Morangos de A a Z: características da tecnologia agrícola em várias regiões do país

Pin
Send
Share
Send

Morangos suculentos e perfumados são encontrados hoje em todas as seções. Grande e pequeno - é bom fresco e enlatado. Dificuldades em cultivar uma cultura perene em jardineiros são raras. Se você não tem preguiça, pode obter uma excelente colheita de bagas maravilhosas e doces, que crianças e adultos terão prazer em desfrutar.

História do Morango

A cultura valiosa da baga apareceu pela primeira vez no início do século 18 na Europa, onde o oficial Frezier a trouxe de viagens distantes. Era um morango silvestre chileno - uma baga com frutas pequenas, que não produzia colheitas abundantes. Apenas 200 anos depois, quando a cultura foi banhada com morangos virgens da coleção do famoso jardineiro Antoine Duchenne, fez o “mesmo” morango do jardim que estávamos acostumados a aparecer. Posteriormente, o morango clássico foi cruzado com noz-moscada e floresta.

A planta melhorou, a baga se tornou a maior e mais doce, e uma das variedades mais famosas cultivadas pelos jardineiros ingleses - Victoria, foi obtida. Esta baga foi o primeiro morango silvestre varietal, trazido para a Rússia sob o czar Alexei Mikhailovich.

Variedades de Morangos

Morango (também é jardim de morangos) - uma planta gramada com caule encurtado, com broto apical, é um exemplo de hibridização tripla. O tradicional jardim de bagas combinava os melhores sabores e produtividade de morangos silvestres, morangos silvestres e morangos. No entanto, essas plantas têm algumas diferenças na aparência e no sabor.

Os morangos silvestres têm bagas pequenas (peso não excede 5-8 g), agridoce, mas com um aroma tremendo, crescem em uma haste vertical com 2-3 ovários. Amadurece no início de junho. Atualmente, os criadores desenvolveram uma variedade de morangos silvestres, cultivados em hortas:

  • baga oval com sabor e aroma específicos;
  • há frutos vermelhos e frutos brancos;
  • frutifica em geada.

Morangos silvestres em miniatura são freqüentemente encontrados nas clareiras da floresta.

Morango de jardim (morango noz-moscada) - uma planta dióica com pedúnculos altos e um arbusto poderoso, bagas não muito grandes (até 15 g), com aroma de noz-moscada. A característica botânica dessa variedade de morangos é que os pedúnculos masculinos não dão frutos, portanto, seu rendimento é mais escasso.

Morangos - um tipo de morango moscatel com um aroma específico

O Zemklunika é um híbrido autopolinizado de morango de jardim e morango de noz-moscada, criado na década de 1970. Em caules de flores eretas, mais de 20 bagas se desenvolvem com uma tonalidade roxa e polpa densa, com peso de até 12 G. Os frutos das dragas são levemente achatados nas extremidades, e o sabor e o aroma não são inferiores aos morangos. Esta cultura é resistente a muitas doenças que afetam diferentes variedades de morangos. Devido à estrutura densa, as bagas se distinguem por manter boa qualidade e transportabilidade.

Draga híbrida moderna - adequada para congelamento e não ferve em geléia

Os jardineiros modernos vêm crescendo há muito tempo jardim de morango (frutos grandes) - uma planta herbácea perene pertencente à família Rosaceae Fragaria. Esta colheita quase completamente substituiu os morangos. Por hábito, as bagas são chamadas de morangos, embora isso não afete o sabor e o aroma surpreendentes.

A cultura autopolinizada é de várias variedades, possui características agrotécnicas próprias. Cresce em arbustos exuberantes, nos quais há brotos eretos e rastejantes, densamente repletos de frutas. O peso das bagas pode variar de 10 a 100 G. Frutas de junho a julho, as variedades reparadoras voltam a produzir em agosto.

Agricultura Morango Cultivo

Para obter uma boa colheita, você precisa se familiarizar com alguns dos meandros do cultivo de morangos, relacionados à escolha da variedade, preparação do solo e fertilização. A principal vantagem da baga é a maturidade precoce e a maturação precoce. Ao escolher uma variedade, vale a pena considerar que os morangos são uma planta termofílica e não gostam de correntes de ar e sombreamento, pois requerem rega regular e cobertura periódica.

Os rendimentos também são afetados por:

  • zona climática;
  • características do site;
  • composição do solo.

