Amoras-pretas Thornfrey é amado por muitos jardineiros pelo excelente sabor, despretensiosidade e alta produtividade. Essa variedade é cultivada tanto em casas de campo quanto em terras agrícolas.
História da variedade de Thornfrey Blackberry
O Blackberry Thornfrey foi criado nos EUA em 1966. É o resultado de uma seleção feita pelo Dr. Scott. O nome da variedade pode ser traduzido literalmente como "livre de espinhos", o que é totalmente verdadeiro.
As amoras-pretas sem espinhos ganharam popularidade instantaneamente em sua terra natal e se espalharam rapidamente por todo o mundo, incluindo o cultivo na Rússia. Mesmo cerca de 15 anos atrás, em nossas latitudes, não havia outras variedades não cultivadas, e é provavelmente por isso que ela ainda se torna pioneira nas parcelas de jardins de residentes iniciantes no verão.
Desde 2006, o Blackberry Thornfrey é incluído no Registro Estadual da Rússia e é cultivado em escala industrial.
Descrição da nota
Thornfrey é uma variedade de sobremesas que amadurece tarde e é um arbusto poderoso que cresce pela metade. As fotos são grossas, arredondadas e sem espinhos. Ramos laterais sem revestimento de cera e com alguma pubescência. A frutificação começa no segundo ano de fuga. As folhas de amora-preta são grandes, de dupla serrilhada, ligeiramente pubescentes, de cor verde escura.
As bagas são grandes, pretas, ovais regulares, adequadas para o congelamento. Eles têm grandes drupas e pouca pubescência. A pontuação de degustação de frutas ao mesmo tempo foi a mais alta possível. Agora, os especialistas avaliam as bagas de Thornfrey em 4 pontos frescos e, após o processamento, dão 3 pontos.
As bagas mantêm seu brilho até a maturidade. Tendo atingido a maturação máxima, tornam-se opacas, doces, adquirem um aroma perceptível, mas sua consistência se torna menos densa, de modo que as amoras são colhidas em um estado de maturidade técnica. Neste momento, as bagas ainda estão azedas e praticamente não cheiram, mas mantêm sua forma perfeitamente.
Blackberry Thornfrey é muito proveitoso. Com os devidos cuidados, a abundância de luz solar e umidade de um arbusto coleta até 20 kg de bagas por estação.
Tabela: Funcionalidade de variedade Thornfrey Blackberry
Tempo de amadurecimento | Agosto-setembro |
Rendimento médio | 77,8 kg / ha |
Peso da baga | 4,5-5,0 g. |
Altura do arbusto | 3-5 m |
Características da classe | Resistente à seca e ao calor. Baixa resistência ao gelo |
Pragas | Gorgulhos de ratos |
Doença | Podridão cinzenta de bagas, clorose de folhas |
Características do plantio e cultivo
Os arbustos de amora sem espinhos são plantados a uma distância de 1,5 a 2 metros. Existem duas maneiras de formar:
- vertical - então entre as fileiras, os especialistas aconselham a deixar uma distância de 2,5 a 3,0 m;
- horizontal - permite economizar espaço e plantar arbustos mais próximos.
De qualquer forma, o blackberry precisa ser consertado. As treliças de até 2,5 m de altura são adequadas para ele, nas quais são esticadas três a quatro linhas de arame.
Thornfrey Blackberry Care
Esta variedade de amora responde à aplicação de fertilizantes orgânicos. Ela responde bem ao húmus, cinza, composto. A adição de uréia, um complexo de potássio e nitroammophoska fornece resultados muito bons para a formação de ovários.
Para uma colheita melhor, recomenda-se a cobertura do solo sob a amora-preta de Thornfrey. Ótimo para isso:
- agrofibra;
- matérias-primas vegetais - palha, grama recém cortada, casca triturada, etc.
- papelão, guarnição de papelão, etc.
Vídeo: amora-preta sem ferrão de Thornfrey
Durante o período de maturação, a rega é muito útil, especialmente se o verão estiver quente. Ao mesmo tempo, deve ser evitado umedecimento excessivo da terra, que pode causar apodrecimento das raízes. Geralmente, basta derramar amoras de Thornfrey, uma vez por semana, até 20 litros de água debaixo do mato. A necessidade de rega é determinada pelo estado da camada de cobertura morta, se estiver molhada - é muito cedo para regar, começou a secar - é hora.
Formação de Bush
As opiniões de especialistas sobre podar uma amora e formar um arbusto variam. Alguns acreditam que, para obter o melhor rendimento, é necessária uma regulamentação rigorosa da duração dos brotos.
