A geração que o famoso piloto de testes Valery Chkalov conhece também lembra desde a infância o sabor da cereja doce em homenagem a ele. Sua baga grande, carnuda, suculenta e doce, amadurecimento precoce e despretensiosidade nos cuidados causaram a longevidade da variedade, apesar do aparecimento de um grande número de híbridos de nova geração. Falaremos em detalhes sobre essa variedade digna e as características de seu cultivo.
Descrição da variedade e suas principais características
Em meados do século passado, as cerejas cor de rosa caucasianas, como resultado da polinização livre, produziram frutos, cujas sementes cresceram as primeiras plantas de uma nova variedade. Obviamente, antes de se tornar uma variedade, eles foram notados e identificados pelos criadores S.V. Zhukov e M.T. Oratovsky do Laboratório Genético Central e da Estação de Jardinagem Experimental Melitopol. Em 1953, a variedade foi transferida para teste estadual de variedades e foi incluída no Registro Estadual em 1974 na região norte do Cáucaso.
A árvore é alta - até cinco - seis metros - com uma copa piramidal larga, que se espalha com o tempo. A coroa não é propensa a espessamento. A folhagem é boa, as folhas são grandes - até 10 x 15 centímetros. O carimbo é poderoso, grosso com uma casca áspera cinza-marrom. Ramos esqueléticos grossos se estendem a partir de um ângulo de 45-60 °. Floresce no final de abril e início de maio. A dureza do inverno e a resistência ao gelo aumentam. Em geadas até -23,5 ° C, um máximo de 70% dos botões de flores congelam. A variedade é suscetível a doenças - coccomicose, podridão cinzenta (moniliose). Outras doenças fúngicas também não são excluídas. Alguns jardineiros relatam exposição a danos causados pela mosca da cereja.
Infertilidade - cinco anos a partir do ano de plantio. A variedade é auto-fértil. Como polinizadores na região crescente são cerejas de variedades:
- Bigarro-Burlat;
- Junho cedo;
- Abril
- Maturação precoce;
- Jabul.
A produtividade é alta, especialmente na Crimeia. Durante dez anos, a produtividade média de árvores de 10 a 19 anos foi de 62 kg de bagas por árvore. O rendimento máximo foi registrado aos 12 anos de idade e totalizou 174 kg em média por árvore. A produção de árvores de dez anos de idade no território de Krasnodar foi registrada entre 24 e 32 kg.
O amadurecimento das bagas é precoce e bastante amigável - durante a primeira década de junho geralmente é possível coletar toda a colheita. As frutas são grandes (peso médio de 6 a 8 gramas), em formato de coração redondo com um ápice rombudo. A pele é fina, sua cor é vermelho escuro, próximo ao preto-vermelho. Suco saturado de cor vermelha escura. A polpa suculenta semi-cartilaginosa também possui uma cor vermelho escuro e veias rosadas. Bagas têm um sabor muito bom de sobremesa. Um osso grande não está muito bem separado da polpa. O pedúnculo está firmemente preso à baga e é separado com a liberação do suco, pelo que as frutas não têm boa transportabilidade. Devido a esse recurso, as bagas estão disponíveis para consumo fresco apenas em locais de cultivo. E também eles podem ser preservados na forma de compotas.
Na nossa dacha (localizada no leste da Ucrânia), as cerejas Valery Chkalov também crescem. Poluído por seus vizinhos em crescimento em abril. Uma árvore de cinco metros de altura no início de junho nos leva de cinco a seis baldes de grandes bagas doces. Como minha esposa e eu não podemos comer tantas frutas, é claro, no ano anterior, foi decidido fazer delas frutas secas. Na fazenda, temos um secador elétrico para frutas e bagas, com o qual processamos rapidamente toda a colheita de cerejas. O resultado nos agradou. As frutas secas no inverno eram muito úteis - comíamos assim, adicionadas aos cereais, compotas cozidas (com a adição de outras frutas e frutos secos). Realmente gostamos desse método de colheita para o inverno e, na atual temporada, pretendemos repeti-lo se a colheita for suficiente.