Variedades de morangos de jardim

Os especialistas recomendam a escolha de variedades com diferentes períodos de frutificação para desfrutar de frutas durante todo o verão. O período médio de maturação dos morangos é de aproximadamente 1 mês. Acontece cedo, no meio da temporada e tarde. Variedades de frutificação contínua que dão a colheita no final do verão são chamadas de remontantes. Eles são muito exigentes na cobertura e não toleram calor. Esses representantes de morangos precisarão de um transplante já no 2-3º ano, para que o rendimento das culturas não seja reduzido.

Entre a enorme variedade de espécies e variedades, há bagas de várias formas e tamanhos, amarelo e branco, com notas de abacaxi e noz-moscada.

Além das formas clássicas de mato, as ampélicas ganharam popularidade. Criadores modernos criaram variedades decorativas projetadas exclusivamente para decorar canteiros, bordas, vasos de flores, jardinagem vertical - seus frutos são pequenos e não têm um sabor especial (Pink Panda Rosaceae, Baron Solemacher).

Tabela: As variedades mais comuns de morangos de jardim com frutos grandes

Nome da notaPeríodo de amadurecimentoPeso de bagas, gFuncionalidades
Melfinal de maio - junho15-25Variedade madura de frutos grandes,
dá uma boa colheita
Kimberlyjunho20-25Variedade precoce, sabor caramelo
com uma estrutura densa
Zenga ZenganaJunho - início de julho25Profuso rolamento
excelente transportabilidade, classe inicial
Ratos Schindlerfinal de junho - julho12-18Fruta cereja
com sabor a morango, com maturação média
Manopla Vermelhajunho-julhoaté 30Bagas grandes vermelhas alaranjadas
dar uma colheita estável, grau de maturação tardia
AlbionJunho a outubroaté 40Baga vermelha brilhante em forma de cone,
a planta dá frutos até a geada
SonataJunho - início de agosto15-20Vermelho brilhante com brilho, frutas suculentas com sabor de sobremesa,
grau precoce médio
Symphonyjunho-julho15-20Bagas vermelhas (dentro e fora)
com sabor de sobremesa, variedade média tardia

Essas variedades são consideradas universais, adequadas para a zona média e as regiões sul.

As primeiras variedades de mel, Sonata, são chamadas plantas de curtas horas de luz do dia. Uma variedade de jardins de morangos para florescer e frutificar em um horário de luz bastante curto - até 12 horas. Entre as variedades existem tradicionais e remontannye.

As variedades tardias são chamadas de plantas diurnas longas, capazes de dar frutos apenas de junho a julho (Symphony, Red Gontlet). Tais colheitas de bagas produzem uma colheita muito abundante, adequada para processamento e congelamento, mas não produzem frutos novamente.

Variedades de morango com maturação precoce:

  • Viola (polpa com sabor agridoce, arbustos de abeto, inadequados para o transporte);
  • Alba (uma variedade de criação italiana, produz frutos por até dois meses e meio e é afetada pelo oídio);
  • Maravilhosa (variedade russa, baga oblonga com sabor a morango);
  • Marshmallow (seleção dinamarquesa, baga perfumada e doce, planta resistente ao gelo, tolerante à sombra);
  • Lambada (frutas ultra-precoces, em forma de cone, às vezes afetadas pela podridão cinzenta).

Galeria de fotos: Variedades precoces de morango

Variedades de maturação média:

  • Elsanta (arbusto ereto, bagas é exigente para regar, forma muito bigode);
  • Marmelada (os frutos da seleção italiana, apontados no final, amadurecem no final de junho);
  • Rainha (variedade aromática de morango e muito grande, resistente à seca);
  • Festival (frutas de tamanho médio, produtividade - até 1 kg de um arbusto, resistente ao inverno);
  • Alice (arbustos eretos, a variedade exige água e sol).

Galeria de fotos: variedades de morango médio e médio tardio

Variedades tardias de morango:

  • Gigantella (as bagas são grandes, a polpa é densa, frutifica moderadamente, não tolera geadas);
  • Sophie (uma variedade de seleção italiana, com polpa delicada, perfumada e suculenta);
  • Malvina (variedade muito tardia, tolera geadas, umidade bem);
  • Borovitskaya (alta produtividade, bagas de forma regular e estupidamente cônica).

