Apesar das muitas variedades reparadoras e clássicas de framboesas, despretensiosas, resistentes ao gelo e pouco exigentes à rega regular, a maioria delas é suscetível à infecção por doenças virais e fúngicas. As pragas também causam sérios danos às plantações de bagas. Para garantir que a colheita de framboesa seja regular, vale a pena examinar mais de perto o material de plantio e alimentar as plantas para manter a imunidade, podendo fornecer "primeiros socorros" a brotos e frutos danificados. As framboesas começam a se preparar para a primavera a partir de setembro. A capacidade de usar meios improvisados, por exemplo, como sabão em pó e água fervente, ajudará a obter uma colheita completa e mudas saudáveis.
Preciso processar framboesas
Nas condições climáticas da faixa sul e média do nosso país, as variedades de framboesa clássica e remont são igualmente bem enraizadas e desenvolvidas. Mas, apesar da aprovação de criadores modernos, os híbridos de reparo requerem tratamentos regulares e são danificados por pragas e doenças, como as framboesas clássicas. As diferenças de temperatura durante a estação de crescimento e durante o período de dormência, condições ambientais adversas e falta de nutrientes podem diminuir a imunidade da planta e torná-la vulnerável.
Caso o material de plantio infectado apareça na parcela, todo o plantio de frutas poderá ser afetado. Portanto, imediatamente após a compra de mudas, recomenda-se processá-las. Durante o verão, eles monitoram o estado das plantações, se necessário, pulverizam e removem os brotos danificados. Durante a frutificação, o arbusto também requer atenção, porque não apenas insetos úteis vivem no local, mas também pragas que gostam de desfrutar de frutas perfumadas. Por exemplo, as larvas de besouros de framboesa podem destruir quase toda a safra, o cume das galhas e o gorgulho - danificando brotos jovens. E a antracnose e o nanismo espesso prejudicam toda a fruta, enquanto o jardineiro não suspeita disso, porque nem todas as doenças virais e fúngicas são imediatamente perceptíveis. Para desfrutar de frutas, tratamentos profiláticos para framboesa não podem ser dispensados.
Pragas de framboesa
As pragas mais perigosas de framboesas, comuns em todo o país - em terrenos industriais e em lotes domésticos - caule de galha, besouro de framboesa e gorgulho de framboesa e morango:
- O cume de galhos de framboesa causa danos irreparáveis à plantação de bagas - coloca suas larvas em brotos jovens, causando o murchamento das folhas; a casca escurece e fica coberta de crescimentos ásperos. Para reduzir os danos significativos desse inseto, eles são tratados duas vezes por temporada em framboesas - em maio, quando começa o período de postura dos ovos da primeira geração da praga e após a colheita (primeira década de setembro). É importante processar a parte inferior das folhas de framboesa - é aqui que os mosquitos fêmeas da galha depositam seus ovos.
- Outro mal-intencionado das framboesas é um besouro de framboesa, cuja fêmea põe ovos em caules de flores. As larvas (vermes) danificam severamente os frutos, murcham, apodrecem e não amadurecem completamente. A descendência do besouro de framboesa pode danificar até 50% da colheita. Os adultos comem brotos e arruinam flores. Worms são ativados em tempo chuvoso. Na luta contra a praga, o método mais eficaz é cavar o solo na framboesa, na qual o besouro hiberna.
- Os indivíduos adultos do gorgulho das framboesas e morangos prejudicam brotos jovens e suculentos, e a larva impede a formação de brotos, reduzindo assim o rendimento das framboesas. As larvas fêmeas depositam brotos ininterruptos, proporcionando um ambiente de desenvolvimento confortável para os insetos jovens. Flores de framboesa, prontas para abrir, rachar e secar. Os enormes danos causados pelo gorgulho são recebidos não apenas pela plantação de framboesa, mas também pela maioria dos arbustos de frutas e bagas no local.
Galeria de fotos: As pragas de framboesa mais comuns
- Larvas do caule causam murcha dos rebentos
- Os vermes que freqüentemente acabam em frutos de framboesa são as larvas de uma praga comum - o besouro de framboesa.
