Mesmo que o jardineiro tenha um pequeno jardim, ele encontrará um lugar para belas criações - flores. Na natureza, existem plantas perenes para as quais um espaço enorme é simplesmente desnecessário.
Hortênsia de panícula
Este arbusto é muito despretensioso em cuidados, portanto, adequado mesmo para iniciantes. No entanto, sem os devidos cuidados, a planta não dará o resultado desejado. As hortênsias precisam de rega, o solo deve estar sempre úmido, geralmente precisa de poda antes de se preparar para o inverno, e também é necessário fazer o acabamento.
A hortênsia nem chega a um metro e meio de altura, mas suas flores estarão localizadas em todos os galhos, o que causará admiração por parte do proprietário. As próprias flores em inflorescência formam uma bola com diâmetro de 25 a 30 cm.
Eles têm uma cor diferente: do branco ao rosa e limão, às vezes você pode encontrar flores coloridas em uma inflorescência. Hortênsia parece ótimo no canto do jardim ao lado de coníferas, samambaias e algumas outras plantas.
Abeto anão
Para um pequeno jardim, o abeto anão é uma ótima opção. Atinge 1-2,5 metros de altura, quando, como as árvores comuns, crescem pelo menos 4-5 metros. Dependendo da variedade e da ideia do designer, essas plantas têm uma forma diferente: da aparência usual à aparência de travesseiro.
O abeto anão, como qualquer árvore, precisa de cuidados. Ela adora o sol, mas também pode crescer em sombra parcial; precisa de umidade no solo e no ar; primeiro, ela precisa ser protegida do gelo.
Além disso, o jardineiro deve beliscar novas mudas, se não quiser que o abeto cresça. No projeto paisagístico, as composições de pedras e abetos anões parecem elegantes e bonitas.
Daylily
Esta planta perene pode crescer no mesmo lugar por 10 anos. A duração da floração chega a 5 semanas. Todos os dias, 2-3 flores são formadas em um pedúnculo, que cai à noite. No entanto, no dia seguinte, novos botões se formam em seu lugar. A cor pode ser diferente: do branco ao amarelo, laranja, vermelho e roxo.
A altura da planta varia de 45 cm a 1,25 metros. É melhor plantar daylilies em uma área ensolarada ou ligeiramente sombreada.
Esta planta requer rega abundante e solo levemente ácido ou neutro. Os daylilies são frequentemente plantados ao longo de caminhos, próximos a uma parede contrastante, perto de um lago. Às vezes você pode ver que esta planta é decorada com slides alpinos.
Mocker
Especialistas aconselham a cultivar variedades de baixo crescimento desta planta em pequenas áreas. Chubushnik pode crescer tanto em um esplêndido isolamento, como em conjunto com arbustos de lilás, hortênsia, spirea e outros. Nos dois casos, a composição do jardim será vantajosa.
Chubushnik é uma planta despretensiosa - pode crescer tanto ao sol quanto à sombra parcial, é resistente ao gelo. No entanto, se ele não receber umidade suficiente ou houver muito, ele começará a desaparecer e morrer rapidamente. Também é necessário desbaste - se não for feito, com o tempo o arbusto crescerá e perderá sua beleza.
Lilás anão
Esta pequena planta perene pode ser colocada em qualquer área pequena - o lilás atinge uma altura de 1,5 a 2 metros. É lembrado por toda a sua beleza e flores perfumadas.
Nos primeiros anos, a planta deve fornecer os devidos cuidados - rega abundante, cobertura, cultivo. O processo de floração começa aos 3-7 anos de desenvolvimento dos lilases. O jardineiro só precisará cortá-lo neste momento, caso contrário, ele crescerá muito.
Eles adoram usar esse arbusto no projeto paisagístico - ele parece atraente tanto na solidão, formando um hedge e cercado por coníferas atrofiadas.
Uva selvagem
Partenocissus é outro nome para esta planta. Geralmente é usado para fins de projeto - é ideal para mascarar superfícies verticais contínuas ou para decorar arcos, mandris, pontes.
Suas folhas de várias formas e cores permitem criar uma beleza inesquecível no site. No primeiro ano de vida da uva, ela deve ser cuidadosamente monitorada - para fornecer rega abundante, adicionar fertilizante ao poço (antes do plantio).
Se o primeiro ano for bom, as uvas silvestres crescerão por conta própria - pode ser mesmo na sombra, mesmo no sol, tolerar invernos frios, e também é despretensioso para a composição do solo. O jardineiro só precisará cortá-lo, se necessário, e formar a aparência desejada.
Pervinca
A pervinca é uma cultura tolerante à sombra. Floresce na primavera e cobre todo o solo, cria raízes, mal toca o chão. Precisa de umidade, especialmente na primavera, quando o processo de floração ativo começa.
O jardineiro deve cortar a planta a tempo, caso contrário, ela crescerá para que ela desloque todos os vizinhos. No jardim, ele criará um animado tapete verde com flores de cores diferentes: do branco ao azul, rosa e roxo.
Muitas vezes, samambaias, viols ou miosótis são plantados ao lado dele, decorados com colinas alpinas, caminhos, canteiros de flores, bordas.
Goryanka
Esta flor tem propriedades curativas e é capaz de decorar o jardim. No entanto, a amargura na Rússia é extremamente rara na Rússia. Esta planta cobre o solo e, como uma pervinca, cria um belo tapete decorativo, atingindo uma altura de 15 a 75 cm.
Em maio, o goryanka começa a florescer. No tapete verde com veias vermelhas, pequenos brotos de cores diferentes aparecem: rosa e amarelo. Goryanka é pouco exigente em cuidados - precisa ser regada e alimentada, mas, caso contrário, pode crescer tanto na sombra quanto no sol, o calor do verão não a prejudica, a planta também sofre geadas. Na maioria das vezes, o goryanka decora lagos, encostas e arbustos grandes.
Para essas plantas perenes, há um lugar mesmo no menor jardim. E se você cuidar deles e escolher o lugar certo, as plantas perenes o deliciarão por muito tempo.