Liriope - lindas flores para o jardim e o quarto

Pin
Send
Share
Send

Liriope é uma erva perene com características elegantes. Ainda não conquistou o amor universal dos jardineiros, mas está ganhando popularidade constantemente. Cortinas delicadas de folhagem semelhante a cereais e inflorescências densas e brilhantes não deixarão ninguém indiferente. E a facilidade de cuidar do lyriope será um bônus agradável.

Características botânicas

Liriope é alocado em um gênero separado da família Lilein. Esta planta habita as extensões da China, Japão, Filipinas e outros países do leste da Ásia. Tem um rizoma fracamente ramificado, verticalmente direcionado. O sistema radicular consiste em raízes finas cobertas com pequenos nódulos.







A parte do solo do lyriope não excede 20-70 cm de altura, e folhas estreitas formam uma cortina espessa e esférica. A folhagem rígida tem uma borda lateral lisa e uma extremidade pontiaguda. A placa da folha é verde saturada, espécies variegadas são encontradas. A largura da folha não excede 1,5 cm, com um comprimento de cerca de 35 cm.

Durante o período de floração (de agosto a outubro), uma inflorescência frouxa na forma de panícula ou espigueta se forma em um pedúnculo denso e ereto. Os botões são tubulares com um espessamento esférico no final. As flores abertas consistem em seis pétalas ovais abertas. Eles são pintados em tons de branco, lilás, azul, roxo e rosa. No núcleo estão salientes estames amarelos brilhantes. As flores têm um aroma suave e agradável.

No lugar de cada botão, uma fruta é amarrada - uma caixa simples de duas sementes. As sementes arredondadas com uma superfície rugosa escura de diâmetro são 7 mm.

Tipos de Lyriope

Em um pequeno gênero lyriope, apenas algumas espécies de plantas podem ser usadas para cultivo em cultura. Os criadores até criaram várias variedades híbridas, para que os cultivadores de flores pudessem comprar um líriope com o conjunto de características mais adequado ou formar uma composição diversificada.

Liriope Muscari. A planta possui um rizoma vertical com cones e folhagem longa e dura. Às vezes, uma faixa amarela longitudinal aparece nas folhas. A altura das cortinas é de 70 cm. As inflorescências múltiplas são densamente cobertas por flores brancas ou roxas claras. A floração ocorre em setembro-outubro. Com base nessa variedade, são derivadas as seguintes variedades:

  • flor fina - tem inflorescências roxas mais soltas;
    Bem florido
  • varias listras amarelas aparecem ao longo das bordas das folhas;
    Motley
  • Big Blue - forma densas inflorescências de lavanda;
    Azul grande
  • Árvore de Natal - caracterizada por folhas mais largas e flores azuladas;
    Árvore de natal
  • Gigante sempre-verde - variedade resistente ao gelo com flores brancas;
    Gigante sempre-verde
  • Faixas douradas - formam uma cortina alta com flores azul-violeta e uma faixa amarela nas folhas;
    Ouro com faixas
  • Majestoso - uma forma tolerante à sombra com folhas encurtadas e pedúnculos altos;
    Majestic
  • Monroe White - uma planta com folhas verdes lisas e inflorescências brancas;
    Monroe white
  • Roxo real - grandes cortinas cobrem grandes inflorescências roxas.
    Roxo real

Liriope espetado. Esta espécie tolera a geada melhor do que outras. O sistema radicular superficial fibroso nutre aglomerados largos e grossos. A altura da planta é de 30 a 40 cm e as folhas são duras e lanceoladas. Nos pedúnculos mais curtos e densos, há uma inflorescência paniculada densa. As flores são pintadas em tons de prata, roxo claro ou azulado.

Liriope spiky

Liriope é de folhas chatas. A planta forma aglomerados baixos (até 40 cm) com folhagem mais larga e mais longa. A cor das folhas é verde, mais escura no centro. Pedúnculos mais curtos que folhagens e densamente cobertos por flores violeta-azuladas.

Lyriope flat

Métodos de criação

Liriope propagado semeando sementes ou dividindo o mato. O primeiro método é considerado mais trabalhoso. No final da primavera, as sementes coletadas no ano anterior são embebidas em água por um dia e depois plantadas imediatamente em campo aberto. Os sulcos rasos são preparados no jardim e tentam colocar as sementes a uma distância de 5 a 10 cm, depois as mudas são mais finas, deixando as plantas mais fortes. A distância deve ser de 30 a 40 cm.

No início da primavera, você pode dividir o mato em vários delenki. A planta tolera facilmente esse procedimento. É necessário desenterrar completamente o arbusto e cortar a raiz em várias partes. Em cada dividendo deve permanecer pelo menos 10 folhas. A planta é plantada em covas rasas a uma distância de 40 cm uma da outra. Durante o período de enraizamento, é necessário criar uma pequena sombra e regar regularmente as cortinas.

Regras de cuidados

O Liriope é despretensioso por natureza e não requer cuidados especiais. Está crescendo ativamente e é uma excelente cobertura do solo. A planta se sente bem na sombra e no sol brilhante. Formas variadas na sombra podem perder suas cores brilhantes. É ideal escolher um local iluminado com pouco sombreamento do sol do meio-dia.

Liriope precisa de rega regular no calor do verão. Em clima mais frio, a irrigação é menos comum. A planta normalmente tolera a seca, mas pode sofrer inundações do rizoma. Solos neutros ou levemente ácidos e férteis com boas propriedades de drenagem são adequados para o plantio. Recomenda-se adicionar areia de rio e húmus de folhas ao buraco antes do plantio. Para aeração, você deve afrouxar regularmente o solo.

Floração

Durante a estação de crescimento, é recomendável fazer fertilizantes minerais ou orgânicos duas vezes por mês. Antes do aparecimento das flores, podem ser utilizados complexos à base de sais de nitrogênio e, durante o período de floração, o lyriope é alimentado com compostos com fósforo e potássio.

A umidade não é muito importante para cortinas. Eles não sofrem com o ar seco, mas a umidade da pulverização não causará problemas. Para o cultivo em ambiente interno, recomenda-se pulverizar as folhas semanalmente e limpar o pó. As flores murchas precisam ser cortadas em tempo hábil para estimular o aparecimento de novos pedúnculos.

2-3 anos após o plantio, a planta precisa ser atualizada. Sem esse procedimento, os matagais secam gradualmente e deixam de florescer profusamente. Cave um arbusto grande, divida-o em cortinas menores e plante-o em uma mistura de solo fresco.

Liriope invernos bem em terreno aberto em regiões onde a temperatura não cai abaixo de -15 ° C. Em caso de frio leve, basta polvilhar a cortina com folhas caídas e ramos de abeto. A cobertura de neve já é um bom abrigo e alimento para as raízes. Em climas mais severos, vale a pena o tecido não tecido.

Possíveis dificuldades

Das possíveis doenças, o liriope só pode sofrer de podridão das raízes com rega inadequada. É importante deixar a água evaporar completamente.

Às vezes, em densos e suculentos abrigos de hordas de pulgões, ácaros, insetos e lesmas encontram abrigo. Eles são ajudados pulverizando com inseticidas, bem como borrifando o solo com cinzas.

Use

Liriope é altamente considerado no paisagismo. A planta fica bem perto de caminhos, árvores ou ao longo da orla do jardim. Arbustos baixos com flores delicadas são adequados para criar ilhotas densas no jardim ou como plantações de contêineres. É usado em jardins de pedra ou nas proximidades de plantas com flores brilhantes.

Pin
Send
Share
Send