Resumindo a descrição da variedade, notamos suas vantagens e desvantagens. As vantagens, é claro, incluem as seguintes qualidades:
- Maturidade antecipada.
- Produtividade
- Resistência ao inverno e resistência ao gelo.
- Sabor e tamanho das bagas.
- Amadurecimento precoce.
A variedade também tem muitas desvantagens:
- Auto infertilidade.
- Exposição a doenças fúngicas e danos à mosca da cereja.
- Separação úmida de bagas e baixa transportabilidade.
- Árvore alta
Plantar cerejas Valery Chkalov
Como a variedade é alta e a árvore possui uma copa larga, vale a pena plantá-la a uma distância de pelo menos cinco a seis metros de prédios, cercas e outras árvores. O local não deve estar úmido e sombreado, e as águas subterrâneas não devem ficar a menos de dois a três metros da superfície. A cereja cresce melhor com os mariscos e os arenosos, bem como com os chernozems. A acidez recomendada do solo é de pH 6,0-7,0. O solo deve ser bem drenado.
No meu jardim, Valery Chkalov cresce em solo bastante pesado - o chernozem fica 30 a 40 centímetros acima e depois a argila pura. Mas não reclamo da produtividade. A propósito, recentemente medi a acidez - era pH 6,2.
A cereja pode ser plantada na primavera e no outono. No primeiro caso, o tempo é escolhido antes do início do fluxo de seiva e, no segundo, pelo menos um mês antes do início da geada.
Eu sou um defensor da primeira opção. Nesse caso, a muda acorda em um novo local e começa imediatamente a crescer, está bem enraizada e está ganhando força suficiente para o inverno seguinte até o final da estação de crescimento. Os defensores da segunda opção argumentam seu ponto de vista pelo fato de que durante o plantio da primavera em um clima quente, é mais difícil para uma planta jovem sobreviver a um verão seco. Mas no verão, em geral, estamos frequentemente no país e temos a oportunidade de regar regularmente a planta e, se necessário, protegê-la. No inverno, raramente chegamos e nem sempre temos a oportunidade de responder a tempo às mudanças climáticas. Portanto, a planta jovem permanece cara a cara com elementos imprevisíveis. E ele precisa de mais força para isso. Se o jardim estiver localizado em um terreno e o jardineiro tiver a oportunidade de cuidar de plantas no inverno, as duas opções serão equivalentes.
De qualquer forma, é melhor comprar uma muda no outono, pois, nesse momento, a melhor escolha de material de plantio. Escolha uma planta de um ou dois anos de idade com raízes saudáveis e bem desenvolvidas, sem espessamento e crescimento. Até a primavera, a planta é colocada em uma adega com uma temperatura de 0- + 5 ° C ou instilada no jardim, depois de mergulhar as raízes em uma solução de verbasco com argila (o chamado locutor). Quando armazenadas em uma adega, as raízes devem ser cobertas com areia úmida ou serragem.
Instruções de pouso passo a passo
O processo de plantar uma árvore é o seguinte:
- Pelo menos um mês antes do plantio, um poço de aterrissagem é preparado. Se o pouso for planejado para a primavera, o poço será preparado no outono. Faça assim:
- Cavar um buraco 60-80 centímetros de profundidade e 80-120 centímetros de diâmetro. Quanto mais pobre o solo, maior o poço. Nos chernozems ricos em húmus, há fossa suficiente para o tamanho do sistema radicular das mudas.
- Se necessário (se o solo for pesado), uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura é derramada no fundo, consistindo de pedra britada, cascalho, argila expandida, tijolo quebrado, etc.
- Encha o poço com uma mistura nutritiva de chernozem, turfa, húmus e areia, que são tomadas em quantidades aproximadamente iguais. Para cada balde dessa mistura, você precisa adicionar 30 a 40 gramas de superfosfato e um copo de cinza de madeira.
