Propagar groselha preta por estacas corretamente

Pin
Send
Share
Send

A groselha é uma cultura única em todos os aspectos. Não é segredo que as bagas desta planta são um verdadeiro armazém de vitaminas e minerais, e as folhas e brotos são um ingrediente valioso não apenas na culinária, mas também na medicina. Os arbustos desta cultura começam a cheirar perfumados na primavera, um dos primeiros e até o final do outono deliciar os olhos com uma vegetação luxuriante. Bem, para os jardineiros a groselha despretensiosa é uma verdadeira alegria, porque o cultivo e o cuidado dos arbustos não causam muitos problemas. Mas, como qualquer cultura, a groselha exige atualização com o tempo. Sua reprodução é uma tarefa simples e viável, mesmo para iniciantes. O principal é saber como fazê-lo corretamente.

Propagação de groselha por estacas: quais são as vantagens

Há uma opinião de que as groselhas podem dar frutos por vinte anos ou mais e se envolver em seu rejuvenescimento é completamente inútil. Isto não é inteiramente verdade. A produtividade máxima da groselha é observada do quarto ao oitavo ano de vida. Nos anos seguintes, a produtividade diminui, as bagas diminuem, seu número diminui. Além disso, uma planta velha e enfraquecida é mais suscetível aos efeitos negativos de doenças e parasitas. Também não devemos esquecer que, sob o longo arbusto, o solo está esgotado. Portanto, existe a necessidade de atualizar essa cultura.

Propague independentemente a groselha preta de várias maneiras:

  • estacas (taxa de sobrevivência 85-90%);
  • camadas (taxa de sobrevivência de 100%);
  • divisão do mato (taxa de sobrevivência de 100%);

Você pode cultivar um arbusto de groselhas mesmo a partir de sementes. Apenas a probabilidade de as sementes herdarem todas as propriedades da variedade e o mato estar cheio é extremamente baixa.

O mais popular, apesar da complexidade do processo e da menor taxa de sobrevivência, são as estacas. Isso é explicado pelo fato de que é possível obter uma grande quantidade de material de plantio. Mas a vantagem mais importante é que as mudas obtidas a partir das mudas retêm todas as qualidades varietais do arbusto-mãe.

Colheita de estacas: quando e como

Os jardineiros colhem mudas de groselha durante todo o ano, exceto no período de inverno. No entanto, as estacas em cada estação têm suas próprias nuances. No verão, como regra, brotos verdes são usados ​​para estacas, e na primavera e outono ficam dormentes. De qualquer forma, é importante escolher o arbusto-mãe certo.

Estacas no verão

O melhor momento para colher estacas no verão não é antes de meados de junho e nem depois da primeira década de julho, ou seja, o período em que a groselha está no estágio de crescimento ativo. As estacas verdes são feitas a partir de uma sessão anual bem desenvolvida, com uma parte inferior rígida e um topo elástico que não quebra quando dobrado, na seguinte ordem:

  • a ferramenta (podador ou faca) é tratada com água fervente;
  • brotos selecionados são cortados do mato;
  • a parte superior e a parte endurecida da parte aérea não são usadas como estacas (a parte superior cria raízes rapidamente, mas é improvável que hiberne e a parte inferior não cria raízes);
  • as estacas de 15 a 20 cm de comprimento são cortadas da parte central da parte aérea por um corte oblíquo, em cada uma das quais devem permanecer pelo menos três folhas;
  • as duas folhas inferiores são removidas juntamente com as estacas, e um terço é deixado na parte superior, para que a umidade evapore não tão rapidamente.

O comprimento das estacas do broto verde deve ser de 15 a 20 cm

As estacas estão prontas. Plante-os imediatamente. Se isso não for possível, eles são colocados temporariamente em água e cobertos com polietileno.

A umidade alta é muito importante para as estacas verdes, portanto, é recomendável plantá-las em uma estufa, em casos extremos - em uma estufa. Antes do plantio, o solo deve estar preparado - para soltar e regar. As estacas são enterradas no solo em 2 botões inferiores, necessariamente em um ângulo de 450. Em seguida, eles precisam ser cobertos com uma camada de turfa de 3-5 cm e cobertos com um filme.

A plantação de mudas verdes deve ser necessariamente sombreada. Sob luz solar direta, os tiros simplesmente "soldam".

Até que o sistema radicular seja formado, as estacas verdes requerem cuidadoso cuidado:

  • rega sistemática pelo menos a cada dois dias;
  • exibição diária por várias horas;
  • pulverização para manter a umidade;
  • cobertura superior na forma de fertilizantes contendo nitrogênio, com uma frequência de uma vez a cada 2-3 semanas.

Após três semanas, verificamos se as mudas se enraizaram. Isso pode ser feito puxando a parte superior do furo. Se o enraizamento ocorreu, uma leve resistência será sentida.

Um filme simulando uma mini-estufa pode ser substituído por garrafas plásticas cortadas.

