Dicentra - um colar de corações multicoloridos

Pin
Send
Share
Send

Dicenter é uma planta gramada da família das papoulas. Foi descoberto pela primeira vez no leste da Ásia (Japão), de onde veio desde o início do século XIX. uma beleza suave com cores incomuns se espalhou por toda a Europa e ganhou uma popularidade extraordinária. Os botões de dicentra lembram um coração partido abaixo. Um núcleo parecido com uma gota aparece nele. Por causa dessa estrutura, o dicentro recebeu o segundo nome - “coração partido” ou “coração que chora”. O próprio nome do grego se traduz como "porta-voz duplo". Por algum tempo, os jardineiros se esqueceram dessa flor incomum, mas nos últimos anos, o centro vem ganhando popularidade novamente.

Descrição da planta

O gênero dicentro combina várias variedades de ervas anuais e perenes com brotos verticais ou alojados ramificados. O rizoma ramificado vai fundo no chão. Nele se formam espessamentos carnudos semelhantes aos tubérculos palmados. Um arbusto esférico ou oval de 0,3-1 m de altura é formado acima do solo.

As hastes carnudas são cobertas com pele lisa de azeitona avermelhada. Eles são altamente ramificados e quase desprovidos de folhas. Folhas separadas dissecadas por cirros crescem longe umas das outras. As folhas grandes de pecíolo são pintadas em verde azeitona ou verde escuro e estão concentradas em uma roseta de folhas basais.








No final dos galhos, em maio, florescem flores racemose unilaterais que lembram colares maravilhosos. Sob o peso dos botões, o galho se curva em um arco. Cada flor fica pendurada em um pedúnculo fino e flexível. Corolla achatada, possui 2 dentes retos. A parte superior do broto se assemelha a um coração, e de baixo das pétalas diverge um pouco e uma pétala enrolada em um tubo espia pela fenda. A coloração das flores depende da variedade. Pode ser um tom diferente de amarelo ou rosa, além de branco puro. O coração achatado tem cerca de 2 cm de comprimento.

A primeira onda de floração dura 3-4 semanas. No meio do verão, as flores desaparecem, mas a folhagem verde exuberante persiste. Depois de algumas semanas, seca e o arbusto se desfaz. Restam apenas alguns brotos jovens. Em agosto, quando o calor diminui, é hora de florescer novamente.

Após a polinização, pequenas sementes amadurecem nos brotos, dentro das quais pequenas sementes pretas estão localizadas. Eles têm uma forma oblonga e uma superfície brilhante. A capacidade de germinação dura 2 anos.

Tipos de Dicentros

No total, existem 8 tipos de dicentros na família. Na jardinagem, nem todos são usados, mas as variedades decorativas são famosas por sua maior popularidade.

O dicentro é magnífico (spectabilis). Os ramos ramificados formam um arbusto grande e espalhado, com cerca de 1 m de altura, e as bordas dos galhos são decoradas com inflorescências de racemose unilateral, com cerca de 15 cm de comprimento, e folhas dissecadas com cirrus com pequenos lóbulos estão concentradas na base dos galhos em rosetas densas. As hastes carnudas nuas são cobertas com flores caídas com um diâmetro de até 25 mm. A floração começa no final de maio e dura de 2,5 a 3 meses. A espécie hiberna em campo aberto (com abrigo) quando esfria a -35 ° C. Variedades:

  • Alba - com flores brancas lisas;
  • Cervo de ouro - folhagem amarela dourada desencadeia pétalas rosadas com uma gota rosa e branca.
Grande dicentra

O centro é lindo. A planta é nativa da América do Norte (Califórnia). Forma um arbusto de até 30 cm de altura com folhagem verde dividida em palmas em rosetas basais. As hastes carnudas terminam com borlas em arco de 10 a 15 cm de comprimento, e crescem neles botões em forma de coração rosa-roxo com um diâmetro de cerca de 2 cm.

  • Aurora - corações rosa pálido com uma gota branca;
  • Bacanal - um arbusto oval de até 40 cm de altura consiste em folhas verdes brilhantes a céu aberto e inflorescências racemose com grandes flores vermelhas brilhantes e uma gota rosa clara.
O centro é lindo

O centro é excepcional. Uma planta alastrando de baixo crescimento, com até 25 cm de altura, é caracterizada por folhas dissecadas em cirros verde-escuras, semelhantes à folhagem das samambaias. A floração desta espécie começa no final de maio e continua até meados do outono. Ela não tem medo de calor extremo. Ramos finos com borlas caídas são cobertos com botões bicolores branco-rosa.

