Cada proprietário sonha com uma cerca bonita ao redor da casa ou enredo. Mas nem todo mundo pode construir uma cerca forjada ou de pedra. Portanto, as pessoas estão procurando outras soluções mais orçamentárias e, ao mesmo tempo, belas. Uma dessas soluções é a construção de um hedge.
- Cerca de hedge, dificuldade de escolha
- Uma árvore, um arbusto ou uma tapeçaria - o que é escolhido com mais frequência
- Quais plantas são adequadas e quais não são
- As melhores espécies de sebes
- Plantas que você não quer usar
- Arranjo de sebes, como plantar plantas
- Como crescer uma cobertura, regras de cuidado
Árvores e arbustos não só têm funções decorativas e frutíferas, mas também trazem outros benefícios práticos - desempenhar o papel de uma cerca. Com a ajuda deles, você pode decorar dependências, organizar um cantinho para relaxar, dividir o jardim em parcelas.
Cerca de hedge, dificuldade de escolha
Um hedge pode ser natural (crescimento livre) ou cortado, conífero ou decídua, espinhosa ou macio, linha única, multi-linha, combinado quer de arbustos da mesma espécie. Muito depende das tarefas que um hedge deve executar, mas depois disso a escolha permanece muito ampla.
As plantas para sebes devem ser escolhidas de forma competente e adequada. Existem algumas recomendações que devem ser consideradas ao escolher um hedge.
- Para as sebes, é necessário escolher plantas que cresçam bem numa dada zona climática;
- Arbustos de árvores tolerantes a sombra são adequados para áreas sombreadas. Em áreas bem iluminadas para uma cerca viva, as plantas de floração abundante e de bom crescimento são mais adequadas;
- Se os planos não formarem e compensarem permanentemente o hedge, as plantas devem ser selecionadas com este cálculo;
- Sebes de coníferas vão encher o ar com fitonídios saudáveis e decorar o local;
- Coníferas e plantas caducas podem se alternar. Mas você precisa estar pronto, que no inverno a folhagem cairá e a cerca será translúcida;
- O hedge evergreen é melhor organizado na primavera;
- Uma treliça de hedge viva é a base de um cerco denso e ao mesmo tempo leve do local;
- Uma sebe pode desempenhar um papel não só cercas e ornamentos, mas também dar frutos. Tudo depende das plantas escolhidas para isso: pode ser groselha, espinheiro-mar, cão rosa e assim por diante.
Uma árvore, um arbusto ou uma tapeçaria - o que é escolhido com mais frequência
Qual planta escolher para uma cobertura depende de quais tarefas serão atribuídas a ela. Um hedge pode ser localizado não apenas ao redor do site, mas também dentro dele. As plantas mais comumente usadas para sebes são árvores e arbustos. Também há sebes de treliça, cuja formação leva mais tempo.
As árvores são escolhidas como material para sebes, se for necessária uma vedação de altura alta ou média. Para a alta cerca formada, o oeste, o ápice tártaro, o choupo de Berlim, o olmo e outros são plantados. Para uma cobertura não formada de árvores de macieira, siberiana, kalyna, tártara e dourada madressilva, abeto, canadense e outras. As mais interessantes são árvores de crescimento rápido para uma cerca.
Arbustos são muito populares para a formação de sebes. Eles são usados para paisagismo do território, como um delimitador das áreas do local e, de fato, como uma cerca. Arbustos são ideais para os seguintes fins:
- formação de zonas no site;
- recuar ao longo dos trilhos;
- foco em sites;
- proteção contra olhares indiscretos, poeira;
- delineamento externo e interno do território.
O mais confiável é uma cerca de treliça. Para sua formação, as árvores são plantadas, que são capazes de crescer junto com galhos. Tais árvores incluem, por exemplo, choupo e espinheiro. As árvores selecionadas são plantadas em várias linhas. Anualmente as árvores são cortadas, deixando um broto forte. Essas árvores de diferentes árvores estão interligadas. Em seguida, os ramos entrelaçados e entrelaçados são cortados regularmente, com a ajuda de que a altura de sebe desejada é formada.
Diferentes tipos de plantas são usados para diferentes propósitos. Mas ainda arbustos mais utilizados para formar uma cobertura. O fato é que as árvores não se expandem tão magnificamente. As sebes de treliça são difíceis de implementar. Acontece que arbustos que exigem raspagens freqüentes ou que estão crescendo livremente são a melhor opção para erguer uma sebe.
