O damasco Khabarovsky foi cultivado com sucesso na região do Extremo Oriente por mais de meio século. Alta resistência ao inverno e excelentes qualidades de frutas lhe permitiram manter o campeonato por décadas. Será útil para jardineiros de outras regiões se familiarizarem com esse belo e forte e resistente.
Descrição da nota
Uma variedade testada isolada no Instituto de Pesquisa da Agricultura do Extremo Oriente por Grigory Tikhonovich Kazmin no distante 1949. Foi transferido para testes estaduais de variedades em 1971 e em 1978 foi incluído no Registro Estadual. Está localizado na região do Extremo Oriente, cresce melhor nas regiões sul dos territórios de Primorsky e Khabarovsk e também está disponível para cultivo na Rússia Central.
A árvore é forte, alta. Aos dez anos, atinge cinco metros de altura e o mesmo diâmetro da coroa. Ramos esqueléticos e brotações anuais são grossos, retos. A coroa é redonda, espalhando, escassa. A frutificação ocorre em duas madeiras de três anos de idade. Grandes brotos de frutos são formados em galhos longos e curtos, crescendo perpendicularmente aos principais. As flores são brancas, grandes.
A variedade apresenta alta dureza no inverno e resistência ao gelo, desde que cresça em locais elevados. Nas planícies, a resistência do inverno diminui acentuadamente. Os botões das flores toleram bem o inverno e congelam extremamente raramente. Alguns jardineiros dizem que Khabarovsky não é suficientemente robusto e pode congelar. Mas há razões para acreditar que esses jardineiros escolheram o lugar errado para o plantio ou negligenciaram certas regras de plantio e cuidado.
Ao plantar e cultivar damasco em condições extremas, todos os detalhes são importantes. A violação das regras de desembarque e cuidado leva à decepção. Infelizmente ...
Parcialmente auto-fértil, no Extremo Oriente, para polinização adicional, são utilizadas as variedades Snezhinsky e Amur. O início da frutificação é de 4-5 anos. A produtividade é bastante alta - até 40 kg por árvore em um ano de sucesso.
Os frutos amadurecem muito cedo - nos anos vinte de julho. Devido a esse recurso, alguns viveiros chamam essa variedade - Khabarovsky cedo. Esse movimento de marketing com criação não tem nada a ver, apenas engana os jardineiros.
As bagas da variedade são cônicas, de tamanho médio. Com bons rendimentos, o fruto pesa em média 30 g. Se o rendimento for mais baixo ou normalizado, as bagas podem crescer até 45 g. A cor é esverdeada pálida; A pubescência é densa, a superfície é montanhosa. O osso é muito pequeno, ele se separa bem. O núcleo é doce.
O sabor das frutas é agradável, agridoce. Degustação pontuação 4 pontos. Transportabilidade e capacidade de armazenamento são médias. As frutas são mais frequentemente usadas para consumo fresco.
A variedade é bem propagada pelas sementes, sem perder suas características. No entanto, é melhor propagá-lo enxertando em materiais resistentes ao gelo. Para klyasterosporioz e moniliose, a imunidade é média, às vezes afetada pela mariposa.
Regras e instruções de pouso passo a passo
As variedades Khabarovsky de damasco são cultivadas, em regra, em regiões com climas severos e condições climáticas instáveis. Ele não tolera umidade e água estagnada no solo. Se a neve derreter no tronco da árvore durante o degelo do inverno, ela certamente congelará e formará uma crosta de gelo. Essa crosta prejudicará a casca do tronco e, no caso de repetição repetida desse fenômeno (que geralmente ocorre no final do inverno), a árvore pode morrer. Daí resulta que o local de desembarque deve ser escolhido elevado, sem acúmulo de água e com profunda ocorrência de água no solo. O damasco cresce bem nas encostas, principalmente no sul e no sudoeste, porque o excesso de umidade nunca fica estagnado, apenas flui para baixo.
