O alho não é uma cultura caprichosa e temperamental. Entre jardineiros e jardineiros, existe até a opinião de que ela pode crescer de forma completamente independente, sem nenhum cuidado adicional - basta enfiar os dentes no chão a tempo. Cresça, crescerá, mas é improvável que a colheita agrade. Para que as cabeças de alho sejam grandes e saborosas, é necessário fornecer à planta uma nutrição adequada. Ao mesmo tempo, a cobertura deve ser feita corretamente, com a observação exata de todas as dosagens e com consideração obrigatória para a compatibilidade dos fertilizantes aplicados.
As regras básicas para alimentar o alho
O alho passa por vários estágios sucessivos de crescimento e desenvolvimento durante a estação de crescimento. Em cada um deles, desde os primeiros dias após o plantio e terminando com a formação completa das cabeças, ele precisa de certos nutrientes e microelementos. Com base nessas necessidades, são formadas as regras de fertilização da cultura, bem como a seleção de tipos específicos de fertilizantes que devem ser aplicados no momento certo e na quantidade necessária. É dada particular importância ao molho de primavera, pois é durante esse período que a fundação é lançada para a obtenção de uma futura colheita abundante.
Também foi notado por nossas avós que um bom molho de alho e cebola com vários produtos orgânicos contribui para a formação de cabeças grandes e fortes.
Número de molhos
De acordo com o método de plantio, o alho é dividido em duas variedades:
- inverno - plantado no final do outono antes do inverno e começa a crescer com a primeira luz do sol, amadurece cedo e não é armazenado por muito tempo;
- primavera - o material de plantio é incorporado no solo na primavera, quando já está quente o suficiente, a colheita é colhida mais tarde e é perfeitamente armazenada durante o inverno.
Independentemente do tipo e época do amadurecimento, você precisa fertilizar todo o alho. As variedades de inverno devem ser alimentadas pela primeira vez no outono, para que sejam plantadas em um jardim preparado e bem fertilizado. Mas esse procedimento não substitui a necessidade de nutrir a cultura na primavera, quando ela precisa especialmente de força para o crescimento ativo após um longo inverno.
O molho de primavera do alho de inverno é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Cerca de 7 a 10 dias após a neve derreter. As primeiras mudas já estão aparecendo e a planta precisa de nutrição para o desenvolvimento do sistema radicular. Para isso, são utilizadas substâncias contendo nitrogênio. Na maioria das vezes, esse período ocorre no final de março ou no início de abril. As datas exatas são determinadas pelas condições climáticas locais.
- Cerca de 15 a 20 dias depois, quando o vegetal está acumulando ativamente massa verde, é alimentado com fertilizantes minerais, que são usados em várias formulações complexas. O procedimento deve ser realizado até a segunda ou terceira década de maio.
- O último curativo é necessário para a cultura durante a formação e crescimento dos bulbos, quando a pena já é grande e densa. É imperativo fazer isso a tempo. A aplicação de fertilizante muito cedo provocará um aumento no crescimento dos topos, o curativo tardio não trará nenhum benefício. Não é recomendado o uso de nitrogênio, pois seu excesso inibirá a formação de cabeças e causará maior desenvolvimento da folhagem. É melhor usar fertilizantes minerais (superfosfato). As setas da flor que apareceram devem ser removidas anteriormente. O prazo final para este evento é até meados de junho.
Todos os residentes de verão sabem que você precisa quebrar as flechas de alho, caso contrário, as cabeças serão pequenas. O autor deste artigo, por anos de ignorância, jogou caules verdes irregulares no composto. Mas isso nunca deve ser feito. Atiradores de alho são um excelente tempero para carne e frango, podem ser adicionados na hora a várias saladas verdes. Este tempero aromático e picante é perfeitamente armazenado congelado. Se você não pode usar todos os vegetais de uma só vez, pode fazer os preparativos para o inverno.
Os suplementos de alho da primavera são um pouco diferentes em termos de tempo, pois são plantados no solo muito mais tarde e, consequentemente, começam a crescer mais lentamente.
O primeiro passo para obter uma boa colheita é a preparação adequada do local para o plantio. Cerca de um mês antes da data prevista, várias matérias orgânicas (verbasco, húmus etc.) são trazidas ao solo.
