Violeta em casa ou senpolia cresce entre muitos amantes de plantas de interior. A popularidade da flor está associada à sua despretensão e belos botões de várias cores. Cultivadores inexperientes, que encontraram um fenômeno desagradável pela primeira vez, começam a procurar a resposta para a pergunta de por que as violetas não florescem. O problema pode ser causado por violações das regras de atendimento ou ataque de insetos parasitas.
Que responsabilidades um jardineiro deve assumir ao cuidar de violetas?
Violeta bonita e brilhante pode deliciar-se com suas cores por um longo tempo. Mas, às vezes, por várias razões, a floração está ausente. Para evitar isso e ao mesmo tempo evitar as doenças comuns da cultura, é necessário cumprir os seguintes requisitos especificados na descrição da planta:
- rega moderada - no verão diariamente, mas em pequenas quantidades, no inverno - não mais que 2 vezes por semana;
- aumento artificial no período de luz do inverno até 10 horas;
- umidade do ar constante ao nível de 50%;
- o regime ideal de temperatura - no tempo frio é de cerca de +25 graus, na estação de crescimento - até +25 graus;
- ao irrigar a terra, a parte verde não pode ser tocada; ela também deve ser protegida da luz solar direta.
Violeta não floresce
A cultura não precisa de pulverização adicional, transplante, fertilização e atualização do solo, sendo realizada em um cronograma rigoroso.
Importante! A duração da brotação é de dois meses. Depois que as flores murcham, elas são removidas. Os primeiros brotos de animais jovens aparecem apenas na próxima temporada - a estimulação artificial não dará o resultado esperado.
Violetas florescendo com os devidos cuidados
Por que as violetas não florescem
Para descobrir por que os brotos não são formados, é possível pelas folhas da planta. Ao tentar convencê-lo a florescer, profissionais e amadores obtêm o resultado exatamente oposto. Um período adequadamente organizado de descanso, alimentação, falta de transbordamento ou insuficiência - todos os fatores desempenham um papel importante. Somente observando todas as regras da tecnologia agrícola é possível alcançar uma planta para que ela floresça normalmente.
Como descobrir os motivos
Por que as violetas não florescem em casa e o que fazer: descobrir a origem do problema é realizada de acordo com o estado das placas das folhas. Os principais sinais de desvio são apresentados:
- a presença de folhetos grandes e saudáveis não padronizados e a ausência de pedúnculos - a principal fonte desse fenômeno é a fertilização excessiva, especialmente contendo elementos nitrogenados;
- o crescimento lento ou parado das placas foliares indica baixa umidade, uma característica é encontrada no inverno, com operação ativa de baterias de aquecimento central ou seca no verão;
- verduras pequenas e não desenvolvidas indicam falta de nutrientes e solo empobrecido.
Marcas de queimaduras solares
A falta de nutrição pode se manifestar pelo amarelecimento parcial ou absoluto da coroa. Quando ocorre, a planta não pode formar brotos - todas as forças são redirecionadas para sustentar a vida. Se você olhar atentamente para os pratos, ficará imediatamente claro por que o violeta parou de florescer.
Uma das razões sérias é o capricho da cultura à luz ultravioleta. A luz solar direta é perigosa para a planta, pode se tornar uma fonte de queimaduras. É melhor reorganizar a flor no peitoril da janela norte ou criar sombreamento artificial.
Importante! Com janelas localizadas no lado sul, devem ser tomadas medidas de proteção. Numa tarde quente, são pendurados com um pano grosso ou as persianas são fechadas. Essa abordagem fechará a planta contra os raios do meio-dia.
Rega excessiva
A violação das regras para umedecer o solo leva a uma doença prolongada e, em casos difíceis, à morte do espécime. A falta de umidade causa uma secagem gradual e a saturação excessiva causa a podridão do sistema radicular. Os sintomas de rega insuficiente ou muito frequente praticamente não apresentam diferenças:
- coroa caída e desbotada;
- a terra começa a esfoliar das paredes da panela;
- manchas de um tom acastanhado na parte verde da planta;
- letargia geral de placas e caules, seu escurecimento.
