Se os canteiros do morango do seu jardim já tiverem três ou quatro anos, você deve atualizar o plantio. As plantas envelhecem, pragas e doenças se acumulam nelas, o rendimento diminui, a qualidade das bagas se deteriora, seu tamanho diminui. Ou talvez você esteja apenas planejando plantar uma rainha de bagas. Em seguida, dicas sobre o plantio e a atualização da plantação de morango no jardim o ajudarão a cultivar uma colheita doce sem muita dificuldade.
Escolhendo o momento certo para plantar morangos de jardim
Os morangos crescem em todas as áreas de cultivo de frutas na Rússia. Cultivado desde o século XVIII. Na natureza, os morangos silvestres são conhecidos há muito tempo, a cultura do jardim desta baga foi obtida como resultado da hibridização de dois tipos de morangos silvestres - sul e norte-americano. Às vezes, os morangos de jardim são erroneamente chamados de morangos, embora morram de outras espécies selvagens de morangos. Atualmente, o cultivo de morango em plantações industriais e em fazendas particulares é bastante limitado.
Existem opiniões diferentes dos jardineiros sobre a época de plantar morangos. Quando é melhor plantar mudas e transplantar arbustos adultos - na primavera ou no outono? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, já que o tempo de pouso depende de muitos fatores. Estas são as condições climáticas da região em crescimento, a composição do solo, a altura da cobertura de neve no inverno, invernos quentes ou muito gelados, a probabilidade de degelos repentinos no inverno, etc.
As variedades convencionais de morangos de jardim dão frutos por 3-4 anos, depois esgotam o potencial nutricional do solo e o plantio precisa ser atualizado. Morangos remontantes e de dia neutro (Elizabeth II, Tributes, Brighton, Garland, etc.) devem ser trocados com mais frequência - depois de dois anos. As plantas dessas variedades produzem frutos várias vezes por temporada, portanto, gastam seu potencial muito mais rápido e envelhecem. No terceiro ano, sua produtividade já é bastante reduzida, a baga é menor e a antiga fábrica dará um pouco de bigode.
Yulia Babenko, jardineira amadora, VoronezhRevista Farm Farm, nº 3, 2010
Os morangos podem ser plantados na primavera e no verão-outono.
As vantagens indubitáveis do plantio de verão:
- uma oportunidade de colher grandes frutos já no próximo verão;
- uma seleção muito mais ampla de variedades em viveiros do que na primavera.
Se os morangos forem plantados no verão para obter bagas e mudas de suas plantas uterinas, será necessário selecionar as primeiras rosetas mais poderosas o mais cedo possível. Eles se enraizarão, terão tempo para colocar botões de flores e agradarão a colheita.
Contras de desembarque verão-outono:
- os dias ainda estão bastante quentes e ensolarados, é preciso prestar muita atenção ao sombreamento das plantas jovens e à rega;
- os arbustos de morango plantados após 20 de agosto não têm mais tempo de colocar botões de flores na quantidade certa e de boa qualidade. A colheita será, mas insignificante, o sabor e tamanho das bagas pode ser insatisfatório;
- a probabilidade de as plantas caírem sob baixas temperaturas de inverno sem neve é alta e, portanto, é necessário cuidar de abrigar plantios jovens em tempo hábil.
O sol da primavera está quente, mas ainda não quente. O momento mais adequado para o plantio na primavera é o início de maio. O ar é moderadamente frio, o solo já está aquecido e há umidade suficiente nele. Portanto, os morangos crescerão e se desenvolverão normalmente e produzirão uma boa colheita no próximo ano.
Prós do plantio de primavera:
- os arbustos de morango criam raízes bem;
- se ocorrerem geadas de primavera, suas mudas temperadas no inverno não sofrerão com elas.