- O gorgulho coloca suas larvas em botões de framboesa não queimados
Doença de framboesa
Onde quer que as framboesas sejam cultivadas - nas latitudes meridionais do nosso país ou no norte - há uma chance de infecção por doenças fúngicas e virais das plantações de bagas que afetam o sistema radicular, brotos, folhas e frutos.
As infecções virais da baga se desenvolvem como resultado do pólen de plantas doentes ou ao usar ferramentas para aparar brotos infectados com o suco de plantas doentes. Uma eliminação completa desse problema é improvável; portanto, na maioria das vezes, os arbustos doentes são desenterrados e queimados, o esterco verde é plantado no lugar da antiga framboesa e, após um ano, eles plantam novamente o material saudável do viveiro. Uma medida preventiva contra vírus nas plantações de framboesa é a destruição oportuna de pulgões, framboesas e cigarras.
As doenças fúngicas são transmitidas por insetos que carregam esporos. Os brotos infectados devem ser cortados e imediatamente removidos do local, folhas e frutos caídos para queimar, plantar framboesas em locais ventilados e ensolarados.
As doenças da framboesa são agravadas pelo espessamento excessivo das plantações e excesso de umidade. O cumprimento da agrotecnologia da cultura de bagas reduz o risco de contrair doenças virais e fúngicas.
Quando lidar com framboesas
O tratamento sazonal da framboesa com remédios populares não é menos eficaz que os produtos biológicos de uma nova geração - desde que sejam aplicados a tempo.
Processamento de molas
No início da primavera, antes da abertura dos brotos, é realizada a pulverização abundante de brotos e do espaço radicular do mato com soluções prontas (Actellik, Karbofos, Khom, uréia, amônia). Medidas de proteção são eficazes contra vidro, pulgão, besouro de framboesa, gorgulho, antracnose, encaracolado. O procedimento é realizado após a neve derreter a uma temperatura diária de + 5 ... + 10 ° C. Na faixa do meio - este é o final de março, no sul isso acontece até os 10 a 15 de março. Na Sibéria e nos Urais, a primeira pulverização é realizada não antes do início de abril. Escolha um dia ensolarado e sem vento e comece o processamento pela manhã ou ao pôr do sol.
Remova preliminarmente a cobertura de inverno e os elementos da planta, inspecione os arbustos e faça a poda sanitária. Depois disso, eles começam a processar framboesas com uréia, vitríolo ou topázio.
Processamento de framboesa na primavera na fase de formação de gemas
Neste momento, recomenda-se repetir a pulverização com preparações e soluções contendo cobre que foram tratadas até a abertura dos brotos. Nesta fase, a pulverização com preparações bioquímicas (Fitoverm, Bactofit, Alirin-B) ainda é permitida decocção de ervas (absinto, tansy, endro, malmequeres). Chegou o momento da ativação do mosquito da galha e do gorgulho, cujos danos afetam a colheita futura. A base da parte central é regada com uma suspensão de pó de tabaco e cinzas de madeira contra clorose, vidro e outras larvas que vivem no solo.
Vídeo: processamento de framboesa primavera
Tarefas de outono
Após a última colheita de bagas (isto diz respeito às variedades reparadoras), os matagais de framboesa podem ser processados com produtos químicos agressivos, como Fufanon, Actellik, Inta-Vir. Isso ajudará a lidar com carrapatos, besouro de framboesa, nemátodo, clorose, etc. O procedimento é realizado em setembro-outubro. Com o início do tempo frio, o solo nos corredores é desenterrado com a adição de cinzas de madeira (100 g por m 2) e regada com sulfato de cobre ou ferro (de acordo com as instruções).
Durante a escavação no outono, uso o "método da avó": adiciono cascas e cascas de cebola esmagadas ao solo - o cálcio e os produtos voláteis não interferem no desenvolvimento dos arbustos das bagas, pelo contrário, reforçam a imunidade da planta.
Repito esse procedimento na primavera, se possível no início da estação de cultivo - cavo junto com a rega com a adição de ácido bórico (3 g por balde de água). Depois de 7 a 10 dias, eu alimento framboesas com verbasco líquido e uréia diluída de acordo com as instruções. Parece-me que, independentemente do clima, os brotos crescem ativamente, as folhas florescem mais rapidamente e a fase de formação de brotos começa.