Centro exclusivo

Dicenter de escalada. Esta casta original tem o formato de uma videira com galhos flexíveis de até 2 m de comprimento, com hastes espalhadas no chão ou escaladas em um suporte. As folhas ternadas de pecíolo crescem ao longo de todo o comprimento da videira. As inflorescências florescem não apenas nas extremidades dos ramos, mas também nos nós. Uma variedade muito popular é o dicentro de Golden Vines. Distingue-se por flores amarelas incomumente brilhantes em forma de coração.

Dicenter Climbing

Métodos de criação

Dicentro propagado por sementes, divisão do mato e estacas. A propagação de sementes é considerada bastante trabalhosa, portanto, raramente é usada na prática. A semeadura é realizada em agosto-setembro. Você precisa usar material bem amadurecido, difícil de obter em um clima temperado. As sementes são distribuídas em placas com solo arenoso de turfa, cobertas com um filme e mantidas a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. As mudas são esperadas em um mês. Geralmente 50-70% das sementes germinam. Com o advento de duas folhas verdadeiras, as plantas mergulham no solo aberto. Antes do início do tempo frio, as mudas terão tempo para se adaptar. Durante o primeiro inverno, é muito importante fornecer um bom abrigo contra a geada com a ajuda de uma espessa camada de turfa e húmus. A floração começa em 2-3 anos de vida.

Desde abril, o dicentro pode ser propagado por estacas. Para fazer isso, use processos radiculares com um salto de 12 a 15 cm de comprimento e enraizados em solo nutritivo úmido. Primeiro você precisa de abrigo de uma garrafa de plástico ou de vidro. Eles tiram isso depois. No primeiro ano, as mudas são cultivadas em ambientes fechados e, na próxima primavera, são plantadas em campo aberto.

Um bom resultado é a propagação de dicentros, dividindo o rizoma. Faça isso no início do outono ou no início da primavera. Um arbusto bem coberto é cuidadosamente desenterrado e as raízes são libertadas de um coma de terra. Por várias horas, os rizomas são secos e a parte espessada é cortada em partes com uma lâmina estéril. Cada divisão deve conter de 3 a 4 pontos de crescimento. As fatias são polvilhadas com carvão moído e plantadas em poços rasos em grupos de até 2-3 peças. Após o plantio, as plantas são regadas.

Cuidado ao ar livre

O dicentro cresce bem em áreas ensolaradas e com sombra parcial. Nas horas do meio-dia, é melhor se uma sombra cair sobre ela. Com iluminação intensa, o arbusto terá uma altura mais baixa e florescimento abundante. E à sombra, as mudas crescem melhor, mas a floração começa algumas semanas depois.

É importante escolher o local certo para o pouso, pois o dicentro se instalará nos próximos 5 a 8 anos. A planta é pouco exigente para o solo, mas se sente melhor com nutrientes e solos soltos com uma reação neutra ou levemente ácida. Dicentra prefere áreas rochosas e áridas.

A água da planta deve ser moderada, apenas com uma ausência prolongada de chuva natural. Duas vezes por mês, as flores precisam ser alimentadas. Use uma solução de superfosfato ou nitrofosfato, bem como verbasco e húmus frondoso. O solo próximo a ele é regularmente afrouxado para quebrar uma crosta densa na superfície e remover ervas daninhas.

Se a geada é esperada na primavera após o surgimento de novas brotações, o dicentro precisa ser coberto com material não tecido. No total, os rebentos crescem bastante durante a temporada, mas nenhum comportamento agressivo foi observado atrás do centro. Não captura novos territórios e não oprime os vizinhos no jardim.

Após a floração, recomenda-se que as escovas secas sejam aparadas. No outono, toda a parte do solo é removida, o que também tem tempo para secar. Tocos de até 3 a 5 cm de altura permanecem na superfície da Terra. Embora as variedades de jardins sejam resistentes ao inverno, para protegê-las da geada, o solo deve ser coberto com uma espessa camada de turfa e coberto com folhas caídas.

O dicentro está extremamente doente, mas, no entanto, você pode encontrar sinais de manchas no anel e mosaico de tabaco (manchas claras ou secas e anéis na folhagem). Para combater doenças, é necessário observar o regime de irrigação e tratar periodicamente as plantas e o solo com fungicidas. Pragas de coração partido raramente atacam. Só ocasionalmente o pulgão se instala nele, que pode ser rapidamente destruído por Biotlin, Fitoverm ou outro inseticida específico.

Uso do jardim

O centro serve como um excelente paisagista e decoração para os cantos áridos do jardim, jardins ornamentais, jardins de pedra e encostas rochosas. É usado em pousos mistos ou em grupos individuais. A planta pode ser plantada não apenas em campo aberto, mas também em vasos grandes para decorar uma varanda ou terraço.

No canteiro, o dicentro é combinado com tulipas, hospedeiros, jacintos, narcisos, comprados e medunica. As inflorescências ficam em um vaso por 1-1,5 semanas, para que possam ser usadas para fazer buquês e decorar a sala.

Pin
Send
Share
Send