Contras de plantar morangos de jardim na primavera:
- freqüentemente, no início de maio, as mudas ainda não estão prontas e é necessário plantar morangos em junho, condenando as plantas ao calor, ao ar e à seca do solo;
- você precisa pré-cultivar mudas em abrigos ou comprar prontas ou após o plantio, proporcionar frescor e maior umidade do ar e do solo.
Vídeo: cuidar de morangos silvestres da primavera ao outono
Preparação para o pouso
Os solos mais adequados:
- barro médio,
- chernozems
- solos arenosos com reação ácida pH 5,5-6,5.
Embora, com bons cuidados, essa cultura cresça bem e dê frutos em quase todo o solo.
Ao escolher parcelas para o plantio de morangos de jardim, deve-se dar preferência a locais ensolarados - quanto mais o sol, mais doce a baga. De grande importância é o relevo do local, que deve ser plano ou ter uma leve inclinação (5-8º), sem zonas áridas, planícies e zonas húmidas. A distância da superfície da terra ao nível das águas subterrâneas não deve ser inferior a 1 m.
Os morangos de jardim são muito sensíveis à qualidade do solo após o cultivo de algumas plantas de jardim.
Melhores antecessores:
- alho
- curvar
- cenouras
- beterraba
- rabanete.
As áreas que foram cultivadas anteriormente são completamente inadequadas para o plantio:
- culturas solanáceas (tomate, batata), pimenta, já que os morangos podem ser afetados pelo verticillus e pela fusarium;
- lírios, ásteres, gladíolos (possivelmente infecção de morangos com nemátodo caule).
É eficaz alternar o cultivo de morangos com a semeadura após três ou quatro anos de esterco verde (tremoço, ervilhaca, alfafa, melilot, feijão) e grãos (aveia, cevada, trigo) para restaurar o solo.
Dependendo da estação, as plantas são plantadas em campo aberto ou sob um filme. Existem várias maneiras de plantar morangos de jardim:
- mudas
- dividindo o mato
- sementes.
Com qualquer método de plantio, você primeiro precisa preparar um local ou jardim. Jardineiros experientes aconselham a preparar canteiros de duas a três semanas antes da data prevista para o plantio, para que o solo tenha tempo de se acomodar e compactar. O local para plantio é desenterrado com uma pá ou uma fresa até uma profundidade de 25 a 30 cm.Quando cavar, remova cuidadosamente os rizomas de ervas daninhas perenes. No futuro, isso facilitará muito o trabalho de capinar. Se o local foi preparado desde o outono, o solo é suficiente apenas para se soltar completamente.
Sob a escavação do solo, fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados (por 1 metro quadrado):
- um balde (5-7 kg) de estrume bem apodrecido (húmus);
- 70 g de superfosfato;
- 20-30 g de sulfato de potássio.
Em vez de fertilizantes minerais, na preparação do jardim, você pode usar cinza de madeira (uma jarra de litro) e fertilizante complexo Kemira (primavera-verão) - 60 g por 1 km². m Essa fertilização do solo antes do plantio de morangos é a principal e é suficiente para o cultivo de plantas neste local por dois ou três anos.
Depois de preparar o solo, marque o local ou a cama. Isso é necessário para plantar arbustos de morango uniformemente e deixar uma passagem para as plantas de processamento e rega.
Existem vários esquemas para plantar morangos:
- quando cultivadas em uma casa ou casa de campo, as mais comuns são plantio de uma linha (linha única) e de duas linhas (duas linhas), com uma distância entre linhas de 85 cm e entre plantas em linha - de 15 a 35 cm. Esse padrão de plantio é considerado de banda estreita;
- quando cultivado industrialmente, é usado um esquema de banda larga. Ao mesmo tempo, as plantas são plantadas com as chamadas fitas com uma distância entre elas de 90 a 100 cm, entre fileiras em uma fita - 40 a 50 cm e entre arbustos em uma fileira - de 15 a 20 cm a 30 a 40 cm. -70 cm
Galeria de fotos: esquemas de plantio de morango no chão
- Com o plantio de uma única linha de mudas de morango ao longo da linha, você pode fazer sulcos de irrigação
- Linhas separadas são usadas para enraizar pontos de morango no jardim.
