O collant é uma planta perene, caracterizada por grandes flores brilhantes de forma esférica. Pertence à família Ranunculaceae. Dependendo do tipo de acessório, ele pode atingir uma altura de 50 a 100 cm, é despretensioso e cresce facilmente em todo o perímetro. Devido à sua predisposição para áreas escuras e alta umidade, costuma servir de decoração para lagoas e riachos de jardins.
Distribuição na natureza e características do cultivo como planta de colheita
Também conhecida como kupavka, rosa siberiana, fritura e trollius. As lendas escandinavas dizem que essa planta, por causa de sua beleza, era popular entre os fabulosos habitantes da floresta - trolls. Os eslavos não o amavam menos e o chamavam de "kupavka" devido ao fato de que isso ocorre com mais frequência perto de lagoas e rios.
Há uma lenda que a planta apareceu graças a
Europeu ou asiático? Diferenças na foto
O collant é encontrado em reservatórios, na orla das florestas, em prados e clareiras da floresta. Na natureza, existem mais de 20 de suas variedades, mas apenas algumas delas são usadas como plantas de jardim. Os mais comuns são europeus e asiáticos. Eles podem ser distinguidos pela cor das flores e pelo grau de divulgação das sépalas. O europeu tem flores amarelas limão, enquanto o asiático tem flores duplas alaranjadas. Sépalas das espécies asiáticas são mais abertas.
O halo de distribuição de plantas abrange a Ásia Central, Europa Oriental, os Urais Polares e a Sibéria Ocidental. Assim, adapta-se facilmente a praticamente qualquer clima e sobrevive constantemente aos invernos frios.
No território de uma casa de campo suburbana ou de verão, ela pode ser localizada perto de um reservatório artificial, em uma colina alpina, no canteiro de flores ou no jardim de rosas (como um de seus nomes alternativos é "rosa da Sibéria").
O período de floração cai no final de maio. Dura de 1 a 2 meses.
Variedades populares para jardins russos
As seguintes variedades são consideradas as mais atraentes para os jardins russos:
- Globo laranja - difere em grandes flores alaranjadas saturadas com sépalas compactas.
- Princesa laranja - tem flores grandes de cor laranja escura. Em altura atinge até 60 cm.
- Globo de Fogo - caracterizado por grandes flores com sépalas vermelho-alaranjadas e nectários alaranjados.
- Alabastro - difere em grandes flores creme claras com sépalas abertas.
- Elista de Todos - é uma planta de pequena estatura. Possui pequenas flores com sépalas amarelas escuras e nectários dourados.
Maneiras de plantar um collant
O collant pode ser cultivado a partir de:
- mudas;
- semente;
- a planta mãe por sua divisão vegetativa.
Cultivo de mudas
Para o crescimento é necessário:
- Escolha um local adequado. Deve ser iluminado por luz difusa. Nesse caso, evite luz solar direta.. Um terreno à sombra de uma casa, árvore ou planta ornamental alta, de preferência perto de um lago, é mais adequado para esses fins.
- Plante no chão. O plantio de mudas é estritamente em solo úmido, pois morre em solo seco. Vale ressaltar que o maiô também não está adaptado a áreas úmidas e úmidas. O plantio de mudas deve ser feito no início de agosto, para que a planta tenha tempo de crescer mais forte antes do início do tempo frio, à noite ou em um dia nublado. A temperatura ideal é 20-25 ° C. A distância entre as cópias deve ser de 50 cm.
- Aprofundar o pescoço da raiz em 2 cm Para otimizar o processo de enraizamento, é necessário aparar as folhas.
Cultivo de sementes em campo aberto
Para cultivar um collant a partir de sementes:
- Pegue as sementes. Eles amadurecem no outono.
- Semeie-as em campo aberto em novembro para garantir a estratificação a longo prazo das sementes. A semeadura deve ser feita em solo solto e respirável. Para fazer isso, você pode misturar 2 partes de turfa e terra e 1 parte de areia.
- Regue abundantemente as mudas emergidas e proteja do superaquecimento sob luz solar direta.
- Após o aparecimento de folhas crescidas, os brotos devem ser plantados em terreno aberto a uma distância de 10 cm um do outro.
- Depois de um ano, transplantou as plantas para um local permanente. Replantar apenas uma vez a cada 10 anos.
Divisão e transplante da planta mãe
Um maiô adulto pode ser propagado vegetativamente. Para fazer isso, você deve:
- No início do outono, cave uma planta.
- Divida-o em divisões com raízes e brotos;
- Plante-os a uma distância de pelo menos 50 cm um do outro.
Você pode propagar o maiô na primavera, mas isso deve ser feito antes da floração.
Os mais preguiçosos podem usar o método de estacas.
Cuidados com o jardim
Para uma planta agradar com suas muitas flores, é necessário seguir as regras para cuidar dela e lidar com doenças infreqüentes com o tempo.
Como cuidar durante o crescimento e a floração
O collant precisa de rega abundante. No entanto, é necessário garantir que a água não fique estagnada, pois isso levará à deterioração da planta. A água deve ser protegida e aquecida pelo sol. Para fazer isso, você pode instalar um tanque para coletar água da chuva em um local ensolarado.
Devido à sua despretensão, a planta não precisa de uma grande quantidade de fertilizante. Eles devem ser aplicados somente antes do período de floração ou para sustentar sua saúde, se estiver enfraquecida. Fertilizantes orgânicos complexos, húmus e turfa são usados.
Como cobertura, são utilizadas soluções de complexos nutricionais de Nitrofoska e Agricola, além de uréia. Para preparar a solução, uma colher de chá da substância é dissolvida em um balde de água.
Preparações de inverno
Devido à sua alta resistência ao clima frio, a planta não precisa de abrigo. No outono após a morte das folhas, deve ser cortada, deixando apenas pecíolos curtos com 2-3 cm de comprimento.
Problemas e sua solução
Uma característica distintiva do collant é sua alta imunidade a doenças. Também não é exposto a pragas devido à sua toxicidade. O principal problema da planta é o fungo. Para evitá-lo, é necessário observar o regime de irrigação e cortar os brotos secos em tempo hábil. Se aparecer, remova e queime imediatamente as partes danificadas da casa de banho, trate a planta e seu solo com uma solução fungicida, equilibre a rega e fertilize adicionalmente para aumentar sua imunidade.
Resumo do cultivo de flores (vídeo)
O collant é conhecido por sua beleza. Além disso, graças à sua despretensão, pode decorar o jardim, mesmo na Sibéria Ocidental. No entanto, ele precisa de solo úmido e proteção contra luz solar direta. Portanto, é melhor plantá-lo perto de um lago.