As uvas azuis, como as pessoas chamam mirtilos, são famosas não apenas pelo sabor da sobremesa. Suas bagas doces são um verdadeiro elixir da juventude, inibem o processo de envelhecimento e rejuvenescem o corpo. Os americanos dizem: "Se você cultivar mirtilos, nunca morrerá". Essa cultura de frutos silvestres ainda é um hóspede raro em nossos jardins, no entanto, o interesse por ela aumenta a cada ano. Para a maioria das regiões do país, as variedades com alta resistência ao gelo, como os mirtilos Duke, são mais adequadas.
História crescente
No início do século XX, os criadores americanos começaram a se envolver no cultivo de mirtilos escudos e mirtilos do sul. Em seguida, foram obtidas as primeiras variedades industriais. No início dos anos 80, 45 nomes de mirtilos altos, 11 variedades do tipo "olho de coelho" e 3 variedades de baixo crescimento (agora são mais de 130) já foram registradas no registro.
Na natureza, os mirtilos da floresta começam a dar frutos bastante tarde - leva pelo menos 15 anos para que as primeiras frutas apareçam. As espécies de jardins produzem culturas já no segundo ano de plantio.
Blueberry Duke refere-se a formas altas. Criado nos EUA em 1972, como resultado do cruzamento entre as variedades Ivanhoe e Airlie Blue (Early Blue), aprovadas para cultivo comercial em 1987.
Mirtilos têm muitos nomes populares: chapim, pombo, gonobel, bêbado. A baga é muito útil, não causa reações alérgicas, portanto, recomenda-se incluí-la no menu infantil.
Descrição da nota
Duke - uma variedade de mirtilos, digno de atenção, é uma verdadeira decoração do jardim. Na primavera, durante a floração, a planta é coberta com inflorescências rosa suaves que lembram sinos, que parecem muito impressionantes contra o fundo de folhagem brilhante. No verão, os galhos verdes são decorados com grandes bagas azuladas e, no outono, exibem uma decoração carmesim.
O arbusto é alto (1,2-1,8 m), largo, elevado, com rebentos retos e fortes. Cresce rapidamente, forma um pouco de crescimento excessivo. As folhas são grandes, elípticas, lisas, brilhantes, adjacentes, em pecíolos curtos, na primavera e no verão - verde brilhante, no outono a folhagem se torna escarlate. Floresce em maio, não requer variedades adicionais para polinização.
Frutos de forma redonda regular, grandes, com diâmetro de 17-20 mm, pesando 185-192 gr. A pele é azul claro com um toque, a carne é densa, esverdeada. O sabor da fruta é doce, com um final amargo. Bagas toleram bem o transporte.
Características distintivas da variedade:
- O Blueberry Duke é resistente ao gelo: a temperatura crítica para uma planta é de menos 34 graus. Devido à sua resistência às tensões de temperatura, o Duke não é danificado pelo gelo e, portanto, fornece rendimentos estáveis.
- Duke é recordista em termos de amadurecimento: o período entre a floração em massa e a colheita é de 42 a 56 dias. Já na segunda década de julho, as bagas reunidas no mato amadurecem nos topos dos galhos.
- A variedade é frutífera - a partir de um arbusto, você pode coletar de 6 a 8 kg de frutas, as cobranças são amigáveis, não esticadas.
Os mirtilos são armazenados na geladeira por até duas semanas. Como as bagas absorvem rapidamente odores estranhos, elas devem ser armazenadas em recipientes fechados. É mais útil comer amoras frescas. Você também pode congelar, secar, fazer os preparativos para o inverno - suco, geléia, geléia, compota, vinho.
Vídeo: primeiras variedades de mirtilos
Recursos de desembarque
Os mirtilos são bastante despretensiosos, mas é muito importante escolher o local e a planta certos. Para um bom crescimento e frutificação dos arbustos, é necessário um substrato ácido, solto e úmido.
Seleção do site
Para os mirtilos altos, as áreas preferidas da Duke são bem iluminadas e aquecidas pelo sol. A planta é conciliada com a penumbra leve, mas com a luz insuficiente, os frutos serão menos doces. Os mirtilos crescerão na sombra, mas não darão frutos, porque uma colheita precisa de uma quantidade de luz suficiente para formar uma colheita.
Para proteger os arbustos dos ventos frios do norte, é aconselhável colocá-los ao longo da cerca ou sebe.
