Como cultivar cerejas saudáveis: tratar doenças, conduzir pragas

Pin
Send
Share
Send

Ao cultivar cerejas, o jardineiro pode encontrar várias doenças e pragas. Muitas vezes é difícil entender a essência do problema, suas causas e maneiras de superá-lo. Nosso objetivo é ajudar no correto diagnóstico, prevenção e eliminação de fenômenos desagradáveis.

Prevenção de Doenças e Pragas

A manutenção preventiva e sanitária oportuna e regular na maioria dos casos salvará o jardineiro de problemas associados a doenças e pragas de cerejas. Esses trabalhos são simples e não exigem custos trabalhistas significativos.

Tabela: medidas preventivas e sanitárias para prevenir doenças e ataques de pragas

PrazosNome do trabalhoManeiras de fazerEfeito alcançado
OutonoColeta e descarte de folhas caídasDestruição de uma parte significativa de pragas de inverno e esporos de fungos
Cal brancaOs troncos e os ramos esqueléticos são clareados com uma solução de cal abatida com a adição de 3% de sulfato de cobrePrevenção de geadas e queimaduras solares
Poda sanitáriaGalhos secos, doentes e danificados são cortados e depois queimados.Destruição de inverno de pragas e fungos em fendas da casca
Fim do outonoCavar o soloCírculos de barril cavam uma pá até a profundidade de uma baioneta, virando a terraPragas e patógenos que invernam nas camadas superiores do solo são elevados à superfície, onde morrem de geada
Início da primaveraTratamentos de enraizamentoPulverize árvores com pesticidas (DNOC, Nitrafen, solução a 5% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux)Prevenção da maioria das doenças e pragas
Poda de desbasteOs brotos que espessam a coroa são cortados, crescendo para dentro e para cima, cruzandoCriando melhor iluminação e ventilação da coroa
Instalação de cintos de caçaCintos de caça feitos de meios improvisados ​​são instalados nos tocos a 30-40 cm do chãoObstrução da penetração na coroa de formigas, besouros, larvas, etc.

As principais doenças da cereja doce: diagnóstico e tratamento

As cerejas com os devidos cuidados raramente ficam doentes, mas a lista de possíveis doenças é bastante grande.

Moniliose

Esta doença fúngica se manifesta de duas formas: queimadura monilial e podridão de frutas. O primeiro ocorre na primavera, quando o fungo infecta folhas jovens, as pontas dos brotos, flores. Em seguida, as partes afetadas murcham, enrolam-se levemente, ficam amarelas e escurecem. Pelo lado, parecem queimados pelo fogo, de onde o segundo nome apareceu. Se tais sinais forem encontrados, as partes afetadas da planta devem ser removidas e destruídas, e a árvore deve ser tratada três vezes com fungicidas (antifúngicos), com intervalo de uma semana. Neste momento, você pode usar Horus, Abiga Peak, Strobi, etc.

A podridão de frutas (outro nome para moniliose) afeta as frutas durante o amadurecimento. Essas bagas começam a apodrecer, depois secam, mumificam e continuam penduradas nos galhos até a próxima temporada. Eles também devem ser coletados e destruídos, se possível; após o término da colheita, a árvore deve ser tratada com fungicidas. Atualmente, Skor, Quadris e outros são mais eficazes. Durante a colheita, apenas preparações biológicas podem ser usadas. O mais popular deles é o Fitosporin-M, que pode ser usado sem causar danos aos seres humanos, mesmo no dia da coleta de frutas.

Bagas afetadas pela moniliose começam a apodrecer, depois secam, mumificam e continuam penduradas nos galhos até a próxima temporada

Vídeo: cerejas para moniliose

Sarna

Os primeiros sinais dessa doença fúngica geralmente podem ser observados em maio. Nesse momento, manchas marrons ou quase pretas com bordas amarelas aparecem nas folhas afetadas. Após a formação dos ovários, as bagas verdes se desenvolvem mal e enrugam. Nos frutos já maduros, formam-se manchas recortadas, que se tornam grosseiras, rígidas e depois racham. Bagas afetadas assumem uma forma feia; às vezes apodrecem.