Qualquer damasco não gosta dos ventos frios do norte - é preciso procurar um lugar protegido por barreiras naturais. Essa proteção pode ser paredes de edifícios, uma cerca ou árvores altas e grossas localizadas ao norte ou nordeste do local de desembarque. Mas não se deve cometer erros ao mesmo tempo - coloque a árvore na sombra. Nesse caso, o jardineiro não espera a colheita, pois o damasco não floresce na sombra. Na ausência de proteção natural, artificial deve ser equipado. Para fazer isso, bata os escudos de madeira e pinte-os de branco, para os quais você pode usar uma argamassa. A cor branca reflete os raios do sol, criando iluminação adicional e aquecendo a copa da árvore.
Instruções passo a passo do plantio de damasco
Ao plantar uma árvore de damasco, as seguintes ações são executadas sequencialmente:
- No outono, as mudas são compradas. São escolhidas plantas de um ou dois anos com raízes bem desenvolvidas e madeira saudável.
- Eles são colocados para armazenamento no porão ou escavados no chão. Antes disso, as raízes são mergulhadas em uma mistura de verbasco e argila e depois embrulhadas com estopa ou musgo.
- No outono, prepare o poço de aterrissagem na seguinte ordem:
- Cavar um buraco medindo 90x90 cm e uma profundidade de 60-80 cm.
- Escorra de pedra britada, tijolo quebrado, argila expandida, etc., é colocada no fundo.
- Em seguida, o poço é preenchido com uma mistura de nutrientes composta por
- chernozem;
- húmus;
- turfa;
- areia - esses componentes são tomados em partes iguais;
- superfosfato 300-400 g;
- cinzas de madeira 2-3 litros.
- A uma distância de 15 a 20 cm do centro do poço, é inserida uma estaca de madeira. Sua altura acima do solo deve ser de pelo menos um metro e meio.
- Abrigo até a primavera com material impermeável.
- Eles começam a plantar no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Para evitar a estagnação da água e o congelamento, é preparado primeiro um monte com um diâmetro de 2 metros e uma altura de pelo menos 70 cm, que é colocado diretamente acima de um poço de aterrissagem. Para sua fabricação, é utilizada a mesma mistura de nutrientes, que foi colocada no poço de aterrissagem.
- No centro da colina, ao lado da estaca, eles cavam um buraco suficiente para acomodar as raízes da árvore e já formam um pequeno monte nela.
- O pescoço da raiz de uma muda é colocado no topo da colina, as raízes são endireitadas.
- Agora, com cuidado, camada por camada, preencha o buraco, socando bem.
- A muda é amarrada à estaca com material elástico. O tronco não pode ser espremido.
- Um rolo é formado na colina pelo seu diâmetro, o que evita que a água da irrigação flua para fora.
- Regue abundantemente a árvore. Todo o solo solto deve estar saturado para que os seios formados durante o aterro desapareçam.
- O círculo do tronco é coberto com grama recém cortada, húmus, serragem podre, etc.
- Corte as mudas em 60-80 cm; se houver galhos, reduza em um terço.
Características e sutilezas do cultivo e cuidados
Uma variedade no processo de cultivo exige o cumprimento das regras e técnicas usuais da tecnologia agrícola, mas algumas delas possuem características associadas à região de cultivo da variedade. Lembramos brevemente o leitor sobre essas regras, detalhando pontos importantes para essa variedade.
Aparar
Acredita-se que os damascos possam crescer por conta própria e poda, se executados, depois sanitários, cortando galhos secos e doentes. Isso é fundamentalmente errado. Qualquer árvore frutífera (e damasco não é exceção), para aumentar a produtividade requer vários tipos de poda. Khabarovsky não requer nenhuma abordagem especial a esse respeito. Portanto, brevemente:
- A formação da coroa deve ser realizada nos primeiros 4-5 anos de vida da árvore.
- Devido ao seu crescimento bastante alto, é melhor usar uma forma de camada esparsa da coroa.
- A poda sanitária é realizada anualmente no final do outono.
- Como a coroa de Khabarovsky é rara, é improvável que seja necessário um corte regulatório.
- Ninguém isenta da cunhagem de verão das sessões anuais. Isso aumentará a produtividade.
- Bem, na idade madura do damasco, o jardineiro pode pensar em poda antienvelhecimento.
