Cultivamos uvas Platovsky: recomendações práticas para plantio, poda e cuidados

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de uvas há muito deixou de ser um privilégio dos habitantes das regiões sul. Aparecem regularmente novas variedades capazes de produzir uma colheita decente, mesmo sob condições extremas de cultivo. Uvas Platovsky - uma das melhores variedades técnicas, destina-se ao processamento. Resistentes a geadas e doenças, as videiras de amadurecimento precoce são cultivadas com sucesso em parcelas pessoais em regiões com diferentes condições climáticas.

A história do cultivo de uvas Platovsky

Essa variedade foi criada pelos criadores do Novocherkassk no VNIIViV com o nome de Y. I. Potapenko para fins técnicos. Os cientistas usaram a uva ucraniana Gift of Magarach e o húngaro Zaladende como "pais".

Presente de uvas de Magarach (esquerda) e Zaladende (direita)

A variedade resistente ao gelo Zaladende é resistente a doenças fúngicas, suas bagas têm um sabor leve a moscatel. Uvas despretensiosas de amadurecimento precoce O presente de Magarach foi criado com base na variedade Rkatsiteli, possui bagas deliciosas com um sabor harmonioso.

A uva Platovsky é adequada para o cultivo em toda a Federação Russa, esta variedade é cultivada na Ucrânia e na Bielorrússia. As uvas são cultivadas em escala industrial para a preparação de vinhos de mesa e de sobremesa. Jardineiros fazem vinho caseiro, também é adequado para consumo fresco.

Vinho de uvas Platovsky

A empresa Fanagoria criou em 2016 um vinho branco semi-seco "Bio Logic Platovsky-Riesling Fanagoria" a partir de uvas das variedades Platovsky e Riesling cultivadas na Península de Taman. Vinho macio com um sabor cítrico tem um leve aroma de grama.

Descrição da casta Platovsky

Nesta variedade despretensiosa e resistente ao gelo, também conhecida como Early Dawn, na faixa do meio, as bagas amadurecem na primeira quinzena de agosto. Na maioria das regiões, não precisa de abrigo, pode ser usado para decorar mandris e terraços. A colheita pode ser obtida no segundo ano após o plantio. Bagas pequenas e arredondadas são "embaladas" em cachos organizados na forma de um cilindro ou cone.

Cachos de uvas Platovsky

Frutos de cor amarelo esverdeado ao sol adquirem cor rosada. A pele é densa e fina, a carne é suculenta e densa, com sementes. O sabor das uvas verdes é um pouco gramada, "solanácea". Frutos maduros têm um sabor harmonioso. As frutas ficam penduradas no mato por um mês após o amadurecimento, sem perder suas propriedades de consumo. 5-6 kg de bagas são removidos de um arbusto.

A gosto, as uvas maduras são divididas em 4 grupos: com sabor comum, noz-moscada, solanácea (herbácea) e isabella. Gosto comum - uma combinação de ácido e doçura em várias combinações, neste grupo existem variedades com um harmonioso, rico, sabor e simples, neutro.

Vídeo: descrição da nota

Características da casta Platovsky

A variedade foi criada para cultivo em diferentes condições climáticas. É despretensioso, não é afetado por pragas e traz anualmente uma colheita estável. Características

  • Resistente à geada, tolera geadas de até -29 ° C sem abrigo.
  • Descoberto.
  • Resistente ao oídio, bolor, filoxera, podridão cinzenta.
  • Prefere solos neutros e levemente ácidos.
  • Variedade precoce, período de vegetação 110 - 115 dias.
  • Srednerosly.
  • As sessões anuais amadurecem em 80%.
  • Flores bissexuais.
  • O peso do cacho é de 120 gramas.
  • Bagas com peso de 2 a 4 gramas.
  • O teor de açúcar é de 20,2%.
  • Acidez 8,9 g / l.
  • Nota técnica.

Uvas Platovsky - uma das melhores variedades técnicas. Suas deliciosas frutas também são consumidas frescas.

As bagas podem ser apreciadas no mato por um mês após o amadurecimento

A resistência a doenças e pragas por fungos permite o cultivo dessa variedade sem produtos químicos e a aplicação de métodos de agricultura orgânica. De um produto ecológico, obtenha o biovino, vinho biológico.