No futuro, o alho de verão é fertilizado da seguinte forma:
- Após o aparecimento das primeiras 3-4 penas em plantas jovens, quando atingem 5-7 cm de altura, é realizado o primeiro curativo de primavera. Use os mesmos compostos que para a cultura de inverno.
- Após cerca de duas semanas, as plantações de alho são fertilizadas uma segunda vez.
- Quando a folhagem finalmente cresce e a cebola começa a endurecer, a safra é alimentada pela terceira vez com a ajuda de complexos minerais. Esse procedimento geralmente ocorre no final de junho ou no início de julho.
Vivendo em condições siberianas severas, nunca guardamos alho de inverno. Não houve caso de que algo aconteceu com ele. Assim que a neve derrete, seus brotos verdes e perfumados aparecem imediatamente. Ainda não existe uma única folha de grama verde no jardim, mas já está crescendo. Um ano, por alguns motivos familiares, eles esqueceram de plantá-lo a tempo e os dentes já estavam sendo enterrados literalmente no chão congelado. Apesar de tudo, ele passou o inverno com sucesso e deu uma colheita. A única coisa é que as cebolas não eram muito grandes.
Vídeo: o primeiro molho da primavera com alho de inverno
Molho foliar
Além dos curativos usuais, é extremamente útil pulverizar fertilizantes com a massa verde aérea do vegetal. Esse evento é realizado nos casos em que é urgente trazer certos nutrientes ou microelementos para a planta. O curativo foliar nas folhas é extremamente eficaz, pois a cultura neste caso é capaz de absorver os componentes introduzidos muito rapidamente.
Para isso, as mesmas composições são usadas como para o método convencional. Mas, para evitar queimaduras nas folhas, a concentração da solução de trabalho deve ser muito menor. O procedimento é realizado no início da manhã antes do nascer do sol ou à noite após o pôr do sol. É permitido processar plantas em um dia nublado, mas não chuvoso. Geralmente suficiente 2-3 vezes durante o período vegetativo. A cultura responde melhor a esses cuidados durante o período de desenvolvimento mais ativo.
A cobertura foliar não substitui de forma alguma o método tradicional, mas apenas o complementa. Portanto, não vale a pena recusar a irrigação do alho com fertilizantes sob a raiz; caso contrário, você não pode esperar por uma boa colheita.
O que usar para o molho de alho na primavera
A fertilização do alho não requer o uso de produtos especializados. A cultura atenderá aos compostos minerais e orgânicos tradicionais. Eles podem ser usados em combinação e separadamente. O tempo para a realização de tais procedimentos deve ser escolhido com cuidado, porque a cultura não gosta de umidade excessiva e pode apodrecer por excesso de umidade. Recomenda-se combinar a rega das plantações de alho com a cobertura. Os fertilizantes são aplicados de acordo com o esquema, alternando complexos minerais e orgânicos.
Depois que a solução nutritiva é absorvida no solo, os corredores devem ser afrouxados.
Adubo mineral
Ao cultivar culturas de cebola, fertilizantes minerais simples e complexos são usados. Nas lojas, você pode encontrar formulações complexas que contêm vários componentes. O uso de tais substâncias é mais justificado no método industrial de cultivo de alho em áreas com grande área. Mas os residentes de verão também usam minerais quando não há como usar fertilização orgânica.
No início da estação de crescimento, quando as folhas crescem ativamente, o alho precisa de nitrogênio. A uréia (uréia) ou o nitrato de amônio (nitrato de amônio) são utilizados como fertilizantes altamente concentrados que contêm nitrogênio.
Os minerais são diluídos com água nas seguintes proporções:
- carbamida - 10-12 g, água - 10 l;
- nitrato de amônio - 8-10 g, uréia - 6-7 g, água - 10 l;
- nitrato de amônio - 18-20 g, água -10 l.
Você pode usar qualquer uma das soluções. O consumo aproximado da equipe de trabalho é de 1 balde por 5 m2 desembarques. Deve-se lembrar que o nitrato de amônio deve ser manuseado com cautela, pois essa substância é muito quente sob a luz solar. Pode ocorrer incêndio se o nitrato de amônio diluído entrar em pó, turfa ou palha seca.