Rega
Uma importante técnica agrícola. O grau de crescimento de brotos e frutos jovens depende disso, especialmente na primeira metade da estação de crescimento. Não devemos esquecer:
- O damasco é uma planta tolerante à seca. Mas, se não houver umidade suficiente no solo, ele investirá toda sua força na preservação da árvore. O crescimento de brotos e frutos jovens diminui, o rendimento diminui.
- O damasco raramente é regado, mas abundantemente, umedecendo o solo a uma profundidade de 30 a 40 cm.
- Após a rega, o círculo próximo ao tronco é afrouxado e coberto.
- Após a irrigação no outono, o eixo do círculo próximo da haste é removido, o monte é cônico. Esta técnica não permitirá que a umidade estagnar no inverno; após possíveis degelos, a água derretida escorrerá.
- A rega é especialmente importante para árvores jovens (de 3 a 5 anos) cujo sistema radicular ainda não atingiu os aquíferos.
Top vestir
Necessário para manter a alta produtividade das árvores. Comece no próximo ano, depois de pegar a primeira colheita. É importante garantir que eles estejam equilibrados.
O excesso de fertilizantes, especialmente fertilizantes de nitrogênio, fará mais mal ao damasco do que sua escassez.
Tabela: Exemplo de programação de fertilizantes para damasco
Tipo de fertilizante | Datas de aplicação e intervalos | Modo de aplicação e dosagem |
Organics | A cada 3-4 anos, no outono ou primavera | Para escavação, 5 kg por 1m2 |
Nitrogênio | Anualmente na primavera | Para escavação, 30-40 g / m2 |
Potassa | Anualmente no início do verão | Dissolução em água durante a irrigação, 10-20 g / m2 |
Fosfórico | Anualmente no outono | Para escavação, 20-30 g / m2 |
Integrado | Siga as instruções de uso. | |
Infusões líquidas | Manter a planta em caso de um grande número de ovários. Durante o período de crescimento de frutas e brotos, eles são adicionados 2-3 vezes com um intervalo de 2 semanas. | A pré-infusão de um dos componentes é preparada:
Despeje um balde de água e insista 5-7 dias em um local quente. |
Vídeo: como alimentar damasco
Doenças e pragas como combater
A maioria dos damascos não é muito suscetível a doenças e pragas. Sob condições climáticas favoráveis - verões ensolarados e ausência de chuvas prolongadas - os damascos raramente ficam doentes. A estação chuvosa contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas. O fator mais importante no enfrentamento de problemas desse tipo é a conduta regular de simples medidas preventivas.
Tabela: Medidas sanitárias e preventivas para combater doenças e pragas
O que | Quando | Como |
Coleta e descarte de folhas caídas | Outono | - |
Poda sanitária | Fim do outono | Galhos secos, doentes e danificados são cortados |
Troncos de tronco de escavação | Outono | Produzido com a virada da terra, o rolo do círculo próximo ao tronco é removido. |
Casca de limpeza | Outono | Eles limpam a rugosidade profunda com uma escova de metal. Se forem detectadas trincas, elas são cortadas em casca viva e madeira, tratadas com solução a 1% de sulfato de cobre e cobertas com verniz de jardim. |
Cal de ramos e ramos | Outono | Para a lavagem do branco, é utilizada uma solução de cal triturada, à qual é adicionado 1% de sulfato de cobre |
Tratamento profilático da coroa com solução a 3% de sulfato de cobre | Outono e primavera | Pode ser substituído por uma solução a 5% de fluido Bordeaux ou a uma solução a 5% de sulfato de ferro |
Instalação de cintos de caça | No início da primavera | Cintos de caça a uma altura de 30-50 cm do chão |
Tratamento com drogas potentes complexas | No início da primavera | Aplique medicamentos que afetam todos os patógenos de doenças e insetos:
|
Tratamentos regulares com fungicidas sistêmicos | Após a floração e antes da colheita | Os tratamentos são especialmente relevantes nos verões chuvosos. Eles precisam ser realizados imediatamente após as chuvas, quando as folhas secam. Se a preparação não tiver um adesivo, deve ser adicionada. Sua qualidade pode ser uma solução de sabão ou detergente para a louça. Imediatamente antes da colheita, são utilizadas preparações com um curto período de espera. Por exemplo, Hórus (usado 7 dias antes de comer frutas), Quadris (usado 5 dias antes de comer frutas). |
As principais doenças às quais o damasco Khabarovsky está sujeito
Com a estrita implementação de recomendações para prevenção, doenças na grande maioria dos casos podem ser evitadas. Mas você ainda precisa saber como são os sinais da manifestação das principais doenças possíveis.
