Clusius - Convidado de floração tropical

Pin
Send
Share
Send

Clusia - arbustos perenes e arbustos perenes que crescem nas regiões tropicais e subtropicais da América do Norte e do Sul. Os turistas gostam de deixar inscrições nas folhas da clusia, no futuro elas ficam cicatrizadas e armazenadas por um longo tempo. Na terra natal, o clusius forma árvores com alguns metros de altura e, em nossas latitudes, existem variedades grandes e em miniatura para o cultivo de bonsai. A planta agrada com uma vegetação luxuriante, lindas flores e incríveis estrelas de frutas.

Descrição do produto

Nomeado em homenagem ao cientista holandês Carlus Clusius, Clusius é uma família clusiana separada. Entre as inúmeras variedades, existem coágulos que crescem no solo e nas formas epífitas. O sistema radicular tem um caráter ramificado, as raízes principais gradualmente se tornam em madeira e ocupam uma grande área sob o solo. Novas plantas podem se formar a partir de raízes extensas.

As hastes se ramificam fortemente a partir da base e ao longo de todo o comprimento. A planta possui uma parte jovem esverdeada, que é gradualmente coberta com uma casca marrom clara. O suco leitoso de Clusia tem sido usado para vários fins. Ele serviu para fixar peças na construção naval e também ajudou a se livrar de calos e outras doenças.







As folhas densas e coriáceas têm um pecíolo curto e estão localizadas nos caules novamente. A superfície da chapa é lisa, verde brilhante. As folhas têm uma forma oval ou lanceolada, com uma borda sólida e uma extremidade pontiaguda. O comprimento de cada folha pode variar de 8 a 20 cm e a largura é de 5 a 8 cm, sendo encontradas variedades com folhagem pequena.

A flor Clusia é interessante, suas pétalas estão ligeiramente espessadas e como se cobertas por um revestimento ceroso. No ambiente natural, a floração continua ao longo do ano. Os botões abrem à noite e dobram pela manhã. Cada botão consiste em 4-9 pétalas arredondadas, pintadas de branco com manchas rosa ou amarelas. O diâmetro de cada flor é 4-5 cm.

Após a polinização, a fruta amadurece no lugar da raiz. Quando fechado, lembra uma caixa de papoula arredondada coberta com pele verde clara. O diâmetro da fruta é de 5 a 8 cm e, à medida que amadurece, a pele fica marrom escura e a fruta se abre na forma de uma estrela. No interior, polpa vermelha e muitas sementes são encontradas. Os frutos do coágulo não são comestíveis, o suco em contato com a pele pode causar irritação.

Espécies de plantas

A família possui mais de 150 variedades, mas não existem muitos clusters que possam ser mantidos em casa.

Clusia rosa (rosea) - o tipo mais popular. É um arbusto alto ou uma árvore baixa, com brotos fortes e folhagem elástica. As folhas carnudas estão localizadas em pecíolos encurtados e têm uma forma redonda ou romboide. O comprimento e a largura máximos da folhagem são de 20 cm e a cor das chapas é sólida, verde escuro. Quando as hastes jovens são danificadas, é formado um suco leitoso verde-amarelado, que, após a secagem, torna-se transparente. Flores únicas aparecem em brotos apicais jovens. Suas pétalas são pintadas de branco ou rosa, e o núcleo tem uma cor amarela brilhante. O diâmetro de cada flor é 8 cm.

Clusia rosa

Lanceolato de Clusius forma um arbusto ramificado ou uma pequena árvore com até 3 m de altura.O comprimento das folhas lanceoladas em couro é de 7 a 8 cm. Cada flor consiste em 4 a 8 pétalas arredondadas e atinge um diâmetro de 5 cm. Mais próximas do núcleo, as flores são pintadas de vermelho ou bordô reter a cor branca.

Lanceolato de Clusius

Clusius é grande forma arbustos grandes, com até 3 m de altura e 1,2 m de largura, folhas ovais ou obovadas de 8 a 18 cm de comprimento são presas ao caule por pecíolos curtos e grossos. As flores em brotos jovens são coletadas em pequenas inflorescências de 3-5 peças. O diâmetro de cada flor branca ou creme é de 5-8 cm.