Um mês após o plantio, o polietileno é removido e, no outono, as mudas são transplantadas para residência permanente.

Estacas com um sistema radicular desenvolvido estão prontas para transplantar para um local permanente

No próximo ano, na primavera, um longo tiro será retirado das estacas, portanto, para obter um arbusto completo, os especialistas recomendam o plantio de 3-4 estacas no buraco.

Vídeo: Estacas de groselha verde

Como cortar groselhas na primavera e no outono

Muitos moradores de verão combinam estacas de groselha com suas podas planejadas na primavera. Durante esse período, assim como no outono, as estacas são colhidas de brotos lenhosos de um e dois anos de idade (o diâmetro não deve ser inferior a 5 mm). Galhos de 15 a 20 cm de comprimento são cortados do meio. O princípio da criação das estacas é o mesmo das estacas verdes: a parte superior é feita 1 cm acima do rim e a parte inferior imediatamente abaixo do rim.

Esquema de colheita de mudas de brotos lenhosos

Colhidas em estacas de outono não são recomendadas para o plantio no solo - é improvável que sobrevivam ao inverno. Nesse caso, eles podem ser armazenados até a primavera ou germinados em um substrato.

É possível salvar estacas lenhosas em local fresco: no porão, na geladeira ou até mesmo em um monte de neve. Mas primeiro eles precisam estar preparados. Para que a umidade não evapore tão rapidamente, as estacas são mergulhadas em parafina ou cera líquida e, em seguida, colocadas em polietileno e em local fresco até a primavera. Durante o inverno, é melhor desdobrar o nó várias vezes e verificar se o mofo apareceu lá e se os galhos estão trancados.

O armazenamento de mudas de groselha no inverno requer sua preparação preliminar

A melhor opção para aguardar as mudas de um plantio de primavera é enraizá-las em um substrato. Para fazer isso, você deve:

  1. Selecione recipientes individuais (panelas ou copos) com um volume de pelo menos 0,5 litros.
  2. Coloque a drenagem no fundo do vaso, por exemplo, vermiculita ou perlita.
  3. Despeje a mistura preparada do solo da terra, areia e turfa em proporções iguais.
  4. Aprofundar as estacas nos dois botões inferiores e espremer a terra ao redor das mudas para evitar a formação de vazios.

Para formar as raízes, é importante fornecer o regime de temperatura e o nível de umidade necessários para a planta. À temperatura ambiente, as mudas serão bastante confortáveis, mas terão que ser pulverizadas com freqüência - pelo menos duas vezes por dia.

Ao brotar pecíolos de groselha em casa, flores e ovários podem aparecer nos galhos. Eles são recomendados para serem cortados, já que o florescimento de uma planta em vasos enfraquece o sistema radicular, o que afetará posteriormente a produtividade do arbusto plantado no solo.

Com o início da primavera, pecíolos enraizados podem ser plantados no solo em uma área pré-preparada. O principal é fazer isso quando o risco de geada for mínimo.

Como cortá-lo corretamente: destaques

A groselha presta-se bem à propagação vegetativa. Mas, apesar da simplicidade do processo de enxertia, seguir certas regras aumentará a probabilidade de sucesso:

  1. Prestamos atenção à escolha do arbusto-mãe. Deve ser uma planta de aparência saudável, com rendimento máximo e sabor mais agradável de frutas.
  2. As estacas são melhor feitas em tempo nublado ou no início da manhã com orvalho.
  3. Para melhor enraizamento dos pecíolos, os especialistas recomendam mergulhá-los antes de plantar em um estimulador de crescimento (por exemplo, em "Heteroauxin") por 24 horas.
  4. Nos caules do solo devem ser colocados em um ângulo de 450. Portanto, será mais fácil para eles inverno.
  5. A composição do solo também afeta a taxa de sobrevivência das estacas. É melhor usar uma mistura de terra, composto e areia de rio. Você também pode adicionar serragem.
  6. Nas três primeiras semanas, a rega deve ser abundante e regular.
  7. A pulverização é um pré-requisito para o corte de groselha. O ideal é observar a conformidade com a umidade do solo em 80% e o ar - 90%.
  8. Ao plantar mudas em um local permanente, a densidade de plantio é importante. Depende da variedade de groselha - pois variedades ramificadas de espaço exigem mais do que para variedades com uma coroa reta e estreita.
  9. Fertiliza mudas 3-4 vezes por temporada. Os fertilizantes orgânicos (esterco, fezes de pássaros) ou aditivos complexos (Fertika Lux, Zdraven Turbo à taxa de 1 colher de chá por 5 litros de água) são os mais adequados.

Portanto, observando essas regras simples, todos podem cultivar arbustos de groselha crescidos a partir de pequenas estacas, além disso, sem custos financeiros especiais. Mais importante ainda, as mudas possibilitam não só rejuvenescer a baga, mas também expandir a composição varietal, emprestando vários brotos do mato de um vizinho.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: APRENDA A FAZER MUDAS DE GROSELHA!! (Novembro 2024).