Calendário de processamento de framboesa para doenças e pragas
O processamento da framboesa começa quando os rins estão se preparando para abrir. A última pulverização é realizada após a poda de outono, antecipando as primeiras geadas.
Tabela: Calendário de tratamento preventivo para framboesa
Tempo de processamento | Trabalhe na framboesa |
Antes de brotar (Março - abril) | pulverização e tratamento de raízes de larvas e insetos hibernados (preparações químicas e contendo cobre - Khom, Fufanon, uréia e bioquímica - Fitoverm) |
Durante a floração (final de maio - início de junho) | tratamento de gorgulhos, mosquitos, carrapatos, doenças fúngicas (uréia, líquido de Bordeaux, amônia, mostarda, decocção de ervas, solução de ácido bórico) |
Após a floração (junho) | prevenção de pragas e podridão de brotos e frutas (uréia, Fitoverm, Bactofit, decocção de ervas, infusão de alho e tabaco, decocção de cascas de cebola, cinzas de madeira fervidas) |
Frutificação (julho - agosto) | pulverização com infusão de tansy, tabaco, mostarda e absinto de larvas de gorgulho e besouro de framboesa |
Após a queda das folhas (Setembro - outubro) | tratamento de doenças putrefativas e fúngicas, controle de inverno de larvas e pragas no tronco das árvores e casca de plantas (Fufanon, Fundazol, Actellik, cinzas, sulfato de ferro ou cobre) |
Como processar framboesas
Usando remédios populares ou bioquímica para pulverização preventiva de brotos e solo, siga as regras:
- o processamento é realizado em clima calmo e ensolarado (não quente e seco);
- recomendado:
- use um respirador e luvas;
- Siga as instruções e a receita.
Processamento de framboesa com sulfato de cobre
Sulfato de cobre O CuSO4 (sulfato de cobre) é usado no combate a doenças fúngicas e virais das framboesas: encaracolado, antracnose, septoria, manchas. Para as framboesas, geralmente é recomendado o uso de uma solução de 0,5 a 1,0% para o processamento de brotos e do solo ao seu redor. Para isso, dilua 50 g ou 100 g da substância por 10 litros de água à temperatura ambiente. Para um arbusto, existe 0,5-1 litro dessa solução para pulverização ou 1-1,5 litros - para regar sob a raiz.
Este medicamento é um profilático que não é uma panacéia para doenças de framboesa. Além disso, o sulfato de cobre é venenoso, portanto, durante a estação de crescimento, eles não são tratados - acumula-se nas bagas e a colheita após a pulverização torna-se comestível.
Processando framboesas com sulfato de ferro
O sulfato de ferro é o sulfato de ferro, cujo pó é usado para controlar pragas em framboesas (lesmas, larvas), provenientes de esporos de fungos, musgos e líquenes. Além disso, este medicamento é um catalisador na formação de clorofila. Nas framboesas, este é o primeiro inimigo da clorose e antracnose.
Na primavera, após aparar galhos secos e danificados, a planta é escavada e fertilizada com esterco de vaca ou fezes de frango com a adição de pó de sulfato de ferro - 100 g de substância por 10 kg de fertilizante.
Para se livrar de doenças fúngicas, dissolva 250 g de sulfato de ferro em 10 l de água à temperatura ambiente e pulverize as plantas (200-400 g por arbusto).
O processamento do outono é realizado após a queda das folhas. Para que os líquenes e o musgo não se incomodem nos canteiros, a parte inferior dos brotos (15 a 20 cm) é coberta com uma solução de vitríolo de ferro - 100-150 g por balde de 10 litros de água. Essa quantidade é suficiente para uma plantação inteira de framboesa.
Processamento de framboesas na primavera com água a ferver
Quando o fluxo de seiva ainda não começou, no final do inverno ou no início da primavera, os arbustos de framboesa são regados com água fervente - a maneira mais barata, mas demorada, de se livrar das larvas de pragas que invernam no solo com framboesas. A maneira mais fácil de lidar com a framboesa de reparo dessa maneira é cortá-la para o inverno, nivelada com o solo, para que seja necessária menos água quente e esforço para molhar.
Derrama-se cuidadosamente 10 litros de água a ferver usando um regador de jardim com um bico. Ao mesmo tempo, eles tentam levar água quente para o topo dos brotos e para o espaço radicular, para o solo ao redor do arbusto.
