Os principais métodos e regras de propagação da groselha preta

Pin
Send
Share
Send

Se houver a necessidade de substituir as buchas de groselha velhas e de baixo rendimento por outras mais jovens ou aumentar o número de plantas no local, você poderá lidar facilmente com essa tarefa. Para fazer isso, você precisará: do seu desejo e conhecimento dos principais métodos e regras para a criação de groselha e alguns brotos do mato, que combinam com seu rendimento, sabor de frutas, resistência a doenças e pragas.

Propagação vegetativa de groselha preta

Os métodos vegetativos de propagação da groselha fornecem a formação de uma nova planta a partir de uma parte da mãe e são ideais para a maioria dos jardineiros. Sua principal vantagem é que as plantas jovens retêm completamente as características varietais de seus pais e criam raízes facilmente no novo ambiente.

São utilizados vários métodos vegetativos de reprodução:

  • estacas;
  • estratificação;
  • dividindo o mato.

Cada método especificado tem suas próprias características, vantagens e desvantagens.

Estacas lignificadas

Dessa maneira, várias mudas fortes são obtidas de um galho-mãe. Eficiência, eficiência e confiabilidade são as principais vantagens da reprodução por estacas lignificadas.

Colheita de estacas lignificadas

  1. Faça estoques de mudas melhores na primavera ou no outono. Na primavera, é aconselhável colher a peça durante a poda da colheita.
  2. É necessário escolher um ramo saudável de um ou dois anos com um diâmetro de pelo menos 6 mm.
  3. Com uma faca afiada ou tesouras de podar, corte um galho, remova a parte superior e, em seguida, corte em pedaços com cerca de 20 cm de comprimento.No topo da alça, faça um corte reto 1 cm acima do rim. Corte oblíquo para remover a parte sob o rim inferior.

Uma sessão de groselha é cortada em pedaços com cerca de 20 cm de comprimento, com um corte reto na parte superior e um corte oblíquo sob o rim inferior

Aterragem

  1. Na véspera do plantio, recomenda-se por 15 minutos colocar as estacas na água a uma temperatura de 45 sobreC para desinfecção.
  2. Para o plantio de mudas, é necessário preparar sulcos com uma profundidade de cerca de 15 cm, com um solo escavado e umedecido.
  3. Plante as plantas sob um cordão de 10 a 15 cm de distância, observe os corredores de 40 a 50 cm.
  4. Encha com solo fértil. O solo deve ser pressionado firmemente contra as estacas.
  5. Cobrir as plantações com miolo de turfa, camada de húmus de até 5 cm (para melhor conservação da umidade).
  6. Acima da superfície do solo, deixe dois botões. Um deles está localizado ao nível do solo.

As mudas de groselha devem ser plantadas obliquamente, na direção de norte a sul. Isso contribui para uma melhor iluminação da linha.

Cuidados com as plantas

  1. Nos meses de verão do plantio, você precisa remover ervas daninhas regularmente e soltar o solo.
  2. Os cumes devem ser mantidos em um estado moderadamente úmido. O sistema radicular das mudas enraizadas é muito fraco, portanto, mesmo a secagem a curto prazo pode ser prejudicial para as plantas.
  3. Adubação para o desenvolvimento de mudas a cada 10 dias. De maio a junho, adubação alternada com nitrato de amônio (20-40 g por 10 litros de água) e infusão de verbasco maduro (1 parte de verbasco por 10 l de água). A partir de julho, mude para a alimentação com cinzas de madeira. Um punhado de cinzas deve ser preenchido com 1 litro de água fervente e insistido por uma semana. Graças a esta preparação de fertilizante, as substâncias solúveis são extraídas das cinzas, que são melhor absorvidas pelas plantas. Além disso, para 1 litro de infusão, você pode adicionar 1 colher de sopa de superfosfato.

As mudas plantadas na primavera se tornarão mudas fortes de pleno direito no outono. Eles podem facilmente transferir o transplante para um local permanente.

Conselhos úteis: o plantio pode ser fechado com uma película preta com furos para as estacas. O revestimento de filme protege as plantas jovens das ervas daninhas, economiza umidade e permite monitorar o desenvolvimento de estacas.