É importante. Os mirtilos não gostam de seus antecessores, não são particularmente recomendados para cultivá-lo no local de plantios de vegetais. Sob arbustos de bagas, é melhor dedicar áreas onde as gramíneas perenes cresceram no passado e a matéria orgânica não foi usada.
Solos leves (arenosos e arenosos) e ácidos (turfa) são adequados para esta cultura. O sistema radicular dos mirtilos fica na camada superficial a uma profundidade de 15 a 20 cm, por isso é aconselhável escolher um local com passagem das águas subterrâneas a uma distância de 60 cm da superfície da terra. Água muito perto pode ser prejudicial para as plantas.
A principal condição para o desenvolvimento bem-sucedido da planta é a alta acidez do solo, pH 4-5,5. Em solo neutro ou ligeiramente ácido, turfa ácida (1 balde / m2) ou enxofre (50 g / m2).
As plantas indicadoras ajudarão a determinar a acidez do solo. Solos azedos como azeda, rabo de cavalo, botão de ouro, euforbia, hortelã.
Seleção de mudas
Os mirtilos altos são plantados com mudas de 2-3 anos de idade. Vale a pena adquiri-los apenas em centros de jardinagem ou viveiros, onde é realizado um controle rigoroso e você pode obter recomendações qualificadas para o cultivo de uma colheita. Geralmente existem mudas vendidas em recipientes. Eles não recomendam a compra de plantas com um sistema de raiz aberta - existe um alto risco de que elas não se enraízem.
Antes de comprar, inspecione cuidadosamente as mudas. Eles devem atender aos seguintes requisitos:
- Os ramos são flexíveis e não secos.
- Não há manchas escuras na casca e nas folhas. A presença deles indica doenças.
- O pedaço de terra deve ser inteiro e trançado pelas raízes mais finas.
Vídeo: como escolher mudas de mirtilo
Tempo de pouso
Mirtilos são plantados no outono e primavera. Na Rússia central, é preferível um pouso na primavera. As plantas plantadas no início da temporada terão tempo para se enraizar bem até o final da primavera, quando as raízes dos mirtilos param de crescer. Durante o plantio no outono, o mato pode não ter tempo para se enraizar e morrer, porque no final da temporada, o crescimento da raiz é retomado apenas durante o período entre a colheita e o início da queda das folhas. No sul, você pode plantar mirtilos no outono, 2-3 semanas antes do início do tempo frio.
Como plantar mirtilos
As plantas jovens são plantadas de duas maneiras:
- Bush. Para os mirtilos, os caroços são feitos com um diâmetro de 80 cm e uma profundidade de 40 cm, a uma distância de 1,5 m um do outro.
- Trincheira. Se houver muitas mudas, especialmente em grandes plantações, é melhor plantá-las em trincheiras com 50 cm de largura e 40 cm de profundidade, deixando 2-3 m entre as fileiras, e as fileiras devem ser organizadas de norte a sul.
Como material de cobertura morta, são utilizadas turfa e agulhas, que não apenas evitam a evaporação da umidade e o crescimento de ervas daninhas, mas também aumentam o nível de acidez do solo.
Instruções de pouso passo a passo
- Despeje turfa ou uma camada fértil de terra (50%) misturada com lixo conífero (40%) e casca de pinheiro ou serragem (10%) no fundo do poço ou vala.
- Derrame o chão com água acidificada. Qualquer ácido é adequado: cítrico, oxálico (1 colher de chá / 10 l / 1 m2), 9% de vinagre ou maçã (100 g / 10 l / m2).
- Antes do plantio, recomenda-se deixar as plantas por 2 horas em uma solução que estimule a formação das raízes (Kornevin, Heteroauxin).
- Divida a parte inferior da raiz em 4-6 partes e espalhe-a em diferentes direções.
- Abaixe as mudas no poço, cubra-a com terra, aprofundando o pescoço da raiz em 3-5 cm.
- Molhe abundantemente o solo, deixe de molho e coloque sobre uma camada de 10 cm de espessura.
- Ao plantar na primavera, é necessário encurtar o arbusto em 1/4 para obter um melhor arbusto.
Importante! As substâncias que acidificam o solo são aplicadas antecipadamente, e não antes do plantio. No futuro, o enxofre será adicionado ao solo para acidificação no final da temporada e as agulhas serão derramadas por cima.