Galeria de fotos: Variedades de morango com maturação tardia

O mel cresce em nosso site há mais de 6 anos e amadurece antes de qualquer outra pessoa. A variedade reparadora floresce profusamente, mas produz frutos em ondas. As primeiras duas semanas - as bagas são grandes, selecionadas, penduradas em cachos. As próximas 2-3 semanas - a colheita é menor; no final de junho, os rebentos centrais amadurecem; os mais jovens, os frutos são pequenos, mas doces.

Os arbustos da variedade madura precoce são muito amplos, requerem plantio em uma linha. Caso contrário, o espessamento e o apodrecimento das primeiras bagas na base do arbusto não podem ser evitados. Essas frutas são as mais pesadas e amadurecem amigavelmente em um galho.

A variedade variada de morangos dá uma colheita muito abundante, mas você não esperará um bigode. É necessário ter tempo para enraizar e rastrear para que os primeiros brotos sejam tirados (raramente mais de 3). Como regra geral, para procriação, escolho um bigode de primeira ordem, localizado próximo ao arbusto uterino. Todos os seguintes brotos são muito fracos e mal enraizados.

A variedade de morango precoce da Honei amadurece no início de junho e tem um sabor distinto

Plantando morangos

Em um local, os morangos crescem bem e dão frutos por não mais de 3 a 4 anos; será necessário atualizar os canteiros de morango.

Datas ideais de desembarque:

  • na Rússia central - final de julho - início de agosto;
  • nas regiões sul - início de setembro.

Os morangos também se enraízam se plantados nas regiões centrais do país na primavera (em abril), nos Urais e na Sibéria em maio. Muitas variedades reparadoras com este cultivo são capazes de dar uma colheita decente.

Preparação do solo

A colheita será frutífera:

  • em solos arenosos e lodos arenosos, soltos, com umidade média;
  • em uma área plana e bem iluminada, sem correntes de ar;
  • quando plantar cenouras, cebolas, alho ou sideratos.

    Morango cresce bem após siderata

O morango não tolera:

  • áreas de barro e pântano;
  • tomates ou batatas como precursores.

No outono, fertilizantes minerais - superfosfato e aditivos de amônia - são introduzidos no local do futuro plantio de morangos. 2 semanas antes do plantio de mudas de morango, os canteiros são desenterrados, adicionando solo preto e húmus ao solo, excrementos de frango, esterco por 1 balde por 1 m2. Em seguida, a área é limpa de ervas daninhas e nivelada.

Esquemas e sequência de desembarque

Recomenda-se plantar morangos em dias nublados ou à noite.

Os morangos de jardim são plantados em um método de linha única ou em 2 linhas, isso exigirá a marcação do local. O método de plantio e a distância entre os arbustos dependem da variedade (manutenção, predisposta ao espessamento) e da finalidade do cultivo: para mudas ou para frutificação.

  • se os arbustos estiverem dispostos em uma linha, a distância entre cada planta deixará cerca de 20 cm, espaçamento entre linhas - 50-70 cm;
  • ao plantar em 2 fileiras, os arbustos ficam a 15-20 cm de distância, deixando a fileira em fileira de 40 cm e depois um intervalo de 70 a 80 cm de largura.Com esse método, é conveniente enraizar bigodes de morango para propagação;
  • as plantas podem ser plantadas com um tapete contínuo ou em cópias únicas (por exemplo, no círculo do tronco das árvores frutíferas).

Às vezes, no espaço livre, plantam alho ou malmequeres que repelem pragas, além de endro ou rabanete.

O procedimento de plantio de morango é o seguinte:

  1. Os poços são preparados com um diâmetro de 30 cm, uma profundidade não superior a 15-20 cm, uma vez que não é recomendado aprofundar as mudas de morango.

    Cavar buracos para os morangos, observando a profundidade do plantio

  2. Os brotos são separados do mato uterino com um pedaço de terra úmida.

    Uma hora antes do plantio, as mudas de morango são regadas para que as plantas jovens sejam mais facilmente separadas do solo e o sistema radicular não seja afetado

  3. Se as plantas que foram expostas com raízes expostas por algum tempo forem usadas como material de plantio, é recomendável mergulhá-las 6 horas antes do plantio em uma solução de heteroauxina (0,1 g de comprimido por 2,5 l de água). Isso aumentará a taxa de sobrevivência dos morangos e fortalecerá o sistema radicular.