Características do plantio e cultivo de variedades de uva Platovsky

As uvas são uma cultura plástica que se adapta facilmente às condições mais severas. A variedade despretensiosa de Platovsky não exige muito esforço para cuidar dela. É facilmente propagado por estacas que criam raízes rapidamente. Durante o período de maturação das bagas, as folhas grandes devem ser cortadas, obscurecendo os cachos, para que as frutas adquiram açúcar mais rapidamente.

A casca densa de bagas de vespa não pode ser mordida. Mas se os pássaros mordem os frutos, os insetos predadores podem destruir toda a colheita. Proteger grupos de pássaros e vespas.

Aterragem

Escolha um ensolarado, protegido do lugar do vento. Se você mora em uma área onde a neve do inverno é espessa, não é possível recorrer a um pouso profundo. Na primavera, a camada superior da terra se aquece mais rapidamente e, no inverno, uma camada de neve protege as raízes do congelamento.

Nas regiões do norte, as uvas são plantadas sem aprofundar o calcanhar da raiz.

O calcanhar da raiz é o local de desenvolvimento das raízes principais. Deve ser colocado em camadas de solo providas de umidade e menos sujeitas a congelamento.

Leve o seu pouso a sério. Você pode comprar uma muda com zoneamento saudável, mas se a plantar incorretamente, condenará a planta à morte. Antes de tudo, decidiremos qual buraco cavaremos e se é necessário plantar uma muda no buraco em nossas condições. As raízes das uvas são muito plásticas, podem penetrar em grande profundidade, até 4 metros, se não tiverem água suficiente. A expansão de rochas, solos salinos ou águas subterrâneas pode inibir sua expansão. Nas regiões frias, as raízes tendem mais perto da superfície, dominando não mais que 40 cm da espessura da camada do solo. Em um clima quente, eles são confortavelmente colocados em uma camada fértil, a uma profundidade de 60 cm a um metro e meio. As raízes das uvas amam o calor. Eles se desenvolvem bem a temperaturas de +10 a 28 ° C. As raízes das uvas não toleram inundações. Com base nessas afirmações, concluímos que em regiões do norte com solo argiloso e pouco aquecido, não faz sentido aprofundar o calcanhar radicular em meio metro no solo, basta colocá-lo em um buraco raso. Este é exatamente o método oferecido pelo viticultor da região de Moscou V. Deryugin. Existem apoiadores e oponentes desse método. É necessário ouvir os conselhos de camaradas mais experientes, mas repensá-los de forma criativa. Um pouso raso requer aquecimento obrigatório antes do inverno do espaço próximo ao arbusto, com um diâmetro de um metro. Se a água subterrânea chegar perto de você, as uvas só poderão ser plantadas em uma colina solta.

Vídeo: Práticas de pouso

Rega

As uvas são uma cultura tolerante à seca; o transbordamento é muito perigoso para ela. Muitas vezes, regamos as mudas após o plantio e nas duas primeiras semanas. No futuro, é necessário recorrer à irrigação somente quando o solo secar.

Top vestir

As uvas respondem bem à cobertura com potássio orgânico (cinzas, estrume apodrecido, lodo de lago). Fazemos a primeira alimentação no início da primavera, antes que as folhas desabrochem. O segundo - quando os frutos estão amarrados.

Processamento

A variedade é resistente a doenças. É suficiente duas vezes por ano, na primavera e no verão, para realizar a pulverização preventiva com uma solução a 3% do fluido Bordeaux.

Nos sinais iniciais de doença com mofo e oídio, toda a planta deve ser pulverizada com uma solução de refrigerante (75 g por 10 l), uma solução de permanganato de potássio (6 g por 10 l) ou uma solução de iodo (3 g por 10 l). Refrigerante também ajuda a lidar com apodrecer. Após o processamento, as bagas podem ser imediatamente consumidas lavando-as com água.

Para não criar um ambiente confortável para pragas, remova as folhas velhas e a casca esfoliada. Ajudando o tronco com sulfato de ferro e pulverizando com Fufanon, o Tiovit ajudará.

Poda

Para esta série, recomenda-se a poda curta, deixando 3 a 4 olhos. No outono, de setembro a outubro, após as primeiras geadas, as vinhas velhas e secas são removidas. Na primavera, em abril, o crescimento ativo dos brotos em excesso é interrompido.

