Plantação de groselha: como e quando é melhor fazer

Pin
Send
Share
Send

Talvez nem uma única horta esteja completa sem groselha. Esta baga perfumada e saudável é muito popular. Os arbustos de groselha são decorados com cachos de várias cores: branco, vermelho, rosa, preto. E que chá perfumado com folha de groselha! Para cultivar arbustos produtivos, você precisa plantá-los corretamente.

Seleção de mudas

O material de plantio é melhor comprado em viveiros, onde as plantas passam por controle rigoroso. Ao comprar mudas, você precisa inspecionar cuidadosamente as raízes. O maior deles, na quantidade de dois ou três, deve ser de cor amarelo-acastanhado e 15 a 20 cm de comprimento, além de raízes finas e claras, de seção branca.

Uma cor marrom suja é um sinal de uma doença do sistema radicular.

É necessário examinar o pedaço de terra, mesmo tirando-o da panela. Se for densamente trançado por raízes, este é um bom sinal.

O sistema radicular de uma muda saudável deve ser desenvolvido, fibroso, sem mofo

Não tome plantas com brotos verdes flexíveis - elas podem congelar no inverno. Uma sessão de qualidade é completamente marrom, com folhas e brotos sem manchas e sinais de murcha.

Ao comprar mudas no mercado, é preciso prestar atenção à forma e tamanho dos brotos: a presença de redondos e inchados indica a derrota da planta por um carrapato nos rins. Galhos doentes precisam ser cortados e queimados.

Tempo de plantio de groselha

Quando plantada no outono, a groselha se adapta bem e começa a crescer imediatamente na primavera. Nos subúrbios, setembro é considerado o melhor mês para o plantio; nas regiões sul, outubro. A planta enraíza-se bem em duas semanas. Para preservar a umidade e proteger as raízes do congelamento, triture o solo ao redor das mudas com materiais naturais:

  • folhagem;
  • composto;
  • estrume podre.

Na primavera, é difícil escolher um momento favorável, pois os brotos começam a florescer muito cedo na groselha e precisam ser plantados antes desse período. Nos subúrbios, o período ideal é o início de maio. Com um plantio posterior, as plantas não enraizarão bem e ficarão para trás no desenvolvimento.

É melhor navegar não pelas datas do calendário, mas pelo estado dos rins. Eles devem estar inchados, mas não abertos no momento do pouso.

Em regiões com invernos com neve, as groselhas são melhor plantadas na primavera.

Seleção de sites e recursos de destino

Como a maioria das plantas, as groselhas adoram áreas bem iluminadas. Na área sombreada, o arbusto crescerá, mas as hastes se esticarão e o rendimento cairá. Na sombra, a baga é mais afetada por doenças fúngicas.

Além da boa iluminação, as groselhas exigem alta umidade do solo. Solos argilosos com boa drenagem são ideais para isso.

As groselhas se desenvolvem bem em áreas ensolaradas com umidade suficiente.

Padrão de aterrissagem

A distância entre as mudas na linha deve ser de pelo menos 1 m, e entre as linhas deixar até 2 m. Este é um padrão de aterrissagem padrão. Da baga às árvores de fruto - pelo menos 2,5 m.

Ao escolher a densidade do posicionamento, é necessário considerar o tipo de coroa da variedade selecionada e outros fatores. Se os arbustos devem ser usados ​​por não mais de dois anos, você pode apertar o esquema de plantio, reduzindo a distância entre as plantas para 70 cm.

Preparação do solo e plantio de mudas

20-30 dias antes do plantio, prepare o solo. O local é limpo de ervas daninhas e escavado a uma profundidade de 22 a 25 cm com a adição de fertilizantes. Em 1 m2 contribuir:

  • 3-4 kg de húmus ou composto;
  • 100-150 g de superfosfato duplo;
  • 20-30 g de sulfato de potássio;
  • 0,3-0,5 kg de cal por m2 (se o solo for ácido).

O processo de pouso consiste no seguinte:

  1. Cavar um buraco ou vala com uma profundidade de 35-40 cm e uma largura de 50-60 cm, dobrando separadamente a camada superior do solo fértil.