- O plantio em duas fileiras de morangos de jardim é conveniente para cuidar de plantas e colher
Plantio de mudas
Para o plantio de morangos silvestres na primavera, você pode usar mudas jovens de suas próprias variedades, obtidas em estabelecimentos com raízes e invernadas na geladeira (consulte a seção "Plantando morangos silvestres com mudas"), ou mudas compradas (de preferência com um sistema radicular fechado). É melhor plantar morangos em dias nublados ou à noite, após o pôr do sol. Antes do pouso, você deve preparar tudo o que precisa:
- mudas
- regador com água
- escápula
- mulching material.
As raízes das plantas preparadas para o plantio devem ser mergulhadas em uma mistura de argila, vermicomposto ou em uma solução do estimulante da raiz, para que não sequem no ar. Depois, você pode prosseguir diretamente para o plantio de morangos silvestres.
O processo de pouso consiste em várias etapas sucessivas:
- Na área preparada, é feito um furo com uma espátula ou ranhuras, cujas distâncias devem corresponder ao padrão de aterrissagem selecionado - fila única ou dupla.
- Segurando a muda pelo rim ápice, coloque-a suavemente no buraco ou na ranhura. É necessário garantir que as raízes da planta sejam direcionadas verticalmente para baixo. Nesta posição, as raízes incrustantes são formadas ao longo de todo o seu comprimento. As raízes, que, quando plantadas, são dobradas para cima, quase morrem.
- Os morangos plantados são cobertos com solo até o nível do "coração" - o rim apical e compactam levemente o solo ao redor do arbusto com as mãos.
- Após o plantio, as mudas são regadas. Isso deve ser feito em várias etapas, com cuidado, para não expor as raízes das plantas.
- Quando a água é completamente absorvida, o solo ao redor dos arbustos de morango é coberto com turfa, serragem madura demais, estacas de grama seca.
É inaceitável encher a gema apical - o "coração" das mudas com terra - isso levará ao seu desenvolvimento deficiente, falta de frutificação e morte.
Para plantar morangos em áreas baixas, a fim de evitar um forte superaquecimento do solo, recomenda-se projetar camas. No local selecionado, marque os tamanhos das futuras camas e instale cercas laterais e finais. Para fazer isso, use placas, ladrilhos de borda, perfis de metal, ladrilhos. O espaço decorado da cama é preenchido com solo fértil e fértil e os morangos são plantados de acordo com o esquema usual.
Vídeo: plantando morangos em campo aberto
Plantar morangos de jardim no círculo da árvore
Para o cultivo de morangos silvestres, o espaço do círculo quase-tronco de mudas jovens de árvores frutíferas é bem adequado.
- Em um círculo de tronco de árvore em um raio de 50 a 70 cm, afrouxe o solo a uma profundidade de 8 a 10 cm para evitar danos ao sistema radicular.
- Eles trazem 4-5 baldes de húmus, um pote de litro de cinza de madeira, 0,5 xícaras de fertilizante complexo.
- O solo é completamente misturado com fertilizantes, nivelado com um ancinho e plantando 5-7 tomadas de morangos.
- É regado e coberto com palha ou grama seca, com uma camada de pelo menos 5 cm. É muito importante que a cobertura não toque nos arbustos de morango e no tronco da árvore.
Com esse plantio nos “canteiros”, tanto morangos quanto mudas vencem: não há perda de umidade, as ervas daninhas não crescem, o solo é solto e respirável. Três anos depois, quando a copa da árvore cresce e dá muita sombra, os morangos são transplantados para outro local.
