Como plantar batatas antes do plantio: métodos e regras básicas

Pin
Send
Share
Send

Qualquer jardineiro em cujo lote haja camas com batatas sabe quanto esforço é necessário para cultivar esse vegetal e, ao mesmo tempo, nem sempre é possível alcançar o resultado desejado. Felizmente, existem vários métodos que podem aumentar o rendimento das batatas, e o cultivo de tubérculos antes do plantio é um deles.

Por que brotar batatas

A germinação das batatas é um procedimento útil, pois permite que você desperte os olhos nos tubérculos. Isso proporciona melhor sobrevivência, mudas amigáveis ​​e aumento da produtividade em 30-40%. Como resultado da germinação, fortes brotos verdes escuros com 3-5 cm de comprimento devem aparecer nos tubérculos.

Nas batatas armazenadas há muito tempo até o final do inverno, brotos rosa-branco costumam aparecer. Estes são os chamados brotos de sombra (etiolados). Usando-os, você pode determinar se o tubérculo é afetado pela queima tardia (nas pontas pretas) e com antecedência para descartar o material de plantio danificado. Brotos laterais aparecem neles, nos quais os tubérculos são formados.

Tempo de germinação e preparação de sementes

Você precisa começar a germinar tubérculos com antecedência. O momento depende da região onde você planeja cultivar batatas.

Tabela: Datas da brotação de batata

RegiãoInício de germinaçãoSementeira no solo
Sul da RússiaFim de março - começo de abrilFim de abril
Regiões centrais da RússiaInício de abrilA primeira década de maio
Ural, SibériaSegunda década de abrilMeados de maio

Tendo determinado o momento, você precisa preparar a semente para germinação. Para fazer isso:

  1. Classifique e remova manualmente tubérculos muito pequenos e doentes (podres, amolecidos, com orifícios, etc.).

    Apenas tubérculos saudáveis, pequenos e intactos são adequados como material de plantio.

  2. Enxágue bem os tubérculos restantes em água corrente para lavar todo o solo e remova brotos finos (filiformes) deles.
  3. Em seguida, coloque as batatas em uma solução desinfetante. Para prepará-lo, dilua o permanganato de potássio (1 g) ou o ácido bórico (10 g) em um balde (10 l) de água. Mergulhe os tubérculos nele por 30 minutos.

    Se houver muitas sementes e o jardineiro as armazenou corretamente (o que quase sempre garante boa imunidade), você não pode mergulhar as batatas em uma solução de permanganato de potássio, mas simplesmente pulverizar os tubérculos

  4. Lave os tubérculos novamente em água limpa e depois seque-os com água morna (+ 22-25 sobreC), em um quarto seco e escuro por 3 dias, espalhado em 1-2 camadas.

Se armazenados incorretamente (em uma sala muito quente e úmida), os tubérculos podem brotar por conta própria antes do tempo, o que geralmente é descoberto tarde demais. Nesse caso, abaixe a temperatura para + 1-2 sobreCom e verifique se os tubérculos estão completamente escuros. É indesejável remover ou encurtar os processos se o seu comprimento for inferior a 20 cm.

As batatas crescidas devem ser armazenadas em local fresco e escuro até o plantio.

Os principais métodos de germinação de batatas

As batatas são germinadas de várias maneiras.

Em pacotes

Este método pode ser implementado da seguinte maneira:

  1. Prepare o número necessário de sacos de plástico transparentes e faça 10 a 12 buracos em cada um deles para que os tubérculos possam ser ventilados. O diâmetro desses orifícios é de 1 cm e a distância entre eles é de 8 a 10 cm.
  2. Coloque 8-10 tubérculos em cada saco e amarre-o.
  3. Pendure o espaço em branco na janela e, se isso não for possível, coloque os pacotes em um peitoril da janela seco em uma fileira. Como geralmente faz frio perto da janela, é melhor colocar um pano de lã, papelão ou um pedaço de espuma de plástico sob as sacolas para aquecer. Tente também colocar as embalagens sob iluminação difusa, e não sob luz solar direta.

    Você precisa fazer furos nos sacos para que os tubérculos não sufoquem

  4. Vire as peças regularmente (a cada 3-5 dias) para que todos os lados dos tubérculos fiquem expostos à luz por um período igual.

A batata que brota dessa maneira pode levar de 25 a 30 dias. Os jardineiros que usam esse método elogiam a conveniência de transportar tubérculos para o jardim, mas são aconselhados a monitorar cuidadosamente a segurança dos brotos.

Em um substrato molhado

Esse método é adequado se você deseja não apenas brotos, mas também raízes para formar nos tubérculos - por exemplo, ao germinar sementes ou ao atraso no plantio de tubérculos no solo. Estocar caixas e uma quantidade suficiente de substrato (deve reter bem a água e deixar o ar passar). A serragem apodrecida, turfa, húmus, perlita, vermiculita são bastante adequados.