- No dia do plantio, uma muda é retirada e suas raízes são embebidas por várias horas em água com a adição de estimulantes de crescimento e formação de raízes (Epin, Kornevin, Heteroauxin).
- No centro do poço, eles cavam um buraco e despejam um pequeno monte nele.
- A uma certa distância do centro, é acionada uma estaca de 0,8 a 1,2 metros de altura.
- A muda é colocada no buraco, com o pescoço da raiz no topo da colina, e as raízes estão espalhadas pelas encostas.
- O próximo passo é mais conveniente para executar juntos. Uma pessoa segura a planta na posição correta e a segunda enche o buraco de terra, esmagando-a em camadas.
- Nesse momento, é necessário garantir que o colo da raiz esteja no nível do solo, e o local da vacinação fique acima dele. Para isso, é conveniente usar um trilho ou barra.
- Agora você precisa usar um helicóptero para formar um círculo de tronco, ajuntando o rolo de terra ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem. Isso é necessário para reter água durante a irrigação.
- O tronco da planta é amarrado a um pino com uma fita de material elástico para não transmitir a casca.
- O condutor central é cortado a uma altura de 60 a 80 centímetros e os galhos são cortados ao meio.
- Regue a planta abundantemente até que o círculo do tronco esteja completamente preenchido. Depois de absorver a água, a rega é repetida mais duas vezes. Isso é necessário para um bom ajuste do solo às raízes e eliminação dos seios da face na zona radicular, que geralmente se formam quando o poço é preenchido.
- Quando o solo está suficientemente seco, é solto e coberto com húmus, composto, serragem apodrecida, etc. A camada de cobertura deve ser de 5 a 10 centímetros.
Vídeo: plantio de cerejas Valery Chkalov
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
A cereja doce Valery Chkalov é bastante despretensiosa no atendimento, que consiste em atividades agrícolas comuns.
Como, quando e quanto regar a cereja Valery Chkalov
A cereja é uma planta que adora umidade, mas o alagamento é prejudicial a ela. A primeira vez que você deve regar a árvore em abril antes de florescer. Imediatamente após a floração, regue novamente. Isso geralmente é feito em meados de maio. Antes de os frutos amadurecerem, a árvore não é mais regada, caso contrário, eles podem estourar. Em junho, após a colheita, é realizada uma terceira rega para manter as forças gastas na frutificação. Depois regou com um intervalo de um mês até setembro. No final de outubro e início de novembro, é realizada a irrigação por carregamento de água antes do inverno. A quantidade de água consumida deve fornecer umidade do solo a uma profundidade de 30 a 40 centímetros e irrigação por carga de água - de 50 a 60 centímetros. O solo após a irrigação deve ser afrouxado para fornecer acesso de oxigênio às raízes. Solo solto é opcional.
Top vestir
A cereja doce ama o solo fértil e responde à aplicação regular de fertilizantes com maior produtividade. Os primeiros curativos começam a ser realizados 3-4 anos após o plantio.
Tabela: Cronograma de aplicação de fertilizantes para a cereja doce Valery Chkalov
Fertilizantes | Datas de inscrição | Método de aplicação e frequência | Dosagem |
Orgânico (húmus, composto, turfa) | Outubro - novembro | Cavando uma vez a cada três a quatro anos | 5-10 kg / m2 |
Contendo fósforo (superfosfato, superfosfato duplo, supegro) | Para escavar anualmente | 30-40 g / m2 | |
Contendo nitrogênio (nitrato de amônio, uréia) | Abril, durante a primeira rega | Eles são espalhados uniformemente sobre a área do círculo do tronco e regados com água até serem dissolvidos | |
Contendo potássio (monofosfato de potássio, sulfato de potássio) | Maio, durante a segunda rega | Dissolver na água ao molhar | 10-20 g / m2 |
Os fertilizantes minerais complexos são aplicados de acordo com as recomendações do fabricante |
Poda doce
A principal poda de cerejas Valery Chkalov é formativa. Como a árvore é alta, sua copa geralmente recebe a forma tradicional de camada esparsa.