Durante a formação e envelhecimento das cabeças, o alho precisa de elementos como potássio e fósforo. Para alimentação secundária, fertilizantes complexos são tomados: nitroammofoskos, nitrofoskos ou sal de potássio. Eles são criados da seguinte forma:
- sal de potássio - 18-20 g, 10 l de água;
- nitrofoska - 30-35 g, 10 l de água;
- nitroammofosk - 60 g, 10 l de água (consumo - 10 l por 2 m2).
Em estágios subsequentes, recomenda-se o uso de fertilizantes fosfóricos simples (superfosfato, superfosfato duplo, etc.). os grânulos são dissolvidos em água na seguinte proporção:
- superfosfato - 30-35 g, água - 10 l;
- superfosfato duplo - 30-35 g, sulfato de potássio - 40-45 g, água - 10 l (vazão - 4-5 l por 1 m2).
Outras preparações complexas também comprovaram sua eficácia:
- Kemira Wagon;
- Fatorial;
- Hera
- Agricola
- Fertika et al.
Todos os fertilizantes devem ser aplicados estritamente de acordo com as instruções anexadas à embalagem.
Não se empolgue demais com a cobertura, pois o excesso de fertilizantes também é prejudicial e não afeta o desenvolvimento e o crescimento dos bulbos de alho de maneira positiva. Sempre considere a qualidade do solo em que a colheita cresce. Solos empobrecidos e pobres devem ser suplementados com compostos minerais ao longo da estação de crescimento. Os minerais devem ser adicionados ao solo rico e solto apenas durante o crescimento ativo das plantas.
Recomenda-se que os cultivadores de vegetais experientes prestem atenção à aparência e condição do vegetal. Folhagem pálida e amarelecimento das pontas das penas podem indicar uma deficiência de oligoelementos. Mas esse fenômeno também pode ser causado por infecções bacterianas ou ataques de pragas de insetos.
Em nosso site, a terra é bastante solta e oleosa. Tentamos não usar compostos minerais químicos sem necessidade urgente e geralmente nos damos bem com orgânicos naturais. Cavamos a cama sob o alho e a cebola com a adição de um bom húmus e depois cobrimos os brotos emergidos com turfa, húmus ou até mesmo com a grama recém cortada. O gramado deve ser cortado frequentemente, às vezes duas vezes por semana, para que a grama seja sempre abundante. Sob os raios do sol na cama, seca muito rapidamente e depois de alguns dias se transforma em poeira.
Vídeo: molho de alho com fertilizantes inorgânicos na primavera
Fertilizantes orgânicos
Fertilizantes orgânicos naturais são amplamente utilizados por jardineiros e jardineiros para alimentar o alho. Acredita-se que essas substâncias sejam seguras para a saúde humana, porque, como resultado de seu uso na polpa da fruta, não acumula um grande número de nitratos perigosos. Orgânico particularmente ativo é usado por residentes rurais e rurais, que têm acesso constante a ele. Os curativos orgânicos mais populares são:
- Verbasco
- fezes de frango;
- madeira cinza;
- sal comum;
- levedura
- amônia.
Verbasco
O esterco de vaca, ou verbasco, tem um alto teor de nitrogênio, o que é especialmente necessário para as plantas em um estágio inicial de desenvolvimento. Mas o estrume fresco não pode ser usado, pois pode queimar brotos. Ele deve receber um bom fermento.
A tecnologia para preparar a solução de trabalho é a seguinte:
- o estrume fresco é colocado em um tanque e derramado com água na proporção de 1: 5;
- o recipiente está bem fechado com uma tampa ou coberto com uma película plástica e enfaixado com uma corda;
- deixe para fermentação por pelo menos duas semanas;
- a composição fermentada é diluída com água na proporção de 1:10 e molhada os canteiros com alho (balde de 1 m2).
Não permita que a solução de trabalho entre nas folhas, a rega deve ser feita o mais cuidadosamente possível.
Excremento de frango
Para evitar queimaduras nas folhas das plantas, não são usados excrementos de frango frescos. Recomenda-se misturar com turfa ou composto e adicionar durante a escavação do local no outono (a quantidade não deve exceder 50 g por 1 m2). A serapilheira é rica em nitrogênio, potássio e fósforo, aumenta a resistência das plantas a várias doenças, estimula seu crescimento e também restaura a acidez e a microflora do solo.