Já observei isso mais de uma vez: eles plantaram uma planta e, no 3-4º dia após o plantio, já começaram a alimentá-la com fertilizantes ou esterco diluído. Este é um erro comum. Durante duas semanas após o plantio, as plantas não precisam ser alimentadas com nada. E as decepções acontecem devido ao fato de que, no primeiro ano após o plantio da primavera, em junho ou julho, eles esperam grandes bagas e uma grande colheita da planta. Quando vêem uma baga não tão grande e, é claro, uma pequena colheita, ficam decepcionados com a variedade. No primeiro ano, a planta dará a baga, mas é prematuro julgar os méritos e deméritos da variedade por essa baga. Uma colheita completa de variedades de dias curtos (frutificação uma vez por estação) deve ser esperada apenas no próximo ano. Nas variedades de dia neutro, as primeiras flores que aparecem na primavera após o plantio devem ser removidas e, no outono, será possível a colheita.
Yulia Babenko, jardineira amadora, VoronezhRevista Farm House, nº 3, 2010
Cuidados e alimentação
Após o plantio, é preciso cuidar dos morangos - regar regularmente, soltar o solo e remover as ervas daninhas. Nos primeiros dois anos, as mudas não fertilizam, elas precisam apenas de fertilizantes no plantio. Os morangos são alimentados conforme necessário, se não houver nutrientes suficientes no solo ou no tempo frio com chuvas prolongadas. Como cobertura, você pode usar fertilizantes minerais complexos (a quantidade é fornecida por camas de 1 metro quadrado):
- nitrofosco - 20 g;
- nitroammofosku - 18 g;
- diammofos - 12 g;
- amofos - 11 g.
Eles são introduzidos nas ranhuras com uma profundidade de 10 a 12 cm, dispostas ao longo da fileira a uma distância de 15 cm. Após a cobertura, o solo nas ranhuras é derramado com água e coberto com terra ou coberto com palha. O adubo foliar é realizado antes do aparecimento dos pedúnculos pelo fertilizante orgânico-mineral ideal.
Vídeo: alimentando morangos na primavera
Se, depois de plantar morangos em campo aberto ou em canteiros, houver clima quente e seco, é aconselhável podar as mudas soltas por vários dias. Isso deve ser feito para fortalecer o sistema radicular das plantas jovens e a evaporação das folhas foi mínima. Para sombreamento, você pode usar painéis de tecido (eles são jogados diretamente sobre os arbustos plantados), uma rede especial (é puxada sobre a área de aterrissagem) ou meios improvisados (baldes, recipientes de mudas, bacias).
Plantio de mudas
Quando é necessário atualizar os plantios de morangos de jardim, surge a questão das mudas. Naturalmente, os morangos se propagam usando rosetas que se formam no bigode.
Bigodes são brotos longos e muito flexíveis, formados a partir dos brotos vegetativos da parte inferior do chifre (crescimento anual da planta). Eles são formados maciçamente após o final do período de frutificação. Nos arbustos de morangos silvestres cultivados para mudas (as chamadas plantas-mãe) e em plantas jovens não-produtoras, elas crescem mais cedo do que nas plantas produtoras. Em cada bigode, suas plantas filhas são formadas - rosetas e um novo bigode. Cada arbusto uterino pode dar de 10 a 30 bigodes.
No entanto, para novas plantações, os soquetes das plantas frutíferas não são recomendados, para não transferir possíveis pragas ou doenças com elas. Para o cultivo de mudas ecológicas e livres de doenças, são utilizados licores-mãe que não dão uma colheita. Para obter mudas de alta qualidade, a planta mãe é colocada em um local com bom solo fértil, possivelmente protegido dos ventos e ligeiramente sombreado. O ideal é considerado um local no qual leguminosas ou culturas crescem antes dos morangos, ou um local sob vapor preto (livre de plantas).
Os arbustos para mudas são cultivados um, no máximo dois anos. Como regra, as variedades de morango de elite são plantadas no licor mãe; elas são plantadas na primavera (meados de maio) ou no outono (final de agosto ou início de setembro).