Instruções passo a passo para formar poda de cereja doce
É realizada no início da primavera, durante os primeiros anos de vida de uma árvore, na seguinte sequência:
- Ao aterrar, a primeira etapa de corte é executada, conforme indicado anteriormente.
- Após um ano, são escolhidos 2-3 ramos fortes, crescendo em direções diferentes - eles serão esqueléticos.
- Todos os outros ramos são cortados completamente usando a técnica do “anel”, e os ramos esqueléticos são encurtados em cerca de um terço.
- O condutor central é cortado a uma altura de 30 a 40 centímetros acima do ramo esquelético superior.
- Após um ano, o segundo nível de ramos esqueléticos é formado de maneira semelhante e os ramos do primeiro nível são reduzidos em 20 a 30%.
- Ao mesmo tempo, eles começam a formar ramificações de segunda ordem. Para isso, 1-2 ramos são selecionados nos ramos esqueléticos do primeiro nível e encurtados pela metade. Os demais brotos que apareceram no esqueleto cortam "um anel".
- No ano seguinte, eles continuam a formar o volume interno da coroa, removendo os brotos que se cruzam dentro e diminuindo os restantes em 20 a 30%.
- No quinto ano, o condutor central é cortado sobre a base do ramo esquelético superior.
- Os demais ramos esqueléticos e semi-esqueléticos são cortados, alinhando seus tamanhos ao princípio da subordinação. Isso significa que as ramificações da terceira camada (se houver) devem sempre ser mais curtas que as ramificações da segunda camada. E eles, por sua vez, devem ser mais curtos que os ramos da primeira camada.
No futuro, ocasionalmente, podem ser necessários desbastes (regulatórios) e resíduos sanitários.
Colheita e armazenamento
Para transportar as cerejas por longas distâncias, as bagas devem ser colhidas com as hastes e empilhadas em camadas uniformes em caixas ventiladas de madeira. Nesse caso, eles podem ser armazenados em salas frias por até 10 a 15 dias.
Doenças e Pragas
Embora essa variedade seja suscetível a doenças fúngicas, a prevenção oportuna ajudará a evitá-las.
Tabela: medidas preventivas de doenças e pragas para cerejas Valery Chkalov
Prazos | Eventos | Maneiras de fazer | Efeito alcançado |
Outono | Coleta e remoção de folhas caídas | As folhas caídas são recolhidas em uma pilha, ervas daninhas, galhos secos, etc. são colocadas lá.A pilha é queimada e as cinzas resultantes são armazenadas para uso posterior como fertilizante. | Destruição de folhagem, esporos de patógenos fúngicos e pragas do inverno |
Inspeção e tratamento (se necessário) do córtex | Se durante a inspeção revelou rachaduras, danos, feridas, elas devem ser limpas e cortadas em uma casca e madeira saudáveis. Depois disso, é necessário tratar com uma solução a 1-2% de sulfato de cobre e aplicar uma camada protetora de verniz de jardim. | Prevenção de câncer comum (europeu), citosporose, gengiva | |
Tronco de cal e ramos esqueléticos | É utilizada uma solução de cal triturada, à qual são adicionados 1% de sulfato de cobre e cola de PVA. E também para isso, você pode aplicar tintas especiais para o jardim. | Prevenção de geadas e queimaduras solares | |
Fim do outono | Cavar profundamente o solo dos círculos próximos ao tronco, virando as camadas. As pragas que invernam no solo são elevadas à superfície e a maioria delas morre de frio. Simultaneamente a esta operação, você pode fazer os fertilizantes necessários. | ||
Processamento de copa e solo com solução a 3% de sulfato de cobre | Melhora o efeito de um evento anterior | ||
Início da primavera | Tratamento de erradicação de pesticidas | Drogas potentes são usadas: DNOC (uma vez a cada três anos) e Nitrafen (em outros anos) | Prevenção de todas as pragas e doenças fúngicas conhecidas |
Primavera | Tratamento fungicida sistêmico | Aplique Chorus, Scor, Strobes. Passe três pulverizações da coroa:
| Prevenção de doenças fúngicas, incluindo:
|
Tratamento com inseticida | Passe dois tratamentos - antes da floração e depois dela. São utilizadas as preparações Spark-Bio e Fufanon. | Prevenção de danos causados por insetos nocivos, incluindo mosca da cereja e mosca da cereja |
As doenças para as quais as cerejas são afetadas Valery Chkalov
A variedade é frequentemente infectada por doenças fúngicas, cuja prevenção e tratamento é principalmente do mesmo tipo.