    O estimulador de crescimento de heteroauxina é usado estritamente de acordo com as instruções

  4. Húmus (1 xícara) misturado com cinzas (50 g por 1 arbusto) é adicionado ao orifício de plantio. As camas são cuidadosamente regadas antes do plantio.
  5. Uma planta saudável com um broto central bem desenvolvido é selecionada e as raízes são cortadas de 7 a 10 cm, abaixadas na fossa plantadora, espalhando-as e polvilhadas suavemente com terra, tomando cuidado para não danificar o broto apical.

    Broto de morango jovem pronto para plantar

  6. O solo é ligeiramente compactado. Em seguida, as plantas são plantadas (com palha ou serragem) e regadas - 2-3 litros de água por arbusto.

    Depois de plantar morangos, o solo é um pouco adulterado

Para tornar a planta bem tomada, ela é umedecida todos os dias durante uma semana. As camas de baga devem ser removidas com ervas daninhas uma vez a cada dez dias e remover todas as ervas daninhas. Os morangos se deliciarão com uma colheita rica se os arbustos forem periodicamente soltos e fertilizados.

Molho de morango

Os morangos de jardim não produzirão uma boa colheita, e os frutos não serão grandes e doces, a menos que sejam adicionados regularmente fertilizantes orgânicos e minerais. Apesar do fato de que durante o plantio, fertilizantes orgânicos e superfosfato foram depositados, é necessária uma cobertura anual durante a estação de crescimento e a floração (pelo menos 2-3 vezes). Você precisará adicionar produtos biológicos na forma de cobertura foliar, fertilizantes à base de potássio e aditivos complexos - sob a raiz.

Os fertilizantes minerais são utilizados para o tratamento de raízes e foliares, aplicados estritamente de acordo com as instruções

Existem muitas opções para fertilizantes de morango:

  • nitroammofosk (potássio + fósforo + nitrogênio), uréia;
  • matéria orgânica na forma de fezes de frango (solução 1:20), esterco de vaca (solução 1:10) + cinza de madeira;
  • iodo, ácido bórico e manganês;
  • produtos biológicos;
  • molho de topo auto-cozinhado (infusão de ervas, fermento de padeiro).

    A uréia é introduzida sob um arbusto de morango para estimular o crescimento.

Em março, com clima quente constante, os morangos são tratados com uréia (fertilizante nitrogenado) para estimular o crescimento ativo. A uréia é diluída com água na proporção de 10 g por 1 balde de água e tratada com arbustos.

No final de abril - início de maio, é realizada a seguinte cobertura, para isso, os morangos são regados com infusão de ervas:

  1. As folhas e caules de urtiga, dente de leão e absinto são abarrotados em um balde, derramado com água.
  2. Deixe fermentar por 7 dias.
  3. Uma solução rica em fitonídeos e microelementos é adicionada 0,5 l sob a sarça, na forma diluída - 1 litro por balde de água, adicionando iodo - 10 gotas por balde de água (anti-séptico).

Os corredores são regados com uma solução fraca de permanganato de potássio (1 g por 5 litros de água) - isso permite combater a podridão e os fungos.

Para um "amadurecimento" mais rápido da infusão de ervas, a grama é moída e derramada com água morna

O fermento de padeiro (ou seja, os aminoácidos contidos neles, vitaminas B, ácido fólico e outros) contidos em um barril com grama antes da fermentação dá um bom resultado.Um pacote de fermento vivo pesando 1 kg ou 50 g de fermento seco é misturado em 5 l de água à temperatura ambiente. Esta solução é adicionada à massa de ervas e deixada fermentar. Durante o verão, o curativo é aplicado 2 vezes:

  • uma vez antes da floração, é possível em uma infusão de ervas diluída;
  • a segunda vez - durante a floração.

Os produtos biológicos (Radiance-1, -2, -3) são usados ​​de acordo com as instruções e aplicados 3 vezes:

  • um mês antes da floração,
  • 10 dias antes da abertura dos botões,
  • antes da floração.

    Produtos biológicos Radiance é usado para irrigação das raízes e alimentação foliar de morangos e outras plantas

A fertilização mineral alterna com fertilizantes orgânicos. Por exemplo, a cinza de madeira é um componente mineral natural que afeta favoravelmente o crescimento das culturas de jardim e, ao mesmo tempo, permite alterar a acidez do solo. Para tornar as frutas doces e suculentas, prepare a seguinte solução:

  1. 1 copo de cinza, 3 g de ácido bórico (em pó) e 30 gotas de iodo são misturados com 10 l de água.
  2. No balde com a solução resultante, adicione estrume apodrecido a cavalo ou líquido de vaca (1 kg por 10 l de solução).