- Os botões de flores nos arbustos uterinos são removidos.
- Quando o arbusto de morango forma um bigode com rosetas, eles são dispostos ao longo das linhas.
- Soquetes são levemente enterrados no solo e polvilhados com terra para enraizamento.
- No processo de cultivo de mudas, é regada regularmente usando aspersores ou a partir de uma mangueira com um spray. O consumo de água durante a irrigação deve ser de pelo menos 1,5 a 2 baldes por 1 quadrado. m
- Após a rega, os corredores são soltos e cobertos.
- As ervas daninhas germinadas são destruídas por pulverização com soluções de herbicidas.
Galeria de fotos: plantio e cultivo de mudas de morangos de jardim
- Cultivo de mudas de morangos de jardim no licor mãe, é regado regularmente por aspersão
- O arbusto de mudas de morango do jardim deve ter várias folhas bem desenvolvidas e raízes fibrosas.
- As mudas estabelecidas de morangos de jardim têm folhas verdes brilhantes, sem sinais de doença ou murcha.
- Mudas de morango cultivadas em um recipiente, melhor criar raízes ao plantar no chão
Mudas de boa qualidade devem ser:
- anual;
- com raízes de 5-7 cm ou mais;
- com 3-5 (e mais) folhas bem desenvolvidas;
- sem danos mecânicos e sinais de murcha;
- com um rim apical bem desenvolvido no corno;
- com um sistema radicular fibroso.
Para o plantio no outono, as mudas de morango são desenterradas em agosto ou outubro e imediatamente plantadas no solo. Se o plantio for planejado na primavera, as mudas serão endurecidas em baixas temperaturas do ar e do solo durante outubro e novembro, e as folhas serão cortadas e desenterradas. As plantas devem ser tratadas com fungicida, colocadas em sacos plásticos e armazenadas na geladeira a uma temperatura de 0 a 3 ° C ou no freezer. Essas mudas são chamadas de frigo.
A perspectiva de usar mudas de morango de "frigo" (mudas cavadas são armazenadas em embalagens herméticas no freezer antes do plantio) tem encontrado cada vez mais evidências nos últimos anos. A vantagem desta muda é que ela é armazenada na geladeira a -20 ° C e pode ser levada para o plantio no melhor momento. Nas regiões sul, os cientistas aconselham as mudas para armazenamento em novembro e dezembro, no norte - em outubro e novembro. O principal indicador de disponibilidade das plantas é uma cor marrom uniforme das raízes que se estendem a partir do rizoma. Nas plantas escavadas, o solo deve ser lavado das raízes em 2-3 doses. As folhas são removidas, as plantas são empacotadas e colocadas em sacos de filme plástico de 0,05 mm de espessura, tratados com uma solução aquosa de Fundazole, levemente intemperizada e selada.
E. Yaroslavtsev, candidato a ciências agrícolas.Revista de Gestão Familiar, nº 2, 2010
Vídeo: plantio de mudas de morangos
Muitas vezes acontece que o jardineiro está completamente satisfeito com a variedade de morangos cultivados, mas o plantio requer atualização. Nesse caso, você pode usar mudas de seu próprio site. Neste caso, é desejável limpá-lo de pragas, para realizar a desinfecção. A maneira mais confiável é aquecer as plantas em água quente. Essa técnica contribui para a destruição do nematóide e do carrapato do morango. Mudas aquecidas criarão raízes bem na primavera.
O melhor momento para o tratamento térmico é o início da primavera, enquanto as plantas estão em repouso.
- Pegue dois recipientes de tamanhos diferentes. Um tanque é colocado em outro, para que entre eles haja espaço livre para a água.
- No fundo de um recipiente maior, são colocados blocos de madeira sobre os quais um segundo recipiente interno é colocado.