Coccomicose
Doença fúngica, generalizada na América e na Europa. A doença chegou à Rússia há relativamente pouco tempo nos países bálticos e na Ucrânia. O fungo na forma de esporos hiberna nas folhas caídas. Sob condições favoráveis (aumento de umidade, temperatura do ar + 18-20 ° C), cresce em folhas jovens, nas quais aparecem pequenos pontos avermelhados, que subsequentemente aumentam e se fundem com o tempo. Com uma derrota severa, as folhas ficam amarelas, marrons e secas, caindo prematuramente. A árvore está enfraquecendo e a resistência do inverno é bastante reduzida como resultado.
Como regra, a doença afeta árvores para as quais não foram realizados tratamentos preventivos e medidas sanitárias. Em caso de sinais de dano, duas ou três pulverizações com o medicamento Strobi devem ser realizadas urgentemente com um intervalo de 7 dias.
Kleasterosporiose (manchas perfuradas)
Esta doença é semelhante em sinais e danos à anterior. A única diferença é que o patógeno fúngico adora uma temperatura mais alta (20-25 ° C) e prossegue mais rapidamente. Apenas duas semanas se passam do aparecimento de pequenos pontos pretos nas folhas para o seu crescimento em manchas redondas bastante grandes (3-5 mm) de cor vermelho-bordô. A placa foliar dentro das manchas seca e cai, formando buracos. O resultado é o mesmo da coccomicose - as folhas caem prematuramente, a planta enfraquece. Prevenção e tratamento também são semelhantes à doença anterior.
Moniliose (podridão cinzenta de frutas)
Normalmente, as cerejas são infectadas com moniliose durante a floração, quando esporos de patógenos entram na flor trazida para as pernas das abelhas ao coletar néctar. Nesse momento, flores, folhas e brotos jovens são afetados, que secam e desbotam. Como as partes afetadas da planta parecem queimadas, a doença nesse período é chamada de queimadura monilial. Se forem encontrados sintomas, os brotos afetados devem ser cortados com um pedaço de madeira saudável e destruídos. A coroa é pulverizada 2-3 vezes com Hórus com um intervalo de uma semana. O processamento deve ser interrompido 7 a 10 dias antes da colheita. No verão, a moniliose afeta bagas com podridão cinzenta, como resultado, tornando-as inadequadas para consumo. Após a colheita, as bagas afetadas são removidas e destruídas e o tratamento é realizado com a preparação Strobi.
Prováveis pragas de cereja
Cerejas e cerejas são principalmente pragas comuns. Note-se que as cerejas Valery Chkalov raramente são afetadas por insetos, especialmente quando se observa a profilaxia. Portanto, apresentaremos brevemente os principais representantes.
Broca de cereja
Um pequeno erro (de até três milímetros) hiberna nas camadas superiores do solo. Com o início do calor, os gorgulhos sobem para a copa, onde podem comer brotos, folhas jovens e brotos. O besouro fêmea corta o botão e põe um ovo nele. Uma larva emerge do ovo, que come a flor por dentro e não floresce. Mas, dependendo da fase de desenvolvimento, a fêmea pode botar ovos nas bagas já formadas. As larvas que nasceram em bagas se alimentam dos grãos dos ossos. Tais cerejas têm uma aparência deformada e não são adequadas para alimentação.
