Pervinca - uma dispersão de flores azuis em um tapete verde

Pin
Send
Share
Send

A pervinca é uma erva perene ou arbusto com delicadas flores azul-céu ou rosadas. Pertence à família Kutra e se espalhou da Ásia e América do Norte para quase todo o planeta. Pervinca se sente bem em climas temperados e mantém as folhas verdes, mesmo sob nevascas. Uma planta despretensiosa e duradoura é frequentemente usada para decorar o jardim. Também pode ser encontrado sob os nomes "vinka", "grama grave", "violeta bruxa". A planta está envolta em uma área de misticismo e mistério. De fato, nada de negativo carrega pervinca. Além disso, possui propriedades curativas reconhecidas até pela medicina tradicional.

Características botânicas

Pervinca - perene com alojamento ou rastejando no chão, brotos ramificados. Forma um amplo arbusto de até 35 cm de altura ou um sólido tapete verde. As raízes são horizontais, não muito longe da superfície da terra. Em comprimento, eles crescem para 70 cm.

Nas hastes finas cobertas com casca verde-clara ou avermelhada, crescem folhetos opostos peciolados, ovais ou ovóides. Sua superfície de couro verde escuro brilha ao sol, e uma veia mais clara é visível no centro. Os folhetos medem de 3 a 5 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de largura, e algumas espécies retêm a folhagem ao longo do ano ou a jogam em um período desfavorável.









A floração ocorre em maio-junho. Grandes flores únicas florescem nas axilas das folhas. A corola com um tubo longo e cinco dobrados, dividida ao longo da borda das pétalas em diâmetro, tem cerca de 3 cm. Do centro, apenas os estames e a coluna do ovário espreitam levemente. As pétalas são pintadas em azul, roxo ou rosa. Às vezes, a saturação da sombra na base e na borda das pétalas é diferente.

Após a polinização, os frutos amadurecem - folhas verdes crescentes com cerca de 7 a 8 cm de comprimento e sementes marrons claras alongadas com uma superfície áspera localizadas dentro delas.

Tipos e variedades de plantas

O gênero da pervinca é muito pequeno. Inclui apenas 5 tipos principais. Para uma variedade maior, os criadores desenvolveram variedades de jardins decorativos que diferem na estrutura e coloração das flores ou folhas.

A pervinca é grande. A variedade amante do calor é comum no Mediterrâneo, na Crimeia e no Cáucaso. Uma cobertura perene se espalha no chão e forma um sólido tapete verde brilhante de folhas brilhantes em forma de ovo. Cílios curtos são visíveis ao longo da borda da folhagem. O comprimento das folhas é de 4 a 8 cm. Desde meados de maio, flores axilares únicas florescem em pedúnculos longos e finos. O diâmetro do broto aberto atinge 5 cm, as pétalas azuladas têm uma tonalidade mais clara no centro e escurecem até a borda. A planta pode invernar em um clima temperado, mas apenas sob uma espessa cobertura de neve. A variedade Variegata popular é distinguida pela cor da folhagem. Suas bordas são bordas com uma borda prateada ou dourada. A variedade é mais sensível ao resfriamento.

Pervinca grande

A pervinca é pequena. A planta se espalhou por toda a Ásia Menor e no Mediterrâneo. Essa visualização é melhor adaptada às áreas sombreadas. O comprimento do caule ramificado atinge os 60 cm e é coberto com folhagem oval semelhante a couro em pecíolos mais longos. O tamanho da chapa é de 3-5 cm e é pintado em verde escuro. As flores isoladas, de tom azul saturado, crescem com um diâmetro de cerca de 2-2,5 cm e florescem no final de maio. Variedades:

  • flor branca;
  • vermelho
  • variegada - folhas cobertas com manchas amarelas e pinceladas;
  • variegado - com manchas douradas na folhagem;
  • terry azul;
  • terry vermelho;
  • iluminação pervinca - folhas amarelas com uma borda estreita verde escura sombreando grandes flores azuis que já florescem no final de abril.
Pervinca pequena

Pervinca rosa. Um arbusto sempre-verde com hastes ramificadas e eretas cresce até 60 cm de altura, e as folhas verde-escuras opostas, com cerca de 7 cm de comprimento, têm uma forma oval e uma veia estreita e mais clara no centro. A floração começa no final de maio e dura quase todo o verão. Flores sedentárias simples com pétalas de rosa florescem na parte superior dos processos. Variedades:

  • primeiro beijo - arbusto compacto (40 cm de altura) densamente coberto por pequenas flores rosadas;
  • resfriar o resfriador - uma mancha vermelha está localizada no centro de uma flor branca ou creme.
Pervinca rosa

Métodos de criação

Na maioria das vezes, a pervinca é propagada por métodos vegetativos. Uma planta perene tenaz pode enraizar-se em contato com o solo em qualquer local. De maio a agosto, brotos fortes são escavados no chão, deixando uma ponta na superfície. Quando a camada cria raízes, é cortada e plantada separadamente.