Outros, pelo contrário, acreditam que a produtividade é melhor aumentada aumentando o volume do mato. No entanto, como mostra a prática, é necessário levar em consideração os fatores de um pouso em particular:
- área da parcela destinada a amoras-pretas;
- número de arbustos;
- preferências pessoais.
Para formar um arbusto, os galhos frutíferos da amora são tecidos, colocando um em cima do outro. Ao mesmo tempo, novos rebentos crescem livremente, apenas orientando-os na direção certa.
Se o método de cultivo de amoras-pretas Thornfrey com corte curto for escolhido, quando a parte atingir o comprimento desejado, ela será cortada com uma tesoura. Isso estimula o crescimento das hastes laterais, que também são podadas posteriormente.
De qualquer forma, jardineiros experientes recomendam cortar os brotos que dão frutos este ano. Isso aumenta significativamente a produtividade.
Vídeo: podando um arbusto de amora
Outra sabedoria usada no cultivo de amora-preta Thornfrey
A resistência declarada ao gelo das variedades de amora-preta Thornfrey não excede 15-20 graus Celsius. Isso significa que praticamente em todo o território do nosso país é necessário abrigar a planta durante o inverno.
Para proteger um blackberry, não é recomendável usar um filme, é melhor usar:
- palha;
- lapnik;
- agrofibra;
- ardósia
- tapetes de isolamento.
Ao escolher o material para abrigo, considere a presença de roedores que gostam de se deliciar com raízes frescas e aquecedores naturais. Se tais pragas estiverem presentes, dê preferência a materiais artificiais.
Comentários de Thornfrey Blackberry
Apesar do fato de a variedade Blackberry Thornfrey ter sido criada há mais de meio século, ainda é bastante competitiva e muito popular. A maioria dos agricultores deixa um feedback positivo sobre ele.
A variedade difere de outras variedades de amora devido à ausência de espinhos, despretensiosidade e produtividade muito alta, tamanho grande de bagas. Acontece que amoras são mais saudáveis que framboesas! A variedade foi aconselhada a mim, um jardineiro iniciante, como um "inábil". Uma muda com um sistema radicular fechado, plantado no início do verão, no outono deu seis brotos semi-rígidos de cinco metros, que amarramos a uma treliça de arame, erguendo-a acima do solo. Eles o removeram para o inverno, o transformaram em um anel largo, o colocaram nas tábuas e o cobriram. Na primavera, os cílios hibernados foram erguidos novamente para a treliça - floresciam ao longo de toda a extensão dos brotos com belas borlas rosa. Havia muitas flores. As escovas de baga resultantes não acompanharam ao mesmo tempo, era necessário fazer uma coleta seletiva. Frutos maduros são muito doces, perfumados, levemente azedos e podem ser facilmente separados do caule, transportáveis, do tamanho de uma falange de um dedo. Se você der para amadurecer, fica aguado e se espalha ... Rasga do começo de agosto para geadas ... Das bagas, você tem geléia, licor, frutas cozidas muito saborosas ... Durante o verão, crescem novas mudas que deixamos para o inverno e cortamos a prole. E é isso. Berry maravilhoso e uma variedade maravilhosa.
slanasa//otzovik.com/review_4120920.html
As bagas desta variedade são muito saborosas, seu tamanho pode atingir um comprimento de até três centímetros. Esta amora-preta é melhor cultivada nas regiões sul do país, pode suportar geadas não muito grandes até -23 ° C.
trigo//agro-forum.net/threads/78/
Quero observar que recebi a colheita sem muito cuidado (todas as forças foram lançadas na vinha). Durante o inverno, eles cobriram com palha - a amora não congelou, mas decentemente foi deteriorada pelos ratos. Este ano, cobriram-na com sacos de polipropileno em molduras e espalharam o veneno em garrafas plásticas, a primavera chegará - vamos ver. Rega - uma vez por mês (com tanto calor!), Corredores estanhados (cortados uma vez por mês), fios de treliça, esticados entre pinos do medidor. Obviamente, não recebi uma colheita enorme e bagas muito grandes, mas foi o suficiente para comer e preservar. Naturalmente, com bons cuidados, a colheita será maior e a baga será maior e mais doce, mas aqueles com um limite de tempo ou uma terra remota também não serão deixados sem uma colheita.
Gagina Julia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3762
Ao cultivar amoras da variedade Thornfrey, você pode obter anualmente uma colheita rica sem muito trabalho e esforço. Basta plantar arbustos em um local iluminado, aparar galhos velhos a tempo, aplicar fertilizantes e, se necessário, água.