Estacas verdes

Se no início da primavera você não preparou estacas lignificadas, a reprodução pode ser realizada por ramos verdes.

Colheita de material

  1. As estacas serão mais viáveis ​​se forem colhidas em dias nublados e frios e brotos que sejam resistentes e não quebrem quando a seleção é dobrada.
  2. O caule deve ter cerca de 20 cm de comprimento com 3-5 folhetos. As folhas na parte inferior são melhor cortadas.
  3. As fatias devem ser, como em estacas lignificadas - retas na parte superior e oblíquas na parte inferior.

As folhas inferiores das estacas verdes são melhor removidas

Aterragem

  1. Antes do plantio, recomenda-se que as estacas verdes sejam colocadas em um estimulador de crescimento adequado para groselha preta. Isso irá acelerar a formação de raízes e aumentar a sobrevivência.
  2. Você precisa plantar mudas em uma mistura de composto apodrecido e areia do rio (1: 1). Profundidade de plantio - 3 cm, a distância entre as plantas - 10-15 cm.

Cuidado

  1. Estacas verdes requerem cuidados mais detalhados do que as lignificadas. Eles toleram mal a falta de umidade; portanto, além da rega, o plantio precisa de pulverização diária.
  2. A temperatura ideal para um bom enraizamento das estacas é de 25 sobreC. É aconselhável cobri-los com um filme que proteja contra a secagem excessiva e forneça condições de temperatura. O filme deve estar ligeiramente sombreado para que a luz do sol não caia sobre as mudas. Para fazer isso, o filme pode ser embranquecido ou coberto com um pano leve.
  3. Após o enraizamento (2-3 semanas após o plantio), as mudas não exigirão pulverização e rega diárias.
  4. Durante todo o período de sobrevivência, as placas foliares devem permanecer verdes e suculentas.
  5. Após cerca de quatro semanas, o filme sobre as plantas pode ser removido. É melhor fazer isso gradualmente, primeiro abrindo as mudas por várias horas à tarde.
  6. Depois de enraizar as estacas, elas são fertilizadas com uréia (1 colher de chá. A 5 l de água). A cobertura é realizada até meados de agosto, uma vez a cada 10 dias.
  7. Na primavera seguinte, as mudas são transferidas para um local constante de crescimento.

Estacas apicais

Se houver falta de material de plantio, para a reprodução de passas de Corinto, você pode usar as partes superiores dos galhos. A porcentagem de sobrevivência de tais estacas é menor que lignificada e verde. Eles são mais caprichosos, podem morrer quando secam. O processo de cuidar de estacas apicais plantadas é o mesmo que das verdes.

Se as estacas estiverem enraizadas em um local ensolarado, mais tarde elas crescerão arbustos que proporcionam um rendimento maior do que as mudas cultivadas na sombra. E bagas de tais arbustos são muito mais doces.

Propagação de plantas por camadas

Esta é uma maneira simples e confiável de obter ótimas mudas do arbusto escolhido. Quase 100% de sobrevivência e um mínimo de cuidados são as principais vantagens do método de propagação por camadas. Pode ser implementado de quatro maneiras:

  • camadas arqueadas;
  • camadas horizontais;
  • camadas verticais;
  • camadas de ar.

Arcuate

O método de criação de camadas arqueadas é o seguinte:

  1. Escolha galhos de 2 a 3 anos que cresçam na base do arbusto.
  2. Pré-dobrar os brotos no chão e marcar os locais onde o prikop será feito. E também marcar na trama de fuga, que será escavada.
  3. A terra é cuidadosamente afrouxada com um helicóptero. Cavar uma vala com cerca de 10 cm de profundidade.
  4. Os ganchos estão preparados para prender os galhos no chão. Eles podem ser feitos de nós de arame ou de árvore.
  5. Usando um arquivo ou um quebra-cabeças, eles arranham os lados inferiores dos brotos nos locais a serem escavados. Isso irá acelerar o enraizamento das camadas.
  6. Empilhe o galho preparado na vala e prenda-o com os ganchos preparados. Parte da parte aérea deve ter cerca de 30 cm de comprimento na superfície.
  7. Amarre a ponta do broto com oito pinos pequenos ou pequenos.
  8. Eles preenchem o local do prikop com uma mistura de solo e húmus.
  9. Regada.
  10. Mulch para preservar a umidade.

