Chamorora Turusi misteriosa: morango não é para os preguiçosos

Pin
Send
Share
Send

Quando a variedade Chamorora Turusi apareceu pela primeira vez no mercado russo, os vendedores alegaram que ela era criada no Japão. Entre os gigantes, este morango se destaca por seu sabor magnífico e aroma brilhante.

Descrição e características da variedade

Morango Chamora Turusi - uma variedade de seleção amadora. Sua principal vantagem é o seu sabor incrível, combinado com o enorme tamanho das bagas. Sob condições favoráveis, o peso de morangos individuais é de 110 gramas. No final da colheita, os frutos são visivelmente menores, mas entre os proprietários atenciosos, até um pouco chega a 45 gramas.

As primeiras bagas são pentes, geralmente semelhantes aos corações achatados pelas laterais. É impossível resistir a tanta beleza.

Os frutos silvestres produzem sem renovação por 6 anos, mas o rendimento máximo é de 2 a 3 anos. Os arbustos são altos e exuberantes, com um diâmetro de até 55 cm e uma altura de cerca de 30 cm, com folhas grandes e brilhantes. Os bigodes são muitos, enraizados facilmente. Planta o inverno na neve sem abrigo adicional.

Os arbustos da variedade Chamorora Turusi são altos e poderosos, com grandes folhas brilhantes

Uma variedade de amadurecimento médio-tardio, pico de frutificação - no final de junho (nas regiões norte - em agosto). A duração da colheita é de até 4 semanas. As bagas têm uma cor vermelha rica e um sabor doce com um aroma pronunciado de morango.

As primeiras bagas da variedade Chamorora Turusi têm uma forma característica do pente e um tamanho enorme

Os pedúnculos estão localizados no nível da folha. Durante o amadurecimento, as bagas ficam com o seu próprio peso, mas principalmente nas folhas, e não na cobertura entre os arbustos.

As plantas não toleram calor com falta de umidade, é desejável a irrigação por gotejamento. A variedade não é afetada pelo oídio. A resistência a doenças fúngicas e ácaros da morango é baixa, é necessária uma proteção abrangente.

Vídeo: Chamora Turusi amadurece

Propagação e plantio de morangos Chamorora Turusi

Idealmente, é claro, para obter pontos de venda, você precisa escolher um arbusto poderoso e produtivo. Mas a força da planta será mostrada apenas no segundo ano de frutificação.

Seleção de material de plantio

Você pode começar a criar essa variedade em junho, antes de os arbustos florescerem pela primeira vez. A desvantagem desta opção é que uma cama grande terá que ser alocada para o licor mãe. Afinal, não se sabe qual dos estabelecimentos jovens é melhor.

A distância entre as mudas em uma fileira no leito de distribuição é de 80 cm. Uma dúzia de mudas acabará tendo 1,2 m de largura e 5,5 m de comprimento. A cama deve estar alta, você pode sem tábuas. A direção das linhas é preferencialmente de leste a oeste.

Se os arbustos forem plantados no final de agosto e depois, não haverá colheita no primeiro ano, no máximo três ou quatro bagas pequenas do mato com cortes regulares de bigode. Portanto, o primeiro pedúnculo deve ser removido; é melhor apertar a parte superior com os botões.

Acontece que o primeiro bigode aparece diante das setas da flor. Eles são cortados completamente. Deixe aqueles que só começarão a crescer após a remoção do pedúnculo.

Se o arbusto não deu o caule das flores antes do final de junho - longe do jardim!

As mudas de Chamora Turusi podem não florescer se tiverem uma quarta roseta nas antenas ou se o arbusto estiver com problemas de reprodução. Nos dois casos, não haverá filhos normais dele.

De cada antena você precisa pegar apenas uma, a primeira saída. É melhor enraizar-se no chão sob os arbustos, sem panelas e copos. Do mato receba de 8 a 15 pontos de venda, que são distribuídos uniformemente ao redor do mato.

As saídas são distribuídas uniformemente ao redor do arbusto uterino e estão enraizadas no chão

Turusa não gosta do sol de Chamor, portanto, as plantas precisam de sombreamento. A solução ideal é um material de cobertura não tecido (branco, alta densidade) esticado sobre uma estrutura ou arcos feitos de reforço plástico fino. Desde os fins, essa estufa deve estar constantemente aberta.

