções, observando a dosagem e o momento.
Rega errada
O antúrio não gosta do alagamento do solo. Isto significa que quando regar as plantas não pode ser zeloso. Hidrate o solo somente quando estiver completamente seco. Água dura ou fria também prejudica o antúrio. A temperatura deve variar de acordo com a estação: na primavera e no verão - 22 ° C, no outono e inverno - 18 ° C. Para regar, deve-se usar água fervida.
Opção de irrigação por gotejamento automática
Importante! A exposição excessiva à umidade nas raízes pode levar à podridão e morte do mato. A rega da planta é necessária apenas quando o solo superficial secou a uma profundidade de 2-3 cm.
Como salvar uma planta
Para proteger a flor do antúrio de qualquer doença, é necessário fornecer cuidados adequados para ela. Para eliminar a murcha e o escurecimento das folhas, é necessário o uso de preparações fungicidas.
Métodos de tratamento de plantas:
- Se doenças antifúngicas, bactérias ou vírus são encontrados no antúrio, a probabilidade de cura é muito pequena. Todos os folhetos infectados devem ser removidos imediatamente.
- Quando a escuridão aparecer, pulverize as folhas do pulverizador com um fungicida que contém muito cobre. Se ocorrer ferrugem, é necessário borrifá-lo em arbustos saudáveis para aumentar a umidade, e as folhas verdes afetadas com manchas devem ser completamente removidas e queimadas.
- Para destruir a antracnose, a quantidade de água e o número de irrigação são reduzidos e as raízes do antúrio são irrigadas com preparações com cobre. A mistura do solo na panela deve ser tratada com Abiga-Peak. Se a flor não puder ser curada, ela deve ser queimada inteira, para que a doença não se espalhe para outras culturas.
Informações adicionais. Para eliminar a murcha, você terá que tratar a planta com pesticidas com cobre e irrigar o substrato do solo com ácido glicirrízico. É melhor cavar o antúrio do solo e mantê-lo em uma solução diluída de permanganato de potássio. Em seguida, cresça a planta em solo fresco.
Ferrugem no antúrio
Medidas preventivas
A prevenção do escurecimento do antúrio consiste em cuidados adequados e em garantir condições favoráveis à sua vida.
Dicas úteis para o cuidado adequado
Para que os arbustos de antúrio floresçam o ano todo e as flores sejam bonitas e brilhantes, é necessário cuidar dele corretamente e em tempo hábil. Principais recomendações:
- A escolha das instalações. Na sala, o antúrio deve ser colocado em uma janela sudeste ou oeste para que a flor possa receber luz solar suficiente. Assim, na planta não aparece queimaduras devido à luz direta ao meio-dia. No inverno, a flor deve ser colocada longe do equipamento para aquecer a sala. Se for impossível transferir a planta para outra parte da casa, uma bandeja de água é colocada ao lado da panela. Quando evapora, a umidade do ar aumenta.
- A escolha do solo e a capacidade de plantio. Os rizomas podem sufocar devido à falta de oxigênio. Para evitar isso, você precisa usar uma mistura de solo que permita a passagem do ar. Areia do rio e casca de carvalho, bem como turfa moída, são adicionados a ela. O pote é melhor levar um de plástico.
- Umidade. Para garantir condições confortáveis para o Antúrio, é necessário criar um clima tropical para ele. Para isso, as folhas da flor são pulverizadas diariamente com água e verificadas para ver se elas pingam na superfície das inflorescências. Além disso, os especialistas recomendam instalar regularmente um vaso de flores em um vaso de água por vários minutos.
- Rega. Nos verões quentes, junto com a água, recomenda-se adicionar nutrientes ao solo. Isso deve ser feito não mais que 2-3 vezes por semana. No inverno, a frequência de rega é reduzida para uma vez por semana. É melhor irrigar a planta com um regador ou pulverizador. Após a rega, recomenda-se esperar até que parte da água seja absorvida e remover o restante.
Colocando uma flor dentro de casa
Para determinar a causa do escurecimento das folhas do antúrio, é necessário monitorar constantemente a planta. Os problemas identificados são melhor eliminados no estágio inicial do aparecimento de manchas do que arrancar e jogar fora os arbustos infectados.