Durante o verão, você precisa regar as mudas conforme necessário, maconha, despeje duas ou três vezes com uma mistura de solo e húmus.

Em outubro, um forte sistema radicular no leigo será desenvolvido. E ele pode ser separado do arbusto parental e transplantado para um local permanente.

Brotos de groselha de dois e três anos são dobrados no chão e escavados de tal maneira que uma parte do broto de cerca de 30 centímetros de comprimento permanece na superfície

Vídeo: uma maneira complicada de propagar groselhas por camadas

Horizontal

Esse método de reprodução difere do anterior, pois o ramo pai se encaixa completamente no sulco preparado. O ramo deve ser cortado em cima. Como resultado do cultivo com camadas horizontais, você pode obter não apenas uma, mas várias mudas de uma broca escavada.

Use o método de propagação por camadas horizontais antes que as folhas desabrochem

Vertical

Esse método também permite obter um grande número de mudas no mato-mãe. Sua essência está no fato de que os brotos começam a crescer a partir de brotos localizados na zona inferior do mato. A criação com camadas verticais inclui as seguintes etapas:

  1. É escolhido um arbusto jovem e saudável de groselha; em março ou abril, todos os galhos são cortados, deixando pontas de 5 a 8 cm de comprimento.
  2. No final da primavera, os picos aparecem nos picos. Quando atingem uma altura de 15 a 20 cm, os brotos são cobertos com solo umedecido até a metade da altura. Após cerca de um mês, é realizada a re-adição, o que contribuirá para a formação de raízes no crescimento resultante.
  3. No outono, os brotos enraizados são separados do arbusto parental. Fortes, com raízes poderosas são plantadas imediatamente em um local permanente, e as mais fracas são determinadas para crescer.

O preenchimento de solo fértil contribui para a formação de raízes no crescimento resultante

Pelo ar

  1. Para esse método de criação de groselha, é selecionado um ramo forte, que pode ser localizado em qualquer parte da planta.
  2. Em um galho (20 a 25 cm do solo) são feitos dois cortes circulares a uma distância de 5 cm um do outro. O anel de casca entre os cortes é limpo em madeira.
  3. Em seguida, um saco de plástico é colocado, cuja borda inferior é fixada alguns centímetros abaixo do anel despojado. A bolsa é bem fixada com fita ou arame.

    Para o método de propagação por camadas de ar, você pode usar garrafas plásticas com terra

  4. O solo fértil é derramado no saco para cobrir completamente a área limpa.
  5. O solo no solo é umedecido e, em seguida, a parte superior da bolsa é fixada em um galho.
  6. Menos de um mês depois, as raízes aparecem no local do corte.
  7. A embalagem é removida, o galho é cortado do mato e a muda resultante pode ser transplantada para cultivo.

Cultivo de arbustos

A maneira mais rápida de propagar groselhas é dividindo a planta-mãe. É usado quando é necessário transplantar um arbusto de groselha para outro local.

  1. Passe este evento na primavera ou no outono.
  2. Eles cavam um arbusto, tentando não danificar as raízes. Leve em consideração que o rizoma da groselha está localizado entre 40 e 50 cm de profundidade.
  3. Raízes livres da terra, removem partes danificadas do sistema radicular, galhos secos.
  4. O arbusto é dividido em 2-4 partes. O número de peças depende do tamanho da planta-mãe. Corte o arbusto com uma ferramenta afiada. Cada parte recebida deve ter um sistema radicular suficiente e vários brotos jovens.

    Quanto mais desenvolvido o sistema radicular da parte separada da planta-mãe, melhor o novo arbusto criará raízes

  5. Antes do plantio, os arbustos divididos são desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio.

Arbustos plantados são plantados da maneira padrão para esta cultura e regados abundantemente. Após um ano, a groselha atualizada irá deliciar-se com a primeira colheita.