    No processo de escavação de um poço de plantio, é necessário reservar a camada superior do solo fértil

  2. Faça uma mistura de nutrientes:
    • um balde de húmus;
    • 2 colheres de sopa. colheres de sopa de superfosfato;
    • 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sal de potássio ou 2 xícaras de cinza de madeira;
    • solo fértil.
  3. Encha o buraco 2/3, formando o solo com uma colina.
  4. Coloque uma muda no poço com um aprofundamento do colo da raiz de 5-7 cm e uma inclinação em um ângulo de 45 graus. Alguns rins devem permanecer no subsolo após o preenchimento.

    O pouso oblíquo estimula o aparecimento de raízes adicionais e brotos dos rins da parte enterrada do caule e do pescoço da raiz

  5. Cubra as mudas com terra, espalhando cuidadosamente as raízes em um monte de terra e derramando água.
  6. Para compactar o solo ao redor das mudas e mais uma vez, é bom derramar um balde de água.
  7. Cobrir o solo ao redor das mudas.
  8. Imediatamente após o plantio, é necessário cortar os brotos aéreos, deixando não mais que dois brotos em cada um, para que as mudas possam se enraizar bem e dar novos ramos produtivos. Como resultado, um poderoso arbusto saudável com muitos brotos jovens se desenvolve.

Vídeo: como escolher e plantar groselhas

Métodos de propagação de groselha

Com uma diminuição no rendimento dos plantios de bagas, eles devem ser atualizados. Existem várias maneiras de se reproduzir:

  • estacas;
  • estratificação;
  • dividindo o mato.

Estacas

Um método popular de propagação de passas de Corinto é o corte devido à possibilidade de obter uma grande quantidade de material de plantio.

Ao plantar primavera, você deve:

  1. Corte brotos anuais com um diâmetro de pelo menos um lápis comum (cerca de 5-6 mm).
  2. Corte da parte central das estacas com um comprimento de 15 a 20 cm, a uma distância de 1 cm dos rins superior e inferior. O corte superior é feito diretamente e o inferior na diagonal. A haste deve ter pelo menos 4-5 rins.
  3. Cavar um canteiro até 20 cm de profundidade.
  4. Para uniformizar a linha, coloque os pinos e puxe uma corda sobre eles.
  5. Cole as estacas em terra solta com uma inclinação de 45 graus após 15 cm, deixando 2 botões por cima e aprofundar o resto.

    Estacas de 15 a 20 cm de comprimento são plantadas em um ângulo de 45 graus, a uma distância de 15 cm uma da outra

  6. Coloque o agrofilme ao longo de uma fileira para reter calor e umidade, para impedir o crescimento de ervas daninhas.
  7. Plante a próxima linha a uma distância de 40 cm.
  8. Quando o solo aquecer bem, remova o filme.

Vídeo: plantio de groselhas na primavera com mudas

Ao colher estacas no outono, você precisa:

  1. Mergulhe-os na água com a extremidade inferior e incube por uma semana a uma temperatura de 20 graus. Troque a água duas vezes. Tais estacas podem ser plantadas imediatamente em campo aberto, elas enraizarão bem.
  2. Plante da mesma maneira que na primavera, em uma posição inclinada um pouco mais profunda, com um botão na superfície.
  3. Molhe bem o solo e aplique uma camada de até 5 cm. Como cobertura, use:
    • turfa;
    • húmus;
    • palha;
    • Você pode colocar um filme escuro ou transparente em vez de cobertura morta.

Mudas plantadas no outono produzirão raízes no início da primavera e começarão a crescer antes que os brotos se abram. As mudas recebidas em um ano devem ser transferidas para um local permanente.

Você pode plantar as mudas no outono em um recipiente com furos para o solo e drenagem (copos ou garrafas de plástico), colocar no parapeito da janela da casa e regar até a primavera. Flores e ovários devem ser removidos.

Vídeo: plantio de groselha com estacas no outono

Camadas

O método mais comum é a propagação por camadas horizontais.

  1. Eles dobram um galho de dois anos no chão, afrouxam e regam e o prendem com arame.
  2. Após o surgimento de brotos neste local, eles adormecem com o solo duas vezes:
    1. Com altura de tiro 10-12 cm.
    2. 2-3 semanas depois disso.
  3. Quando as camadas estão completamente enraizadas, elas são desenterradas e plantadas.