Na primavera, um grande arbusto pode ser cortado em várias partes. Eles fazem isso em março-abril, antes do surgimento de brotos jovens. O rizoma longo possui vários pontos de crescimento, a partir dos quais novos rebentos se desenvolvem em feixes. Ao cavar a terra perto da pervinca, novas plantas aparecem que se desenvolveram a partir de segmentos da raiz.

Para estacas no final da primavera ou no verão, processos com 2-3 nós são cortados. Eles estão enraizados imediatamente no jardim, escolhendo locais com sombra parcial. A distância é de 20 a 30 cm e o processo de adaptação é rápido. Dentro de um mês, as mudas podem ser transplantadas para um local permanente.

Para cultivar uma pervinca a partir de sementes, é usado material fresco. As sementes são semeadas antes do inverno ou da primavera imediatamente em campo aberto. Para fazer isso, prepare sulcos com uma profundidade de 1 a 1,5 cm Na primavera, pequenos rebentos aparecem que se desenvolvem rapidamente. Conforme necessário, a vegetação é reduzida e aparada. Em junho, você pode transplantar mudas para um local permanente.

Cuidado ao ar livre

A pervinca é plantada em locais abertos e ensolarados ou sob a sombra esparsa de árvores de folha caduca. As plantas preferem solos bem drenados e soltos com uma reação neutra ou levemente ácida. Areia ou cascalho são introduzidos no solo argiloso pesado antes do plantio. O desembarque é melhor planejado em um dia seco e nublado. No futuro, cuidar da planta é muito simples.

Rega. A pervinca é capaz de suportar uma leve seca. Na ausência de chuvas naturais, uma rega por semana é suficiente. Um pouco mais de umidade é necessária durante o período de floração, então o tapete verde será abundantemente coberto de flores azul-celeste. Várias vezes por mês, a terra perto das plantações é solta. O mato coberto é capaz de lidar de forma independente com as ervas daninhas. É preciso ter cuidado, pois no jardim, a pervinca pode se comportar de forma agressiva, expulsando os vizinhos. Durante um ano sem poda, pode preencher até 7 m² de território.

Adubo. Duas ou três vezes por temporada, as pervincas são alimentadas. Em solos férteis, a necessidade de fertilização é muito menor. Deve-se dar preferência a compostos orgânicos, mas podem ser usados ​​complexos minerais universais. Eles são introduzidos no solo no início de abril, maio e julho.

Poda. Quando a primeira onda de floração é concluída, recomenda-se a poda. Com ele, flores murchas e parte de brotos muito longos serão removidas. Mas em breve novos brotos aparecerão.

Doenças e pragas. Em plantações muito espessadas, as pervincas podem sofrer de doenças fúngicas (ferrugem das folhas, oídio). O corte regular e o cultivo do solo com fungicidas ajudam. No clima quente, os pulgões podem se depositar nas folhas, das quais Karbofos, Biotlin ou outro inseticida específico podem se livrar rapidamente.

Pervinca em paisagismo

Os espessos verdes da supercrescência da pervinca lembram um tapete verde ou almofadas exuberantes. É capaz de mascarar o solo nu perto de árvores ou o espaço entre a alvenaria. As plantas também são usadas em jardins ornamentais, ao longo das fronteiras e em jardins de rochas. Em um complexo jardim de flores, a pervinca subdimensionada é plantada em primeiro plano.

As plantas vão bem com miosótis, copses, prímula ou medunits. Às vezes, é plantada em recipientes para varandas e varandas. Brotos longos estão pendurados em um vaso de flores com uma cascata verde contínua, sobre a qual estão espalhadas grandes gotas de flores azuis.

As propriedades curativas da planta

Diferentes tipos de pervincas incorporam um conjunto diferente de substâncias ativas. Na medicina, a pervinca mais comumente usada é pequena, também é medicinal. Seus brotos, folhagem e flores contêm mais de 20 alcalóides, amargor, vitaminas, flavonóides, açúcares, minerais e taninos. Eles interferem na divisão celular descontrolada, portanto, fazem parte dos medicamentos anticâncer.

Preparações com um extrato de vinca têm propriedades sedativas e um efeito estimulante nos processos de pensamento. Uma decocção é usada para enxaguar a cavidade oral como um agente anestésico e anti-inflamatório para inflamação das gengivas ou dor de garganta. Também ajuda com diarréia, sangramento intestinal ou uterino. A tintura de álcool é usada para fibróides e pólipos no útero, prostatite, endometriose e infertilidade feminina.

Por todos os seus benefícios, a pervinca é uma planta venenosa. Mesmo uma pequena overdose pode diminuir a freqüência cardíaca e a insuficiência cardíaca, por isso é melhor usar produtos farmacêuticos sob a supervisão de um médico, em vez de se automedicar.

Pin
Send
Share
Send