Vídeo: como torcer um bigode de morango

Quando plantar pontos de cultivo

Tradicionalmente, agosto é considerado o melhor momento para plantar "crianças" de morango. Mas você precisa levar em consideração as condições climáticas. Nas regiões onde o inverno começa cedo, e na primavera o solo esquenta lentamente, é melhor adiar o plantio até a primavera.

Em áreas com clima quente, as plantações de novembro são praticadas em áreas protegidas do vento. Obviamente, as mudas não têm tempo para criar raízes antes do início da geada. No entanto, esses arbustos, transplantados já em estado adormecido, são muito maiores do que os plantados em agosto, e o colo da raiz é uma vez e meia a duas vezes mais espesso. É verdade que na primavera eles precisarão ajudar: sombreie um pouco o sol e, assim que começarem a crescer, corte as folhas.

Quando a poda de primavera nos arbustos deixa uma folha totalmente desenvolvida

Você precisa cortar os arbustos cultivados do arbusto-mãe na primeira quinzena de agosto, para que as plantas jovens forme mais ativamente suas próprias raízes e não esgote o arbusto-mãe.

Plantando morangos no jardim

A variedade Chamorora Turusi é sensível a uma deficiência e um excesso de umidade. A água deve ser regada a uma temperatura de pelo menos 15 ° C.

Na primavera, antes do primeiro umedecimento, é necessário remover a cobertura morta antiga.

Se o solo no local for pesado, argiloso ou denso, chernozem, faça uma cama alta de um metro de largura. O solo é abundantemente suplementado com matéria orgânica. Para cada medidor, eles levam de 12 a 15 litros de composto, folhas de húmus ou serragem de coníferas doce (não fresca).

Em um local com solo pesado, os morangos são plantados em canteiros altos com uma camada de drenagem de galhos

Se o solo for arenoso, então Chamora Turusi é plantada em uma superfície plana. Sem encostas e camas elevadas. Um local para o plantio do outono é preparado com pelo menos um mês de antecedência.

  1. O local é marcado, dividindo-se em faixas com 50 cm de largura.Uma faixa é uma linha, a próxima é o corredor.
  2. O adubo é adicionado às linhas em uma mistura com chernozem ou solo de relva em um balde de 2 metros seguidos.
  3. Depois de cavar, regue o solo e deixe-o assentar.
  4. Antes de plantar uma cama daninha com um helicóptero.
  5. Os arbustos de morango são plantados a uma distância de 50 cm um do outro.

    Ao plantar morangos, você precisa garantir que o ponto de crescimento esteja no nível da superfície do solo

  6. Cobrir as camas e os corredores com palha, aparas de coníferas ou serragem meio madura. O material preto não tecido é adequado para caminhos, mas não sob arbustos.

    As plantações de morango são cobertas com materiais naturais: palha, aparas de coníferas ou serragem meio madura

Durante o plantio da primavera, todas as folhas velhas são cortadas nas mudas. Isso ajudará os arbustos a criar raízes mais rapidamente. Nas mudas do verão e do plantio de setembro, deixe até três folhas saudáveis ​​(no topo). Se as mudas forem plantadas no final do outono, deixe uma folha apical.

Controle de Pragas e Doenças

Para não usar produtos químicos, é possível proteger as plantações de morango contra doenças e pragas com preparações feitas por si.

Proteção contra gorgulhos de morango e framboesa

O gorgulho da morango-framboesa danifica os gomos e os ovários. O inseto em si é pequeno, com 2-3 mm de comprimento, mas com uma forte infecção destrói até 70% da colheita.

Bagas de gorgulho danificadas crescem pequenas e desajeitadas

Os morangos de Chamora Turusi não são resistentes a esta praga. Mas existem maneiras completamente inofensivas de manter o gorgulho fora das camas. Aplique-os de forma abrangente, em cada fase do crescimento do morango.