Em maio, manchas marrons ou quase pretas com bordas amarelas aparecem nas folhas afetadas pela crosta

A prevenção da doença está descrita acima e o tratamento, como no caso da moniliose, é remover as partes afetadas da planta e tratar com fungicidas.

Fungo de fuligem

Se um revestimento preto de fuligem aparecer nas folhas de cereja, isso indica uma infecção da planta por um fungo fuligem. Geralmente, seus esporos germinam nas secreções doces e pegajosas de pulgões que cobrem as folhas da cereja quando é invadida. Essas secreções são o meio nutriente mais favorável ao desenvolvimento do fungo. Inicialmente, a placa aparece na forma de pequenos pontos separados e, à medida que se desenvolve, o fungo cobre completamente toda a superfície da folha, bloqueando o acesso de oxigênio ao tecido e interrompendo o processo de fotossíntese. E também ele pode mudar para os frutos, que como resultado se tornarão inutilizáveis.

Quando infectada com um fungo de fuligem, inicialmente a placa aparece na forma de pequenas manchas individuais

A prevenção do fungo da fuligem é a luta contra os pulgões e as medidas sanitárias habituais. O tratamento nas primeiras etapas pode ser realizado lavando um revestimento de fuligem com uma corrente de água de uma mangueira, seguido de tratamento com fungicidas. Com danos graves, você terá que remover as partes afetadas da planta.

Oídio

O revestimento em pó branco nas folhas da cereja doce pode aparecer em clima quente e seco, que ocorreu após fortes chuvas. Isso é evidência de infecção por mofo. Especialmente as plantas jovens sofrem da doença, na qual folhas e brotos jovens são afetados, o que leva a um crescimento atrofiado e atrofiado. As árvores adultas toleram mais facilmente a doença, mas com danos severos, a resistência do inverno diminui. A luta e a prevenção são semelhantes às anteriores - remoção das partes afetadas e tratamento com fungicidas.

Revestimento em pó branco nas folhas indica infecção com oídio

Onda de folha

Trata-se de uma doença fúngica perigosa, na qual as folhas jovens se desenvolvem de maneira desigual na primavera e, como resultado, se enrolam, ficam onduladas e ficam cobertas de inchaços vesiculares. Dependendo do patógeno específico, as folhas podem ficar manchadas, mudar de cor. A doença é frequentemente acompanhada de necrose de folhas, brotos e frutos.

Quando infectadas com cachos, as folhas jovens na primavera se desenvolvem desigualmente, como resultado do enrolamento, ondulação e cobertura de inchaços vesiculares

Se tais sinais forem encontrados, as partes afetadas da planta devem ser imediatamente removidas e tratadas com fungicidas (Abiga-Peak, Strobi, Horus, etc.). Em seguida, o tratamento é repetido duas vezes mais com um intervalo de uma semana.

Clorose

A clorose é uma doença na qual a atividade da fotossíntese e a formação de clorofila nas folhas é reduzida. Pode ser reconhecido pelo amarelecimento prematuro das folhas, pela queda, esmagamento e secagem dos topos das mudas. A natureza da clorose pode ser infecciosa e não infecciosa. No primeiro caso, a doença é causada por vírus ou fungos introduzidos na planta por pragas. Este formulário é incurável e as plantas afetadas devem ser destruídas. Mas, felizmente, é extremamente raro, portanto não o consideraremos em detalhes.

Mas a segunda forma não-infecciosa de clorose é bastante comum. É causada por uma deficiência de certos elementos, aumento da acidez do solo e alagamento das raízes. Na maioria das vezes, a clorose é causada pela falta de ferro. Nesse caso, basta alimentar as cerejas com preparações que contenham ferro na forma quelatada, por exemplo, Ferrovit, Ferrilen, Micro-Fe, Mikom-Reakom, Quelato de Ferro.

