Não é por acaso que Dieffenbachia é cultivada como planta doméstica há mais de 150 anos. Com folhas decorativas altas e a capacidade de acumular rapidamente um grande volume de vegetação, é despretensioso. Requer manutenção mínima e se reproduz com muita facilidade e simplicidade.
História e descrição da Dieffenbachia
A flor tem o nome do jardineiro principal, que no século 19 serviu na corte imperial de Viena - Joseph Diefenbach. Ele foi um dos primeiros a apreciar a decoratividade desta planta e começou a usá-la em jardins e residências. A decoração principal de Dieffenbachia são grandes folhas ovais com um padrão branco-esverdeado. Variedades com uma haste e arbusto são criadas. As espécies altas formam um tronco grosso e suculento com até dois metros de altura.
Na dieffenbachia adulta, as hastes ficam nuas com o tempo, as folhas permanecem apenas nos topos. No entanto, a flor antiga pode dar uma nova vida. Surpreendentemente, as estacas cortadas de um tronco poderoso, com alguns centímetros de espessura, dão raízes facilmente na água comum ou no solo úmido. A dieffenbachia pode ser cortada em seus componentes (brotos, estacas, ápice, raiz de cânhamo), uma nova planta crescerá a partir de cada uma. O principal é que essas partes tinham rins adormecidos.
O suco de Dieffenbachia é tóxico, causa irritação na pele e queimaduras das mucosas. As flores de interior devem ser mantidas afastadas de crianças e animais de estimação. Para cortar estacas e outros trabalhos, é necessário usar luvas e lavar as ferramentas (tesoura ou faca) e mãos.
Regras e métodos de reprodução em casa (com foto)
Estacas apicais e caule em água (instruções passo a passo)
O método é bom para a dieffenbachia alta com uma haste alongada e nua.
A partir de uma planta tão antiga e desagradável, você pode cultivar vários jovens e bonitos. Pegue uma faca afiada e corte a coroa com um pedaço do tronco. Pelo menos 1-2 internodes devem permanecer nele. Faça o corte em um movimento para que não haja rebarbas.
As ferramentas para cortar brotos (faca, tesoura) devem ser desinfetadas com água fervente ou álcool. Assim, você elimina o risco de infecção por feridas por doenças, por exemplo, podridão cinzenta.
Divida a haste restante em estacas, para que cada uma possa ser baixada na água por 2 a 3 nós, e parte da haste aproximadamente do mesmo tamanho permanece no topo.
Nas estacas deve haver rins adormecidos, é a partir delas que raízes e brotos jovens aparecerão.
Lembre-se de onde as estacas do caule têm a parte superior para posicioná-las adequadamente para o enraizamento e também em que ordem elas são tiradas. Quanto mais longe da coroa, mais grosso o tecido e mais tempo as raízes crescerão. Não corte o tronco no chão, deixe um toco em uma panela e continue a cuidar.
Em breve um broto jovem crescerá com isso.
Transfira as estacas e o topo da cabeça por várias horas (até um dia) para um local seco no apartamento para secar as seções.
Agora você pode colocar a coroa e as mudas em potes de água.
As raízes aparecerão em 1 a 6 semanas. Este período depende da estação e da qualidade das mudas. Em particular, no inverno, a Dieffenbachia, como todos os seres vivos, se desenvolve com relutância. Para evitar que as estacas apodreçam por um período tão longo, adicione carvão ativado à água (1 comprimido por copo de água). Além disso, troque a água 1-2 vezes por semana. Enrole um recipiente transparente com pano, papel ou coloque dentro de um opaco. Por exemplo, um jarro pode ser colocado em um vaso de flores maior que seu tamanho. Mantenha em um peitoril da janela onde não haja luz solar direta.
É interessante que não apenas as raízes, mas também os brotos jovens com folhas tenham tempo para crescer em partes de um caule completamente nu. Isso é possível na presença de dois ou mais botões de dormir: as raízes aparecem na parte inferior, brotam na parte superior. Agora as plantas estão prontas para o plantio em vasos.
Use primer pronto para flores de interior com folhas decorativas. Aprofundar as estacas do caule, deixando pequenos tocos com brotos jovens por cima. A parte superior da cabeça tem um ponto de crescimento; portanto, todas as folhas e uma haste curta de 1-2 internódios devem permanecer na superfície.
