Para o crescimento bem-sucedido e a frutificação das árvores frutíferas no jardim, elas precisam ser cuidadas e cuidar delas. Uma das etapas mais importantes de tal cuidado é a poda de árvores de jardim. Esta regra não ignora a árvore de damasco, que é muito fotofílica e tem ramos grossos ramificados, mas muito flexíveis.
Para a coroa da árvore não cresce, e começou a dar frutos o mais rápido possível, a árvore jovem é ramos podados anualmente. A poda também é realizada em uma árvore adulta. Este processo é realizado com o objetivo de rejuvenescer a árvore e evitar o espessamento de seus ramos. Como está correto, e quando for necessário fazer isso, descreveremos abaixo.
O esquema de corte de damasco
Vamos ver os tipos de linhas de corte existentes que são divididas em Formando uma poda, regulando, rejuvenescendo, regenerativo e sanitário. Assim, a árvore jovem é realizada formando a poda, o que permite dar uma forma definida à sua coroa, estimular a atividade de aumentar o volume de ramos e receber uma frutificação precoce da árvore.
A tarefa principal de regular a poda é manter a colheita na quantidade alcançada e evitar o enfraquecimento do crescimento da árvore.
A poda rejuvenescedora é feita para fortalecer o crescimento dos ramos, estimular a aparência de jovens, mais fértil, normalizar a carga pela colheita e evitar a deterioração da qualidade dos frutos.
A poda restaurativa é usada principalmente quando há danos mecânicos e congelamento da árvore.
Todos os tipos de aparar, como regra, não são aplicados isoladamente, mas combinar.
Um dos objetivos do corte de ramos de damasco é a formação de sua coroa, bem como a formação de novos brotos a cada ano. Tanto isso como outras podas são feitas de acordo com um determinado esquema, que deve ser conhecido.
Krona árvore de damasco na maioria dos casos corte pelo método do espinho-longline . Mas existem vários outros métodos para moldar a coroa da árvore. Este é um método chamado - o sistema de uma tigela melhorada com um único arranjo de galhos, e a formação de uma árvore em uma área que é limitada, este é o chamado método de achatamento da coroa.
A formação da copa das árvores pelo método do aparamento espinhoso é realizada cultivando 5-7 ramos de primeira ordem com um intervalo de 35-40 cm entre si.O método de achatamento da coroa é usado se for necessário obter a frutificação precoce da árvore, bem como uma colheita qualitativa.
Formar a coroa de damasco começar com o corte de galhos localizados a 0,9 m do solo. Primeiro, corte metade das duas ramificações localizadas ao longo da linha principal. Em seguida, o resto do anel é cortado, deixando apenas o condutor principal no topo dos ramos principais 20-25 cm acima. No verão, corte ramos que crescem sob o ângulo agudo e galhos que não são básicos.
No ano seguinte, marcar os principais ramos continuar de 35-45 cm para formar uma segunda ordem de ramificação, embora não esquecendo a ordem de ramos de subordinação para o condutor central. Crescendo no tronco ramos desnecessários são convertidos em incrustação encurtando-os, enquanto forte ramos anuais de 60 cm de comprimento são cortados a metade do comprimento, e ainda mais, e crescido e pequeno não corta nada. O condutor principal é cortado sobre o ramo que cresce por último.
Ainda há uma poda de rejuvenescimento de árvores frutíferas, que é levada a cabo em caso de suspensão de crescimento de tiros na fábrica.
Este tipo de corte é baseado na habilidade bem desenvolvida do damasco para se recuperar. A poda é realizada sob a condição de que os brotos da árvore de um ano de idade cresçam até 30 cm de comprimento, sendo este procedimento realizado pelo método de transferência dos ramos laterais para uma zona de crescimento forte da parte aérea.
Colheita de damasco no outono
Árvore de damasco difere de outras árvores frutíferas em que o ovário não se esvazia, e da maior parte de suas inflorescências amadurecem frutos. Esta característica desta árvore frutífera leva a uma forte sobrecarga com frutas, e isso leva ao esgotamento da colheita e à quebra de seus ramos.
Portanto, para manter um estado normal e equilibrado de frutos, folhas e galhos da árvore, deve-se realizar sua poda de outono. No outono, a poda formadora, reguladora e rejuvenescedora é produzida.
Qual é a linha do tempo para a poda?
A poda de outono da árvore de abricó é segurada em outubro, ou melhor, no meio. Neste caso, no outono nem todas as variedades de damasco são cortadas, mas apenas as variedades precoce e média desta cultura.