É possível determinar a deficiência de qual elemento é causado pela clorose pela cor das folhas

Algumas pragas da cereja: representantes e controle

De tempos em tempos, vários insetos nocivos atacam a cereja. Considere os convidados provavelmente não convidados.

Pulgão cereja

Estes são pequenos (2-2,4 mm) insetos em forma de pêra de cor preta. Eles hibernam na forma de ovos postos nas extremidades dos brotos perto dos brotos. Na primavera, aparecem larvas que se alimentam do suco de folhas e brotos jovens. Nesse caso, as folhas são dobradas em um tubo e depois secam e ficam pretas. E também esses insetos nocivos são trazidos à copa pelas formigas e plantados nas folhas. Os pulgões em processo de vida emitem um líquido doce e pegajoso chamado orvalho do mel, que é amado por formigas e outros insetos, além de um fungo fuligem.

Os pulgões se depositam no interior das folhas

Na luta contra os pulgões, são utilizados os seguintes métodos:

  • Remoção das partes afetadas da planta.
  • Tratamentos com inseticidas, por exemplo, Nitrafen, Confidor, Decis, Spark, etc. Durante o período de amadurecimento das bagas, são utilizados preparados biológicos - Fitoverm, Fitolavin, Iskra-Bio, etc.
  • Dos muitos remédios populares, eles são mais frequentemente usados:
    • Infusão de tabaco. Para prepará-lo, 500 gramas de pó de tabaco são dissolvidos em um balde de água e insistidos por 3-4 dias, após os quais são adicionados 50 g de sabão em pó ralado em um ralador grosso para melhorar a adesão da solução às folhas.
    • Infusão de 500 g de casca de cebola em água quente. O tempo de cozimento é de um dia.
    • Infusão de alho, preparada infundindo 500 g de alho picado em 5 litros de água por um dia.
    • Uma solução de 1 colher de sopa de carbonato de sódio em um balde de água com a adição de um copo de cebola picada.
  • Removendo formigas do site.

Vídeo: processamento de pulgões de cerejas

Mosca de cereja

Esta é a praga mais comum da cereja doce. Isto é especialmente verdade para variedades médias e tardias. A mosca da cereja é pequena - de 3-5 mm de comprimento e possui um corpo preto brilhante. As asas são transparentes com quatro listras escuras transversais. Quando o clima quente da primavera chega, a mosca voa e, pela primeira vez (10 a 15 dias), se alimenta de melões de pulgões-da-cereja, que já haviam se estabelecido nas folhas. Depois disso, a mosca deposita um ovo em frutos verdes, dos quais, após algum tempo, aparece uma pequena larva sem pernas (3-6 mm) de cor branca. Tais bagas não podem ser salvas, as larvas os comem por dentro.

A mosca da cereja deposita seus ovos nos frutos de cerejas e cerejas, das quais as larvas emergem

As medidas preventivas descritas acima reduzem significativamente a probabilidade de uma mosca cereja ser atingida. Além disso, durante o voo das moscas, é aconselhável realizar tratamentos adicionais com inseticidas (Decis, Fufanon, Spark, Actellik). Serão necessários dois tratamentos com um intervalo de 7 a 10 dias. Para cerejas de variedades precoces, apenas preparações biológicas podem ser usadas, por exemplo, Iskra-Bio, Fitoverm, Fitolavin, etc. Métodos alternativos de controle também podem ser usados:

  • Processar a coroa com infusões com cheiro forte - tabaco, agulhas, absinto, alho etc. Isso causa um efeito dissuasor.
  • Armadilhas suspensas com iscas na forma de líquidos doces pegajosos - geléia fermentada, melaço, xarope, etc.

    A armadilha da mosca é fácil de fazer com uma garrafa de plástico

  • Antes da floração, você pode cobrir os troncos com agrofibra. Uma mosca não pode voar debaixo dela e morrer de fome.
  • Prevenção do aparecimento de pulgões nas cerejas. Depois de acordar, as moscas, sem encontrar a comida usual, voam para outro lugar em busca dela.