Propagação por parte das raízes na água e no solo
Dieffenbachia de baixo crescimento cresce em um arbusto exuberante ou forma cílios encaracolados.
Para propagar uma flor, corte os brotos perto do chão.
Divida os cílios cortados com uma tesoura nos topos e fragmentos do caule. Cada parte deve ter 2-3 nós e rins adormecidos.
Tanto o corte apical quanto o caule podem ser enraizados na água de acordo com a tecnologia já descrita. Mas para material de plantio de tamanho médio, existem maneiras mais interessantes.
Propagação por estacas de caule localizadas horizontalmente:
- Faça uma mistura de turfa e areia 1: 1 no solo. Em vez de areia, vermiculita ou perlita é adequada. O solo deve ser muito mais solto do que aquele em que crescem os Dieffenbachia.
- Pegue as partes dos brotos deixados sem topo, ou seja, estacas sem folhas. Coloque sobre o solo úmido horizontalmente.
- Então, à sua frente, há três opções para o plantio: aprofundar as estacas pela metade, encher com uma fina camada de terra ou deixá-las na superfície. Ao mesmo tempo, pelo menos um rim adormecido deve estar em contato com um substrato úmido e solto. Ao escolher o grau de imersão, lembre-se de que uma haste completamente coberta com o solo pode apodrecer com umidade excessiva e secar na superfície, se for insuficiente.
- Coloque em uma janela sob luz solar difusa.
- Solte e umedeça o solo, você pode cobrir a panela com um saco plástico e ventilar periodicamente.
O método clássico de propagação pelos topos e estacas do caule:
- Prepare solo solto.
- Derrubar as estacas na sombra por pelo menos 4 horas, você pode dia.
- Umedeça o solo e afunde verticalmente as estacas nele por 1-2 nós.
- Coloque sob luz solar difusa.
- Mantenha o solo úmido, afrouxe entre as regas.
Mudas com folhetos tornam as raízes mais difíceis, porque não têm raízes, não há nada para extrair água e evaporação pelas folhas. Portanto, estacas apicais durante o enraizamento muitas vezes pulverizam nas folhas.
Vídeo: duas maneiras de fazer enraizamentos: na água e horizontal no chão
Propagação de folhas
Apenas uma folha de Dieffenbachia não se multiplica, você precisa de um pedaço do caule com um rim adormecido. O método não é diferente do clássico. Pode ser usado, por exemplo, no caso em que não há desejo de enraizar a grande coroa da alta Dieffenbachia. Corte em pedaços com uma folha e tente enraizar no chão.
O método tem uma desvantagem significativa: um pequeno caule sem raízes não pode fornecer água e nutrição a uma folha grande. Esta opção é ineficiente e arriscada. É bom apenas como experimento quando há muitos outros materiais de plantio.
Divisão Bush
Já está claro pelo nome que apenas a dieffenbachia do mato pode ser propagada dessa maneira.
- Na primavera, durante um transplante planejado, retire-o da panela.
- Sacuda o chão e gentilmente com uma faca afiada, divida em plantas separadas com raízes.
- Polvilhe as áreas cortadas com carvão picado.
- Divisores de assento em vasos diferentes.
Vídeo: Breeding dieffenbachia do arbusto
Tabela: Problemas de reprodução, prevenção e solução de Dieffenbachia
O problema | Razão | Como avisar e decidir |
As folhas das estacas murcham e caem | A própria planta descarta o excesso de folhas, uma vez que ainda não há raízes, não há umidade suficiente e suas folhas evaporam muito | Pulverize as folhas com mais frequência. Mesmo que todos caiam - não é assustador. Quando as raízes aparecerem, novos brotos e folhas crescerão. |
Raízes muito longas não se formam na água. Mudas no chão não criam raízes e não crescem. |
|
|
Estacas apodrecem na água |
|
|
Estacas apodrecem no chão |
|
|
Os principais métodos de propagação de Dieffenbachia são com caules e estacas apicais, ou seja, partes de uma planta com e sem folhas. Cada método tem suas próprias sutilezas. Assim, os topos com folhas precisam de mais umidade, é preciso pulverizar ou organizar estufas. Estacas sem folhas criam raízes mais rápido e fácil. E se não houver absolutamente tempo para lidar com as flores - apenas corte a planta antiga, uma nova dieffenbachia crescerá a partir do cânhamo.