Kleasterosporiose
A identificação de buracos é o segundo nome para esta doença perigosa, freqüentemente encontrada em damascos. A infecção por esporos de fungos geralmente ocorre pela primeira vez na primavera. É trazido pelo vento e por meio de insetos. No futuro, os esporos do fungo podem passar o inverno na casca, nas folhas caídas e no solo.
Antes de tudo, afeta as folhas nas quais pontos vermelhos escuros ou bordô aparecem. Então os pontos crescem, atingem tamanhos significativos (até 5-10 mm), a parte interna dos pontos seca e cai, formando orifícios. Então as folhas ficam amarelas e caem. Se as plantas não forem tratadas com fungicidas a tempo, em agosto o jardineiro poderá observar um fenômeno que é popularmente chamado de "queda das folhas de verão". Uma árvore enfraquecida pode não suportar o inverno que se aproxima e morrer.
Além das folhas, o fungo afeta frutas e brotos. Nos frutos afetados, pontos semelhantes aparecem, crescendo em pontos. Além disso, é possível um revestimento contínuo de bagas.
O tratamento consiste em tratamentos regulares com fungicidas. Quanto mais cedo você recorrer a tratamentos, melhor será o resultado.
Moniliose
Tem um segundo nome - queimadura monilial. A primeira infecção geralmente ocorre na primavera durante a floração. Esporos do fungo em suas patas trazem abelhas junto com o pólen. O processo é bem rápido. O fungo começa com uma flor, através do pedúnculo penetra na parte aérea, sai. As partes afetadas da planta murcham e depois escurecem, dando a impressão de uma queimadura.
Jardineiros inexperientes podem confundir a infecção com a moniliose com o congelamento precoce da árvore ou com uma overdose de produtos químicos durante o tratamento preventivo.
Tendo diagnosticado a moniliose, brotos infectados com uma parte de madeira saudável são imediatamente cortados e tratados com fungicidas. Aplique-os de acordo com as instruções anexas. No verão, o fungo afeta os frutos na forma de podridão cinzenta.
O agente causador pode, como outros fungos, inverno na casca de uma árvore, folhas e solo.
Citosporose
Infecção fúngica da casca de uma árvore. Contribui para a presença de rachaduras não tratadas, onde caem os esporos do patógeno. Em desenvolvimento, o fungo devora a casca, afrouxa, fica podre. Do crack ocorre goma abundante. O tratamento, assim como a prevenção, consiste na limpeza das áreas danificadas para casca e madeira saudáveis, desinfecção com solução a 1% de sulfato de cobre, tratamento com fungicidas e proteção das feridas com var.
Isso é interessante. A primeira ferramenta química para combater doenças fúngicas das plantas frutíferas foi inventada pelo botânico francês Alexander Millard em 1885. Este é o chamado fluido de Bordeaux, que até hoje é frequentemente usado por agrônomos e jardineiros em todo o mundo.
Pragas
Eles atacam o damasco com menos frequência do que as doenças, mas nada menos pode causar danos.
Besouro de broca
Este pequeno inseto com uma longa tromba hiberna no solo, folhas caídas e casca.No início da primavera, sobe ao longo do tronco até a coroa e começa a satisfazer a fome. Nesta fase, deve ser interrompido por uma cal branca calcária e um cinto de caça. Weevil come tudo o que aparece. Começa com brotos e brotos, depois passa para folhas, ovários e brotos jovens. Os inseticidas ajudam - no início da primavera, DNOC, Nitrafen, depois Decis, Fufanon. Ainda está frio e a temperatura do ar pela manhã não excede + 5 ° C, os besouros ficam dormentes nos galhos. Nesse momento, eles podem ser sacudidos em um tecido ou filme pré-revestido.