Para obter os melhores resultados, você precisa escolher o substrato certo para a germinação dos tubérculos

A germinação é realizada da seguinte maneira:

  1. Uma camada (3-5 cm) de substrato úmido é colocada no fundo da caixa.
  2. Tubérculos são vagamente colocados nele.

    Numa caixa de germinação, não deve haver mais do que 4 camadas de batata

  3. Eles adormecem com a mesma camada de substrato úmido.
  4. Repita o procedimento até que 4 camadas de tubérculos estejam na caixa.

Colocar mais não é recomendado, pois os tubérculos nas camadas inferiores podem sufocar. Mantenha as caixas em uma sala iluminada a uma temperatura não inferior a + 12-15 sobreC. Não permita que o substrato seque e umedeça em tempo hábil.

Após o aparecimento das primeiras raízes, despeje a preparação com uma mistura de nutrientes: cloreto de potássio (10 g) + nitrato de amônio (10 g) + superfosfato (50 g) + água (10 l). A próxima rega pode ser "fertilizada" com cinzas na proporção de 1 copo de pó / 10 l de água. Observe que durante a primeira rega, um balde (10 l) da mistura de nutrientes é projetado para 50 kg de batatas e, para a segunda - 80 kg.

Em um substrato úmido, as batatas formam raízes e brotos

Esse método de brotar batatas é o mais rápido, já que brotos e raízes se formam em apenas 10 a 12 dias.

Ao ar livre

Você pode iniciar esse procedimento já no final de abril - início de maio, quando a neve está derretendo e a temperatura do ar é ajustada em +10 sobreC. O procedimento é o seguinte:

  1. Escolha um lugar. Deve estar seco, uniforme, sem detritos e bem iluminado.
  2. Se possível, polvilhe uma camada (5-7 cm) de estrume seco no chão. Jardineiros experientes acreditam que isso contribui para a germinação mais rápida dos tubérculos.
  3. Despeje uma camada (7-10 cm) de material de cama seco (palha, serragem, turfa serve).

    Leva 15-20 dias para cultivar batatas em um canudo ao ar livre

  4. Coloque as batatas por cima em uma ou duas linhas.
  5. Cubra a peça de trabalho com papel alumínio para proteger os tubérculos do gelo e forneça um nível suficiente de calor.

Levará 15-20 dias para germinar as batatas dessa maneira. Durante esse período, tente ventilar as sementes pelo menos uma vez a cada 2 dias por 2-3 horas, mas exclusivamente em seco e quente (não inferior a +10 sobreC) o clima.

Na luz

Essa é uma das maneiras mais fáceis e acessíveis de cultivar tubérculos:

  1. Coloque as batatas em caixas em uma ou duas camadas.
  2. Coloque os espaços em branco em uma sala iluminada com uma temperatura de + 18-20 sobreC. Se a luz solar direta cair sobre as batatas, tente tornar a iluminação mais difusa ou sombrear as sementes com jornais (mas não esqueça de removê-las quando os raios estiverem em um local diferente).
  3. Após 10-12 dias, a temperatura na sala deve ser reduzida para + 10-14 sobreC para evitar brotos. É desejável manter essa temperatura até que os tubérculos se desloquem para a cama.

Na sala onde as batatas germinam, deve haver iluminação difusa suave

Levará 25 a 28 dias para germinar os tubérculos dessa maneira.

Vídeo: Como Brotar Batatas

Germinação combinada

Este método é adequado para você, se você deseja obter uma colheita precoce de batata. A germinação combinada é realizada da seguinte forma:

  1. Coloque os tubérculos em caixas em 1-2 camadas e leve à geladeira (+14 sobreC) um lugar por 15-20 dias.
  2. Em seguida, coloque os tubérculos em caixas com um substrato úmido (turfa, serragem, húmus etc.) em 1-2 camadas e guarde a peça de trabalho em um nível mais alto (+22 sobreC) temperatura por uma a uma semana e meia. Não é permitido secar o substrato.
  3. Quando os tubérculos começarem a formar raízes, regue o substrato com uma solução nutritiva. Composição: nitrato de amônio (30 g) + sal de potássio (30 g) + superfosfato (60 g) + água (10 l). Após 3 dias, o curativo é repetido.

As batatas processadas dessa maneira formam não apenas brotos e raízes, mas também folhas.

Brotação combinada adequada para colheita precoce

Secagem

Este método é adequado se as datas de plantio chegaram e você não conseguiu realizar a germinação completa. No piso aquecido (a temperatura deve ser + 22-25 sobreC) e em uma sala iluminada, espalhe um filme seco, pano ou papel (jornais) e coloque os tubérculos sobre eles em uma camada. As batatas precisam ser aquecidas por cerca de duas semanas. Obviamente, ele não será capaz de germinar, mas a semente será arejada adequadamente e os olhos começarão a despertar, e quando os tubérculos estiverem no solo, brotos jovens se formarão rapidamente a partir deles.

Secar as batatas antes do plantio ajudará os tubérculos a crescer mais rapidamente

Como você pode ver, é fácil plantar batatas, o principal é escolher a hora certa e fornecer aos tubérculos as condições necessárias. Siga todas as instruções e você certamente obterá o resultado desejado.

Pin
Send
Share
Send