Pulverização de framboesas na primavera com uréia
A uréia (uréia - diamida carbônica) ajuda contra doenças (manchas, ferrugem, antracnose) e pragas que ainda estão no estágio de inverno (larvas de besouros de framboesa, borboletas de borboleta de vidro), de modo que o tratamento é realizado no início da primavera, antes que a planta cresça. Para fazer isso, pegue uma solução concentrada - 400-500 g de substância por 10 litros de água e faça a pulverização. Esta quantidade pode processar 10 acres de framboesas.
Além disso, a uréia satura as framboesas com nitrogênio, fortalece sua imunidade, preparando a planta para o crescimento ativo e a frutificação. Para a cobertura, é utilizada uma concentração de 50 g por 10 l de água. Arbustos de framboesa regados sob a raiz. Um concentrado líquido de esterco de vaca ou tintura de pó de tabaco pode ser adicionado à solução de uréia.
Tento realizar o tratamento com uréia duas vezes na primavera. Na primeira vez - antes que os botões se abram - eu processo a partir de pragas, regando o espaço basal ou pulverizando com uma vassoura - a solução entra nos brotos e no solo. Para fazer isso, diluo 500 g da substância em um barril de plástico de 20 litros (2-3 litros por arbusto de framboesa é suficiente). Na segunda vez, repito o procedimento após 10 a 14 dias. Agora, essa é uma rega abundante com cobertura complexa de nossa própria preparação: em um balde de 10 litros de água à temperatura ambiente, adiciono 5 g de ácido bórico, 3 litros de infusão de verbasco e 50-100 g de cinza de madeira. Misture tudo bem e regue-o debaixo da raiz (1 balde por 1 m2).
Processamento de framboesa Bordeaux líquido
Um remédio universal para a proteção abrangente das culturas de bagas contra doenças é o líquido de Bordeaux. A preparação contém sulfato de cobre e cal rápida em uma concentração de 1: 1, é um líquido azul. A ferramenta é eficaz para antracnose, oídio, vários tipos de manchas nas framboesas. Ao mesmo tempo, a droga é tóxica, portanto, agentes à base de cobre podem tratar plantas no início da primavera ou no final do outono.
Antes da brotação, os arbustos afetados podem ser tratados com uma solução a 3% de fluido Bordeaux (300 g da solução preparada por 10 litros de água) com a adição de uma solução a 2% de sal de potássio.
Para evitar a propagação de doenças infecciosas, é melhor tratar com o líquido de Bordeaux no outono - final de setembro - início de outubro. A solução final é filtrada e processada em clima seco e calmo.
O líquido de Bordeaux pode ser preparado de forma independente. Para fazer isso, compre separadamente cal hidratada (cotão) e sulfato de cobre. Para preparar, tome 100 gramas de vitríolo e 75 gramas de limão, dissolva cada substância separadamente em 10 litros de água. Em seguida, os líquidos são combinados, obtendo uma solução a 1% de líquido Bordeaux.
Uma solução caseira é cuidadosamente filtrada, caso contrário, a suspensão de cal obstrui rapidamente o pulverizador.
Tratamento de framboesa e mostarda
Para evitar o aparecimento de vermes nas bagas, a flor de framboesa é útil com uma solução de mostarda seca: 20 g de pó são adicionados a um balde de 10 litros de água, filtrados e os arbustos pulverizados abundantemente. Outra maneira de se livrar das larvas das framboesas que danificam as bagas é o refrigerante. Prepare uma solução de 50 g de carbonato de sódio e 50 g de sabão em pó em 10 l de água morna. A pulverização é tóxica, portanto, se necessário, pode ser repetida com um intervalo de 2-3 dias.
Como as larvas do besouro de framboesa hibernam no solo, é recomendável cavar cuidadosamente a terra ao redor dos brotos de framboesa com a adição de cinzas da madeira.
Medidas dramáticas - antes do aparecimento das gemas, elas são pulverizadas com Guapsin e Trichophyt - 5 ml por 10 l de água. Segundo especialistas, essas substâncias contêm bactérias benéficas e são absolutamente seguras para os seres humanos.