    As cinzas reduzem a acidez do solo

Esse fertilizante organomineral como cobertura de raiz é uma opção barata e prática para estimular a floração do morango e prolongar a frutificação (usada no início da formação das bagas).

Ao aplicar fertilizantes minerais ou orgânicos, as instruções e a dosagem indicada dos ingredientes constituintes devem ser seguidas, sem descurar as regras para o uso seguro de produtos químicos. Os fertilizantes devem ser aplicados a tempo e acompanhados de rega abundante.

Poda de morango

O procedimento é realizado para:

  • renovação arbustos - remover brotos jovens - bigode (poda de verão). Se isso não for feito, os arbustos crescerão e o plantio engrossará;
  • saneamento de arbustos - as folhas secas e danificadas são removidas, com manchas e podridão bacteriana (poda de primavera). A poda sanitária evita a disseminação de doenças e infecções por fungos, a transferência de larvas de pragas de espécimes doentes para saudáveis;
  • preparação de morangos para o inverno - corte a maioria das folhas após a frutificação, para que os morangos não gastem energia na vegetação até o próximo ano (poda de outono).

A poda de outono permite destruir folhas velhas e mortas e aumentar a resistência ao frio da planta. Mas alguns jardineiros consideram esse procedimento inútil, uma vez que o processo de fotossíntese é reduzido, a infecção das plantas é possível e o processo de corte de brotos não é seguro para o botão apical.

A poda de verão é realizada de acordo com certas regras:

  • o procedimento é realizado em clima seco e calmo;
  • comprimento da parte aérea não inferior a 5 cm;
  • o bigode não arranca e não quebra.

Poda de morango de verão é remover o bigode

Brotos jovens - um bigode que retira nutrição e força da planta mãe, é removido durante a frutificação ativa em junho:

  1. O bigode é aparado com tesouras de podar, deixando apenas os primeiros em ordem, mais próximos do mato. Essas jovens rosetas de morango serão um ótimo material para o plantio de atualizações.
  2. Depois que as rosetas do bigode se enraízam, elas são cuidadosamente cortadas com tesouras ou tesouras de jardim - agora essas são plantas independentes.

Algumas variedades de tipos de morangos reparadores, com caules eretos e folhagem densa, são afinadas durante a frutificação, para que as bagas não apodreçam, cortando seletivamente brotos e algumas folhas vazias.

Propagação de morangos de jardim

Qualquer jardineiro iniciante pode obter material fresco para expandir as plantações de morango, já que existem várias maneiras de propagar os morangos. Tudo depende das capacidades e desejos do proprietário da trama de morango.

Bagas podem ser cultivadas:

  • de sementes que são compradas em lojas especializadas ou preparadas de forma independente;
  • dividindo o arbusto mãe;
  • do bigode.

Propagação de sementes

Para o cultivo a partir de sementes, os morangos são semeados no final de janeiro - início de março:

  1. O material de plantio é espalhado na superfície do solo e coberto com um filme, criando uma mini-estufa.

    Em uma mini-estufa, as sementes de morango eclodem rapidamente

  2. A estufa é pulverizada à medida que o solo seca e expõe (o horário de verão deve ser de 12 a 14 horas).

    Mudas de morango são pulverizadas à medida que o solo seca

  3. Após 2 semanas, as sementes germinam, elas devem ser tratadas com Humate para ativar o crescimento.

    Os primeiros brotos de morangos aparecem após 2 semanas

  4. Na fase de 3-4 folhas, as mudas são mergulhadas.

    A colheita de mudas de horta ocorre na fase de 3-4 folhas

  5. Em junho, as mudas de morango são transplantadas para um local permanente.

    Os arbustos de morango jovens são transplantados para um local permanente em junho

Mudas de horta são liberadas gradualmente da capa do filme, dando a oportunidade de endurecer. As folhas e caules frágeis das plantas jovens, quando encharcados, apodrecem imediatamente, com ar seco na sala, secam e caem. Portanto, o processo de cultivo de bagas a partir de sementes é bastante complicado e requer muita atenção e cautela.