Importante! Com o tempo, as rosetas ficam aquosas e sua superfície adquire um tom marrom. Uma planta tão severamente afetada não poderá florescer - na maioria dos casos, morrerá por podridão que se espalha rapidamente.
Regras para regar violetas
Para fazer uma colheita florescer, as regras de irrigação devem ser rigorosamente seguidas. Essa abordagem evitará possíveis erros e erros durante o namoro. A lista de métodos inclui:
- Através do palete - os orifícios de drenagem localizados na parte inferior do tanque não impedem o fluxo de água e impedem sua estagnação. Depois de derramar o líquido, ele é deixado por uma hora e o excesso é drenado - caso contrário, ocorrerá inundação do substrato e a formação de podridão radicular.
- Por imersão - o recipiente é colocado em uma bacia cheia de água de decantação. Após 15 minutos, ele é transferido para um palete e o excesso de fluido é drenado.
- Regador - o nariz deve estar próximo ao substrato, a umidade não deve afetar a saída e a folhagem. Se você violar as regras, poderá começar a apodrecer a parte verde da violeta.
Importante! Antes dos procedimentos de rega, o líquido deve permanecer em repouso por 24 horas. A rega não é realizada com frio, mas apenas com água morna (a temperatura é igual ao nível da sala).
Rega adequada
Reabilitação de plantas após rega excessiva
O que precisa ser feito para que as violetas voltem a florescer: medidas de restauração ajudam a suprimir os efeitos do transbordamento. Eles são executados de acordo com o seguinte algoritmo:
- a planta é cuidadosamente removida do recipiente;
- todas as partes danificadas do sistema radicular são excisadas;
- efetue a transferência para uma nova panela com substrato fresco.
Se a cárie tiver afetado a maioria das raízes, elas cortam a parte verde e tentam enraizar o caule. O procedimento de enraizamento pode ser realizado usando:
- solo úmido;
- água comum;
- musgo;
- hidrogel;
- comprimidos de turfa.
Importante! O desembarque em local permanente é realizado não antes do aparecimento das raízes. Eles precisam ser cultivados com um comprimento de 1,5 cm.
Solo errado
O substrato inadequado ou de uso prolongado não permite que a cultura se desenvolva e cresça normalmente. A deficiência de elementos benéficos e o suprimento insuficiente de oxigênio podem levar à morte de violetas.
Solo inadequado pode ser identificado pelos seguintes critérios:
- falta de flores;
- formação lenta da parte verde ou cessação completa do desenvolvimento;
- o aparecimento de uma crosta densa perto de um coma de terra seco;
- a aparência de um revestimento esbranquiçado na superfície.
Importante! As terras ruins precisam ser substituídas o mais rápido possível.
Ao preparar a mistura do solo, pegue o solo do jardim e derrame-o com uma solução fraca de permanganato de potássio (a desinfecção é realizada). A turfa é adicionada à composição na proporção de 1 para 1.
Os cultivadores de flores experientes recomendam não se envolver sozinhos na fabricação de terrenos adequados, mas comprar uma mistura especializada em uma loja de flores. Nesse caso, ele atenderá a todos os requisitos e conterá os oligoelementos necessários para a planta.
Terreno para violetas
A lista de substratos populares inclui:
- "Academia do Crescimento" - incluindo turfa, calcário e os ingredientes úteis necessários;
- "Bereginya" - como uma das melhores opções de todos os espaços em branco especializados para manter violetas, turfa, farinha de dolomita, areia e composto estão na composição da terra.
Importante! Ao comprar uma mistura, você precisa escolher o terreno com a inscrição "para cultivar violetas".
Reabilitação pós-transplante
Durante os procedimentos de recuperação, você precisa manter a planta em condições ideais:
- umidade - 50%;
- temperatura - +21 graus;
- o local é com luz difusa, protegido de maneira confiável contra correntes de ar.
O transplante adequado e a supervisão adequada permitirão que você obtenha os primeiros brotos um mês após a conclusão do procedimento.