Quando as groselhas são propagadas por camadas horizontais, a parte aérea é colocada em uma ranhura, presa ao solo e coberta com solo

Para camadas verticais, são utilizados arbustos jovens.

  1. A maioria dos galhos é cortada quase no chão, o que estimula o crescimento de brotos dos brotos inferiores.
  2. A uma altura de novas hastes de 20 cm ou mais, elas são pulverizadas até a metade com terra úmida, após afrouxamento preliminar do solo ao redor do arbusto.
  3. No outono, os brotos com raízes são cortados e plantados separadamente.

Quando as groselhas são propagadas por camadas verticais, os galhos são cortados para obter novos rebentos

Dividindo o mato

A reprodução das groselhas pela divisão do mato é realizada no outono após a queda das folhas (em outubro - novembro) ou no início da primavera, antes da abertura dos brotos (em março).

  1. Cavar a planta cuidadosamente fora do chão. Para preservar as raízes o máximo possível, é necessário cavar a uma distância de 40 cm do centro do arbusto.
  2. Liberte as raízes do solo.
  3. Tesouras de podar ou serras dividem a bucha em várias partes iguais, de preferência não mais que três.
  4. Antes de plantar, remova brotos velhos, quebrados, doentes e com pouco desenvolvimento. Para uma melhor sobrevivência das plantas, coloque-as por um dia na água com a adição de estimulantes do crescimento.
  5. Plante da mesma maneira que as mudas.

A divisão dos arbustos pode ser usada ao mover a plantação para um novo local.

Este método de reprodução não é o melhor, apesar de sua leveza e velocidade. Em uma planta antiga, acumulam-se doenças e pragas que podem se desenvolver em um arbusto transplantado.

Vídeo: reprodução de groselhas dividindo o mato

Mudar para um novo local

Os arbustos adultos com idade inferior a 10 anos podem ser movidos para outro local mais conveniente ou para outro local. Um transplante de um arbusto adulto é realizado no outono, após o final da frutificação. Neste momento, ele não precisa ser regado, como na primavera, criará melhor raiz.

É necessário esperar até que o fluxo de seiva termine para que o arbusto não comece a crescer imediatamente e não congele no inverno, ou seja, duas semanas antes das geadas. Na faixa do meio, é setembro - outubro, nas regiões sul - outubro - início de novembro.

O buraco é preparado com antecedência: eles colocam drenagem, húmus, fertilizantes minerais. Seu tamanho depende do sistema radicular da planta transplantada, geralmente um buraco de 70x70x70 cm é suficiente.

  1. Prepare a planta para o transplante: limpo a partir de galhos secos e velhos, corte os caules jovens ao meio.
  2. Cavar um arbusto de todos os lados a uma distância de 40 cm do centro, para não danificar as raízes, depois remover junto com um pedaço de terra.
  3. Inspecione as raízes, remova as danificadas e as larvas de pragas, se houver.
  4. Coloque o arbusto "na lama". Para fazer isso, despeje água no buraco preparado até formar uma mistura líquida do solo e coloque a planta nele.
  5. Cubra com terra seca e regue abundantemente.

As groselhas são muito tenazes, criam raízes em qualquer solo, nem mesmo fertilizadas.

Vídeo: transplante de groselha (parte 1)

Vídeo: transplante de groselha (parte 2)

O atendimento pós-transplante consiste nas seguintes ações:

  1. As groselhas precisam de rega abundante por 1-2 semanas, mas não mais do que três, para que as raízes não apodreçam e as doenças fúngicas não apareçam.
  2. Ao replantar plantas jovens, é necessário interromper a cor primeiro, para que a planta se enraíze e se desenvolva bem, e não desperdice força ao dar frutos.
  3. Se houver uma ameaça de geada, o arbusto precisa ser coberto.

Como você pode ver, não é difícil cultivar groselhas. Para começar, você pode fazer um broto com uma raiz de um vizinho e plantar um arbusto. Em dois anos, já crescerá bem e produzirá uma colheita. O principal é começar!

Pin
Send
Share
Send