A restauração do crescimento em uma árvore executa-se pela circuncisão muito forte da madeira perene.Ou seja, no segundo e terceiro anos após o plantio de uma árvore, um terço dos ramos da fruta é removido, usando um sistema de formação de camadas finas de 5-6 ramos do esqueleto da planta. Neste momento, os jardineiros profissionais recomendam também apertar os ramos principais, que apareceram 12-15 folhas.
Crescer ramos de frutificação longos podadas a 50 cm. Com todas as seções na árvore fazer uma serra, uma faca muito afiada ou tesouras de podar, ea fazê-lo com cuidado, de modo a não prejudicar a madeira. É muito importante tratar todas as secções após a circuncisão com uma barra de jardim pré-preparada.
Outono poda de damascos
No início da primavera, a poda de formação, sanitária e também rejuvenescedora da árvore de alperce é realizada. Damascos de forma de coroa são colocados à vontade, formando uma tigela, um palmette ou um arbusto. Neste caso, eu uso um sistema de aparagem em camadas esparsas.
Mesmo na primavera árvore fruto é cortada pela primeira vez. Seções são produzidas no rimQue é colocado sobre o lado que fica em frente ao local de enxertia. Isto é feito para a segurança crescimento haste central vertical.
A tarefa da principal circuncisão pós-plantio é corrigir as deficiências existentes na estrutura da coroa jovem, a localização, a quantidade e a força com que os ramos principais crescem, proporcionando ao líder uma posição de liderança.
Sobre o momento da poda na primavera
A poda de primavera do damasco é realizada após o aumento da temperatura, até o aparecimento dos primeiros folhetos.
Se uma planta de dois anos foi usada para marcar o jardim, a primeira poda também é realizada no início da primavera, um ano após o plantio. Durante esse tempo, os galhos não darão um forte crescimento, e as árvores que não foram aparadas, devido ao crescimento de folhas em uma área maior, desenvolvem um forte rizoma.
Poda sanitária, bem como limpeza da copa de ramos secos, crescendo inadequadamente, espessos É possível produzir em todas as fases do desenvolvimento da árvore a qualquer momento.
Aparar a árvore de damasco no verão
No verão, a árvore frutífera de damasco é rejuvenescida. Circuncisão de verão de damasco contribui para a formação de um grande número de novos ramos e sujando pela madeira das partes expostas dos ramos semi-esqueléticos e esqueléticos.
A poda no início do verão proporciona um forte crescimento da árvore, a planta consegue recuperar a solidão e deposita os botões de rendimento nos brotos secundários. Com a poda do final do verão, a segunda onda de crescimento não ocorre, e a árvore não coloca botões de flores, e sua cobertura foliar também diminui. Vale a pena notar que as feridas infligidas no verão curam bem.
Tempo de poda de verão
Podaque rejuvenesce a árvore produzir no início de junho. Neste caso, após um ano após tal corte, a frutificação aumenta, os frutos tornam-se maiores e melhores e a incidência de madeira diminui. Os resultados de corte no verão podem ser desfrutados por três anos. Portanto, é realizada por três anos uma vez.
É muito importante lembrar que, se não houver umidade suficiente na árvore ou não houver suprimento suficiente de nutrientes, você não precisará apará-la em junho, pois isso pode piorar significativamente a condição da planta.
Quais ferramentas usar
Ao planejar um jardim, um jardineiro iniciante deve sempre adquirir o equipamento necessário.
Ou seja, para cuidar de árvores frutíferas e não apenas, é necessário:
- ar ou manual podador
- Jardim, copulando e enxertando inoculantes
- serra de jardim
- arquivo triédrico
- pasta especial
- Endireitando cinta e pontos da ferramenta de corte
- moedor e barra
- fio para fixação de ramos
- para descascar feridas cinzel
- meios para o seu encerramento (jardim var, pintura)
Preparando ferramentas para o trabalho
Primeiro de tudo, tudo o instrumento deve ser muito cuidadosamente afiado. Afiando o jardim, oculirovochny e copulating faca para o início do chanfro. Em tais facas, por via de regra, localiza-se em um lado. Ele o usa até que ele apareça da ponta da lâmina para a sapata sem dobras e bloqueios.
Depois disso, a afiação da faca é continuada em um bloco de grãos finos. Para este propósito, a lâmina da faca, onde o chanfro estava localizado, é pressionada contra a barra ou cortador em toda a superfície, enquanto simultaneamente se move para frente e para cima, a partir da borda superior da lâmina até a frente inferior da lâmina. E, por outro lado, para que não se formem bloqueios, neste momento faça um pequeno ajuste na picada da lâmina.
Depois disso, a faca é corrigida por um burro.Durante a moagem, uma barra e um moedor são umedecidos com água. Isto é feito para remover a serragem das massas de ferro e carborundum e grafite.