Vídeo: plantando mirtilos
Cuidando dos Duke Blueberries
Os arbustos de frutos silvestres dão frutos abundantemente por muitas estações, se você criar condições confortáveis para eles - forneça água suficiente, fertilizantes, faça podas e preparação oportuna para o inverno. Além disso, consideraremos com mais detalhes o que os mirtilos precisam para um bom crescimento e frutificação.
A rega regular é a chave para uma boa colheita.
O Blueberry Duke é uma cultura que ama a umidade, sua saúde e qualidade das colheitas dependem amplamente da água. Regue o mato 2 vezes por semana, a taxa de consumo de água é de 10 litros por planta. Durante a brotação e a formação de frutas, a rega é aumentada. No entanto, deve-se lembrar que o alagamento é prejudicial para a planta - a umidade, estagnada no solo, pode causar o desenvolvimento de infecções e apodrecimento.
Existem várias maneiras de regar os mirtilos:
- Em pequenas áreas, a água é aplicada sob o arbusto usando um regador ou aspersão. A imitação de chuva usando uma mangueira de spray permite umedecer não apenas o solo, mas também a folhagem, o que é especialmente importante em secas severas. Somente essa rega deve ser feita de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol, para que as gotas de umidade não causem queimaduras nas folhas.
- Em grandes áreas, é melhor usar a irrigação por gotejamento: fitas de rega com conta-gotas são colocadas ao longo das linhas pelas quais a água é distribuída uniformemente diretamente às raízes das plantas.
- Antes do início da geada, a irrigação por carregamento de água é obrigatória.
Que fertilizantes são necessários para os mirtilos
Ao contrário de outras culturas de bagas, os mirtilos não devem ser alimentados com matéria orgânica (esterco, composto, fezes de frango). Isso promove a alcalinização do solo, e a planta pode morrer.
É importante saber! A falta de oligoelementos afeta imediatamente a aparência do arbusto. Com a deficiência de nitrogênio, as folhas ficam amarelas, o crescimento das plantas diminui e a produtividade diminui. A falta de fósforo leva ao avermelhamento da folhagem, ao escurecimento do potássio dos topos e à sua morte. Uma diminuição no nível de enxofre causa uma mudança na cor das folhas - elas se tornam branco amarelado.
Durante a primeira temporada após o plantio, os mirtilos não requerem cobertura. No futuro, para aumentar a fertilidade, fertilizantes minerais são usados:
- No início da estação de crescimento e antes da floração, nitrato de amônio (30 g / m2) ou sulfato de amônio (40 g / m2).
- No início da primavera e durante a formação dos frutos, os mirtilos são alimentados com superfosfato (100 g), o que é necessário para aumentar a viabilidade das plantas e melhorar a frutificação.
- Sal de potássio (30 g / m2) ajuda as plantas a resistir com sucesso à seca e à geada, doenças e pragas.
É possível aumentar o rendimento e aumentar a imunidade das plantas com a ajuda de fertilizantes complexos contendo todos os oligoelementos necessários. Para mirtilos, você pode usar, por exemplo, Bon Forte (50 g / m2) - fertilizante mineral granular enriquecido com zeólito, que possui propriedades únicas. Ele retém a umidade e os nutrientes na zona das raízes das plantas, reduz o estresse durante o plantio e o transplante e garante um ótimo regime de ar.
Todos os tipos de fertilizantes são espalhados ao redor do perímetro da coroa e embebidos no solo ou dissolvidos em água e executam cobertura líquida.
Formação de Bush
Os frutos de mirtilo geralmente são amarrados não na parte central, mas nos brotos laterais, os botões de flores são formados nos crescimentos bienais. As plantas de poda são realizadas levando em consideração essas características.
Nos primeiros 3 anos, os mirtilos Duke crescem muito lentamente, portanto, no início, apenas diminuem fortes crescimentos anuais. Quando a planta se transforma em um arbusto, podem ser realizadas podas formativas.
- No início da primavera, na fase do cone verde, o crescimento cego é removido (brotos que não dão botões de flores), bem como galhos que engrossam o arbusto e galhos caídos mais baixos.
- Dos grandes rebentos anuais, restam 5 dos mais fortes e saudáveis e o restante é removido. Essa poda contribui para a formação de um arbusto ereto e levemente espalhado, bem ventilado e uniformemente iluminado pelo sol.