  • Após o transplante de mudas, despeje a solução de iodo ao redor dos arbustos, meia colher de chá de tintura de álcool em um balde. Repita depois de 10 dias e depois na primavera (imediatamente após a neve derreter) e no outono todos os anos.
  • Um pote de litro de agulhas de pinheiro, por exemplo, de uma árvore de Natal, ferva em 10 litros de água, insiste por um dia. Adicione 2-3 gramas de ácido bórico à infusão filtrada e regue os arbustos e o solo próximo a eles de um regador na primavera, assim que os arbustos começarem a crescer.
  • Durante o dia, insista em alho esmagado em um litro de água e coe. Pulverize plantas e terra quando os pedúnculos aparecerem.
  • Ferva uma jarra de litro de casca de cebola por meia hora em 3 litros de água, insista de 12 horas a um dia. Dilua cada litro em um balde de água. Molhe o solo de um regador após a floração.
  • Regue o solo com uma infusão diária de cinzas de madeira (um copo de 250 ml por balde de água fervente) durante o período de enchimento e maturação das bagas. Consumo - 1 litro por metro de linha.
  • Após a colheita, corte todas as folhas doentes e danificadas, continue a retirar o bigode e regue abundantemente os arbustos e o solo com infusão de dente de leão. Para preparar, pique finamente meio balde de folhas e raízes, adicione água à temperatura ambiente por cima e deixe por 4-5 horas, depois coe.

É necessário aplicar medidas de proteção ao longo da temporada, em cada fase do crescimento do morango. As receitas acima não apenas protegem o leito de pulgões, carrapatos e gorgulhos, mas também aumentam a resistência das plantas a doenças e surpresas climáticas.

Vídeo: como lidar com o gorgulho

Prevenção de doenças

A variedade Chamorora Turusi apresenta alta resistência ao oídio, mas em clima úmido as plantas são suscetíveis a manchas, raízes e podridão dos frutos. Para evitar a infecção, aplique as seguintes medidas:

  • Os canteiros de morango são feitos no local onde o alho, o rabanete ou a alface foram plantados antes e, melhor ainda, antes de plantar uma baga, semeiam a siderata anual (mostarda, fatselia).
  • Eles garantem que os arbustos não toquem nas folhas.
  • No início da primavera, depois de podar e remover as folhas velhas, afrouxe o solo ao redor dos arbustos (não embaixo deles).
  • O biofungicida de fitossporina para prevenção é usado três vezes por temporada: antes da floração, nos ovários verdes e em setembro.

Opinião sobre a variedade Chamorora Turusi

Em comparação com Gigantella Maxi, as bagas Chamora amadurecem melhor, têm melhor transportabilidade (densidade). Ao adicionar matéria orgânica e cinzas (água mineral) durante a preparação dos canteiros, a cobertura morta e a rega moderada, para cultivar uma baga de 100 g, e o rendimento total de um arbusto saudável de dois anos de idade com mais de 1 kg é a norma usual. O principal é uma aterrissagem esparsa, pelo menos 35-40 cm entre os arbustos, por metro quadrado - não mais que quatro arbustos. Ao negociar essas bagas no mercado, uma multidão de pessoas surpresas sempre se reúne. Costumo brincar, dizem eles, que não são morangos, mas maçãs, apenas na aparência, como os morangos, e a gosto - morangos, mas maçãs. Chamor sempre era vendido invariavelmente pelo preço mais alto. Nas minhas condições, houve um ligeiro dano ao detectar e com o aumento da umidade - podridão cinza. Isso serviu como minha decisão de substituir Chamoru Turusi por Maxim e Kiss Nelis.

Club Nika//forum.vinograd.info/showpost.php?p=149314&postcount=2

Desembarque no primeiro ano. Metade sobreviveu ao inverno. Crescimento no nível Gigantella, produtividade até agora. Talvez o fato seja parcialmente que as mudas estavam em copos estreitos. No outono, houve uma escolha - espalhar a raiz ou planta como ela é. Eu fui para a segunda opção. Ele as plantou em canteiros elevados com uma flange de ardósia plana de 20 cm de altura, que não os salvou dos lagartos, mas sim de Chamor. A baga não apodrece, no entanto, repousa sobre uma cobertura morta de um corte de grama.