- Ambos os recipientes são cheios de água quente e incendiados. A água deve ser +48 ºC. Uma temperatura abaixo é inútil - as pragas não serão destruídas.
- As plantas são abaixadas “de cabeça para baixo” junto com as raízes no recipiente interno por 15 minutos.
- Em seguida, são removidos e imersos da mesma maneira por 10 a 15 minutos em água fria e, melhor ainda, em uma solução rosa-pálida muito fraca de permanganato de potássio.
Se for planejado o uso de mudas adquiridas para o plantio de morangos, também deverá ser processado para desinfecção. Caso contrário, as mudas são plantadas da mesma maneira que a descrita na seção "Plantando morangos com mudas".
Depois de receber as mudas, cortei as folhas extras, deixando apenas uma folha e um coração reais. Inspeciono cuidadosamente as raízes, cortei todas as áreas apodrecidas em tecidos saudáveis. Antes do plantio, as mudas preparadas dessa maneira são reduzidas por 10 minutos em uma solução Tiovit-Jet, diluída de acordo com as instruções ou em uma solução de enxofre coloidal. Depois disso, lavo as mudas com água. Eu despejo os orifícios de plantio com uma solução de Humate. Coloco as mudas no buraco para que as raízes não cresçam e o coração esteja no nível da superfície do solo.
Yulia Babenko, jardineira amadora, VoronezhRevista Farm House, nº 3, 2010
Encaixar sob o material da capa preta
Para acelerar o amadurecimento da colheita nos últimos anos, o filme plástico preto é usado ativamente. Isso é prático porque:
- em um dia ensolarado, o solo sob o filme preto esquenta mais rápido e mais forte, e à noite o filme retém o calor por muito tempo;
- a umidade do solo é armazenada por um longo tempo, uma vez que a evaporação da água sob o filme é mínima;
- não há necessidade de remoção frequente de ervas daninhas; o solo em fileiras não é afrouxado. No primeiro ano de frutificação, as ervas daninhas arrancam as plantas (dentro dos orifícios do filme) e afrouxam os corredores 3-4 vezes;
- não há contato das bagas com o solo, portanto elas permanecem limpas durante todo o período de maturação. Além disso, não há risco de doenças de morangos de jardim com doenças fúngicas e danos causados por pragas;
- o bigode com soquetes não enraíza e pode ser facilmente removido, se necessário;
- o filme pode ser usado em uma cama ou parcela durante todo o tempo de cultivo de morangos, ou seja, de 3 a 4 anos.
As desvantagens de cultivar morangos usando um filme preto incluem:
- inconveniência de regar as plantas através de aberturas para plantio;
- superaquecimento em caso de calor extremo no verão - podem aparecer queimaduras nas folhas. Para evitar isso, no verão com calor forte, palha ou grama seca devem ser espalhadas sobre o filme.
Plante morango sob um filme preto da seguinte maneira:
- Uma cama preparada e fertilizada da maneira usual é coberta por um filme preto, pingando nas bordas ou fixando-as com materiais improvisados (tábuas, perfis metálicos, lajes de pavimentação, etc.).
- De acordo com o esquema de plantio usual, os furos com um diâmetro de 5-7 cm são cortados no filme, no qual as mudas são plantadas.
No inverno, as raízes dos morangos sob o filme são protegidas do gelo, e na primavera a neve na superfície preta derrete mais cedo e a terra se aquece mais rapidamente. Assim que a neve cai, arcos podem ser colocados acima da cama e cobertos com um filme transparente. Com esse método de abrigo, os morangos florescem duas semanas antes do que não foram descobertos. Com o início da floração, o filme deve ser levantado de um lado para proporcionar ventilação e acesso pelos insetos para a polinização das plantas.
Se os morangos cultivados em um filme preto precisarem ser propagados, eles fazem o seguinte:
- Um bigode com soquetes é colocado em um recipiente com terra úmida e preso com arame.
- Quando a saída cria raízes, é cortada e transplantada para um local permanente.
