A reprodução de samambaias é um processo peculiar de prolongar a vida de uma planta existente. Muitas de suas espécies são mantidas em casa ou no jardim, pois a planta tem um alto efeito decorativo e não é caprichosa nos cuidados.
O que é samambaia
Samambaias ou galos estão entre os representantes mais antigos do mundo vegetal do planeta Terra. Uma vez que cresceram na forma de árvores altas, mas hoje crescem como arbustos baixos, com cerca de 1 metro de altura. A reprodução em forma de samambaia, como avestruz, rabo de cavalo, salobra, ocorre usando esporos que se formam na parte de trás das placas das folhas.
Samambaia interna - planta decídua ornamental
Como as samambaias se reproduzem na natureza?
O desenvolvimento e propagação de samambaias na natureza leva um pouco mais do que em casa. A planta se propaga através de esporos ou botões de ninhada. A cada estação, as plantas de samambaia formam esporos e passam por ciclos de esporófitos e gametófitos.
O esquema e a descrição da reprodução de samambaias de maneira natural e independente na natureza:
- a formação de esporângios nas folhas da samambaia, dentro das quais os esporos se formam;
- após sua formação completa, eles são separados das placas e transportados na água ou na área com a ajuda do vento;
- sob boas condições climáticas, brota deles um broto que, com a ajuda de seu rizóide, é fixado no chão;
- na parte inferior desse crescimento, células germinativas femininas e masculinas aparecem, nas quais ocorre a fertilização;
- logo se forma um zigoto, que forma seu sistema radicular e cresce no solo.
Preste atenção! Os esporos se formam apenas nas folhas, e as samambaias também têm placas estéreis ou assexuadas.
As principais maneiras de obter uma nova fábrica em casa
Em casa, no jardim, as samambaias podem ser propagadas de várias maneiras. Como regra, eles se relacionam com o método vegetativo e de esporos. Vegetativamente, os palhaços se propagam enraizando brotos aéreos laterais, plantando brotos de ninhada e dividindo o arbusto-mãe em várias partes. O método de esporos envolve a coleta de esporos formados e sua semeadura no solo.
Qual método é o mais eficaz
Todos os métodos são amplamente utilizados pelos proprietários em forma de samambaia, por isso é difícil dizer exatamente qual é o mais eficaz. Se você escolher um método com uma taxa de sobrevivência mais alta, isso está semeando um esporo. No entanto, leva muito tempo.
A eficácia do método é determinada pelo tipo de samambaia, uma vez que cada espécie difere em sua estrutura morfológica.
Separação do sistema radicular de um arbusto adulto
Como e quando compartilhar um arbusto
Um dos métodos vegetativos mais produtivos e curtos de propagação de saqueadores é a divisão de um arbusto adulto. Antes de executar este procedimento, é necessário molhar a bucha com água à temperatura ambiente para puxá-la facilmente do chão sem danificar o sistema radicular.
Como propagar a samambaia interna dividindo o arbusto:
- Eles cavam buracos com antecedência de 40 a 60 centímetros de antecedência. Seu fundo é coberto com material de drenagem e polvilhado com a mistura do solo por cima.
- Eles puxam a planta do solo antigo e a dividem em várias partes iguais.
- Cada um deles é plantado em um buraco ou vaso separado.
Uma vez por semana, é realizada uma rega radical completa e duas vezes regada de cima, usando um regador.
Importante! Você não pode compartilhar um arbusto jovem com uma saída de raiz.
Esporos na parte de trás das folhas
Como samambaias se reproduzem por esporos
Este método é mais eficaz na primavera após o aquecimento do solo. A semeadura em uma panela é feita no outono ou no início da primavera.
Como a samambaia se reproduz usando esporos em casa:
- Hidrate o solo da pistola de pintura.
- Polvilhe sobre os esporos.
- Polvilhe em cima do chão com uma camada de 3 centímetros.
- Eles são cobertos com recipientes de vidro ou plástico por cima, pois é necessário criar um efeito estufa.