Folheto

A borboleta desta praga tem uma aparência indefinida e tamanho pequeno. A envergadura é de cerca de 2,5 cm e as lagartas são ainda menores - 1-2 cm, com cor amarela ou verde claro. Eles se instalam com mais frequência nas folhas da planta individualmente, comendo polpa e suco. O dano à cereja doce com um ralador de folhas é fácil de identificar por folhas de teia torcidas e enroladas, nas quais, por via de regra, as próprias larvas são. Prevenção e controle deles é o mesmo que com outros insetos semelhantes, por exemplo, com uma mosca da cereja.

O dano à cereja doce com um ralador de folhas é fácil de identificar por folhas retorcidas e trançadas, nas quais, regra geral, as larvas estão localizadas

Escaravelho (chafer)

O conhecido besouro de maio é um inseto voador bastante grande (17-32 mm) com corpo alongado, protegido por uma forte cobertura quitinosa de cor preta ou marrom-avermelhada. Os besouros se alimentam das folhas das plantas, mas suas larvas, muitas vezes chamadas de khrushchev, causam mais danos. Eles roem raízes de plantas jovens, o que causa inibição no seu desenvolvimento e, em alguns casos, até a morte.

As larvas de larvas vivem no solo e se alimentam de raízes, húmus e detritos vegetais

Khrushchev se desenvolve e se alimenta ativamente no início do verão, e depois se reproduz e passa o inverno. Para detectar e destruir larvas, a isca é geralmente feita na forma de pequenos montes de composto ou húmus. Eles são bem hidratados e cobertos com material de cobertura, ardósia etc. Depois de algum tempo, as larvas se reúnem em grande número, atraídas por condições que são confortáveis ​​para eles. O jardineiro só precisará coletá-los e destruí-los. Além disso, você pode usar medicamentos à base de diazinon, por exemplo, Medvetox. Seu efeito protetor dura três semanas, o diazinon no solo não se acumula.

Formigas em uma cereja: como se livrar

Não há consenso sobre os benefícios e malefícios das formigas. Por um lado, eles próprios destroem ativamente alguns insetos nocivos e, por outro, plantam pulgões, esporos de fungos e várias infecções nas plantas. Portanto, muitas vezes chegam a uma opção de compromisso - não destroem as formigas, mas as expulsam do local ou arranjam obstáculos intransponíveis para elas. Muitas maneiras foram inventadas para isso, aqui estão as mais famosas:

  • Instalação de cintos de caça. Eles podem ser feitos de:
    • material de cobertura, papelão, chapa grossa ou outros materiais similares e com formato cônico, impedindo o movimento;

      O cinto de pesca mais simples pode ser feito com um pedaço de filme e corda

    • estopa ou outro tecido impregnado com uma espessa camada de óleo sólido ou outra graxa ou cola;
    • material poroso impregnado com inseticidas e serve não apenas como obstáculo, mas também para matar insetos.
  • O dispositivo ao redor da árvore é sulcado com água.
  • Repelir odores desagradáveis ​​para formigas pulverizando a coroa com infusões apropriadas. As formigas não toleram o cheiro de plantas como:
    • alho
    • absinto;
    • tansy;
    • anis;
    • hortelã-pimenta;
    • calêndula
    • cravo e outros
  • Se um formigueiro é encontrado em um terreno, ele pode ser simplesmente após o pôr do sol, quando as formigas se preparam para dormir e fecham as entradas, colocam uma pá em um carrinho de mão ou em uma sacola e o retiram do terreno para a floresta.

Para os defensores do extermínio de formigas, existem muitas drogas venenosas, por exemplo, Tamanduá, Formiga, Trovão, Provotox, Phenaxin, etc.

Vídeo: como superar formigas de jardim

Como se livrar de estorninhos em uma cereja

As cerejas durante o amadurecimento das frutas podem ser atacadas por estorninhos e outras aves. Na maioria das vezes, as plantas das primeiras variedades sofrem com elas. Um bando de pássaros que aparece de repente pode destruir toda a colheita de cerejeira em questão de minutos. A opção mais confiável para salvar a colheita é cobrir a árvore com uma rede.