Importante! Para reabilitar completamente a amostra, é necessário realizar vários transplantes com um intervalo de seis meses. Essa abordagem fornecerá garantias para a formação longa e maciça de gemas.
Pragas
Insetos parasitas são divididos em duas classes:
- As culturas domésticas que comem suco são atacadas por pulgões, tripes, moscas-brancas e insetos escamados. As pragas sugam o conteúdo líquido, causando rápida murcha e morte das plantas. De particular interesse gastronômico para eles é representado por brotos, brotos e folhas jovens.
- Comer insetos-carne destrói não apenas a parte verde, mas também o sistema radicular. Representantes famosos incluem gorgulhos, carrapatos e nematóides.
Se você ignorar os primeiros sinais de um ataque de pragas, a planta ficará fraca no início e depois começará a murchar. As partes que perderam o suco secam, ficam amarelas e apodrecem. A superfície é coberta com manchas e listras acastanhadas, todas as forças da cultura são redirecionadas para a sobrevivência.
Carrapato do cíclame
A única solução para o problema é o uso de soluções inseticidas especializadas:
- Acarina
- Actophyta;
- Fitoverma;
- Actellika.
Antes do procedimento, remova todas as áreas danificadas. O processamento é realizado com um intervalo de 10 dias, três vezes.
Importante! A limpeza mecânica clássica com água e sabão para violetas não é adequada. O procedimento é interrompido pela pilha que cobre as placas.
Consequências e reabilitação após infecção
A restauração das plantas é possível com um ataque fraco ou médio, quando as pragas não tiveram tempo de destruir as raízes e a maior parte da massa verde. Com supervisão adicional, observe o regime de rega padrão, monitore a qualidade do substrato e evite a secura excessiva do ar.
Prevenção de pragas
A prevenção da propagação de parasitas requer:
- colocar em quarentena todas as novas cópias - até 3 semanas;
- flores diferentes não devem tocar;
- periodicamente realizar um banho quente;
- brotos secos são removidos a tempo.
Além das plantas de processamento, você precisa fazer regularmente a limpeza úmida no local de sua localização.
Fatores externos
Fontes de terceiros têm uma grande influência nas funções vitais da cultura.
- Calor. O calor leva à secagem, danos às raízes. Durante a seca, a planta precisa de pulverização ou instalação de um recipiente de água próximo a ela.
- Chill. Baixas temperaturas podem causar morte violeta durante a hibernação. Não deve cair para 17 graus ou mudanças bruscas.
Violetas de secagem
Cuidados adequados
A cultura em condições naturais prefere se instalar perto de fontes de água: rios, lagoas, lagoas. Em casa, é mais difícil para ela aguentar o ar constantemente seco.
Para garantir o crescimento e a formação normais de gemas, os seguintes requisitos devem ser observados:
- escolha o lugar certo para o pote;
- não exceda e não abaixe a umidade - o modo ideal é de 50%;
- umidade do solo - sem fanatismo e secas;
- pulverizar arbustos no calor;
- iluminação difusa;
- fertilização oportuna do solo e transplante;
- condição de temperatura.
Importante! No inverno, a planta entra em hibernação. A cobertura é cancelada, a frequência da rega é reduzida.
Se tudo mais falhar, você precisará alterar o tipo de violeta
Depois que todas as nuances do conteúdo são cumpridas, o mesmo problema pode surgir jardineiros inexperientes: a cópia doméstica se recusa a florescer. Os floristas recomendam esquecer a tentativa frustrada e adquirir outro tipo de violeta:
- florescendo quase o ano inteiro;
- liberando brotos por um curto período de tempo e descansando por um longo tempo.
Ao florescer, as variedades caseiras de violetas lembram botões pequenos, brilhantes e coloridos. Alguns amantes de plantas domésticas criam mini-jardins em peitoris de janelas com diferentes cores de pétalas: rosa, azul, roxo, branco. A cultura é de rara beleza e pode servir como adorno de um apartamento comum da cidade.