- Quando os brotos aparecerem, você precisará remover o abrigo diariamente por 2 horas.
Como enraizar brotos laterais
Setas na forma de antenas aparecem nas placas das folhas das samambaias de jardim, que podem ser enraizadas no chão. Ao lado da planta em que esta seta verde se formou, é necessário colocar um recipiente separado com um substrato nutritivo. É importante que este recipiente tenha a mesma altura ou um pouco mais baixo que o vaso da planta mãe.
Dois recipientes são colocados lado a lado e um tiro lateral com um bigode saudável e estável é dobrado no chão. Goteje levemente com o solo. Se necessário, prenda com um grampo ou fio. Depois disso, é completamente umedecido e os dois recipientes são deixados em um local bem iluminado.
Interessante! Após 1,5-2 meses, a flecha dará raízes e se fortalecerá bem no solo. Pode ser separado da bucha principal e reorganizado em outro local. Se necessário, transplante uma muda pequena em outro recipiente.
Forma de botões de ninhada em placas de folhas
Como propagar botões da ninhada de samambaia
Outro método vegetativo pelo qual a samambaia pode se multiplicar em casa é plantar os brotos formados nas folhas do solo. As plantas em forma de samambaia têm a capacidade de desenvolver processos laterais nos pecíolos de suas folhas. Você não pode plantar um rim não formado, ele deve liberar raízes pequenas.
Um processo é cuidadosamente separado e plantado em uma caixa com um substrato. Hidratar o solo e colocar em um local quente e brilhante. É necessário criar um microclima úmido para o crescimento dos rins, para que, a princípio, eles possam ser cobertos com um filme.
Assim que 2-3 mudas aparecerem nas mudas, você pode remover o filme e transplantá-las para recipientes separados.
Importante! Não transplante imediatamente as mudas para uma panela grande. Nos primeiros anos de crescimento, a samambaia ainda precisará ser movida a cada primavera para recipientes maiores.
Características do tratamento de samambaias germinadas
Os cuidados subsequentes à samambaia após a reprodução consistem nas seguintes medidas:
- Umidade Pequenas mudas após o transplante são especialmente sensíveis à umidade. É necessário tentar mantê-lo em altas taxas, especialmente no inverno com aquecimento adicional da sala. Todos os dias você precisa borrifar os arbustos da pistola e, se o ar estiver especialmente seco, o procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia.
- Rega regular em um horário. Você não pode violar o regime e ignorar esse procedimento, mas não precisa transfundir as plantas. Os rebentos jovens são especialmente propensos a apodrecer as raízes devido à estagnação da água no solo. Ao plantar, é recomendável primeiro cobrir a drenagem até o fundo da panela e só depois encher o substrato. Além disso, não se esqueça de drenar o excesso de líquido da panela.
- Top vestir. Os fertilizantes são melhor aplicados na forma líquida dissolvendo as preparações em água comum e em uma pequena concentração. O procedimento é realizado uma vez a cada duas semanas. É necessário usar preparações minerais complexas para arbustos em forma de samambaia. Durante esse período, todos os minerais são necessários para o desenvolvimento normal da planta, especialmente o nitrogênio, que ajuda a construir massa verde.
- A iluminação deve ser longa, mas levemente difusa, para não queimar folhas delicadas. É necessário colocar uma caixa com mudas na janela sul no inverno e transferi-la para o lado leste ou oeste com a chegada de dias quentes e claros.
- Condição de temperatura. Os indicadores mais ótimos neste período são considerados - 22-25 ℃.
As samambaias domésticas criam raízes facilmente após a reprodução em casa
As samambaias internas são arbustos sempre-verdes decíduos decorativos que têm uma aparência agradável e são capazes de refrescar qualquer interior indefinido. É colocado em escritórios e outras instalações para dar conforto. A propagação de samambaias é um processo fácil e eficiente que pode ser feito de várias maneiras. O principal é, então, fornecer às mudas cuidados cuidadosos e adequados, para não perder completamente todo o material plantado.