A opção mais confiável para proteger a colheita dos pássaros é cobrir a árvore com uma rede

Obviamente, se a árvore for alta e tiver uma copa larga, será difícil fazer isso. Nesse caso, vários objetos repelentes são usados.Vários objetos brilhantes e (ou) farfalhantes, tilintando ao vento - discos de computador, pedaços de papel alumínio, enfeites de ano novo etc. penduram em uma árvore. Alguns dizem que o estorninho é assustado pela música alta e durante todo o período de amadurecimento das cerejas, eles transmitem vários trabalhos musicais no local por dias a fio. . Existem também repelentes ultrassônicos especiais, cujo som o ouvido humano não percebe, mas os pássaros tentam ficar longe dele. Esses dispositivos podem ser adquiridos na loja, eles têm faixas diferentes, dependendo da potência.

Existem repelentes ultrassônicos especiais, cujo som o ouvido humano não percebe, mas os pássaros tentam ficar longe dele.

Vídeo: como proteger as cerejas dos pássaros

Problemas no cultivo de cerejas

Muitas vezes, um jardineiro, confrontado com algum sintoma incompreensível (mas claramente desagradável) de uma doença ao cultivar cerejas (e não apenas), nem sempre pode estabelecer um diagnóstico preciso. Às vezes, é imediatamente difícil determinar se é uma doença ou as consequências de um ataque de pragas. Analisaremos os casos mais comuns.

Bagas apodrecem em uma árvore

A causa mais comum é a moniliose generalizada.. Com a crosta e outras doenças, as bagas também começam a apodrecer, mas antes disso, a doença geralmente é diagnosticada por sinais primários.

Folhas de cerejeira ficam amarelas

O amarelecimento prematuro das folhas de cerejeira doce é causado por distúrbios na tecnologia agrícola. Causas mais prováveis:

  • Local de pouso incorreto. Com uma ocorrência próxima de águas subterrâneas e em locais alagados e pantanosos perto da planta, as raízes começam a deformar, como resultado do amarelecimento das folhas. Nesse caso, para corrigir o problema, uma árvore precisará ser transplantada para um local adequado ou a drenagem deve ser realizada.
  • Rega excessiva, criando pântanos.
  • Deficiência de umidade. A cereja é uma planta higrófila e, sob condições de seca em solos arenosos e argilosos, são cultivadas árvores jovens cujo sistema radicular ainda não foi formado. Portanto, você deve regar regularmente as cerejas, mantendo a umidade do solo a uma profundidade de 40 a 50 cm, mas também não permitindo esbarrar.
  • Danos às raízes por pragas do solo - toupeiras, panos. Árvores jovens com raízes pouco desenvolvidas são sensíveis a isso.
  • Queimadura química de folhas. É causada pelo contato acidental com a coroa de herbicidas ou como resultado de sua dosagem incorreta durante os tratamentos planejados. Por exemplo, para tratamentos contra fungos e pragas, o sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux é frequentemente usado. Nos tratamentos de enraizamento no início da primavera, sua concentração em solução é de 5%. Se você tratar as folhas com essa solução, elas sofrerão queimaduras graves. Durante a estação de crescimento, essas soluções são usadas em uma concentração de 0,5-1%.
  • Deficiência de nutrientes decorrentes de desequilíbrio ou desnutrição (clorose). Se a planta não possui nitrogênio ou cálcio, as folhas começam a descolorir. Com deficiência de ferro, eles secam e se desfazem. Nesses casos, é necessário aplicar o mais rapidamente possível sob a raiz ou por adubação foliar com adubação adequada com uma dosagem de acordo com as instruções.

Por que as folhas ficam brancas na cereja no verão

O esclarecimento das placas foliares, por via de regra, é causado pela clorose em sua fase inicial, bem como pela deficiência dos principais elementos - nitrogênio, fósforo, potássio. A planta deve ser alimentada com uréia ou nitrato (20-30 g / m2) e monofosfato de potássio (20 g / m2) Após a rega, aplique mulch com matéria orgânica (húmus, composto) com a adição de cinza de madeira.