Tratamento de framboesa com amônia
A amônia está contida na amônia, que, após o processamento pelos micróbios do solo, se transforma em nitratos, necessários para o desenvolvimento da massa verde. Este é um fertilizante concentrado usado na primavera. Além disso, o medicamento é usado para tratar pragas e doenças de brotos de framboesa e folhagem.
Método da solução: 30-40 ml de farmácia de amônia 10% diluída em 10 litros de água à temperatura ambiente e regar as plantas de um regador com um aspersor. O produto acabado é usado na taxa de 2-3 litros por arbusto. O processamento é realizado no início da primavera.
Vídeo: como tratar framboesas com amônia
Tratamento de alcatrão de framboesa
Para proteger contra o gorgulho das framboesas e morangos, os arbustos são tratados com uma solução de alcatrão de bétula. Para isso, é preparada uma suspensão líquida: 60 a 100 g de alcatrão são tomados por 10 litros de água; as framboesas são derramadas com o líquido preparado no início da primavera. Cerca de 5-7 litros são gastos no processamento de uma planta. Este é um método absolutamente seguro de controle de pragas no inverno.
Remédios populares para o processamento de framboesas
As tinturas e soluções de tratamento preparadas de acordo com as receitas folclóricas devem ser na primavera, verão (antes da floração) e outono. Durante a formação do ovário, é possível o processamento com infusões de ervas; durante a frutificação, elas devem ser descartadas. Infusões e decocções têm um cheiro específico e podem ser amargas, o que pode afetar o sabor das frutas.
Várias maneiras de processar framboesas usando remédios populares:
- Um litro de soro de leite ou leite azedo com a adição de 10 a 15 gotas de uma solução farmacêutica de iodo é misturado e filtrado; a composição é utilizada para a pulverização de ferrugem e ferrugem tardias.
- Frascos de areia embebidos em cloramina ou querosene são colocados contra o vidro.
- Das doenças fúngicas, uma solução de 1 litro de água, 500 g de leite e 100 g de sal é preparada e usada como spray de um frasco de spray.
Muitos jardineiros usam agulhas como remédio para a podridão cinzenta. Ramos de pinheiro ou abeto, lixo conífero espalhado entre fileiras de framboesas ou plantio pulverizado com uma decocção de agulhas. Para fazer isso, 0,5 kg de substrato vegetal é derramado com 3 litros de água, fervido por 10 a 15 minutos e deixado por 2-3 horas. Durante esse período, o líquido esfria para cerca de 40 ° C - o caldo está pronto para o processamento. Ele é pulverizado sobre brotos de framboesa com um pincel largo ou uma vassoura caseira de grama seca. A pulverização com uma decocção do pulverizador não é recomendada, uma vez que a resina contida nas agulhas assenta em partes individuais do pulverizador e o desativa.
A melhor opção é cobrir o espaço basal dos canteiros com framboesas e lixo de coníferas. E também para esses fins costumam usar casca de cebola. As cebolas contêm pragas voláteis e repelentes.
A infusão de alho é usada para pulverização de pragas e doenças fúngicas. A solução também é usada no outono para regar o solo a partir de larvas de besouros de framboesa. Para preparar uma infusão de alho, corte os brotos de uma planta (meio balde de verduras por 5 litros de líquido) ou pique os dentes de alho (10-15 peças por 0,5 l de água). Massa verde ou alho esmagado é derramado com água fervente e deixado por um dia para se estabilizar. O líquido adquire um cheiro específico agudo, que repele pragas.
Esfregue em uma argamassa até uma pasta de 200 g de dentes de alho, coloque em uma jarra de 1 litro e despeje água morna no topo. O frasco com a tampa fechada é deixado em local escuro por 5 dias (a uma temperatura de +20 +25 ° C), agitando periodicamente o conteúdo. Em seguida, filtre a infusão, despeje-a em uma garrafa de vidro escuro, obstrua-a e coloque-a na geladeira. Com invasões de pulgões em framboesas, 100 ml de infusão são derramados em 5 l de água e a área afetada é umedecida com bastante solução com um pincel.
Uma decocção de tansy, yarrow, absinto e dente de leão é usada para combater carrapatos, pulgas e pulgões em framboesas. As ervas picantes são amargas e têm um odor pungente; isso repele as pragas. O caldo é recomendado para uso na fase de frutificação.