andy//forum.vinograd.info/showpost.php?p=155617&postcount=5

Minhas opiniões sobre Chamor são as mais lisonjeiras. Quase não havia podridão. Observava-se torrefação de bagas, mas não em grande escala, mas naqueles canteiros que crescem em vinhedos, não havia tais problemas. A conselho dos membros do fórum, nas camas abertas, deixavam fileiras de endro à sombra. A propósito, todas as camas foram preparadas no final de outubro, as mudas eram poucas, então tudo o que foi usado, incluindo geadas fracas, foi usado. Depois de algumas semanas, a geada atingiu, pensou que ela não iria inverno, mas tentou: não apenas sobreviveu, mas também se transformou em arbustos luxuosos com bagas grandes, que ainda agradam aos olhos e despertam o interesse dos vizinhos. O refrigerador é armazenado por três dias sem alterações significativas. Decidi expandir o plantio dessa variedade, felizmente - desta vez há bigode suficiente.

Nadezhda Nikolaevna//forum.vinograd.info/showpost.php?p=157259&postcount=7

Gigantella não é de todo um análogo de Chamor. Eu tinha 4 Gigantella de várias fontes. Há muito que os abandonei em favor de Chamor. Chamor e Gigantella têm várias diferenças. Muitas vezes, sob o disfarce de Chamor, eles vendem para a Gigantella nos mercados. Ao comprar lojas, selecione algumas das mais poderosas e observe atentamente o fundo dos pecíolos das folhas em sua base. O Gigantella tem duas pequenas folhas subdesenvolvidas opostas. As tomadas de Chamor não as terão até que as buzinas sejam tocadas. Somente depois disso, em um arbusto jovem perto das folhas, esse sintoma aparece. Gigantella com plantio de outono na primavera dará uma colheita completa. Chamor produzirá uma colheita muito modesta. E somente no segundo ano essa variedade será totalmente revelada. Não vi folhas com cinco lobos em Gigantella. Em Chamora, em condições ideais, são encontradas 4 e 5 folhas lobadas, se não em cada uma, e depois no segundo ou terceiro arbusto. Para mim, este é um indicador de que criei as melhores condições para essa variedade e posso contar com o excelente retorno dos arbustos. Nas mesmas condições, no Gigantella, na terceira colheita, a baga é muito menor. Em Chamora, entre a segunda e a terceira colheita, o tamanho das bagas não muda muito. Nas minhas condições, Gigantella absolutamente não tolera a salinização do solo, como a maioria das variedades: manifesta-se forte clorose, escurecimento marginal das folhas, trituração e feiura das bagas. Os arbustos enfraquecidos se apegam a todas as doenças concebíveis, murcham e morrem dentro de 1-2 anos. Chamora sob as mesmas condições no pico da colheita produz avermelhamento das bordas das folhas velhas e raramente é observado o escurecimento marginal das folhas individuais. É assim que essas duas variedades mostram suas diferenças nas minhas condições específicas do solo. O bigode de Chamor dá o suficiente para se reproduzir, mas, na minha opinião, muito menos que o Gigantella.

Nikola//www.sadiba.com.ua/forum/showpost.php?s=06f15317e7c5d5fa178da63a2def109d&p=909956&postcount=5

Eu tenho cultivado Chamoru por muitos anos. Também gosto do sabor e do tamanho das bagas. Bela estúpida forma cônica de bagas nela. As bagas quase não são esmagadas, nos primeiros dois anos, com certeza. E então, se você não seguir o bigode, a plantação ficará muito grossa e a baga ficará menor. A variedade de bigodes dá muito, ainda é esse trabalho para removê-los)) prefiro plantá-los a cada três anos. Há uma peculiaridade da variedade: durante o plantio no outono, você não esperará a colheita na primavera, mas apenas na próxima primavera.

Ewa//www.sadiba.com.ua/forum/showpost.php?s=06f15317e7c5d5fa178da63a2def109d&p=997338&postcount=16

Para começar neste site, essa variedade é apenas para aqueles que estão dispostos a dedicar tempo e esforço suficientes aos morangos. Mas o esforço valerá a pena colhendo bagas grandes, doces e perfumadas.

Pin
Send
Share
Send