Se o oídio deixa as folhas com uma cor branca, isso é um sinal de doença do oídio.

Manchas pretas nas folhas

Manchas negras borradas na forma de um revestimento em pó são um sinal de dano pelo fungo da fuligem. Pequenas manchas marrons ou pretas - crosta.

Torção de folhas de cereja

As folhas envoltas em folhas geralmente indicam que os pulgões se estabeleceram dentro deles. É fácil verificar isso - você só precisa expandir a folha. Outra praga de dobramento de folhas é a mariposa, que também é fácil de detectar com o desdobramento da folha.

Se as folhas não são apenas torcidas, mas também tuberosas, provavelmente a planta está infectada com folhas encaracoladas.

Folhas de cereja pegajosa

Normalmente, a viscosidade das folhas é causada pelo orvalho do mel quando os pulgões são afetados.

Por que a cereja não floresce e o que fazer

Entre as possíveis causas desse problema estão as seguintes:

  • Só não veio o período de frutificação da jovem árvore. Algumas variedades de cerejas florescem pela primeira vez 5-7 anos após o plantio. Ao comprar mudas, deve-se estudar suas características varietais.
  • Local de pouso errado. Se a cereja for plantada em uma sombra densa ou em um local inundado, provavelmente não florescerá.
  • Não há comida suficiente. Com sua deficiência, a planta gastará principalmente nutrientes na vegetação, e o que restará estará na frutificação. Portanto, os fertilizantes devem estar regularmente e nos volumes necessários.
  • Congelamento de botões de flores no inverno. Para evitar esse problema, apenas variedades com zonas devem ser plantadas.

Cereja após o inverno não floresceu, o que fazer

A causa mais provável é o congelamento das raízes e (ou) do caule. Isso pode até não ocorrer no inverno mais frio, pois o congelamento ocorre com mais frequência como resultado de flutuações significativas de temperatura durante o degelo do inverno. Para diagnosticar o congelamento, devem ser feitos cortes longitudinais no caule e nas raízes com uma faca afiada e a cor da casca e do câmbio deve ser examinada. Se tiverem uma cor marrom clara, o congelamento é desprezível e a planta pode ser ajudada. Para fazer isso, você precisa fazer uma poda forte, pois o sistema radicular enfraquecido não é capaz de fornecer nutrição à vasta coroa. E você também deve alimentar as cerejas com húmus, para restaurar a força, ela precisará de nutrição aprimorada.

Se a cor do câmbio e da casca for marrom escura ou marrom, a queimadura por frio será severa. Nesse caso, não há garantia para sua restauração. Você pode tentar cultivar uma nova sessão de um rim adormecido próximo à raiz do pescoço, mas as chances são pequenas.

Para evitar problemas para o inverno, o sistema radicular deve ser isolado por cobertura vegetal, e o tronco e galhos grossos devem ser isolados com palmo ou outros materiais adequados. Se o inverno estiver nevado, é preciso juntar mais neve ao tronco, mas na primavera ele deve ser removido para evitar o aquecimento.

A segunda opção é a ulceração por congelamento - os galhos da coroa foram danificados e o tronco e as raízes estão inteiros. Nesse caso, você quase certamente pode cultivar novos brotos a partir de brotos para dormir no caule.

Em todos os casos de ulceração causada pelo frio, se houver uma brotação na zona da raiz, no primeiro ano ela não deverá ser removida. Contribuirá para a nutrição das raízes das cerejas danificadas.

Por que o ovário cai na cereja

Este fenômeno desagradável é causado por várias razões:

  • Acidez excessiva do solo (solo doce de cereja com acidez normal na faixa de pH 6,5-7,5). O problema é resolvido por desoxidação com farinha de cal ou dolomita (400-500 g / m2), fabricados no outono para escavação.
  • Falta de nutrição.
  • Falta de polinizadores com variedades de fertilidade.
  • Condições de mau tempo que impedem as abelhas de voar durante o período de floração.
  • Espessura da coroa - os ovários nas áreas sombreadas se desenvolvem mal e caem.
  • Sobrecarga de colheita - a própria planta realiza sua normalização.
  • Deficiência de umidade.