- Ramos secos de absinto (0,5 kg) são derramados com 3 litros de água fervente e insistidos por 12 horas. O processo de pulverização é realizado após a infusão ser filtrada. De acordo com a mesma receita preparar infusão de ervas tansy.
- O dente-de-leão é usado na forma de decocção e infusão de massa verde fresca: folhas, flores, caules.
- O primeiro método: são derramados cerca de 3 litros para que a água cubra os ingredientes triturados. Coloque em fogo brando e deixe ferver por meia hora. A solução é deixada esfriar, depois é filtrada e pulverizada com arbustos de bagas. Cinco litros de caldo são suficientes para processar 10 a 15 arbustos de framboesa.
- O segundo método: 1 - 1,5 kg de capim-leão recém-picado é insistido em um balde de água por dois dias. A infusão é drenada e irrigada com eles brotos de framboesa de um regador com um aspersor.
Os arbustos de framboesa são tratados com infusões de ervas imediatamente após a floração 3-4 vezes, com um intervalo de 5-7 dias.
Comentários
Este ano eu decidi pulverizar minhas framboesas com medicamentos não comprados. Mesmo assim, é química, embora útil, como eles dizem. Minha receita é essa. Assim que as framboesas começaram a se preparar para a floração, polvilhe com água com gás. Fazia um "banho" uma vez por semana. A água com gás é feita assim: ferva a água e despeje o bicarbonato de sódio comum: 2l - 1 colher de sopa. eu Arrefecer. Agrônomos experientes garantem que o refrigerante não afete o sabor ou a cor das frutas, mas os vermes não serão precisos. Bem, chegará a hora - vamos ver.
Svetlana Alekhina, Região de Tver//vsaduidoma.com/2015/05/05/chervyaki-v-maline-kak-borotsya/
Não se apresse em cortar framboesas. Haverá mais frutas se você derramar sobre um balde e depois alimentá-las com pasta verde, pasta ou de maneira simples - com urina. Três dias - antes da formação de espuma (fermentação), dilua 1 a 3 com água e meio balde no mato. Até 15 de agosto, as framboesas podem ser regadas - quantas vezes você regará, quantas vezes você coletará. Não é preciso ter medo de superalimentar com nitrogênio, pois não é adiado em bagas. Esta é uma característica das framboesas - uma composição bioquímica constante. Em maio, um Actellicus teve que ser mergulhado com uma mosca e um inseto de um regador, e com Topázio em abril de manchas violetas. E para filmar as sessões após 15 de setembro (após o corte) - Actellik. E em outubro - uréia (500 g por balde de água). E mais fezes, depois de congeladas, sob arbustos dobrados.
Karen//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=308&start=975
Quanto à pulverização com refrigerante, na minha opinião, a partir de remédios populares, a infusão de tabaco será mais eficaz, mas somente após a floração. Pulverizar framboesas durante a floração com pelo menos refrigerante, pelo menos outra coisa não faz muito sentido, pois o besouro de framboesa põe ovos não na flor, mas no ovário. Além disso, não está claro como é possível “repetir a pulverização a cada 5 dias durante a floração das framboesas” se o período total de floração das framboesas comuns (sem remontantes) durar apenas 5-7 dias. E as variedades reparadoras não precisam ser protegidas dessa praga.
Sergey Golovin, especialista em proteção de plantas de bagas, médico S.-kh. das ciências//www.aif.ru/dacha/ogorod/44892
As doenças e pragas maliciosas das framboesas desaparecerão se você não negligenciar as regras de plantio, destruir regularmente ervas daninhas, monitorar a umidade do solo para fazer fertilizantes orgânicos e minerais. Infelizmente, os vendedores de mudas não são conscientes, e as variedades de framboesa amplamente divulgadas às vezes são suscetíveis a doenças não menos que as antigas e comprovadas. Portanto, jardineiros experientes recomendam iniciar procedimentos preventivos no local no início da primavera. Medidas agrotécnicas que impedem a propagação de pragas e doenças de bagas que afetam as raízes e os brotos são eficazes quando o tempo de processamento é observado. São conhecidas dezenas de métodos que excluem o uso de produtos químicos e drogas perigosas. As framboesas não permanecerão em dívida e recompensarão generosamente bagas doces e perfumadas.