Se os besouros forem encontrados no início da primavera, eles poderão ser coletados mecanicamente. Sabendo a peculiaridade de estarem num estado entorpecido em clima frio (a uma temperatura do ar não superior a +5 ° C), os besouros são simplesmente sacudidos dos galhos em um tecido espalhado sob uma árvore. E também neste momento, você precisa tratar duas vezes a coroa e o solo sob ela com o efeito Decis ou Spark-Double duas vezes com intervalo de uma semana.
Sawfly viscoso cereja
As larvas de mosca parecem uma lesma e uma lagarta ao mesmo tempo. O corpo com até dez milímetros de comprimento é coberto com muco preto. Alimentam-se da parte macia da placa foliar, deixando as veias intactas. Devido à insignificância do dano, eles geralmente lutam com a mosca com meios não químicos - coletam larvas manualmente, lavam-nas com um fluxo de água de uma mangueira, cavam o solo no outono etc. Os inseticidas são usados em casos raros com danos em massa.
Mosca de cereja
Os danos são causados por larvas de moscas que penetram nas bagas e se alimentam de sua carne. Como Valery Chkalov amadurece muito cedo, as larvas geralmente não têm tempo de sair dos ovos a essa altura. Mas alguns jardineiros nas revisões relatam lesões regulares de cerejas dessa variedade por larvas da mosca da cereja. Para prevenção, dois tratamentos com inseticidas, mencionados anteriormente, são suficientes.
Para resumir, vou expressar minha opinião sobre a variedade. A cereja doce Valery Chkalov é despretensiosa na partida, praticamente não precisa de restos (exceto para a formação e o sanitário). No meu jardim, ele não fica doente e não é afetado por pragas devido à prevenção regular. As bagas são saborosas e precoces - essa é a maior vantagem para nós.
Comentários de Grade
Valery Chkalov - uma variedade de amadurecimento precoce, a primeira década de junho. As frutas são grandes, de 8 a 10 g, em forma de coração (coração de pele de vaca!), Com delicada pele negra, carnuda, densa e vermelha, muito suculenta e agradável sabor adocicado, separada livremente do osso, osso pequeno, separação a seco. Adequado para consumo e processamento frescos. Resistente ao inverno, resistente à seca, resistente a doenças e pragas. Na Crimeia, é generalizada e muito procurada. É um polinizador a par da variedade de frutos grandes para as primeiras variedades de cerejas. Indispensável no jardim, todos os que têm - não recebem o suficiente!
Roman, Crimeia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Re: Valery Chkalov
A principal desvantagem é que a mosca cereja a ama.
NatalyaS, Território de Krasnodar//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Re: Valery Chkalov
Durante 20 anos de frutificação nas condições da região de Kharkov, os frutos nunca foram atingidos por uma mosca da cereja. Temos uma mosca de cereja afeta os frutos das variedades de cerejas de maturação média tardia e tardia.
Jardineiro-videira-cultivador, Kharkov//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Re: Valery Chkalov
Esta variedade não tem tempo para ver uma mosca da cereja e nas condições da Crimeia nunca vi essa variedade.
Hunter 1, Bakhchisaray, Crimeia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Coccomicose em Chkalov torturada! Apesar do sabor e aparência das bagas, há pensamentos sobre a remoção da árvore.
Lada77, Rivne, Ucrânia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Re: Valery Chkalov
Nas minhas condições, há uma forte derrota da moniliose, a química não leva nada ...
olegkhm, Khmelnitsky, Ucrânia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=13481
Apesar de falhas bastante significativas, a variedade não perde terreno há muitas décadas. É especialmente popular em residências particulares nas regiões sul, onde, devido ao amadurecimento precoce, as bagas podem ser vendidas favoravelmente nos mercados no dia de sua coleta. A baga encontra vendas significativas nas áreas de resort da Crimeia e na costa do Mar Negro do território de Krasnodar. Definitivamente, a cereja Valery Chkalov encontrará seus admiradores e consumidores por muito tempo.