Um podador muito rude ou novo para desbastar é desmontado. Neste caso, em seqüência e de acordo com as regras de afiação para a lâmina, ambas para facas de jardim. Depois de montada, a ferramenta verifica como ela funciona depois disso.
podador bem oleada tem apenas dois pontos, o que está em contato com a lâmina da contra-placa: perto da articulação conjunta e perto do vértice do ângulo, onde convergem a lâmina e a contra-chapa. Se não houver tal contato, é necessário apertar a porca, e se a tesoura abrir e fechar firmemente, solte-a. Afiação e edição do podador durante o trabalho, gastá-lo sem analisar.
A serra do jardim está preparada para o trabalho, espalhando corretamente os dentes. Para esse fim, um dente do desbravador é dobrado para a esquerda, o próximo para a direita e assim por diante.Com este lado aguçado, o dente deve estar no interior. Os ângulos da flexão são mantidos igualmente para todos os dentes.
Para evitar erros, a serra é levantada de tempos em tempos até o nível do olho, e ver se os dentes saíram da fileira. E se você precisar corrigir imediatamente. Se a fiação for feita corretamente, as fileiras de dentes são claramente visíveis, com uma sela entre elas visível.
Na ponta dos dentes, a serra deve ser uma vez e meia maior que a espessura da tela. Se de repente ele for menor, a serra ficará emperrada e, se mais, o corte será irregular. Dentes afiar o arquivo apenas na borda do lado localizado no interior.
O cuidado da ferramenta desempenha um papel importante
É impossível que durante o trabalho a ferramenta seja muito chata. Tendo terminado o trabalho, toda a ferramenta está limpa de sujeira e seca-a. Se você não planeja usar a ferramenta por um longo tempo, para evitar o aparecimento de ferrugem, é necessário lubrificar todas as partes do metal.
A mola é removida do podador, é armazenada separadamente. Se no processo de armazenamento no instrumento ainda houver ferrugem, ele deve ser cuidadosamente limpo e novamente abundantemente lubrificado.
Quais são as características dos damascos de poda?
Dados alguns dos padrões de corte, você pode alcançar a eficácia do resultado esperado. Assim, a poda só é mais eficaz se:
- destina-se a um objetivo específico e realiza certas tarefas;
- se é realizado de acordo com as leis do crescimento e fertilidade da árvore;
- se é levado a cabo, considerando a possibilidade de reação a isto ou aquela recepção de árvore de uma determinada espécie, idade e condição;
- se, durante o corte, apenas forem utilizadas as técnicas que, ao menor distúrbio do estado normal da planta, nos aproximam mais da solução da tarefa proposta;
- se a madeira de poda é produzida no melhor tempo possível;
- se a poda é realizada ao mais alto nível agrotécnico em conjunto com outras atividades relacionadas ao cuidado da madeira e do solo;
- se estiver realizando a poda, existe uma experiência prática com madeira e ferramentas.
Durante a poda, também é muito importante considerar os padrões de crescimento e frutificação da árvore de alperce. Notamos queTodos os botões na primavera podem crescer. Alguns deles não acordam.
A proporção dos rins que floresciam até o número que não se dissolveu, mas que foram depositados em um ramo forte de um ano, determina o despertar dos rins. Quanto menos despertar, mais árvores estão localizadas para formar ramificações longas, nuas e ramificadas.
Das gemas que despertaram, rosetas decíduas e brotos de comprimento e propósito diferentes são formados. O número de ramos longos do tipo vegetativo mostra a capacidade de formação de brotos da árvore. Quanto mais a capacidade de atirar da árvore, mais ela engrossa com o tempo.
Nesta base, durante a poda deve estar ciente do potencial (de alta qualidade) e o real (neste período de crescimento, o estado da planta) rins probudimosti e capacidade pobegoobrazovatelnoy para evitar espessamento da coroa em vez de sua diluição, e, inversamente, não diluir e tão raro coroa.
Determinando a capacidade de formação de tiros, brotos fortes que aparecem no meio da inclinação, arqueados, aqueles que envelhecem, têm danos mecânicos ou estão congelados, não levam em conta.
As plantas têm a capacidade de crescer ramos mais fortes, alternando trechos ramificados e não muito ramificados de brotos.Esta característica morfológica da estrutura da coroa é chamada de estratificação e é levada em conta durante a formação e o corte da árvore.
Além do recurso descrito de ramificação de árvores, também é importante não se esqueça da direção e força dos ramos, como isso afeta a coroa, seu tamanho global, bem como a colocação de frutas e formações vegetativas.
Dê longevidade à sua árvore favorita, seguindo todas as recomendações dadas. E o cuidado e o cuidado, exceto prazer e prazer, trarão também uma boa colheita garantida.