Para o molho da primavera, é usada uma infusão recém-diluída de fertilizante de frango. Despeje 1 kg de fezes em um recipiente separado e despeje 15 litros de água. Após uma mistura completa com esta composição, os leitos de alho são regados a uma taxa de 10 l por 5 m2.
No final do procedimento, é necessário lavar a solução com folhas das folhas com água, caso contrário, podem permanecer vestígios de queimaduras.
Cinzas de madeira
As cinzas contêm um número muito grande de substâncias úteis e oligoelementos que as plantas precisam para o desenvolvimento e crescimento normais: potássio, fósforo, cobalto, cobre, manganês, boro, molibdênio, etc. O alho não cresce bem em solos com alta acidez e as cinzas da madeira podem baixá-lo.
Os fertilizantes de cinzas podem ser aplicados de várias maneiras:
- Molho de raiz líquido. Em 1 balde de água, despeje 1 xícara de cinza de madeira peneirada, misture bem e depois regue o plantio;
- Pulverização foliar. 0,3 kg de cinza são vertidos em 1 litro de água, fervidos por meia hora e depois filtrados. A solução é diluída com água, elevando o volume para 10 litros. Para melhor aderência, um pouco de sabão em pó ralado (50 g) é diluído na composição e as plantas são pulverizadas.
- Na forma seca. Entre as fileiras de alho, faça sulcos rasos nos quais as cinzas são despejadas. Depois polvilhado com terra.
- Pó. Os arbustos são polvilhados com cinzas trituradas e peneiradas para repelir pragas.
A cinza tem propriedades alcalinas, portanto não deve ser adicionada ao solo com uma reação alcalina aumentada. Não pode ser aplicado simultaneamente com fertilizantes contendo nitrogênio, pois ocorre uma reação química (neutralização).
Sal
Todos se lembram do curso de química da escola que o cloreto de sódio (cloreto de sódio) contém sódio e cloro. Esses elementos com moderação também são benéficos para as culturas de cebola. Em um balde de água, despeje 3 colheres de sopa. eu sal, depois misturado e derramado sob as plantas, 1 m2 2,5-3 litros de solução salina são suficientes. O cloreto de sódio não é apenas um bom curativo, mas também um meio de combater o caçador secreto, os pulgões e as moscas da cebola.Uma solução aquosa eficaz de sal também é com amarelecimento e secagem das pontas das penas de alho.
Levedura
Um pacote pequeno (100 g) de fermento cru é diluído em um balde de água levemente morna, insistido por um dia e depois filtrado através da gaze. A solução resultante é o plantio de alho regado à taxa de 10 litros por 3 m2. Alguns residentes de verão usam uma composição mais complexa:
- levedura (seca ou úmida) - 10 g;
- açúcar granulado - 5-6 colheres de sopa. l.;
- cinza de madeira - 500 g;
- ninhada de frango - 500 g.
A composição é deixada perambular por 2-3 horas, depois é criada na proporção de 1:10 e rega as camas. O fermento compensa a deficiência de nitrogênio e estimula a formação de raízes.
Amoníaco
A amônia contém nitrogênio, necessário para o crescimento da massa verde. É usado como cobertura foliar. Para fazer isso, adicione 25 ml de álcool a 10 litros de água e, em seguida, borrifos de alho com a solução. A amônia é usada para controlar algumas pragas de insetos (verme, pulgão, mosca da cebola, etc.). Para que a composição permaneça mais tempo nas folhas, é criada uma barra de sabão comum para roupas finamente ralado. É melhor tomar água quente, para que o sabão se dissolva mais rapidamente. Os desembarques são tratados aproximadamente uma vez por semana.
Vídeo: como alimentar o alho na primavera
Um vegetal picante certamente agradará uma boa colheita, sujeito a todas as regras simples para cuidar dessa colheita. O curativo no topo da primavera é uma parte indispensável da tecnologia agrícola, pois é durante esse período que a planta acumula todas as substâncias necessárias para a postura de cabeças grandes. A aplicação oportuna e competente de fertilizantes permitirá que você cultive com sucesso uma cultura, mesmo nos solos não mais férteis.