No norte, recomenda-se o cultivo de uvas em uma forma sem ventoinha. Um arbusto em forma de leque é mais fácil de abrigar durante o inverno. A variedade de tamanho médio Platovsky é formada em duas mangas.

Esquemas de poda e proteção de uvas para o inverno

A poda é realizada de acordo com o tipo Guillot, deixando em cada manga um nó de substituição e um nó de frutificação. No nó de substituição deixe 4 olhos, dois deles são de sobra.

Vídeo: forme as mangas

Invernada

Em regiões com tempo frio prolongado, recomenda-se remover a videira do suporte, colocá-la em um anel de abeto e cobrir com um aquecedor. Como aquecedor, você pode usar o substrato sob o laminado.

Dois conceitos devem ser distinguidos: resistência ao gelo e resistência ao inverno. A resistência ao gelo é caracterizada pela resistência das uvas a temperaturas negativas, resistência ao inverno - a capacidade de suportar as más condições do inverno. A resistência do inverno pode ser melhorada através do uso de abrigo.

Vídeo: preparando-se para o inverno

Cultivamos uvas em um barril

Uvas não gostam de alagamentos. Em regiões mais frias, onde chove com frequência, é recomendável reproduzi-lo em estufas. Uma opção interessante - cultivar uvas em barris.

Argila expandida, tijolos quebrados e escória são despejados no fundo de um barril com capacidade para 65 litros. O resto do espaço é preenchido com solo fértil. No fundo faça 40 - 50 furos (D = 1 cm). No inverno, os barris com uma videira cortada são cavados no jardim, dispostos horizontalmente. Eles são cobertos de terra pelos lados e cobertos com ardósia.

Galeria de fotos: uvas em um barril

No início da primavera, em abril, os barris são trazidos para a estufa. As uvas começam a crescer rapidamente e começam a florescer. Após a cessação da geada, em junho, barris são colocados no jardim, no lado sul da casa. Regada uma vez por semana. Em julho, o barril é sombreado para que o sistema radicular não superaqueça. Por um período de chuvas prolongadas, um barril pode ser trazido para a estufa.

As uvas em barris podem crescer por 8 a 10 anos, sujeitas a curativos regulares e adição de solo. Após esse período, recomenda-se cortar o cano e plantar a planta em campo aberto.

Vídeo: orientações práticas para o cultivo de uvas

Comentários

Inicialmente contei com Platovsky, mas estou me livrando disso. Nas minhas condições, antes que ele esteja em boas condições, as bagas são danificadas por vespas e / ou podridão.

Vitaly Kholkin

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2595&start=1890

E Platovsky me apenas me agrada nesta temporada. É verdade que eu tenho apenas dois arbustos, haverá uma segunda frutificação. Em abril do ano passado, caiu sob uma geada significativa da primavera, recuperada, mas pior do que a vizinha Crystal. Como resultado, havia apenas uma dúzia de pincéis. Nesta primavera cresce muito poderoso, já superou o fio superior (220 cm). Um arbusto com brotos avermelhados parece muito bonito. Eu não contei as fotos, mas floresceu muito, em cada sessão uma média de 2 pincéis. É claro que não fiz vinho com isso, mas comê-lo é gostoso, com alto acúmulo de açúcar. A variedade é muito cedo.

Yuri Semenov (Bolkhov, Oryol)

//lozavrn.ru/index.php?topic=997.0

Eu tenho um arbusto Platovsky por três anos. Invernada desde o primeiro ano na treliça. Preservação dos rins é quase 100%. Eu sobrevivi bem às geadas de abril de 2014. Na última temporada, dei a primeira colheita após o sinal. Claro, eu não fiz nenhum vinho dele, apenas comi. Parecia muito agradável de sabor, refrescante de alguma forma. Plantado para tentar fazer conhaque. Eu tenho poder de crescimento acima da média (bem, esta é minha avaliação subjetiva disso). Cresce na minha treliça em forma de L. A parte vertical tem 2,5 m de altura.O ombro no primeiro fio (50 cm do chão), as mangas no segundo fio (40 cm do primeiro). No terceiro ano de vida, brotações anuais cresceram por toda a extensão da treliça vertical, em uma viseira (cerca de 50 cm) e ainda caídas, ou seja, mais de dois metros. Mas a videira perene é fina. Algo assim. Sim, não fica doente, mesmo no verão passado estava absolutamente limpo.