Khrushchev
Em maio, o gorgulho, assim como outros besouros (maio, abril etc.) começam a pôr ovos no solo. No início do verão, as larvas rastejam para fora dos ovos, que eles chamam de Khrushchev. No gorgulho são pequenos - 4-6 mm, no besouro de maio mais impressionante - 20-25 mm, as maiores larvas do besouro de abril - 30-35 mm. Uma coisa os une - nas próximas semanas eles se alimentarão das raízes das plantas, incluindo o damasco. Então, a uma profundidade de 30 a 50 cm, as larvas se reproduzem. O período de pupação dura 2-4 semanas. Então, no final do verão ou início do outono, um besouro emerge da crisálida, mas permanece no berço até a próxima primavera. Em seguida, o ciclo se repete. O jardineiro coletará parte das pupas durante a escavação no outono.
Durante a vida ativa dos crustáceos, eles são destruídos pela droga Diazonin. Eles cultivam o solo em círculos próximos ao caule. O período de exposição é de três semanas, o suficiente para causar danos significativos à população. Diazonina não se acumula no solo e nos frutos.
Além disso, você pode organizar armadilhas. Um monte de húmus ou composto úmido é derramado perto das plantas e coberto com um filme preto para criar um efeito estufa. As larvas correrão em condições confortáveis para elas. Depois de um tempo, depois de amontoar uma pilha, elas são coletadas e destruídas. A operação pode ser repetida. Ao mesmo tempo, lesmas se arrastam para esta pilha, se estiverem no local.
Pulgões
Inseto pequeno com muitas variedades. Alimenta-se de folhas suculentas e brotos jovens, enquanto secreta muco doce. Esse muco tem gosto de formigas. Para se divertir, as formigas nas costas carregam pulgões na copa de uma árvore e as plantam em folhas. Isso não acontecerá se o tronco estiver caiado de branco e um cinto de caça estiver instalado nele. Os pulgões podem ser detectados pela presença de folhas retorcidas. Ao expandir essa folha, você pode ver muitos insetos minúsculos. Eles podem ter cores diferentes - preto, verde, amarelo, branco etc. O tratamento com inseticidas terá um efeito limitado, pois o medicamento não será capaz de penetrar na folha dobrada. Para melhorar o efeito, você deve primeiro arrancar as folhas torcidas o máximo possível.
Comentários de Grade
Eu tenho 2 damascos Khabarovsky. Uma árvore tem mais de 26 anos, a segunda tem 4 anos. Uma árvore adulta produziu uma colheita grande. Mesmo demais. Isso geralmente enfraquece a árvore. Vamos ver o que acontecerá na primavera. Colocamos um damasco no excesso de culturas. Eu nunca fiz isso. Vou ver o que acontece.
Anna, Khabarovsk (casa de campo com. Malyshevo)//plodpitomnik.ru/forum/viewtopic.php?t=425
Hoje, na coroa do acadêmico, vi um galho com os frutos de Khabarovsky. Os frutos estão maduros e a árvore está no lugar mais alto e ensolarado. Em outra árvore, mais abaixo na encosta, os frutos estão longe de maduros. Ao sol, as frutas ganharam um brilho bonito. Muito gostoso
Vladimir-27, Khabarovsk, (Khekhtsir)//plodpitomnik.ru/forum/viewtopic.php?t=425
Para mim, a variedade Khabarovsk é o número um a provar entre todos. Sempre sempre bom gosto!
Ivan Sergeevich, Ussuriysk//plodpitomnik.ru/forum/viewtopic.php?t=425
Sobre a resistência do inverno desta variedade. Em geral, além de Ranniy Marusich, nada crescia abertamente dos damascos varietais, mas a variedade de damasco Khabarovsky na minha região nem sequer tentava passar o inverno. Ou seja, se outras variedades de damasco saírem congeladas após o inverno e, durante o verão, alguns galhos foram restaurados e alguns desapareceram, então Khabarovsky congelou completamente.
Vladimir-27, Khabarovsk (Khekhtsir)//plodpitomnik.ru/forum/viewtopic.php?t=425
O damasco Khabarovsk tem vantagens inegáveis - resistência do inverno, qualidade das frutas, produtividade. Pequenas falhas não o impedem de ocupar com sucesso um grande nicho em sua região. Os jardineiros da Faixa do Meio devem olhar mais de perto essa variedade, pois ela é livremente adaptada às condições da área.