Quebra de frutas

É causada pelo excesso de umidade nas bagas. A água entra nos frutos de duas maneiras. O primeiro é do solo através da raiz e dos sistemas vasculares. Em solos argilosos e chernozems pesados, geralmente é mantida uma pressão constante de sucos e, em solos arenosos e argilosos com água irregular, a quantidade de umidade flutua periodicamente, o que pode causar rachaduras nos frutos.

A segunda maneira pela qual a umidade entra nas bagas é através das cutículas (a chamada camada externa de cera que cobre partes da planta, incluindo as frutas) durante as chuvas. Nesse caso, a umidade penetra abundantemente através de rachaduras e arranhões microscópicos, nutrindo os frutos com mais força do que através do sistema vascular. Um grande número de rachaduras ocorre durante a seca devido à secagem da cutícula.

Bagas rachaduras são causadas por excesso de umidade

Conclusão: para evitar rachaduras, a planta deve receber um nível constante de umidade por rega regular na ausência de precipitação. Para não permitir a secagem do solo e sua umidade excessiva. E também duas semanas antes da colheita, a irrigação os restringe ou interrompe drasticamente.

Cherry Worms: Como se Livrar

Para fazer isso, você precisa lidar com a fonte deles - a mosca da cereja.

Cereja não cresce, o que fazer

Se as mudas de cereja doce são saudáveis, plantadas no lugar certo e em conformidade com as regras de plantio, a cereja doce crescerá e se desenvolverá normalmente. Se isso não acontecer, algum lugar foi cometido um erro. Possíveis opções:

  • Uma variedade não zoneada é plantada que não se adequa às condições locais.
  • Fechar ocorrência de águas subterrâneas, estagnação de umidade na zona basal.
  • Alta acidez do solo. Nesse caso, é necessária desoxidação.
  • A árvore é plantada na sombra.
  • Deficiência nutricional.
  • Pragas do solo que danificam as raízes.

Por que o tronco racha em uma cereja

As causas de rachaduras na casca e na madeira do caule da cereja são as seguintes:

  • Excesso de umidade. A fim de evitar o alagamento e a formação de estagnação da água na zona das raízes, deve-se evitar.
  • Casca de queimadura solar.
  • Os calafrios que ocorrem no inverno devido a uma grande diferença de temperatura no sol aqueceram e nos lados sombrios do tronco.

    Os calafrios ocorrem no inverno devido a uma grande diferença de temperatura no sol aquecido e nas laterais sombreadas do tronco

A prevenção das duas últimas causas será a lavagem de cal de troncos e galhos grossos para o inverno, bem como o seu isolamento. O tratamento das trincas, independentemente da causa da ocorrência, consiste em cortar e limpar madeira / casca saudável, desinfetar com uma solução a 3% de sulfato de cobre e revestir a ferida com uma camada de verniz de jardim. Se, no entanto, a rachadura após esta cicatrizar mal, ela será limpa novamente e uma pomada terapêutica será aplicada de acordo com uma receita folclórica antiga:

  • estrume - 16 partes;
  • giz ou limão seco - 8 partes;
  • cinza de madeira - 8 partes;
  • areia do rio - 1 parte.

Para que a pomada não seja lavada com muita rapidez pelas chuvas, você pode enfaixar a ferida com material de respiração (pano de algodão fino, um curativo, etc.).

A cereja pode ser exposta a um grande número de doenças e ataques de pragas. Obviamente, eles não aparecem ao mesmo tempo. Muito provavelmente, o jardineiro não verá muitos dos problemas descritos aqui em seu site. Especialmente se ele executa regularmente medidas preventivas e sanitárias.

Pin
Send
Share
Send