Divisão Bush

Quando o arbusto atinge 3-4 anos, é rejuvenescido dividindo-se:

  1. Usando uma pá, a planta é dividida em 2-3 amostras (chifre) com um sistema radicular saudável e uma roseta de folhas bem desenvolvida.
  2. As divisões são transplantadas para um novo local.
  3. Após o plantio, os arbustos são abundantemente regados.

Este método de propagação é adequado para variedades de reparo, que praticamente não possuem bigodes.

Vídeo: propagação de morango dividindo o mato

Reprodução de bigode

É mais fácil plantar morangos com brotos de bigode, porque isso pode ser feito a qualquer momento durante a estação de crescimento:

  • na primavera passada, as órbitas já enraizadas são transplantadas na primavera;
  • no verão, os bigodes jovens são plantados com um bom sistema radicular das variedades que deram uma excelente colheita na última temporada e, no futuro, o jardineiro planeja propagá-los;
  • No outono, mudas fortes e saudáveis ​​são selecionadas e separadas dos arbustos-mãe, replantando o bigode crescido em um local permanente até 10-15 de setembro.

A propagação do bigode ocorre da seguinte maneira:

  1. As cavidades das filhas são cortadas com tesouras de podar da planta uterina, as folhas em excesso são cortadas.
  2. Baixe o bigode com as raízes nas cassetes com solo pré-cheio e regado.
  3. O chão ao redor do bigode plantado é esmagado pelas mãos.
  4. Regado de manhã e à noite por meia a duas semanas.
  5. As mudas plantadas são plantadas em um local permanente.

Vídeo: uma maneira rápida de criar bigode de morango

Regando morangos

Os morangos de jardim devem ser regados uniformemente, tentando não umedecer demais o solo, mas também para evitar a secagem das plantações, principalmente durante o amadurecimento das frutas. A temperatura da água não deve ser inferior a 15-20 ° C; é aconselhável umedecer a seção de morango com água limpa ou chuva. No entanto, a irrigação dos canteiros de baga com um regador consome muito tempo e você só pode mangueira os sulcos, pois a água produzida pela estação de bombeamento é muito fria para esta colheita.

Portanto, as melhores maneiras de regar os morangos:

  • aspersão - em verões áridos e quentes;
  • irrigação por gotejamento sob a raiz - durante o período de abundante floração e frutificação.

Geralmente, os canteiros de morango são regados à noite (das 18 às 20 horas) ou no início da manhã, enquanto uma planta precisa de 3-5 litros de água e 20 a 25 litros por metro quadrado. Com o alagamento, os caules das flores dos morangos podem cair e as bagas começam a cantar.

Você precisa regar os morangos do jardim:

  • durante a floração - moderadamente, evitando o alagamento, você pode usar a irrigação por gotejamento;
  • durante a coleta de bagas - ocasionalmente por aspersão, com mais frequência - sob a raiz;
  • após a colheita no final de agosto - início de setembro, por qualquer meio.

Os jardineiros modernos costumam usar irrigação por gotejamento.

Vídeo: irrigação por gotejamento de morangos

Cobertura de morango

Para que a umidade permaneça no solo e as ervas daninhas não possam crescer ativamente em uma plantação de morangos, é usada a cobertura morta - cobrindo o espaço próximo à raiz e o espaçamento entre linhas usando materiais sintéticos e orgânicos. Este procedimento permite não apenas reduzir a rega devido à preservação da umidade, mas também eliminar as ervas daninhas freqüentes, preservar as bagas da poluição e do congelamento.

Os morangos são triturados:

  • palha e serragem;
  • ruberoide e papelão;
  • pequenos galhos, folhagem;
  • materiais de cobertura adquiridos.

Galeria de fotos: opções para a cobertura de canteiros de morango

Uma grande variedade de materiais coloca os jardineiros antes de uma escolha: materiais naturais e meios improvisados ​​ou abrigo adquirido. Palha de palha, a serragem apodrece rapidamente e se deteriora devido à precipitação, deve ser atualizada a cada primavera e outono. Os materiais não tecidos (lutrasil, spanbond) são mais duráveis, mas caros.

Cultivo de morangos em uma estufa

Você pode quebrar os canteiros de morango em seu local, não apenas em campo aberto, mas também usando estufas de filme e policarbonato ou estufas dobráveis. Especialmente esta opção é útil em climas frios.

As plantas são plantadas em estufas, usando:

  • layout em camadas
  • desembarques verticais
  • desenhos especiais (canos, bolsas, redes).