Um substituto para um filme de polímero pode ser um papel termoidrofóbico especial barato (5-6 vezes mais barato que um filme), que se decompõe após o fim de sua vida útil, sem obstruir o solo.
Yu.V. Trunov, Doutor em Ciências Agrícolas, Professor"Fruticultura". Editora "KolosS", Moscou, 2012
Como material mais moderno e eficaz para o cultivo de morangos de jardim de forma recoberta, são utilizados materiais não tecidos - agrotex ou linho preto. Esses materiais se comparam favoravelmente com o filme plástico, pois são higroscópicos (ou seja, vazam umidade) e respiram, portanto é muito mais fácil regar e ventilar a terra.
Vídeo: plantando morangos sob material agrícola
Transplantando morangos de jardim na primavera
Sabe-se que os morangos de jardim crescem bem e produzem frutos abundantemente no mesmo local por 3-4 anos. Então, o rendimento e a qualidade das bagas são bastante reduzidos. Para prolongar a frutificação das plantas, elas são transplantadas para um novo local. Não é necessário transplantar morangos com mudas. Os arbustos de dois ou três anos são perfeitos para isso, especialmente se a variedade tiver indicadores de alta qualidade.
Você pode transplantar, bem como pousar, na primavera, verão ou outono - dependendo dos fatores climáticos e das condições climáticas. Nas regiões sul, o outono é considerado o melhor momento para o transplante, de modo que os morangos transplantados florescem na primavera e produzem uma colheita. Nas latitudes norte e média, é preferível um transplante primavera-verão.
Vídeo: transplante de morango na primavera
Um novo lote para o cultivo de morangos está sendo preparado de forma semelhante a um lote para plantio de mudas ou mudas. O processo de transplante também tem muito em comum com o processo de plantio, com a única diferença: ao transplantar uma planta, ela desenterra cuidadosamente junto com um pedaço de terra ao redor das raízes. O arbusto transplantado de morangos não pode ser profundamente enterrado no chão, o broto apical deve permanecer no nível da superfície do solo. Após o transplante, a planta deve ser abundantemente regada e cobrir o solo ao redor do arbusto.
Plantando morangos nas regiões
Ao plantar e cultivar morangos de jardim nas regiões, deve-se primeiro levar em consideração as condições climáticas da região, a duração do período quente e a temperatura do ar na primavera e no verão, a abundância ou insuficiência de neve no inverno, a tendência à aridez ou ao alagamento do solo, etc. somente sob a cobertura de neve. Diminuição da temperatura no final do outono para -10 ºC na ausência de cobertura de neve causa congelamento das plantas, e a -15 ºC é a morte deles. Sob uma camada de neve com uma espessura de 20 cm ou mais, os morangos toleram geadas de curto prazo até -25-30 ºC. Na maioria das áreas, as mais perigosas são quedas acentuadas de temperatura no outono, antes da neve cair e na primavera, depois que derrete.
Na Bielorrússia
A melhor época para plantar morangos na Bielorrússia é a primavera - a última semana de abril ou o início de maio. Neste momento, o solo já está quente o suficiente e a temperatura do ar é mantida entre 10 e 18 ºC. Isso permite que as mudas jovens se enraízem e comecem a desenvolver rapidamente o sistema radicular e vegetativo. Como o verão na Bielorrússia é curto, bastante frio e chuvoso, as variedades de morango com maturação precoce são melhor cultivadas e produzem frutos:
- Kokinskaya cedo
- Lviv cedo.