Plantando sementes

A criação de sementes de groselha é usada por criadores experientes para criar novas espécies. As mudas obtidas dessa maneira nem sempre preservam as melhores qualidades da planta-mãe.

Produzir sementes de groselha requer paciência e boa sorte

O método de propagação de passas de Corinto pelas sementes é escolhido por aqueles que desejam experimentar:

  1. Pegue os maiores frutos maduros.
  2. Eles são lavados e embebidos por algum tempo em água.
  3. Selecione cuidadosamente as sementes, coloque-as em papel e seque-as.
  4. Forneça condições de armazenamento até a próxima primavera.
  5. Em março, as sementes são preparadas para a semeadura. Para fazer isso, mergulhe-os por um quarto de hora em uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois secou.
  6. Semeie em um tanque cheio de solo fértil. Polvilhe com terra, regada, cubra com vidro ou filme. Até que as mudas apareçam, o recipiente é mantido em um local quente e sombreado.
  7. Assim que as mudas eclodirem, remova o revestimento e reorganize o recipiente para a luz.
  8. A colheita é feita em vasos separados quando as mudas atingem 10 a 15 cm.
  9. Na segunda quinzena de maio, as mudas são plantadas no local nos poços (40x40 cm), a uma distância de cerca de um metro das mudas. É dada especial atenção à rega completa das mudas.

Tempo adequado para a criação de passas de Corinto

A groselha pode ser praticada produtivamente ao longo do ano.

Tabela: Métodos de propagação de groselha em diferentes épocas do ano

Estações do anoMétodo recomendado de propagação de groselha preta
PrimaveraEstacas lenhosas, estratificação, sementes (a semeadura é feita até março)
OutonoEstacas lenhosas
InvernoEstacas lenhosas
VerãoEstacas verdes e apicais, divisão de um arbusto

Características da criação de inverno

No inverno, quando o jardineiro quase não tem negócios, você pode cultivar groselhas com estacas lignificadas.

  1. As estacas de corte começam em dezembro. Para a colheita, são utilizados brotos de um ano de idade, nos quais existem brotos bem desenvolvidos. Brotos cortados do chão. Coloque as estacas em uma jarra de água. É melhor escolher um recipiente de vidro. A água é levemente adocicada: em uma lata de meio litro de água - 1 colher de chá. açúcar ou mel.
  2. As capacidades são colocadas em um local claro e quente. Se eles estiverem em um peitoril da janela, é melhor colocar, por exemplo, poliestireno sob o fundo da lata. Esse substrato fornecerá condições mais quentes e confortáveis ​​para estacas.
  3. Após um mês, as primeiras raízes começam a aparecer.

    Quando as raízes atingem um comprimento de 5 cm, as estacas podem ser mergulhadas

  4. Mergulhe as estacas com raízes crescidas em um recipiente com uma mistura de composto e terra. A drenagem (de argila expandida, estilhaços de argila) é necessariamente colocada no fundo dos vasos.

    Após 3 meses, as mudas de groselha terão um forte sistema radicular e folhas verdes.

  5. Em fevereiro, os botões incharão nas mudas e, no momento do transplante - em maio do mês, as mudas terão raízes fortes e folhas verdes. As inflorescências que aparecem nas mudas são cortadas para que não interfiram no ganho de força da planta. Com cuidados padrão no próximo ano, as groselhas agradecerão com deliciosas bagas grandes.

Se não for possível plantar as mudas imediatamente, as plantas devem ser escavadas em algum local sombreado e regadas abundantemente. Dessa forma, uma muda de groselha pode durar até uma semana, o principal é ter tempo para plantar antes que os brotos se abram.

N. Khromov, candidato a ciências biológicas gazetasadovod.ru

Vídeo: a melhor maneira de criar groselhas na primavera

Qualquer método de propagação de groselha escolhido por você certamente será bem-sucedido sob condições de cuidado adequado das mudas: rega oportuna, cobertura adequada, cultivo e remoção de ervas daninhas. E a pérola negra do seu jardim dará frutos saborosos e saudáveis!

Pin
Send
Share
Send