Clusius é grande

Reprodução

A clusia é melhor propagada vegetativamente, usando camadas e enraizamento de estacas apicais. As hastes picadas com cerca de 15 a 20 cm de comprimento estão enraizadas em água ou em solo úmido e turfoso. Recomenda-se tratar sua base com uma solução estimulante (raiz, heteroauxina). Durante o período de enraizamento, a planta precisa de uma sala com ar quente e úmido. Mantenha a temperatura em + 25 ° C. O enraizamento pode durar cerca de um mês.

As raízes aéreas são formadas ao longo de todo o comprimento das hastes de um coágulo adulto. Eles servem para obter nutrientes do ar e se juntar a outras árvores. Em contato com a casca ou solo fértil, as raízes filiformes começam a crescer e adquirem uma estrutura mais densa. Após o crescimento do rizoma, você pode cortar a parte aérea e transplantar em um vaso separado.

A propagação de sementes é muito trabalhosa e ineficaz. As sementes perdem rapidamente a germinação, portanto a semeadura é realizada imediatamente após a coleta em uma mistura úmida de turfa e areia. A planta precisa manter a alta temperatura do solo e a umidade do ar. O recipiente é coberto com um filme e deixado em um local claro. Dentro de 4-6 semanas, brotos raros aparecem. Eles são exibidos diariamente, mas mantidos sob um filme até que 4 folhas reais apareçam e só então eles estão muito acostumados ao ambiente natural.

Cuidados com coágulos

Para cuidar da clusia em casa não era muito difícil, você precisa escolher imediatamente o lugar certo para ela. É melhor adquirir clusia na primavera, então o processo de transporte, transplante e adaptação passará quase imperceptivelmente. Para o plantio, escolha solo fértil leve. Você pode usar uma mistura dos seguintes componentes:

  • vermiculite;
  • areia;
  • turfa;
  • solo foliar;
  • solo conífero.

No fundo do tanque, havia uma camada de drenagem. O pote é selecionado por tamanho ou com uma pequena margem. Cada transplante é um grande estresse para Clusia, portanto esse procedimento geralmente não é recomendado. Se possível, use o método de transbordo enquanto preserva o antigo coma de terra.

Clusius precisa de uma longa luz do dia e de luz difusa. É melhor colocá-lo a alguma distância da janela ou usar os peitoris da janela ocidental e oriental. No inverno, a iluminação da lâmpada é recomendada. A bucha precisa de uma temperatura constante do ar de + 20 ... + 25 ° C. No verão, na ausência de um resfriamento noturno significativo, recomenda-se retirar as panelas na rua. Escolha lugares sem rascunhos.

Clusia prefere o ar úmido e percebe bem a pulverização com água morna e sedimentada. Regue a planta com frequência, mas em pequenas porções. A secagem da metade superior do solo é permitida, mas a estagnação da umidade é inaceitável.

De abril a outubro, a clusia precisa de fertilizantes. Você pode usar curativos minerais universais. Uma planta saudável precisa de apenas metade da dose de fertilizante adicionada à água para irrigação. No inverno, não há necessidade de fertilizar os arbustos, a rega também é reduzida.

Na primavera, recomenda-se cortar galhos secos e beliscar as pontas dos brotos. A poda moderada é fácil de transportar e permite formar uma coroa atraente.

Possíveis dificuldades

Clusia é resistente à maioria das pragas e doenças. Os principais problemas estão relacionados a cuidados inadequados. Com a falta de luz, as folhas de clusia ficam amarelas e caem. Corrigir a situação ajudará a iluminação adicional.

Com a rega excessiva, um revestimento esbranquiçado de fungos se forma na superfície do solo. Pode se espalhar para raízes com brotos terrestres e levar à deterioração da planta. O solo deve ser seco e afrouxado regularmente e as áreas danificadas completamente removidas.

Em clima quente e seco, vestígios de ácaro, escutelo ou cochonilha podem ser encontrados em coágulos. Para controlar pragas, é melhor usar imediatamente inseticidas.

Pin
Send
Share
Send