Adequado para a Bielorrússia e variedades de frutos de médio prazo:
- Margarida do festival,
- Roxana
Galeria de fotos: variedades de jardim de morango com frutos grandes para a Bielorrússia
- Morangos de jardim de camomila festival formam muitos bigodes
- Kokinskaya variedade de morango jardim precoce é adequado para as condições climáticas da Bielorrússia
- As bagas da variedade de morango Roxane são grandes, em forma de cone
- Variedade de morango selvagem jardim Lviv cedo - auto-fértil
As variedades reparadoras também se mostraram bem. As mais produtivas são as plantas de um e dois anos; nos anos subsequentes, o rendimento diminui acentuadamente. Isto é devido ao clima frio e úmido da Bielorrússia. Além disso, em invernos gelados com pouca neve, os morangos podem congelar.
Para o plantio, as encostas das orientações sul e sudoeste, que são as mais longas iluminadas pelo sol, são as mais adequadas. Se o local de plantio estiver cheio de água, é necessário plantar morangos em cumes altos para evitar ser afetado pela podridão cinzenta. Na maior parte da Bielorrússia, a composição do solo é adequada para o cultivo desta cultura, com exceção das terras baixas e pantanais.
O processo de plantio é padrão, pode ser plantado em campo aberto e coberto com um filme ou fibra de fibra. Antes do frio do inverno, as camas com plantio de morango devem ser bem quentes e cobertas com palha, serragem, filme ou folhagem seca. Durante o inverno, é aconselhável acrescentar neve nas camas.
Na ucrânia
Os morangos de jardim na Ucrânia são considerados uma das principais culturas de frutas silvestres. Seu cultivo é facilitado por um clima ameno e quente e solos férteis de chernozem. As principais áreas de cultivo são tradicionalmente as regiões sul e oeste da Ucrânia.
Vídeo: plantio de morango na Ucrânia
Os morangos são plantados durante todo o tempo quente, do final de março a agosto. Nas regiões sul no início da primavera, nas regiões central e oeste - no final de abril ou no início de maio. Graças aos invernos amenos, os morangos são plantados principalmente no outono para receber a primeira safra na primavera e no verão do próximo ano.
O desembarque nas regiões sul é preferível a áreas com orientação norte e noroeste, pois nas encostas sul e leste o solo perde a umidade mais rapidamente. Plantar e cuidar de morangos na Ucrânia não difere dos comuns, mas no verão quente, no verão, as plantas devem receber rega regular e abundante.
Na Sibéria
Na Sibéria, as mudas de morango são melhor plantadas na primavera, do final de abril a meados de maio. Embora alguns jardineiros prefiram plantar no outono. Para o cultivo, as variedades resistentes ao inverno e de crescimento precoce com maior resistência a doenças fúngicas são mais adequadas. Nas regiões da Sibéria, os morangos de jardim produzem frutos de forma constante por dois anos, e então as plantações devem ser renovadas.
Para evitar a vegetação rasteira de arbustos no outono, é aconselhável cobrir as plantas após estabelecer temperaturas negativas do ar em -2 ºC. Como abrigo para os morangos no período de inverno, são usados mulch, agromaterial e filme. Na primavera, durante o degelo, para evitar o congelamento das plantas nos canteiros, a retenção de neve deve ser feita com escudos ou galhos grandes.
O processo de plantio e transplante de horta na Sibéria não é diferente do habitual. Para fortalecer as plantas e a boa frutificação na primavera, são adicionados curativos foliares adicionais com estimulantes para as plantações de frutos silvestres. Produto de pulverização:
- antes da floração
- quando amarrar bagas
- durante o amadurecimento da colheita.
Vídeo: morango silvestre sob material de cobertura
Os jardineiros são cada vez mais atraídos pelo cultivo de morangos no jardim durante todo o ano. Isso envolve o plantio de mudas em campo aberto sob abrigos de filmes (início ou final de junho), cultivo de bagas usando tecnologia convencional (segunda década de junho ou final de julho), uso de estufas de inverno (de janeiro a maio e de setembro a dezembro). Todos os métodos de plantio e cultivo de morangos de jardim, sujeitos a bons cuidados e tecnologia agrícola competente, fornecerão rendimentos altos e estáveis de bagas doces.