O solo é usado jardim comum, com uma mistura de areia, turfa e húmus.

No início da estação de crescimento, mantêm uma temperatura de cerca de 18 a 20 ° C, durante a floração e a frutificação - 20 a 25 ° C. A temperatura noturna é reduzida em 3-5 ° C, uma temperatura mais baixa afeta adversamente os ovários e a colheita. A umidade é mantida na faixa de 70 a 80%.

Os morangos são cultivados em escala industrial, principalmente em solo protegido.

Como regra, os morangos são plantados em luz do dia neutra, o que requer pelo menos 12 horas de iluminação intensa, durante a floração e a frutificação, aumente para 16 horas realçando.

Os morangos em um abrigo exigem hidratação regular, na maioria das vezes em estufas são irrigados com irrigação por gotejamento. Outros trabalhos no cultivo em estufa de morangos:

  • remoção de folhas secas;
  • tratamento de pragas e doenças;
  • afrouxamento e remoção de ervas daninhas;
  • remoção de bigode.

Durante o florescimento da cultura das bagas, os filmes e os materiais não tecidos são parcialmente removidos, fornecendo acesso a insetos polinizadores. Se o tempo não permitir, é necessário colocar uma colméia com abelhas dentro da estufa ou realizar polinização artificial.

Características do cultivo de morangos nas regiões

Dependendo das características climáticas da região, são escolhidas variedades de longas horas de luz do dia ou curtas, precoces ou de remodelação. O clima também dependerá da época do plantio, do uso de abrigos e da cobertura morta.

Na Crimeia

De setembro a outubro, os bigodes jovens da Crimeia começam a ser transplantados para um local permanente; se o tempo permitir, os morangos são propagados até o final de novembro. A estação de rega começa em meados de março e dura até o final de outubro. Eles usam várias variedades de horas diurnas longas e neutras, as mais famosas e produtivas - Redgolt e Krymchanka, Pegasus, Chelsea. As condições climáticas permitem prolongar a frutificação até as geadas.

Na Criméia, as bagas florescem e dão frutos até a geada, mas no final do outono nem sempre têm tempo para amadurecer completamente.

Solo arenoso e barro requerem afrouxamento e capina regulares. Para obter uma colheita abundante, são aplicados fertilizantes orgânicos (adubo, infusão de ervas) e minerais. As bagas são regadas por aspersão e gotejamento.

O clima úmido e o clima no inverno afetam as escolhas dos jardineiros - muitos usam um abrigo sem tecido não tecido durante o inverno de canteiros de morango.

Na região de Leningrado

Verões não quentes, invernos gelados e alta umidade são características do clima da região de Leningrado. Portanto, as variedades de morango adequadas são médias no início, resistentes ao inverno, com um curto período de maturação (Vityaz, Ostara, Vima Zanta). Eles são fracamente suscetíveis à podridão cinzenta e toleram bem o alagamento.

Os morangos requerem rega moderada, cobertura e cultivo, além do tratamento de arbustos de pragas e doenças. Regada com mais frequência com água quente e regular de um barril.

Como o jardim de morango adora calor e não tolera excesso de umidade, os jardineiros de Leningrado praticam "camas quentes" altas com uma base de madeira. Para evitar o congelamento dos primeiros ovários, aplique material de cobertura ou plante bagas em estufas e estufas.

Vídeo: cultivo de morangos na região de Leningrado

No território de Krasnodar

O clima do Território de Krasnodar é caracterizado por clima quente e ensolarado e invernos amenos. Os morangos desta região crescem cedo e tarde, são variedades de luz diurna longa e neutra: Elsanta, Zenga Zengana, Festivalnaya, Kuban cedo, Albion - bem tolerado pelo transporte, resistente a pragas e resistente ao clima quente. As espécies remanescentes produzem abundantes colheitas e dão frutos duas vezes por temporada.

As variedades de morango resistentes ao clima quente e ensolarado no território de Krasnodar proporcionam uma excelente colheita

As opções de rega são aspersão e gotejamento, alimentação regular, cultivo e uso de cobertura morta são necessários. O clima favorável promove o cultivo de morangos, não apenas por jardineiros amadores, mas também por grandes fazendas hortícolas - em áreas abertas e estufas.