Em arbustos com mais de 8 anos, com crescimento fraco e bagas pequenas, é realizada a poda antienvelhecimento. Ao mesmo tempo, até 20% dos galhos antigos são completamente cortados, estimulando o desenvolvimento de novos rebentos. No entanto, deve-se ter em mente que a poda excessiva leva a uma diminuição no número de frutas.
Jardineiros experientes devem remover os brotos das mudas por ano de plantio. Isso contribui para o desenvolvimento adequado da planta.
Vídeo: poda antienvelhecimento de mirtilos altos
Preparações de inverno
Duke é uma variedade resistente ao gelo que tolera geadas até severas (até -34sobreC) No entanto, em invernos com neve, os arbustos podem congelar, especialmente no primeiro ano de plantio. Portanto, é melhor cuidar antecipadamente da proteção das plantas. O abrigo é o seguinte:
- Antes do início do tempo frio, a zona basal em um raio de 0,5 m é coberta com turfa e agulhas.
- Perto dos arbustos, arcos de arame são instalados, nos quais os galhos são dobrados e fixados com barbante.
- Na véspera da geada, eles cobrem o arbusto com estopa ou agrofibra, ramos de abeto são colocados no topo (para proteger contra lebres que gostam de descascar casca de mirtilo).
Com o início da primavera, o isolamento é removido, as pontas congeladas dos galhos são cortadas.
Reprodução de mirtilos Duke
Propagar mirtilos com estacas, camadas, sementes. O método das sementes é bastante trabalhoso, os arbustos obtidos dessa maneira agradarão a colheita somente após 7-9 anos.
Na maioria das vezes, use a reprodução usando estacas ou camadas. As estacas são realizadas em várias etapas:
- Cortar brotos lignificados no outono são colocados em um local fresco.
- Em abril, eles são divididos em partes de 20 cm de comprimento, plantadas em um ângulo de 45 graus em uma mistura de turfa e areia, regadas e cobertas com um filme.
- A estufa é regularmente ventilada, umedeça o solo uma vez por semana.
- Em agosto, o filme é removido para que as estacas enraizadas sejam endurecidas.
- No outono, eles são transplantados para uma cama separada para crescer.
- Após 2 anos, as mudas são plantadas em local permanente.
Quando se propagam por camadas, eles cavam uma depressão sob o mato, tendo previamente introduzido no solo uma mistura de turfa, serragem e areia. Os galhos são fixados com suportes e cobertos com um filme. As camadas são separadas do mato na primavera do próximo ano, às vezes mais tarde, pois o enraizamento leva muito tempo.
Prevenção de doenças
As plantas saudáveis de mirtilo da Duke raramente adoecem se as práticas agrícolas forem seguidas. No entanto, sob condições adversas, os arbustos podem ser afetados por doenças.
Tabela: Doença de Mirtilo
Nome da doença | Sintomas | Medidas preventivas | Tratamento |
Antracnose | Manchas necróticas aparecem nas folhas e caules, os frutos estão enrugados. A ocorrência da doença contribui para longos períodos de chuva. | Retire as folhas caídas. | Na primavera, pulverize com Nitrafen (300 g 10 l). |
Podridão cinzenta | Como resultado de brotamentos de cor cinza nos brotos, os frutos começam a apodrecer. |
|
|
Câncer preto | Nos galhos jovens aparecem manchas marrom-avermelhadas, a casca racha. Os primeiros brotos morrem e depois toda a planta. |
|
|
Galeria de fotos: sinais de doença em um arbusto de mirtilo
- O maior risco de infecção por antracnose ocorre quando o arbusto é espessado.
- Podridão cinzenta em mirtilos se espalha com alta umidade
- O câncer de preto é uma doença perigosa que pode matar um arbusto de mirtilos
Medidas preventivas oportunas também impedirão o aparecimento de pragas.
