Tigridia - flores brilhantes sem preocupações

Pin
Send
Share
Send

Tigridia é uma planta bulbosa despretensiosa com belas flores. A flor recebeu esse nome por sua coloração colorida na base das pétalas. Esta planta exótica está apenas começando a aparecer nos jardins de nosso país, embora se destaque por sua beleza e facilidade de atendimento. A planta pertence à família Kasatikov. Sua terra natal é o subtrópico americano. Para encher o jardim com novas cores e aromas, você deve definitivamente prestar atenção a esta flor encantadora.

Descrição botânica

Tigridia é uma planta perene com flores e gramíneas. Seu rizoma tem a forma de um núcleo com uma estrutura densa. As focas irregulares de formato irregular são ricas em glicose e amido; portanto, há vários séculos elas eram usadas como alimento junto com as batatas.

A altura da planta é de 30 a 70 cm e uma roseta de folhas em forma de leque se abre diretamente do chão. Chapas em chapa com superfície ondulada são pintadas de verde escuro. No centro é uma haste ereta simples ou ramificada.







O período de floração começa em julho e pode durar até as geadas do outono. A flor permanece aberta por apenas 8 a 10 horas durante o dia, após o que desaparece. A floração longa só pode ser alcançada em plantações de grupo. Cada pedúnculo carrega vários botões. No bulbo, são formados até 6 pedúnculos. Corolla consiste em três pétalas externas grandes e três menores. Graças a isso, a flor assume a forma de um triângulo, menos frequentemente um quadrado. O diâmetro da corola atinge 8 a 10 cm e a borda externa geralmente apresenta uma cor monótona de branco, amarelo, vermelho ou rosa. A parte central da flor é adicionalmente pintada com manchas contrastantes.

Após a polinização, as cápsulas oblongas das sementes amadurecem. Eles contêm várias sementes angulares. Sua pele lisa é marrom.

Como uma flor desabrocha

Tipos e variedades populares

Cerca de 50 espécies são registradas no gênero tigridia. No entanto, em nosso país até agora você pode conhecer apenas alguns deles. O mais popular é pavão tigridia. A planta termofílica vive no México e na Guatemala. Os brotos crescem de 25 a 70 cm de altura. O comprimento do cortiço é de 6 cm e a largura é de até 4 cm Durante a estação, a lâmpada velha forma várias crianças e seca completamente. As folhas largas de xifóide são de cor verde claro e possuem pregas longitudinais. A planta forma de 3 a 5 brotos, cada um com até cinco flores. Os botões se abrem por sua vez. Corola com um diâmetro de 10 a 15 cm consiste em pétalas escarlate ou roxa. A floração ocorre na segunda metade do verão e dura de 15 a 25 dias. Variedades populares:

  • Alba - a base das pétalas brancas é densamente coberta de manchas vermelhas;
    Alba
  • Karminea - um padrão amarelo está localizado nas pétalas de laranja;
    Carminea
  • Rosalind - tem pétalas rosa claro;
    Rosalind
  • Aurea - pétalas amarelas com manchas de carmim na base.
    Aurea

Tigridia é tubular. A planta vive nas regiões montanhosas do México e é mais compacta. As pétalas externas são arredondadas e pintadas em rosa claro. O diâmetro da flor é de 5-7 cm.

Tigridia tubular

Xadrez Tigridia. A planta atrai com coloração incomum de flores. Na parte leve das pétalas grandes, pequenas manchas de corça são escalonadas.

Xadrez Tigridia

Tigridia multiflorous. A planta possui flores de tamanho médio com pétalas cor de vinho. Tons mais escuros prevalecem na base. As pétalas externas são fortemente dobradas para fora.

Tigridia multiflorum

Cultivo e plantio

A propagação da tigrídia é feita semeando sementes ou plantando cormos. Recomenda-se que as sementes sejam semeadas em mudas em estufas ou em casa. As plantas são muito sensíveis a temperaturas mais baixas. O material de semente sem preparação preliminar é semeado em uma mistura de areia e turfa e umedecido periodicamente. As sessões aparecem de forma bastante amigável dentro de 1-3 semanas. Em maio, as mudas são plantadas em campo aberto e, no outono, as cebolas jovens são suficientes para derramar e ficar mais fortes no inverno.