Na Sibéria

As variedades ideais para o cultivo na Sibéria têm um período de maturação precoce e não são propensas a espessamento. Como regra, elas estão reparando variedades cultivadas em estufas e estufas, mas também morangos de luz neutra, resistentes ao inverno e de crescimento precoce (Sakhalin, Honey, Elizabeth 2). Para a Sibéria, também foram criadas variedades precoces que toleram geadas de retorno, Sudarushka e Vima Zanta. São cultivadas em estufa e em campo aberto, desde que o plantio no inverno seja coberto com material de cobertura.

O clima severo sugere o plantio de primavera, permitindo que a planta se enraíze e cresça. O local é escolhido ensolarado, as camas são feitas de acordo com o esquema clássico.

O sucesso no cultivo de morangos é o resultado da rega e fertilização adequadas. A cobertura é frequentemente usada, especialmente se os morangos crescerem em campo aberto. No inverno, os canteiros de morango também são isolados com lutrasil e ramos de abeto.

Vídeo: cultivo de morangos na Sibéria

Cultivo de morangos na Bielorrússia

As variedades de zonas são cultivadas na Bielorrússia, entre as quais destacam-se as horas diurnas remotas e neutras (Charlotte, Alba, Clery).

Uma colheita estável será alcançada através da aplicação regular de fertilizantes complexos, verbasco e fezes de frango. Eles praticam o plantio de primavera e outono, propagando arbustos de morango com bigode e dividindo a planta uterina. Muitas vezes, as bagas são plantadas em varandas (em vasos, recipientes) e formam canteiros verticais.

Os morangos de jardim são cultivados da maneira tradicional em campo aberto e com abrigo temporário. O clima permite que você aprecie as bagas até a geada.

Comentários

O abacaxi faz jus ao nome, tem um sabor que não é morango, mais abacaxi frutado, com maturação média. Suas bagas são grandes, achatadas, doces, macias, carnudas e muito saborosas, a carne é branca e rosa. Os arbustos são altos, frutíferos e muito barbudos. Mar do bigode. Mas com todas as vantagens, ele tem uma grande desvantagem - apodrece com o menor volume de água. Além disso, sapos e lesmas amam seu gosto (acho que são), as bagas são simplesmente sugadas, de acordo com o princípio: se eu não comer, vou morder. Eu mantenho literalmente 10 arbustos para se deliciar, mas este ano as criaturas rastejantes têm mais para se deliciar. Na busca por uma definição do nome, não encontrei nada adequado; aparentemente, variedades de similares são poucas ou pouco comuns. Mas essa variedade é antiga, não nova.

Ladoga

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic,7393.0.html?SESSID=asmclpv7d58shc1pla9g774485

Temos muitas variedades de morangos frutados grandes, e os frutados pequenos também foram cultivados a partir de sementes. Existe um reparo.Mas uma vez, em gratidão, eles me apresentaram material de plantio para dragas. Eu realmente gostei dela e do tipo de arbusto, gosto e aroma, e me tornei o meu favorito. Tem gosto de morangos do prado, apenas alongados e 2 vezes maiores. A baga mede de 3 a 4 cm e as plantas não sofrem podridão cinzenta, pois os pedúnculos são altos e ficam localizados acima das folhas durante a floração. A frutificação é longa (até 1,5 meses), e as bagas estão sempre limpas, não precisam ser lavadas.

Lisenok

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic,7353.0.html?SESSID=asmclpv7d58shc1pla9g774485

Variedade de morango FLORENÇA - morango tardio. As plantas são grandes, as folhas são verde-escuras, o bigode é grosso, congela muito no inverno, ou melhor, "fica molhado", porque o fruto estrangeiro tem medo do aumento da umidade da nossa grande neve, pode ser cultivado com plantios anuais de bigodes. A colheita média, as bagas são densas, a primeira trituração uniforme. O sabor sem sinais especiais é agridoce. Não fiquei impressionado com essa variedade.

Ledi irin

//forum.sibmama.ru/viewtopic.php?t=1168747

A baga de verão favorita não é apenas um armazém de vitaminas e uma sobremesa maravilhosa, é frequentemente um elemento decorativo do jardim. No entanto, não crescerá e dará frutos abundantemente se não houver umidade, calor e oligoelementos suficientes para o crescimento ativo. Para apreciar o delicioso sabor das frutas durante todo o verão, você precisa se esforçar e compreender as características do cultivo de uma maravilhosa planta de jardim.

Pin
Send
Share
Send