Quais plantas são adequadas e quais não são
Para cultivar sebes, algumas plantas são mais adequadas que outras. É necessário escolher as plantas que toleram as condições climáticas do terreno e assim criar raízes no solo. Principalmente as plantas podem ser divididas em decíduas e coníferas. Hedge de crescimento evergreen perenes - hedge não é apenas coníferas, existem outros tipos de plantas de folha caduca, que permanecem o ano todo coroa.
As melhores espécies de sebes
Para uma sebe perene, uma planta de mogno é adequada. Tem folhas brilhantes sempre verdes. Suas flores são perfumadas e exalam uma fragrância agradável. Magony bem tolera o congelamento, mesmo se eles pegaram no período de floração. Para as sebes são adequadas: Mahonia japonês, rastejando, Vanera, uvas de Oregon.
Coníferas de rápido crescimento para sebes são um termo relativo. As plantas de coníferas não estão crescendo rapidamente, mas há entre elas aquelas que se desenvolvem mais rapidamente do que outras. Por exemplo, Pine Weymouth, larício, abeto, azul tessolist e outros.De coníferas para sebes são boas thuja, zimbro.
Muito popular arbustos de espinheiro e barberry. Eles não são meticulosos em enfermagem e crescem muito rápido. Nestes arbustos não há só folhas suculentas na estação, mas também bagas.
Para formar uma cerca no lado norte, ajuste rododendro. A planta não gosta da luz do sol. No primeiro ano de plantio, necessita de rega regular, após o que necessita de manutenção mínima.
Bom para formar sebes lilás, cão rosa, cotoneaster, acácia amarela e muitas outras plantas.
Plantas que você não quer usar
Existem plantas que não são recomendadas para uso como hedge. Estes incluem aqueles que crescem em diferentes direções, cavar o solo. Por exemplo, isso é arbustos de framboesa, irga, amoras, cinzas de montanha.
Outro critério pelo qual você pode reclinar o mato e não considerá-lo para a cerca é a suscetibilidade a ataques de doenças e pragas. Por exemplo, viburnum.
Não perenes inverno-hardy também não são adequados para sebes.Todos os anos, eles exigirão uma substituição, o que não é adequado para o cultivo de uma cerca viva. Plantas que precisam ser transplantadas periodicamente também não funcionam.
Arranjo de sebes, como plantar plantas
Quando uma cobertura é concebida, você precisa pensar sobre o que deve ser para executar as tarefas atribuídas a ela. O território deve ser marcado e escavado sulcos para o plantio. Para as ranhuras serem uniformes, elas podem ser escavadas sob um cordão alongado. A profundidade das ranhuras é de 40 cm a 60 cm Se uma cerca de uma fila estiver prevista, a ranhura abaixo dela deve ser de até 60 cm, se a fila dupla for de até 1 m.
As plantas são plantadas a uma distância de 25 cm uma da outra no caso de uma única sebe. Se a sebe for de duas fileiras, as plantas são plantadas em um método de ninho quadrado a uma distância de 50 cm uma da outra.
Na parte inferior da vala, o solo, o composto e a turfa são cobertos. Plantas decíduas podem ser fertilizadas com estrume, mas as coníferas não valem a pena.
A idade das espécies plantadas é de 2-3 anos para as culturas decíduas, 3-4 anos para as culturas de coníferas. Ao plantar 1-2 cm, deixe o colar da raiz sobre o solo.
Para cercar bem formado, ao longo das fileiras você precisa puxar os suportes a uma altura de 30-40 cm. Depois que as plantas se enraizarem, você precisa remover os suportes.
Como crescer uma cobertura, regras de cuidado
Mesmo se você escolher as plantas que mais crescem para uma cobertura, você precisa estar preparado para garantir que uma formação completa leve pelo menos 4 anos.
Se a sebe requer poda regular, você precisa puxar o cordão na altura desejada e cortá-lo. É improvável que seja direto aos olhos, por isso é melhor usar esse medidor de precisão. A cobertura é recomendada para cortar apenas no verão, caso em que não cresce careca a partir de baixo.
Para não perder tempo e esforço e não cortar as plantas em cercas, é necessário inicialmente planejar e selecionar plantas adequadas.
Quaisquer plantas escolhidas para sebes, ela precisa de cuidados em qualquer caso. As plantas devem ser regadas, monitorar sua saúde e livres de galhos secos. Então, essa cerca servirá de proteção contra estranhos e deleitará os olhos.