Cada cebola materna forma várias crianças por estação. No outono, com o início do tempo frio, eles são desenterrados e libertados do chão. Por várias semanas, as plantas são armazenadas em uma sala fresca até que os brotos estejam secos. Mais tarde, eles são mantidos em uma geladeira ou outro local fresco. Na primavera, quando o solo aquece até + 20 ° C, as lâmpadas de tigrídio podem ser plantadas em campo aberto. Para fazer isso, cavar orifícios com uma profundidade de 10 a 12 cm, a uma distância de 15 a 20 cm um do outro.

Para alcançar a floração mais precoce, é possível realizar a destilação. Para isso, as lâmpadas são plantadas em estufa em vasos pequenos. Os solos são constituídos pelos seguintes componentes:

  • terra de relva;
  • turfa;
  • a areia

Durante as primeiras semanas, as lâmpadas precisam de rega ascendente abundante. Quando as raízes ganham vida e os brotos aparecem, as plantas são regadas conforme necessário.

Escolhendo um lugar para a tigridia

A Tigridia é pouco exigente em cuidados, mas ao plantar em campo aberto, é importante escolher o local certo para isso. Uma flor ama lugares ensolarados. Mesmo com leve sombra parcial, as hastes começam a afinar, embora a floração abundante e brilhante persista.

É importante escolher uma parcela do jardim onde não haja correntes de ar e rajadas de vento frio. Para impedir que amostras altas caiam, pode ser necessário um suporte ou uma liga.

O solo para a tigridia deve ser bastante leve e nutritivo. Água e ar devem penetrar livremente através do solo até as raízes. Uma pequena quantidade de limão deve ser adicionada ao solo para o jardim de flores. Solos pesados ​​de argila são misturados com serragem, areia e pequenas pedras. Durante a estação, é útil afrouxar a camada superior da terra várias vezes.

Recursos de Cuidados

Todo o cuidado com a tigrídia se resume a rega, fertilização e capina periódica. Para que o solo não seque e permaneça leve, após o plantio, recomenda-se a cobertura do solo com húmus ou turfa nas folhas.

Para o desenvolvimento normal da tigridia, a rega frequente é importante. No tempo seco, o solo é umedecido diariamente e a folhagem também é pulverizada. A água deve ser fornecida em quantidades suficientes para absorver as raízes duras. É importante permitir que o excesso de fluido entre completamente no chão; caso contrário, não será possível evitar o apodrecimento das lâmpadas.

Se as lâmpadas são plantadas em solo fértil ou pré-fertilizado, a fertilização durante o verão não é necessária. Em solos pobres, os fertilizantes serão beneficiados. A primeira vez que uma solução de fertilizante mineral é aplicada um mês após o plantio dos bulbos. O segundo curativo é realizado durante o período de brotamento. É útil pulverizar parte da solução na folhagem.

Depois que todas as flores no caule murcharem, elas devem ser podadas. Isso aumentará a atratividade do mato e permitirá que os jovens cormos amadurecem para o próximo inverno. Recomenda-se que plantas altas criem um suporte para que não se deitem.

Possíveis dificuldades

Se as lâmpadas não forem mantidas e armazenadas adequadamente, a tigridia poderá sofrer de podridão, crosta, ferrugem ou vírus do mosaico. Para impedir o desenvolvimento de doenças, é necessário realizar o tratamento preventivo de todas as partes da planta com antifúngicos. Todas as amostras afetadas devem ser isoladas das saudáveis ​​e destruídas.

Os brotos e bulbos da tigridia costumam sofrer ataques de filhotes de urso, tripes e lesmas. Recomenda-se conservar os bulbos antes do plantio e realizar lavoura preventiva com inseticidas.

Use

Os tigrídios são interessantes nas plantações de grupos, e a floração será mais longa e abundante. Você pode fazer uma mistura de diferentes variedades de tigridia para obter um jardim de flores multicoloridas. A planta é usada para decorar jardins ornamentais, mixborders ou margens altas do reservatório. Tigridia é boa no bairro, com coníferas, flox, tomilho, stonecrops e arabis. Mas, ao lado de outras plantas com flores brilhantes, perde seu apelo.

Pin
Send
Share
Send