Tatyana A. (Território de Stavropol)

//lozavrn.ru/index.php?topic=997.0

Sobre o gosto ... nunca houve uma noz-moscada à vista, mas o que é sentido, prefiro chamá-la de um sabor leve à sombra noturna. mas não muscat sem ambiguidade.

Neto de Michurin (Michurinsk)

//forum.vinograd.info/showthread.php?p=705502

... Eu como apenas um Platovsky (embora ele tenha um gosto incomum para mim - forte, se não para dizer um pouco, desagradável).

Eugene (região de Tula)

//forum.vinograd.info/showthread.php?p=705502

Quando eu peguei, eles também disseram que era cedo. Concordo com a estabilidade, nunca estive doente com nada. Na temporada passada, o vinhedo não foi processado. Não havia um único ponto em Platovsky. Mas não sou como a colheita, não vi a sinalização nela. Se não houver inflorescências nesta primavera, removerei definitivamente 4 arbustos Platovsky. Talvez minha terra não lhe agrade. Eu tenho barro por toda parte. Para duas baionetas, uma pá é marrom, depois dois metros, mais ou menos como fogo, e depois a cinza. Demora muito tempo para aquecer, mas, é claro, não há questão de respirar em geral. Ele colocou tudo em um buraco, de acordo com Deryugin. Não há um significado mais profundo, é até frio lá no verão.

Yurasov (Kolomna, MO)

//vinforum.ru/index.php?topic=1639.20

... Eu tenho perto de Nizhny Novgorod Platovsky, o mais antigo e estável, pelo terceiro ano no final de julho, começamos a consumi-lo. Fraco, ele é verdadeiro, mas a videira amadurece decentemente.

qwaspol (Níjni Novgorod)

//vinforum.ru/index.php?topic=1639.20

Dois arbustos de Platovsky plantados na primavera de 2014. Invernou bem este ano. Se tudo correr bem, espero uma pequena colheita nesta temporada. Em quase todas as filmagens há três ovários, os quais, na minha opinião, existem muitos arbustos jovens, a normalização é necessária.

Victor Garmashov (Belgorod)

//vinforum.ru/index.php?topic=406.0

Platovsky nos meus gases de escape. Cerca de 5 anos até o mato, acima de 1m 80cm não subiu na treliça. Mas mesmo nesta temporada a baga marcou 16 BRIX e isso levando em conta que o mato é protegido do leste pelo banho de um vizinho!

Sergey Sakharov (região de Níjni Novgorod)

//vinforum.ru/index.php?topic=406.0

Em maio de 2015, ele comprou uma muda em um recipiente com menos de 1,5 litros de uma garrafa com uma broca fina, transplantou-a para um balde e colocou-a no canteiro de uma estufa. Cerca de um mês, as mudas não deram crescimento, mas no outono houve uma brotação amadurecida de até 1,5 m. Em outubro, plantou-a em uma estufa. Em 2016, ele cultivou dois brotos (mangas), houve duas sinalizações, deixou 12 bagas cada, amadureceu, parecia saboroso. Em 2017, ele deixou 10 brotos com cachos e 2 brotos de gordura. Os rebentos abrandaram no desenvolvimento, as formigas de barro na área do caule fizeram várias garras, desenterraram parcialmente a raiz e removeram os parasitas. Devido ao mau desenvolvimento, ele removeu 4 brotos com cachos. Na saída: um bando satisfazendo os olhos e cinco brinquedos (70-80 gr.). O sabor das bagas é medíocre. Até a primavera de 2018, ele deixou oito brotos maduros não circuncidados. Se você comparar com o Sharov Riddle (mudas compradas ao mesmo tempo, com os mesmos cuidados), o arbusto Platovsky em seu desenvolvimento diminui, parece sufocado. Talvez na estufa ele seja pior do que seria nos gases de escape? Vou ver mais um ano. (Gás de escape em 2017 SAT 1600 graus)

Eugene-Yar (Yaroslavl)

//vinforum.ru/index.php?topic=406.0

As uvas Platovsky iniciais são despretensiosas e dão frutos regularmente. Faz bom vinho, bagas doces com um sabor agradável são consumidas frescas. A resistência a doenças permite abandonar o uso de proteção química agressiva. Apesar da alta resistência ao gelo, em áreas com invernos severos, a variedade Platovsky deve ser considerada condicionalmente não-coberta.

Pin
Send
Share
Send