Tabela: Pragas e Controle de Pragas
Pragas | Manifestações | Prevenção | Medidas |
Folheto | Lagartas que danificam flores e frutos podem destruir até 50% da colheita. | Solte suavemente o solo no outono para destruir as pupas. |
|
Chafer | O inseto come folhas, as larvas danificam as raízes das plantas. | Sacuda insetos, pegue usando armadilhas leves. | Trate o solo com Anti-Crush na primavera (10 ml / 5 L). |
Pulgões | A praga suga os sucos das plantas, esgota-os, o que leva a uma diminuição da produtividade. | As formigas estão espalhadas pela área dos pulgões, portanto, antes de tudo, o tratamento contra esses insetos com Anteater, Cypermetrin deve ser realizado. |
|
Galeria de fotos: Pragas de mirtilo
- Lagartas de borboleta podem destruir até 50% da colheita
- Chafer beetle traz grandes danos aos arbustos de mirtilo, especialmente jovens
- Os pulgões, que comem a seiva das plantas, os esgotam, resultando em menor rendimento
Opinião sobre a variedade Duke
Eu tenho três variedades compradas há três anos: Duke, Blue-crop e Patriot. Este ano, apenas Duke insinuou, e não como na foto anterior. O arbusto inteiro, com cerca de 80 cm, foi literalmente coberto de frutas grandes. O sabor é agridoce, os mirtilos são muito superiores. Mas a safra azul está significativamente atrasada no crescimento. Por alguma razão, os anúncios diziam que 2-3 variedades eram necessárias para a polinização, e Duke floresceu em uma das três, e havia muitas bagas. Cresce em um local ensolarado, não houve cuidados, apenas foi coberta por um homem feio.
Akim Romanov//otvet.mail.ru/question/94854682
Tenho mirtilos com cerca de 10 anos, Duke e Bluecrop. Mas meu solo é ácido por natureza - solo arenoso quase preto (por muitos anos, o estrume foi introduzido). A baga é muito saborosa. Não está congelando aqui, então nunca vou abrigá-lo. A colheita depende da idade do mato - quanto mais velho, mais abundante a frutificação. Vi arbustos grandes, com cerca de 2 metros de diâmetro e 1,5 de altura, completamente cobertos de bagas. Não tenho problemas com a rega - o jardim fica em uma ladeira, há chuvas suficientes, eu apenas a plantei no fundo da ladeira, onde a água flui. A produtividade aumentou quando ele começou a fertilizar com fertilizantes para rododendros e azáleas. Ele não tolera transplantes e danos às raízes, portanto não rasga em pedaços. Basta puxar para fora do recipiente e entrar no poço. É importante na compra verificar a condição das raízes - elas não devem ser tecidas como feltro. Às vezes, os viveiros superexpõem mudas em recipientes, despejam um fertilizante de longa duração e crescem. Tais instâncias não se enraízam bem. Bem, é importante selecionar variedades de acordo com as condições locais.
Alik//www.flowersweb.info/forum/forum3/topic41591/message3171726/#message3171726
Transplantei um arbusto de três anos de mirtilo Duke. No início da primavera, ele simplesmente forjou 20 a 25 centímetros com um forcado. Não havia raízes saindo do coma (elas não deveriam ter sido cortadas, pois crescem em lixo de coníferas, turfa e serragem). Ele enraizou-se perfeitamente, deu quatro brotos de substituição de 120 a 130 cm a cada ano e deu frutos.
Malyshev//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6461&start=300
Este ano, Duke me anunciou como uma variedade que não tem medo das geadas da primavera, então eu a comprei. Gostei da taxa de crescimento da cultivar, que não fica atrás da colheita azul. O arbusto é delgado. Um arbusto deste ano deu a baga, em 29 de junho as bagas escureceram, mas ainda ganharam gosto por mais uma semana. O peso das bagas é de 2,5 gramas, um sabor interessante. Ao contrário de outras variedades, amadurecimento mais uniforme das bagas. Durante o primeiro ano, uma boa colheita, é claro, aprendi a me importar. No ano passado, a Chantikler comprou para um teste, mas ainda não está satisfeito com uma baga. Também foi lido que a primeira série. Só posso dizer que a taxa de crescimento do mato é menor que a do Duke. Minha opinião é que o berry precoce não será muito doce, mas antes.
. * iya *//forum.vinograd.info/showthread.php?t=645&page=450
A variedade Duke é caracterizada por resistência ao gelo, maturação precoce de frutos e produtividade. Para o cultivo bem-sucedido deste mirtilo em uma parcela pessoal, não é necessário muito esforço. Só é necessário levar em consideração as nuances do cultivo de uma cultura e, por muitos anos, será possível deleitar-se com deliciosas frutas frescas e fazer preparações vitamínicas para o inverno.